Minami ML 4010,registração.

    Autor Mensagem
    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14


    Boa tarde pessoal alguém sabe de registrações do órgão ML 4010 que eu possa usar para dar mais colorido as peças que for tocar?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Cris Aflitaaaaaa
    olá
    de curiosidade, voltou funcionar o orgão?

    eu não faço ideia de que orgão é, nem o google sabe quem é
    tem alguma foto do painel dele pra ver?

    ou então é daqueles por exemplo que tem 4 botões brancos de flauta 16,8,4 e 2, alguns vermelhos 3 ou 4 com nome de trombone, clarinete, trumpet ... e alguns amarelos com nome de strings 3 ou 2 com numeros de 16,8.4?

    parecido com esse da foto:
    http://mlb-s2-p.mlstatic.com/8757-MLB20008178602_112013-O.jpg

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Ainda não vou mandar ele para um tecnico q descobri aqui em juazeiro é pq tem q marcar data ele n pega pra consertar no dia q levar,é complicado.O meu Minami e parecido c esse so q tem bem menos botoes,vou dar uma olhada e depois te falou como é.Bom dia ;)

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Cris Aflitaaaaaa
    · votar


    Bom dia Fernando os botões são assim:

    2 para Pedaleira: Pretos (1 Bass 16' e 1 Bass 8')
    3 para Teclado inferior: (Branco Flute 8'),(Vermelho Horn 8'),(Amarelo Cello 8')
    2 para Vibrato: Verdes ( Depht e Speed)
    8 para Teclado Superior: Brancos (Flute 16',Flute 8',Flute 4')
    Vermelhos (Trombone 16',Clarinete 16',Trumpet 8',Oboé 8')
    Amarelo (String 8')

    1 botão para Volume (PRETO)
    1 botão manual balance (PRETO)
    1 botão pedals sustain (PRETO)
    1 UPPER sustain (BRANCO)

    Se puder me ajudar nessa ficarei grata :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cris Aflitaaaaaa

    não tem muito material pra usar, como a maioria dos orgãos nacionais, flute 2' faz uma boa diferença, ficaria bonito uma combinação de flauta 16 e a 2
    mas acho interessante estar sempre mexendo, tem gente que deixa uma configuração só pra vida inteira


    só pra comentar antes por curiosidade essa numeração 16', 8', 4', 2' pra quem não sabe
    isso vem desde os tempos dos orgãos de tubos, os orgão de tubos tinha 5 oitavas em cada teclado (como nos teclados yamaha, roland, casio..... de hoje)
    o tubo que produz a flauta 8' no primeiro dó grave tem 8 pés de comprimento, cada pé corresponde a 30,48 cm, então esse tubo tem 2 metros e 43cm de comprimento
    outro fato é que 8 se refere a altura natural da nota, 16 é uma oitava abaixo do real e 4 uma oitava acima
    ---------------------------------------------------------------------- ------

    como eu comentei não tem muita coisa, mas mesmo assim dá pra ter algumas ideias, outro fato é ver se a música tem espaço pra mudar de registração no meio dela, tem musica que as mãos tocam o tempo todo, em outras você já vê algum espaço pra mudar o timbre, entre refrão e estrofe

    eu já tive um BX30 da gambitt e é bem próximo da foto que postei acima
    hoje o orgão que tem aqui só tem 6 flautas e nenhum vermelho, então não tenho mais como testar as ideias que eu usava antigamente
    ---------------------------------------------------------
    teclado superior
    em uma musica mais leve começar tocando com flauta 16' e 4' no refrão entrar a flauta 8' e talvez o string 8 '(as vezes esse até só)

    ou alguma combinação das flautas mais o oboé ou no lugar de oboé usar clarinet

    se a música já é um pouco mais forte
    já começar com as 3 flautas e no refrão adicionar os 3 ou 4 vermelhos

    upper sustain - algumas músicas mais com cara de anos 60, jovem guarda, rock ou pop, tem o som bem seco, então eu não usaria, as mais com cara de igreja ou lentas já fica mais interessante usar
    ------------------------------------------
    teclado inferior
    pelo menos aqui no meu orgão esse horn (que seriam trompas) soa mais como voz de coral, (bem de longe mas lembra)
    a flauta 8 praticamente eu deixaria sempre, o Horn eu usaria para músicas onde usa se mais acordes, para músicas onde a esquerda toca uma nota de cada vez eu ficaria só na flauta e talvez um pouco do stings
    ----------------------------------------
    pedal
    praticamente eu usaria o bass 16' (talvez um pouco do 8') para músicas onde o pedal é bem parado e usaria os dois para músicas onde tem mais passagens de pedal
    o pedal sustain ele dá uma liga nas notas, pra não ficar buraco na música, em coisa mais parado ele fica bom, se vou tocar uma marcha ou samba, bossa com pedal alternando deve ficar mais bonito sem sustain

    balance você usa a seu gosto, já que é pra equilibrar o volume de cada teclado depente muito das registrações, uma música ond você usa todos os registros no teclado superior e só uma flauta na esquerda você precisa compensar os volumes pra conseguir ouvir a esquerda
    em uma registração mais simples de 16+4 no superior e 8 na esquerda, você já precisa praticamente centralizar
    --------------------------------------------------
    esses botões de sustain, são de correr ou só apertar?
    tem vibrato?

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Tem 2 botões de vibrato depht e speed todos 2 de correr

    Já o UPPER sustain é de apertar,e o pedals sustain é de correr

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    teclado superior
    em uma musica mais leve começar tocando com flauta 16' e 4' no refrão entrar a flauta 8' e talvez o string 8 '(as vezes esse até só)


    os registros de flauta posso puxar os botões até o fim?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cris Aflitaaaaaa
    os registros de flauta posso puxar os botões até o fim?
    sim
    a maioria dos que comentei é até o fim
    também fica interessante uma combinação tipo 16' e 8' até o fim e o 4' na metade
    os outros é você testar pra ouvir até onde te agrada, o strings do meu sempre achei muito estridente, então o pouco que usava era até a metade, mas o seu é outra marca, tem que testar

    Tem 2 botões de vibrato depht e speed todos 2 de correr
    esses você vai ver que cada um sozinho não faz nada
    depth é a profundidade e o speed a velocidade

    também dá pra pensar na ideia que comentei de estrofe refrão
    você pode preferir escolher uma registração pra toda música e usar algo como
    todo do depth e o speed só um pouco, e no refrão usar todos os dois
    ou começar a musica sem nada e usar os dois no refrão

    caso acha que o timbre fica muito tremido AaAaAaAaAa....... você pode testar o depth até a metade

    fora isso, procura alguns videos no yotube
    esses orgãos minami são praticamente todos iguais tirando ter uma flauta ou strings a mais
    e os botões e cores também são padrão, a ordem de trombone., clarinet... também geralmente o vibrato é verde

    não sei que estilo você toca, mas se procurar no youtube por exemplo orgão minami, aparece vários videos, a maioria de hinos, alguns de erudito e poucos de outros estilos, mas em um video como esse você pode ver que pessoa tá usando 4 flautas, você testa com as suas 3, a flauta 8 dele tá na metade, o vibrato também tá bem visível
    http://www.youtube.com/watch?v=oZispBVWKfU

    nesse outro usando os 3 ultimos vermelhos
    http://www.youtube.com/watch?v=5qsUvIdz4Cs

    este com o strings:
    http://www.youtube.com/watch?v=HCQ6-UgNl2M

    se procurar também os Gambitt BX também tem alguns proximos do teu

    -----------------------------------------
    tem até um meu:
    http://www.youtube.com/watch?v=8B90k9mV7NQ

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Obrigada me ajudou bastante ;-D
    Amei teu órgão muito da hora,sou apaixonada por órgãos embora q não saiba tocar essas maravilhas q se diga noooossaa como ela toca bem rsrs

    Greenwood
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cris Aflitaaaaaa

    Menina, manda foto do teu órgão! Fiquei doido pra ver...

    (estou referindo-me ao instrumento musical, lógico!)

    Cris Aflitaaaaaa
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Gente to muito feliz,passando só pra comunicar que deu tudo certo graças a Deus meu órgão foi consertado.Obrigada a todos pela ajuda
    ;D

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Cris se conseguir, coloca um vídeo/áudio de você tocando no seu instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minami ML 4010,registração.