Desenho desses acordes?

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Milenawins


    Gente, como é o desenho desses acordes?Lembrando que tenho que fazê-los na sequência e s mudança é super rápida...obrigada!


    Bb7+/13 D#7+/13 D#7(b5)/13

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Milenawins

    Com certeza há erros de cifragem nos seguintes acordes: Bb7+/13 D#7+/13. O sinal "+" nesses acordes devem estar fazendo referência à sétima maior, mas a 13ª não é cifrada em acordes com sétima maior.

    Você poderia dizer a musica e o trecho da música onde há esses acordes para que eu possa conferir a cifragem correta e te passar os "desenhos"?

    JJJ
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Shadad

    Esse 7+ deve ser 7aug, não?

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    JJJ

    Você está certo. Além da referência à 7ª maior esse "+" também pode estar se referindo ao acorde 7aug (com sétima e quinta aumentada). Esse sistema de cifragem no qual são usados os sinais "+" e "-" muitas vezes é confuso e abre brechas para ambigüidades. Por isso que pedi para a Milenawins dizer-nos a música e o trecho da música no qual esses acordes estão cifrados.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    mas a 13ª não é cifrada em acordes com sétima maior.

    Cifrada é, só não é comum em acordes com 7M. Um Bb7M(13) a 13ª fica na ponta, ou seja, a nota sol fica na ponta. Se for 6ª, aí ela fica no meio.

    Milenawins
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    A música é "todo carnaval tem seu fim "dos Los Hermanos....peguei a cifra aqui mo site mesmo.....

    Shadad
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Shadad
    · votar


    Jabijirous

    Cifrada é, só não é comum em acordes com 7M.

    Em música popular, só é cifrada em caso de equívoco. As convenções de cifragens utilizam a 6ª nos acordes maiores com sétima maior (jônicos, lídios). A cifra serve para dizer as notas que pertencem ao acorde e o modo ao qual o acorde pertence. Quando colocamos uma 13ª em um acorde estamos dizendo que esse acorde é do modo mixolídio. A acordes mixolídios não possuem 7ª maior, e sim 7ª menor. Os únicos acordes (modos) que aceitam a 13ª na cifra são o mixolídio (maior com sétima menor) e o lócrio (menor com sétima e quinta diminuta). Da mesma forma a 11ª (11) só pode ser cifrada em acordes menores, não importando o intervalo real da nota e acordes maiores devem ter um 4 na grafia da cifra, não importando o intervalo real da nota.

    Vide Harmony - Berklee College of Music, Harmonia e Improvisação - Almir Chediak, A Arte da Improvisação - Nelson Faria... isso sem falar nos Real Books e song books da vida.

    Um Bb7M(13) a 13ª fica na ponta, ou seja, a nota sol fica na ponta. Se for 6ª, aí ela fica no meio.

    Esse respeito aos intervalos pode até acontecer em algumas posições de acordes com 7(13) para violão e guitarra, mas isso não é uma regra. Nessa mesma posição do violão na qual a 13ª realmente está localizada num intervalo de 13ª, a 3ª do acorde está num intervalo de 10ª e nem por isso a 10ª está cifrada.

    No jazz e na música popular o único intervalo que obrigatoriamente deve ser respeitado na cifra é o da tônica ou baixo, que deve ser a nota mais grave. As demais notas podem ser arranjadas a gosto. Para execuções exatas, com respeito aos intervalos, só escrevendo as notas no pentagrama mesmo.

    Shadad
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Shadad
    · votar


    Milenawins

    Ouvi algumas versões dessa música e em nenhuma delas a harmonia do refrão condizia com essa que consta aqui no site:

    Dm Bb7+/13 D#7+/13 D#7(b5)/13 Dm
    Deixa eu brincar de ser feliz,
    Bb7+/13 D#7+/13 D#7(b5)/13 Dm
    Deixa eu pintar o meu nariz

    Na verdade o refrão deveria estar cifrado assim:

    Dm.............................F................Bb...........Dm
    ......Deixa..eu........brincar.....de....ser.......feliz,

    ........................F..............Bb...............Dm
    Deixa...eu.....pintar....o......meu........nariz

    Lembrando que a cifra que essa cifra, assim como a do site, está meio tom acima do tom original.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Shadad

    Quando colocamos uma 13ª em um acorde estamos dizendo que esse acorde é do modo mixolídio.

    Olha, entendo teu ponto de vista, mas isso não é mais considerado uma regra. Antigamente a coisa funcionava dessa forma, mas hoje não.

    Vide Harmony - Berklee College of Music, Harmonia e Improvisação - Almir Chediak, A Arte da Improvisação - Nelson Faria... isso sem falar nos Real Books e song books da vida.

    Lembre-se, são livros velhos. Hoje a coisa já mudou de lado.

    Vou te falar o pq dessa tua teoria. Antigamente, na época do período barroco, as notas tensão, ou acordes tensionados, eram somente de função dominante (V ou VII). QUALQUER outro acorde, para receber uma nota de tensão, tinha que ser preparado. Aí a pergunta, mas pq acorde de dominante? Ora, é muito simples, pela sua natureza. O acorde de dominante possui a sensível e, com sétima menor, o trítono é o intervalo mais dissonante do sistema tonal. Então, em sua natureza, o dominante é um acorde que precisa de atenção, precisa ser forte, "sujo", por isso que você falou que a 13ª é usado somente em acorde de dominante. Na verdade, 9, 11 e 13, são notas de tensão. Hoje não tem nada de tenso e sim de embelezamento, o acorde fica lindo. Isso vem da galera do impressionismo, Debussy e Ravel, que foram experimentando novas sonoridades e deixando as regras da harmonia para escanteio. Essa visão ainda era sobre o acorde de dominante, logo, os jazzistas pegaram emprestado essa sonoridade e sua cifragem. Aqui no Brasil para se ter um acorde cifrado com 13ª tem que se colocar a 7ª menor, lá não, só o 13. Exemplo - G7(13) / G13. Isso vem da música erudita.

    Hoje a coisa já está tão avançada que existe e é usado, mesmo que com pouca frequência, o X7M(13), o X7M(9/13) e pq não o X7M(11) e X7M(9/11).

    Esse respeito aos intervalos pode até acontecer em algumas posições de acordes com 7(13) para violão e guitarra, mas isso não é uma regra. Nessa mesma posição do violão na qual a 13ª realmente está localizada num intervalo de 13ª, a 3ª do acorde está num intervalo de 10ª e nem por isso a 10ª está cifrada.

    Você sabe o pq disso? É algo simples, série harmônica. Em todos esses livros que você citou, algum fala disso? Pegue a série harmônica e você vai ter a escala Lídio b7, o que for nota da tríade não conta o intervalo composto.

    E você sabe pq toda nota de tensão (9, 11 e 13) geralmente fica na ponta? Mais uma vez, série harmônica.

    Para concluir, a cifragem não é algo padronizado. Aqui no Brasil temos uma escrita, lá nos EUA tem outra. Só para você ter uma ideia, o Cmaj7 na verdade é Cmaj (dó maior) 7 é da escala diatônica, pensando em dó maior, a sétima será maior. O maj não é da 7ª e sim da cifra, isso vem da música erudita.
    Algum livro que você citou fala disso? Nenhum, e olhe que cito todos esses e mais alguns e outros incluindo do Ian Guest que é o mais recente.

    Por favor, não leia o texto com tom de arrogante, pois não é. Sou bem calmo por sinal kkkkkkkk

    Shadad
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Shadad
    · votar


    Jabijirous

    Olha, entendo teu ponto de vista, mas isso não é mais considerado uma regra. Antigamente a coisa funcionava dessa forma, mas hoje não.

    Sim isso é uma regra da harmonia funcional. Tudo que escrevi e estou escrevendo é baseado em harmonia funcional e na forma como um pianista de jazz toca. Muitas regras da harmonia clássica não se aplicam nessa situação, que é a que a nossa colega Milenawins está enfrentando.

    Lembre-se, são livros velhos. Hoje a coisa já mudou de lado.

    Talvez eu realmente esteja desatualizado, mas duvido muito que haja livros de harmonia funcional que agreguem mais informações do que os que eu citei.

    Aqui no Brasil para se ter um acorde cifrado com 13ª tem que se colocar a 7ª menor, lá não, só o 13. Exemplo - G7(13) / G13

    Sim isso é verdade, mas no sistema de cifragem norte-americano, quando colocamos apenas o 13 significa que a sétima menor está implícita. Ou seja o acorde é mixolídio, como eu disse. Regra da harmonia funcional.

    É algo simples, série harmônica. Em todos esses livros que você citou, algum fala disso? Pegue a série harmônica e você vai ter a escala Lídio b7, o que for nota da tríade não conta o intervalo composto.

    Mais uma vez: estou falando de harmonia funcional e na harmonia funcional os intervalos da cifra não precisam ser respeitados. Você está certo quanto intervalo de 3ª (10ª) que citei. Foi vacilo. Mas eu usei a 3ª só para exemplificar. Eu deveria ter usado o exemplo da 4ª em um acorde menor, que sempre será cifrada como uma 11ª. Foi mal. Quanto à séria harmônica, a harmonia funcional não trata disso. A harmonia funcional trata da relação entre acordes e notas e da função de cada um deles dentro da tonalidade. A harmonia funcional não se importa com oitavas ou quintas paralelas.

    E você sabe pq toda nota de tensão (9, 11 e 13) geralmente fica na ponta? Mais uma vez, série harmônica.

    Isso não será seguindo por um pianista de jazz ou que toque outros estilos musicais populares que tenham acordes mais elaborados.

    Vide os voicings quartais, rootless voicings, drop 2 voicings, drop 3 voicings, clusters... mais uma vez algumas regras são deixadas de lado.

    O maj não é da 7ª e sim da cifra, isso vem da música erudita.

    Se vem da música erudita eu não sei, mas na harmonia funcional existe basicamente 4 tipos de acordes, de acordo com o padrão norte-americano são cifrados: maior (maj), menor (m), dominante(7) e diminuto (º). O "maj" (major) faz referência aos acordes da categoria "maior", esses acordes são os primeiros graus do modo jônico e do modo lídio sem alterações.

    Só para relembrar: estou falando de harmonia funcional e da forma como um pianista ou guitarrista de jazz toca.

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Na verdade, na verdade, o acorde montado com esta configuração ficaria da seguinte forma:

    C7M(13). DÓ MI SOL SI LÁ

    Milenawins o seu acorde ficaria desta forma: Bb7M(13) OU Bb7+/13

    SI BEMOL, RÉ, FÁ, LÁ, SOL

    Tônica, terça maior, quinta justa, sétima maior e decima terceira


    O que dificulta o aprendizado as vezes é que muitos querem fazer acordes compostos apenas com uma das mãos. Não lembro de ter regras para montar acordes de expressão, somente alertas de sonoridades. Talvez seja pelo visual, da nota lá no meio dos acordes de dó, as vezes as pessoas estranham.

    Se existisse uma regra fixa, provavelmente este acorde não poderia ser executado em outro instrumento. No violão o acorde em questão é composto pelas notas: SI BEMOL, LÁ, RE e SOL, não tem o FÁ e o acorde leva o mesmo nome. Bb7+/13.

    Este é o problema de decorar. Não decore, calcule. Chame as notas pelos seus nomes, nas suas respectivas escala e naturalmente você as identificará, e quando você chama-las pelos nomes com as suas mãos, elas lhe atenderão.




    TÔNICA
    NONA MENOR
    NONA
    TERÇA MENOR
    TERÇA
    QUARTA SUSPENSA/ DECIMA PRIMEIRA
    QUINTA DIMINUTA
    QUINTA JUSTA
    QUINTA AUMENTADA
    SEXTA/DECIMA TERCEIRA
    SÉTIMA
    SÉTIMA MAIOR

    Eu já vi cifras com 14ª e isto era nada mais nada menos que a sétima maior da oitava seguinte na escala da música. Eu a acrescentei nas minhas escalas.
    ...
    ...
    SÉTIMA MAIOR/DÉCIMA QUARTA

    Se eu estiver errado me corrijam por gentileza.
    Abraço a todos.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Shadad

    Só para relembrar: estou falando de harmonia funcional e da forma como um pianista ou guitarrista de jazz toca.[i]

    Eu também estou falando da forma que os instrumentistas pensam. Em momento algum eu falei da regra de quinta e oitava. Regra aqui é parte teórica.

    [i]Sim isso é verdade, mas no sistema de cifragem norte-americano, quando colocamos apenas o 13 significa que a sétima menor está implícita. Ou seja o acorde é mixolídio, como eu disse. Regra da harmonia funcional.


    Isso não é regra da harmonia funcional, é regra da harmonia em geral (teoria). Além da 7ª, a 9ª e 11ª primeira também estão presentes, só que hoje elas são opcionais de fábrica.

    Quanto à séria harmônica, a harmonia funcional não trata disso.

    Claro que se trata. Tudo é pela série harmônica, foi aquilo que eu disse, nenhum livro te fala disso.

    Isso não será seguindo por um pianista de jazz ou que toque outros estilos musicais populares que tenham acordes mais elaborados.

    Não será pq os livros não falam da série. Na cifragem americana, se você colocar a 9ª perto da fundamental o acorde vira um sus2, a 11ª vira sus4 e a 13ª a 6ª. Como eles não respeitam os intervalos?

    Vide os voicings quartais, rootless voicings, drop 2 voicings, drop 3 voicings, clusters... mais uma vez algumas regras são deixadas de lado.

    Isso vai depender da condução harmônica de cada um.

    Se vem da música erudita eu não sei, mas na harmonia funcional existe basicamente 4 tipos de acordes, de acordo com o padrão norte-americano são cifrados: maior (maj), menor (m), dominante(7) e diminuto (º). O "maj" (major) faz referência aos acordes da categoria "maior", esses acordes são os primeiros graus do modo jônico e do modo lídio sem alterações.


    Eu só quis dizer que a cifragem não é padronizada e que a galera acha que o maj é da 7ª.

    Harmonia dita funcional, é harmonia como qualquer outra que estuda o tonalismo. Esse termo caiu na boca do brasileiro. Harmonia funcional de fato é o estudo das funções de cada acorde. Note que nenhum livro que você citou tem a nomenclatura funcional, é harmonia. Tem um capítulo do livro do Ian Guest que fala sobre harmonia funcional. Harmonia só tem três, atonal, modal e tonal.

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ok. Harmonia funcional não existe.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ok. Harmonia funcional não existe.

    kkkkkkkk Eu não falei isso, eu disse que o termo funcional é usado para outra coisa. Harmonia funcional é usado para análise funcional dos acordes. Não se trabalha com a análise pelos graus e sim pelas funções.

    Exemplo:

    C T (tônica)
    Dm Sr (relativo da subdominante)
    Em Dr/TA (dr = relativo da dominante. Ta = Anti-relativo da tônica)
    F S (subdominante)
    G D (Dominante)
    Am Tr (relativo da tônica)
    Bº (D) (apenas função dominante)

    A discussão tá boa. Não desista de defender tua teoria.

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Jabijirous


    kkkkkkkk Eu não falei isso, eu disse que o termo funcional é usado para outra coisa. Harmonia funcional é usado para análise funcional dos acordes

    então os gênios erraram em usar ou dar o nome; ``HARMONIA FUNCIONAL´´
    Segundo Jabijirous o nome correto é ``ANALISE FUNCIONAL´´ nada de harmonia.
    Escolas de músicas!! corrijam esse nome ai por favor não existe harmonia funcional ela é só um nome técno não é harmonia.

    sueira iniciante a teoria dando uns pitacos sem sentido rsrsrsrsrsrs

    mas esses ponto que o Jabijirous apresentou fazem sentido, harmonia é um mundo muito vasto, comecei a caminhar nela esses dias com os livro de Almir chediak comprei os 2 vl e tbm o dicionario de acordes. sei que não tudo mas pra mim é até demais não consegui sair da primeiras páginas ainda rsrsrs

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Shadad

    vc falou umas coisa que fazem sentido também!

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Jabijirous

    Chega por hoje.

    Talvez eu rebata depois. :)

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    dom de Deus

    Eu falo a mesma coisa na faculdade, mas não adianta. Virou cultural.

    A harmonia que todo mundo aprende é a tonal, modal ainda está começando.

    Vou colocar uma lista de livros de harmonia com o mesmo conteúdo e sequer terá o nome funcional

    Ian Guest - Harmonia Método Prático 2005 -2006 (mais recente livro de harmonia)

    Almir Chediack - Harmonia e improvisação (1986)

    Antonio Adolfo - Harmonia e Estilos para Teclado (1994)

    Tem um livro do Carlos Almada que ele chama de Harmonia Funcional e fala da mesma coisa que os outros, a 2ª edição foi lançada em 2012 a 1ª acho que foi em 2009.

    Koellreutter - Harmonia Funcional (1980)

    Esse livro do Koellreutter é doido. Se você ouviu falar em Lei Tonal, provavelmente vem desse livro.

    O nome harmonia funcional ainda vende. Se você chegar em qualquer curso de música e tiver aula de harmonia, você vai perguntar se é harmonia funcional, por isso que a maioria dos cursos coloca o nome de harmonia funcional. Eu chamaria de Harmonia, somente de Harmonia.


    Shadad

    Cara, desculpa se fui estúpido com você, não foi minha intenção. Debate é aquilo, cada um defende sua teoria. E a parada estava ficando boa.

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Jabijirous

    Que nada, cara! Fica frio! Tá tudo tranquilo. Adoro discussões desse tipo e relacionadas a esse assunto. Eu tive que parar por hoje porque apareceu trabalho pra fazer aqui. Mas, como eu já disse, provavelmente continuarei depois. :)

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Gente o amor é lindo...

    Mas e a dúvida da Milenawins?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Synth-Men

    Tá com ciúmes félix? kkkkkkkkkkkkkkk

    Shadad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Synth-Men

    Eu já respondi a dúvida da Milenawins. A harmonia da cifra do Cifraclub para o refrão (parte que a Milenawins estava com dúvidas) dessa música estava muito errada. Eu ouvi a gravação e cifrei com os acordes corretos.

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Kkkk ! Melhor não falar esse nome três vezes. Vai que ele aparece! Kkkk!

    Se foi consertado, então show de bola!

    kokada
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    caraca, que complicado, existe isso?

    Milenawins
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Shadad,

    Obrigada,
    Synth-Men, obrigada!Mas pessoal, tenho que admitir que vou ter que estudar muito para entender a discussão de vcs!Abraços!!!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Milenawins

    Você vai aprender com certeza. Vai conversando com agente.
    Eu tenho umas tabelas lá em casa, muito fáceis de entender, caso você queira é só comunicar. As suas dúvidas e comentários já é de quem tem bastante conteúdo.

    Milenawins
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Synth-Men
    Claro que quero as tabelas!!!!!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ok! Milenawins.

    Para qual contato de sua preferencia eu envio?

    Milenawins
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    [
    Synth-Men,
    Meu email é milenazannini@hotmail.com....
    Desde já lhe agradeço!!!Abraços!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Milenawins

    Tabela enviada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desenho desses acordes?