Mutable Instruments Ambika

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


Vou parar de ler os reviews e os posts do Ambika antes que eu cause um rombo no orçamento familiar. (minha família == eu)

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Harva
Eu tenho um canal bacana pra trazer eles... se tiver um interesse real, o custo total é de cerca de R$2600 pro Ambika (sei porque trouxe agora). O Shruthi seria mais simples e possivelmente MUITO mais barato (U$300 + transporte > deve ter como nem ter impostos). Te passo o contato do cara que fez o meu... o bicho é sangue bom pra caramba.

O SMR4 tem um som muito legal... muito mesmo. Tem uma faixa da resposta dele que é simplesmente lindo. O design de todo o SMR4 foi feito se baseando nos Roland da época, como o Juno e também o SH-101. Tanto é assim, que o Shruthi consegue uma sonoridade bem próxima deste.


Casper
Entendo perfeitamente o seu interesse em sons percussivos. Eu sou tecnicamente limitado a criar sons percussivos pois costumo gostar sempre da mesma tonalidade e não fujo muito da mesmice... preciso de me atualizar no campo. Mesmo assim, vou gravar alguma coisa pra você e você mesmo vai avaliar se gosta ou não... ;)

Bumbos no Moog ficam monstruosamente pesados... no Shruthi/Ambika, eles não são daquele jeito... heheheheh!


waltercruz
Vai com calma Walter..... :D

Harva
Veterano
# jul/14
· votar


silvG8
Estou negociando um Shruthi com SMR4 por volta de €250 tudo. Vamos ver.....

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Harva
O preço está decente..... é esperar pra ver como fica a negociação.
Boa sorte aí! O bicho é sensacional e tenho certeza que vale cada centavo. Afinal, no mercado atual, não temos nada com as mesmas especificações a um preço decente.

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Gente, hoje descobri uma coisa muito legal sobre o Ambika em relação ao sequencer...

É possivel utilizar até 6 sons monofônicos ao mesmo tempo, cada um com sua própria seqüência, sem compartilhar as notas do sequenciador. Gostei bastante de descobrir isso, permite criar muita coisa pra brincar simultaneamente e dar idéias para musicas.

Enfim, é isso! :)

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro silvG8:

É possível mandar CC's "por fora" para carregar os parâmetros
do sequenciador através do PC? Pergunto isso pela experiência
negativa do mopho. Carregar manualmente os sequenciadores
é uma tarefa realmente maçante, é um dos casos onde apelo
para o software.

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
Até onde vi, é trabalho maçante mesmo... sem uso dos CC.

Casper
Veterano
# jul/14 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

É, olhando a implementação MIDI não parece ser possível
enviar os CC's dos sequenciadores:

https://docs.google.com/spreadsheet/pub?hl=en_US&key=0Ai4xPbRS5YZjdG1m WmRJSzRkWG51ZnFDS3d2Q1JHVlE&hl=en_US&gid=1

Mas acredito que seja implementável.

silvG8
Veterano
# jul/14 · Editado por: silvG8
· votar


Casper
Tem alguns MIDI CC sobrando lá, então provavelmente tem como implementar sim.... só não tenho disposição pra fazer isso! Heheheheehh!

Eu quero testar a versatilidade do sequencer dele tentando fazer uma passagem musical, loop, que não seja curto. Minha ideia era fazer uma linha estática de baixos com uma divisão de uma nota do sequencer a cada compasso. Acho que tem como funcionar e tem como ficar muito legal. Por enquanto só fiz cisas ao estilo TB303 e ficou muito bom! O SMR4 remete um pouco à sonoridade da TB... já enfiei também minha distorção e ficou massa!!

Vamos aos outros testes assim que possível! :)


OFF
Quanto ao sequencer no Mopho e P08, o sr. ja viu isso aqui?
http://www.jazzman-ltd.co.uk/
Permite adicionar as notas tocando!!!!! Muito bom o aplicativo!

vadimvv
Veterano
# jul/14
· votar


Dr. SilvG8, parabéns pelo Ambika, eu estava esperando ter mais tempo pra dar uma estudada antes de passar por aqui.

O grande barato desses instrumentos da MI é a personalização, não é uma caixa preta, fechada como Roland ou outras marcas. Eu só gostaria de ter mais conhecimento pra entrar nesse mundo, eu ainda preciso estudar demais sobre o assunto.

Em relação as mensagens para o sequenciador, eu já tinha imaginado e li isso no manual online:
"SysEx
Ambika can receive and transmit settings in system exclusive format. The messages all share the same format". Ou seja, é só implementar que vai funcionar.

Além do mais passear no fórum da comunidade é um universo novo, tem muita coisa bacana sendo feita.
Até vi uma indicação de uma placa controladora pronta, dá pra criar um painel pro Ambika, ou qualquer outro instrumento, de forma fácil: http://store.highlyliquid.com/collections/midi-controllers/products/mi di-cpu

Dr. crie alguns artigos baseados no Ambika pra ajudar os noobs em synths, eu ficaria muito agradecido.

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro silvG8:

Eu ainda estou muito xiita para aceitar um iPad
no meu sistema. Eu evito até usar PC...

Quem sabe um dia.

Caro vadimvv:

Implementar os CC's no Ambika é possível, mas temo
não ser uma tarefa tão trivial.

vadimvv
Veterano
# jul/14
· votar


Caro vadimvv:
Implementar os CC's no Ambika é possível, mas temo
não ser uma tarefa tão trivial.


Vou dar uma olhada no código fonte no fim de semana, pra ver a complexidade.

No fórum eu vi muita gente apanhando, mas são pessoas que nunca desenvolveram na vida, aí realmente fica complicado demais.

O que eu realmente sonho de ver por aqui: Um guia sobre synths em cima do Ambika.
Por exemplo, lá no manual diz:

6 voices with individual outputs.
2 digital oscillators per voice, with 36 oscillator algorithms/wavetables.
1 sub-oscillator, also configurable as a transient generator.
Pre-filter overdrive and bit-crushing effect.
Analog 4-pole filter (or 2-pole multimode filter depending on the type of voicecard used) and VCA.
3 ADSR envelopes, 3 patch-level LFOs, 1 voice-level LFO.
Modulation matrix with 14 slots and 4 modulation modifiers.
1 arpeggiator, 1 note sequencer and 2 step sequencers per part.
Flexible mapping of the 6 voices. A single patch with 6 voice-polyphony, 6 independent mono parts, 2 layered patches with 3-voices polyphony, a 3-voice unison bass line on the lower half of the keyboard with a 3-voice unison lead on the upper half… all are possible!
SD-card storage allows the storing of a life-long of patches, programs and multis, along with the history of editing operations for undo/redo.


Ok, legal, muita cosia é auto-explicativa, mas tem funcionalidade aí que eu nem sem onde pesquisar pra poder entender :)

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
O lance é não usar o iPad pra sintetizadores, sons, etc. e mais como um controlador MIDI. Eu sei que voce é meio xiita mesmo, mas no lugar de usar o Mopho com o PC, editar ele no Patch Morpher com o iPad é muito mais simples. Uso muito o iPad com esse propósito..... os aplicativos são só pra brincar.

vadimvv
6 voices with individual outputs.
Auto-explicativo

2 digital oscillators per voice, with 36 oscillator algorithms/wavetables.
Idem

1 sub-oscillator, also configurable as a transient generator.
O transient generator nada mais é do que usar um som de ataque (bem veloz, como um click) no lugar do sub-osc.

Pre-filter overdrive and bit-crushing effect.
Também bem obvio...

Analog 4-pole filter (or 2-pole multimode filter depending on the type of voicecard used) and VCA.
Tranquilo de entender... tem VCF e VCA, ou seja, analogicos.

3 ADSR envelopes, 3 patch-level LFOs, 1 voice-level LFO.
3 envelopes, 3 LFOs sincronizados e 1 LFO que corre livre e não é sincronizado entre todas as vozes.

Modulation matrix with 14 slots and 4 modulation modifiers.
14 possíveis blocos de modulação, onde se escolhe origem e destino. Os modifiers utilizam 2 origens de modulação e os combina com operações matemáticas para modifica-los.

1 arpeggiator, 1 note sequencer and 2 step sequencers per part.
Arpejador, 1 sequenciador de nota (o sequencer no seu método mais primordial) e 2 step sequencers para modificar parâmetros.

Flexible mapping of the 6 voices. A single patch with 6 voice-polyphony, 6 independent mono parts, 2 layered patches with 3-voices polyphony, a 3-voice unison bass line on the lower half of the keyboard with a 3-voice unison lead on the upper half… all are possible!
Aqui é o que venho repetindo sobre a divisão de vozes no Ambika. É possivel usar como um polifonico de 6 vozes, 6 monofônicos individualmente, e tudo o que esta entre estas possibilidades.

SD-card storage allows the storing of a life-long of patches, programs and multis, along with the history of editing operations for undo/redo.
O cartão SD serve basicamente pra armazenar dados de forma inteligente.


Obrigado pelo comentário. O lance de criar artigos, manuais, etc. é que se tem muito pouco reconhecimento, e depois de um tempo, verei gente famosa usando produto do meu conhecimento. No BR infelizmente só cresce quem tem alguma projeção como artista, etc. Academicismo do ponto de vista da síntese subtrativa nunca terá muito reconhecimento. Fazer gratuitamente, embora seja o meu lema, só favorece quem tem alguma projeção a usar o que disponibilizei como se fosse próprio. Não pretendo, ter todo o trabalho para não chegar a lugar algum..... se fosse pra comecar a ganhar alguma coisa, mesmo que com propaganda (que era a ideia inicial), eu faria.

Enfim... é isso.

Vou falando mais sobre o Ambika. Adiante, pretendo fazer um artigo em inglês com um review completo! Primeiro tenho muito a aprender!!

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
Consegui testar agora a noite o que eu queria. Tem como usar o Ambika como algo menos rápido e com linhas musicais maiores. Isso é interessante por exemplo pra solar alguma coisa sobre uma base, sem usar nada além do Ambika.

Fiz uma linha lenta de 4 acordes que se repetem, melodia, percussão e preenchimentos, apenas com as 6 partes e ficou incrível. Tem como transformar em musica facil!!

Vou gravar video de alguma dessas coisas. Agora só me falta chegar mesmo o fim de semana pra comecar a realmente gravar algo.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Galera, finalmente um review mais completo... está em ingrêis!! Espero que gostem...

http://www.gearslutz.com/board/reviews/947160-mutable-instruments-ambi ka.html

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro silvG8:

Acabei de ler seu review, muito bom.
O que me chamou a atenção foi o senhor
elogiando os presets. Coisa que nunca
antes vi acontecer, então, devo imaginar que eles
devem ser excepcionalmente bons, fiquei muito curioso.

Parabéns pelo trabalho!

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
Obrigado por conferir lá Casper!! Realmente é inédito elogiar presets, mas quem os fez realmente soube utilizar o instrumento de forma primorosa.

Pretendo gravar uma demonstração gigante (somente audio mesmo) com os presets. Acho que vai dar ibope pra caramba!

E não me esqueci da sua demo... foi a apendicite que me quebrou no meio do caminho.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Rapaz, review em inglês dá muito ibope! Mais de 550 views em 1 semana. Impressionante!

Acho que no final das contas o review ficou bem completo, mas ainda assim, não transmite toda a experiência de usar o Ambika. Realmente é algo singular, que embora tenha suas falhas (comentários lá no review), consegue fornecer uma sonoridade que nunca encontrei em outro sintetizador.

Isso não significa que prefiro ele aos outros, mas sim que é um excelente complemento ao que já tenho. Embora não substitua o que faço com o Moog ou o DSI, o Ambika por si só fornece a possibilidade de criar música de maneira mais fácil que os outros, não somente por ter um maior leque sonoro, mas também por permitir salvar um kit de bateria por exemplo, ou 6 baixos diferentes em 1 multi (que seria o modo de performance nos sintetizadores/workstations), que respondem a diferentes canais MIDI ou teclas.

No final das contas, estou adorando. Não imaginei que seria tão interativo e fácil de usar como é...

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


Revivendo o tópico aqui pra comentar um fato triste...

O Olivier, dono e idealizador da Mutable Instruments, decidiu nessa ultima semana acabar com praticamente toda sua linha DIY, com exceção do kit com o Shruthi (que não vai mais oferecer diferentes filtros como atualmente). A principio a idéia foi descontinuar esses produtos para que a empresa focasse mais nos modulares.

Fico triste em ver a empresa tomando essa iniciativa. Descontinuar o Ambika e o Anushri parece ser uma jogada não muito esperta, e não consigo ver ou perceber qual o grande interesse nos modulares. Isso é outra coisa meio frustrante... a empresa lança no mercado modulares muito legais, mas que são nada mais que o código já utilizado nos seus DIY fragmentados em vários módulos caros. É o caso do Braids / osciladores do Ambika, Grids / drum machine do Anushri, etc.

No final das contas, provavelmente continuarei sendo o único usuário do Ambika neste forum. :P

Casper
Veterano
# out/14
· votar


Caro silvG8:

No site da Mutable instruments parece ainda tudo igual, penso
que devem vender todo o estoque rapidamente.
O depoimento do dono na íntegra parece ser esse:

Please take the time to read this...

After careful considerations, I have decided to progressively ramp down the production of most of Mutable Instruments’ DIY line.

=== The reasons ===

* Some of these products are getting old and/or are not as successful as I thought they would be, and it doesn’t make much sense to keep them in inventory when only a couple units are sold in a month - while their price has been decided at a time they were produced in batches of 100s.
* There’s little overlap in the way Mutable Instruments’ as a maker of modules, and Mutable Instruments’ as a maker of DIY kits operate; to the point that it really feels like I’m running two companies; dealing with two groups of suppliers, two ways of managing accounting or keeping track of stock etc. Some decisions related to growth (small things like formalizing procedures through software, or big things like relocating or hiring…) can’t really be done in a way that would serve both missions. I have reached a size at which a choice must be made, and the ratio of things I like to do / annoyances is higher when it comes to the kit business.
* I no longer agree with some of the design decisions (be they aesthetic or technical) defining these products. It just feels wrong to me to sell products I would not personally buy.
* I’d like to explore a few (non-music and/or non-electronics and/or non-DIY) projects and I badly need to make room in my life for that.

=== The consequences ===

I do not plan to produce new batches of the following products:

* MIDIpal. There are currently 55 units left in stock. I’m keeping a small stash to serve warranty requests. As time passes, I’ll get rid of them (without warranty).
* Shruthi XT kits. There are currently about 50 kits left in stock.
* Anushri (as a kit and as a PCB set). There are currently about 100 kits left in stock. I only have 40 Euro panel sets, so I might do a small run of them to prevent the last kits from being sold naked.
* Shruthi filter boards. I have in stock (or on order for the Polivoks and Yellow magic) about 50 pairs of filter boards. The digital filter board is already out of production.
* Ambika (as a kit and as bare PCBs). I currently have 50 kits being sorted, which will be available as a bundle with Adrian’s case in november or early december. I still have a big stash of PCBs – so this one will take more time to disappear.

I do plan to produce new batches of the following products:

* Shruthi kit. There’s really nothing quite like this little beast. I might narrow it down to one or two flavors (like vanilla = kit+plexi case and vanilla-caramel-choco-chips-cookie-dough = 4PM kit + metal case).

The fate of the following products is unknown:

* CVpal.
* Module tester.

=== And after that? ===

Some of you might want to organize small community-runs of PCBs to keep one of these products alive – just as it has been done for the Sidekick. I’m fine with that, but obviously I won’t provide any support.

Keeping the DIY line alive through a commercial initiative is something that requires more thought. If this happens, and I am currently exploring several paths for this to happen, this has to be done in a way that does not involve the Mutable Instruments name, or only as a sort of quote or tribute.

e ai tem esse de ontem:

Recently at Mutable Instruments...

* (Metaphorically) Fought some fires on the production front.
* (Metaphorically) Fought some fires on the administrative front.
* Explored an alternative implementation of a signal processing block in new module 2’s. Provided 15% CPU gain (that could be allocated to all kind of fun stuff), but the implementation trick did not stand well CV modulation.
* Received Ambika metal cases, housed my old Ambika in one to test it, all good, first batch on the shop.
* Reworked the PCB of an old module to use Thonkiconn jacks. The change will probably happen somewhere in 2015. It might also be a good occasion to get rid of the +5V requirements for some modules.
* Designed an expansion module for new module 4.
* Went hunting for a source of ribbon connectors for new module 4’s expander.
* Received euro-pallets of modules, started shipping to dealers.
* Announced that Ambika, Anushri, and Shruthi fancy filter boards will be EOL’ed. Dealt with the freakish consequences
* Scheduled a factory tour + QA training session for october 30th. Program of the day: Shelves, Streams, Elements, Clouds.
* Built the last 33 MIDIpals.
* Ordered prototypes for new module 4 expansion PCB. Prepared all the documents for the panel production.
* Worked on a few firmware improvements for new module 3 suggested by a beta-tester.

Será uma treta interna que causou essa decisão?

Casper
Veterano
# out/14
· votar


Mutable Instruments' store

The shop is closed and will reopen on october 21st. Please note that Mutable Instruments *is not* discontinuing the Shruthi kits.
For any question please contact sales@mutable-instruments.net

Casper
Veterano
# mar/15
· votar


A Mutable Instruments colocou alguns modulares
na linha, esse sequenciador/mixer/VCA é bem interessante.
Mais uma tentação para o colega silvG8:



silvG8
Veterano
# abr/15
· votar


Casper
Juro pra você que procuro nem saber dessas coisas. O cara lança tanta coisa bacana que está quase me convencendo a partir pro mundo dos modulares, o que pra mim nesse momento não dá... preciso de um carro novo! :)

Tem um synth novo rolando aí que me deixou louco (um método diferente de síntese que ele colocou em um único módulo). Procure saber!!

Casper
Veterano
# mai/15
· votar


Os cones começaram a aparecer!

http://tubeohm.com/TubeOhm/INTRO_HARDWARE.html

silvG8
Veterano
# out/15
· votar


Revivendo o tópico...

Testando o sequencer interno do Ambika. Sem nenhum acessório MIDI conectado, apenas áudio.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mutable Instruments Ambika