Como configurar o volume (CC07) do Yamaha P105 utilizando VSTi?

    Autor Mensagem
    Gilberto_O_Maximo
    Membro Novato
    # abr/14


    Olá, amigos! Sou novo por aqui.

    Adquiri há pouco tempo um Piano Digital Yamaha P105 (anteriormente tocava em um Prokeys 88sx da M-Audio) e necessito utilizá-lo como controlador MIDI.
    Entretanto, não consegui configurar o Main Volume nessa função (Controlador).
    No Manual "Midi References" que baixei do site da Yamaha informa que o main volume deve ser configurado utilizando o Control Change e enviando o código (MSB) nº 07.
    Alguém sabe como proceder?

    Um abraço!

    PS - Utilizo o Cubase Sx3 (Como Host), o Reason 4 e o Kontact, além de uma pá de VST's, como Hypersonic, B4 Organ e outros que baixei aqui do Fórum.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gilberto_O_Maximo
    eu não tenho o 105 mas vou dar um chute pelo que li no manual
    você quer mudar o CC 007 para outro numero? (cc 011, cc100....)

    pelo que li não muda
    tanto que na tabela de midi na ultima pagina, há essas informações:
    0,32 - 0
    1 - X
    7 - 0
    10 -X
    11- 0
    6,38 -0
    64,66,67 -0
    71-74 X
    84 -x
    91 0
    93 0
    96-97 X
    100-101- 0

    onde X é não e 0 é sim, se fosse configuravel seria do CC 1 até o ultimo, mas por exemplo ele não transmite o CC 001 (modulação) porque não tem alavanca, mas se fosse configuravel ele poderia transmitir o CC001 no potenciometro de volume

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Se for para usar dentro dos VSTIs basta usar o MidiLearn presente nos bons instrumentos virtuais

    Gilberto_O_Maximo
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    onde X é não e 0 é sim, se fosse configuravel seria do CC 1 até o ultimo, mas por exemplo ele não transmite o CC 001 (modulação) porque não tem alavanca, mas se fosse configuravel ele poderia transmitir o CC001 no potenciometro de volume

    Obrigado pela resposta, amigo! =)

    Na verdade não estou sabendo como configurar o volume (quais os procedimentos devo fazer).

    Em alguns teclados, quando você conecta ao Computador para usá-lo como controlador MIDI, o master volume é reconhecido automaticamente.

    Em outros (como no meu caso), deve-se fazer um procedimento (apertar tal tecla, depois outra tecla e por aí vai) para que o teclado envie os dados para o Computador, para que este reconheça que você quer controlar o volume do VST pelo botão de volume do seu teclado.

    No M-Audio Prokeys88sx que eu tinha, lembro que fazia o seguinte procedimento:
    1º Clicava no botão "Advanced Functions";
    2º Clicava na tecla correspondente ao "Control Change";
    3º Clicava na tecla correspondente ao número 7.
    Assim poderia controlar o volume dos VSTs pelo botão de volume do meu teclado.

    Acredito que o procedimento para os teclados da Yamaha sejam parecidos. Já achei o botão correspondente ao Control Change, só me falta o resto. rs

    Meu primo tem um P95 da Yamaha e também não conseguiu descobrir como faz.
    Como você me mostrou na sua resposta, o manual fala que é possível fazer tal configuração, só não mostra como.

    Abraço!

    lopesgeology
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Eu tenho o P95. Vc ou seu primo conseguiu configurar o volume (CC07) do piano Yamaha para o VST/Kontakt?

    lopesgeology
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Segue respostada Yamaha:
    -> Embora o P-95 seja capaz de enviar o comando de volume, isso ocorre apenas ao utilizar um pedal auxiliar(LP-5A) com o recurso "Control Change " ativado.

    Gilberto-O-Maximo
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Segue respostada Yamaha:
    -> Embora o P-95 seja capaz de enviar o comando de volume, isso ocorre apenas ao utilizar um pedal auxiliar(LP-5A) com o recurso "Control Change " ativado.


    lopesgeology,

    perdão por demorar a responder. Perdi meu usuário/senha e depois de tentativas frustadas para lembrar da senha, tive que criar outro cadastro.

    Na verdade, nem eu, nem meu primo conseguimos configurar o CC07 usando o Kontakt ou outro VST Host, como o Cubase.
    Quando vou tocar usando VST's e preciso controlar o volume ao vivo, parti para um "plano b": uso uma placa de áudio externa (M-Audio Fast Track Pro) ligado ao notebook. Assim posso controlar o volume geral que vai para o PA usando o knob de volume da placa.

    Mandei uma mensagem no site da Yamaha solicitando orientação e eles me responderam falando que todas as informações sobre como ativar o CC07 estavam no manual midi reference. Lá só fala que é possível configurar o volume, mas não mostra o passo-a-passo. =(

    Tenho esse pedal (LP5A). Vou tentar configurar e te falo depois se deu certo ou não.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como configurar o volume (CC07) do Yamaha P105 utilizando VSTi?