Novo Piano Digital Roland RD-800

Autor Mensagem
edertoppa
Membro Novato
# jun/14
· votar


AlucarD2014
Eu estou na mesma situação que você, pois é certo que ficarei com um 700nx ou Rd800.
Nos próximos meses irei me decidir, até lá... sigo colhendo opiniões e etc.
Hoje vi algo na gang music que me deixou balançado... há um nord piano 2 HA88 novíssimo, pouca coisa mais cara que o RD800. Inclusive acho que eles devem ter errado ao taxar o preço no site.
Só vi esse preço na gang, mesmo.
Se tiver interesse, entre lá no site e verifique.

André Luiz Keys
Veterano
# jun/14 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


AlucarD2014
edertoppa

Os comentários / reviews / tutoriais na internet são apenas uma base de apoio para sua compra.

Mas o que vai decidir mesmo é quando você colocar a mão no bicho.

Veja que o review que o AlucarD2014 enviou tem duas pontas. Em uma parte ele aceita que é o melhor da atualidade em piano, rhodes e teclas, em outra parte ele diz que sente falta de recursos que tinha no RD-700.

Outra questão é que ele coloca o Nord Stage em um patamar de outro mundo, até acima do Kronos. Em minha humilde opinião, o Stage é sim um bom teclado, mas não pra TODOS. Tem muita gente comprando e depois só usa 3 sons porque não sabe operar.

Agora, basta ver se em seu RD-700NX você usa TODOS os recursos ou se os recursos presentes no RD-800 já atenderão ao que você usa,

Uma coisa que te digo com muita segurança: As teclas e os presets melhoraram tanto, que não é necessário grandes mudanças nos sons pra chegar no som ideal. Você poderá provar isso ao tocar no RD-800.

AlucarD2014
Membro Novato
# jun/14
· votar


André Luiz Keys

Muito obrigado pela explanação, sempre achei também que o que vale no final é testar o instrumento com as próprias mãos, porém, sempre é bom ouvir de outras pessoas mais experientes, como você, e que já fizeram varios testes para que a gente não caia em alguma pegadinha ou algum defeito não percebido.

Realmente eu estou mesmo inclinado a adquirir o RD800 em troca ao meu RD700NX,eu já tenho até o local para troca, porém , é claro, q eles querem uma volta em "bufunfa".

O meu RD700NX vai fazer 1 ano, não saiu de casa nenhuma vez, e eu só toco final de semana poucas horas, ou seja não possui nenhum arranhão ou marca. Quanto vocês acham justo essa volta em dinheiro?

Obs.: Estava falando com um representante da Roland Brasil e reclamei da grande desvalorização dos teclados da Roland, justamente porque ao fazer lançamentos a empresa esquece dos equipamentos anteriores e não lança mais atualizações, vemos com o RD700NX, não possui placa de expansão, ficamos reféns de atualizações e só ocorreu uma ou duas e a última a mais de dois anos, uma falta de consideração com usuários que compram um teclado quase no valor de um "automóvel". Tenho um Fantom G6 e não consigo vendê-lo, pois está tão desvalorizado que nãoo vale mais a pena vender. Se tivesse comprado, na época um Motif, por exemplo, eu já teria repassado e estaria com um Kronos.

AlucarD2014
Membro Novato
# jun/14
· votar


edertoppa

Tem algumas coisas que não me agradam no RD700Nx como o som do médio dele, tira um pouco da expressão,olha que eu uso monitores yamaha HS8, outra coisa que pelo menos para mim não ajuda em p@##@ nenhuma é esse controle Soud Focus, que foi abandonado pela Roland, graças a Deus, e substituido acho que pelo Modulation Depth. O peso das teclas me agrada muito, porém acho que as teclas pretas tem cantos muito acentuados, poderiam ser mais "boleados", as teclas brancas parecem que não afundam o suficiente, falam que é o efeito escapament, porém para mim não cola essa desculpa.

Vou tocar em um RD800 ainda essa semana para poder comparar aí te falo do RD800.

André Luiz Keys
Veterano
# jun/14
· votar


AlucarD2014

Pra não sofrer com essa bendita desvalorização entendo que a melhor saída é o velho o conhecido Mercado Livre.. por menor que você coloque o preço, ainda será melhor que o que as lojas oferecem

edertoppa
Membro Novato
# jun/14
· votar


AluducarD2014
Esperarei ansiosamente por seu teste. Nada melhor do que um proprietário de um 700nx para traçar um comparativo com o 800.

AlucarD2014
Membro Novato
# jun/14
· votar


edertoppa

Infelizmente não vai ser essa semana que eu vou poder avaliar a máquina, pois é..., fui em quase todas, senão todas, as lojas de instrumentos no centro do RJ e nenhuma possui o modelo, perguntei se havia prazo para chegada e nenhuma havia solicitado ainda.

Continuarei tentando em Niterói e adjacências e assim que conseguir posto a minha avaliação.

Obs.: Fiquei empolgado hj ao ver a satisfação do tecladista do Thalles Roberto, cantor gospel, ao postar "seu novo teclado" (RD800) em sua rede social, inclusive ele gravou o dvd com ele. Já vi esse mesmo tecladista com motif e nord e se ele se empolgou com o RD800 é pq a máquina é realmente mt boa.

Abs

Dingues.Keys
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá Pessoal,

Sou novo aqui no fórum, e gostaria de deixar a minha opinião sobre o RD-800. Eu adquiri um recentemente, e realmente é uma máquina excelente.

Em relação ao timbre de piano que alguns comentaram entre o RD-700nx para o RD-800, posso dizer que tem os dois timbres no teclado, que são os pianos NX. Posso afirmar isso, pois já fui proprietário de um RD-700nx. Assim temos tantos os novos timbres de pianos, derivados do V-Piano, como os pianos da linha RD-700nx, além dos pianos vintage da linha JD, que foi o percussor dos pianos das linhas JV e XP. Os Rhodes são melhores, mais aprimorados do que no RD-700nx.

A Roland me surpreendeu com este equipamento, que além dos excelentes timbres, tem um novo sistema de teclas, que eu gostei muito.

Em relação ao peso, o RD-800 diminuiu 3,3 kilos, perante ao RD-700nx, e é perceptível, quando carrego o teclado. Creio que isso se deve pela mudança da carcaça do teclado que antes era de aço, mais agora é todo de plástico.

Espero ter ajudado aos amigos das teclas, que tem interesse em adquirir este equipamento.

valdeirf
Veterano
# nov/14
· votar


Dingues.Keys Você acha que os timbres de piano AC, continuam com aquele peso nos graves como no RD700nx?

Dingues.Keys
Membro Novato
# nov/14
· votar


Sim... Valdeirf, os pianos tem um peso incrível. Se você tiver oportunidade de tocar em RD800, tenho certeza que você vai ficar impressionado como eu fiquei.

marceloteclado
Membro Novato
# abr/15
· votar


Pessoal, adquirir um RD800 ontem, estou maravilhado.
Fiquei só intrigado com um pequeno detalhe e quero compartilhar aqui para ver se isso é normal: alguns botões que tem o led vermelho no meio não estão acendendo quando acionado, é o caso dos seguintes botões: s1, s2, enter e exit.
Isso é normal????
Abraço a todos.

nina987
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: nina987
· votar


pessoal, entre o yamaha p35 e o p105, qual a diferença entre eles? vale a pena pagar $mil a mais pelo p105?
obrigada.

nina987
Membro Novato
# abr/15
· votar


"Além dos dois timbres bonitos de piano acústico do P 105, gosto muito das variações de tonalidade produzidas pelas três camadas dinâmicas (o P 35 tem apenas uma). Na prática, isto significa que, conforme a intensidade sonora, ou seja, quanto mais forte se pressiona as teclas, o som se modifica, com “sabores” diferentes. Pode-se dizer que o P 105 é um bolo de três recheios. O resultado final é muito agradável. No caso do P 35, em função de uma engenharia de som propositalmente inferior, esta dinâmica se resume a um aumento ou diminuição do volume."
ISSO QUER DIZER QUE O SISTEMA GRADED HAMMER DO P35 É "POBRE"?
VOU ME ARREPENDER DE COMPRAR O YAMAHA P35?

Giovanicontador
Membro Novato
# mai/15
· votar


acabei de comprar o RD800 da Roland... sinceramente se vc ainda não tocou não sabe o que esta perdendo...conjunto de teclas perfeitas, timbres de fazer vc babar.... paguei 6.799,00 na milsons... produto do show roon... mas tá zerado... completo cheiro de zero...

André Luiz Keys
Veterano
# mai/15
· votar


marceloteclado
Fiquei só intrigado com um pequeno detalhe e quero compartilhar aqui para ver se isso é normal: alguns botões que tem o led vermelho no meio não estão acendendo quando acionado, é o caso dos seguintes botões: s1, s2, enter e exit.

Parabéns pela aquisição. Equipamento maravilhoso!

É normal isso. Como são knobs multifunção, dependendo da posição que está selecionado, pode não haver função assinalada para o knob, assim, ele fica apagado.

No EQ que tem todas bandas de equalizaçào assinaladas, todos knobs devem ficar acesos.

Abs

André Luiz

Clev
Membro Novato
# out/15
· votar


Boa tarde, penso em comprar o RD-800 mas tenho ainda umas dúvidas:

Alguns membros do fórum pianoworld.com reclamaram que não existe um parâmetro para definir o tempo de decaimento dos sons de piano, pois segundo eles, o som "morre" rápido demais, não é como num piano natural. Se isso é verdade, tem alguma forma de contornar o problema?

Também, assistindo aos vídeos do RD-800, o ataque dos timbres parece demasiado "estalado", especialmente ao tocar F ou FF. Tem como resolver?

P.S.: Caso alguém saiba de lojas com RD-800 em show room no Rio de Janeiro ou adjacências, ficaria grato em saber, pois naquelas lojas que constam nas páginas da Roland e da Yamaha eu telefonei e eles não têm.

Muito grato,
Cleverson

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


kokada
Pra falar a verdade, não curti os pianos Super Natural do NX! Tem um NY Grand do RD700GX que não esqueço nunca!

um fenômeno curioso e que se tornará cada vez mais comum: pessoas preferindo o timbre sempre igual de um sample a uma simulação mais próxima de um piano acústico. Todos os overtones e reverberações de um acústico tornam o som mais pesado e, digamos, menos claro. Há toda uma geração que foi acostumada com samples "limpos", gravação de estúdio para cada nota.

assim, talvez finalmente haja poder suficiente para uma simulação mais próxima, só falta convencer esses velhos partidários de samples limpos kkkk

Artref
Veterano
# out/15 · Editado por: Artref
· votar


Vi o manual aqui e realmente não há nada que seja controle de decaimento, release ou algo do tipo no modo "piano designer". Parece que não tem como mudar o timbre nesse sentido. Até achei um esquema de edição de Attack Decay Sustain e Release aqui, mas acho que é só pra controlar módulos externos.

Eu toquei nele há um tempo e não reparei nisso, não. Você é que precisa tocar e ver se gosta ou não do timbre.

Quanto ao "estalado", acho que daria pra tentar com equalização (tirar um pouquinho do agudo, quem sabe). Só não sei se dá pra alterar o timbre só em determinada dinâmica (provavelmente não).

Cara, não fique nessa de opinião de pianoworld não, tem pianista top lá mas que não sabe lhufas de teclado. E baseie-se menos ainda vendo por vídeos. Puta instrumento caro, ache um pra testar, nem que seja pra viajar pra isso, é um investimento alto, merece todo esse planejamento e cuidado, não acha? Boa sorte.

pianoid, eu tive um RD300NX que tinha uma penca desses recursos que tentavam me convencer que aquilo era um piano de verdade, rsrs. Era ressonância disso, espacialidade não sei daquilo, enfim. Mas assim: não sei se é porque os recursos são muito simples, mal feitos ou algo do tipo, mas pra mim continuava não convencendo, e num contexto de palco, com os outros músicos - que é a proposta do piano - aqueles recursos só serviam na minha opinião para: sujar o som, deixar tudo embolado e sumido no meio da banda, embolar com os outros instrumentos e atrapalhar. Eu desligava tudo, ficava bem melhor.

Nem pra tocar solo eu gostava disso. Só suja o som e não chega nunca a um piano acústico. Talvez alguém goste por deixar "mais realista", mas pra mim não tem a menor chance de eu sentir que estou tocando um piano de verdade ao tocar um digital; basta uma nota pra eu ter certeza do quão fake é o digital, não importa quanto desses recursos existam.

Um dos pianos digitais que soavam melhor nos palcos onde toquei era o CP-33, que tinha um som bem simples de 3 camadas, e mono (realidade de 90% dos retornos que você pega).

Então, eu sou desses que você falou, sim. kkk. Piano digital não deveria tentar imitar acústico em coisas que não dá pra imitar, porque nunca vai conseguir, e não deveria ficar enfiando recurso disso e aquilo, porque só vai sujar o som e continua não convencendo. Melhor um som que soe bem, não brigue nas frequências com os outros, do que um cheio de frescura que não rende.

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


não fique nessa de opinião de pianoworld não

kkkkkk

pior que foi de lá mesmo que ouvi essa

Artref
Veterano
# out/15
· votar


Nesse caso então acho que estou com eles, leia o post que editei aí em cima. hauhsuahsu

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


exatamente: você faz parte da geração teclados >>>> pianos, pq não suja o som kkkkkk

piano nunca caiu bem com pequenas bandas, só com orquestras. Pode notar que em bandas de jazz os pianistas ficam basicamente só usando como percussão ou introduzindo curtos e rápidos arpejos aqui e ali, justamente para não "sujar" ou abafar o resto da banda...

piano solo é orquestra de um homem só

Clev
Membro Novato
# out/15
· votar


Valeu Artref. Eu na verdade já viajei pra experimentar o v-piano, gostei muito e quase adquiri, mas dizem que nos modelos mais novos como o RD-800 andaram melhorando essa coisa do "modeling", quer dizer, os timbres soam mais "ricos" e também a ação das teclas diz que está melhor. Isso tudo também eu li no pianoWorld... :)

O v-piano aparentemente é ainda o que possui mais parâmetros de configuração, mas parece que já foi descontinuado ou pelo menos faz muito tempo que não recebe atualizações.

O RD-800 tem também boas funções de controlador MIDI, que no caso me facilitaria gravar umas composições minhas usando VST e tal. Se ele não tem mesmo esse problema de decaimento curto então acho que é tranquilo, de qualquer forma vou procurar melhor e se for o caso viajar denovo pra testar.

Clev
Membro Novato
# out/15
· votar


Queria saber também se o Yamaha HS8 é um bom sistema de som para o RD-800.

Artref
Veterano
# out/15
· votar


exatamente: você faz parte da geração teclados >>>> pianos, pq não suja o som kkkkkk

Naaada, sou pianista, estudo diariamente no piano acústico, gosto muito e acho insubstituível, kkk. Acho que é mais o caso de "cada um na sua". Com o piano digital, devem, obviamente, tentar chegar o mais próximo do acústico, mas a principal preocupação deve ser um timbre que soe bem no mix (já que são pianos de PALCO), e não encher de firula lá que suja.

Clev, eu acho bacana a tecnologia do V-Piano, toquei nele, mas eu não compraria, não acho ele muito transportável...e se for pra ter algo pra não transportar, mil vezes o acústico (que é quase o mesmo preço inclusive).

Yamaha HS8 é aquele monitor de referência, não? Pô, deve ser top demais. Tem inclusive um subwoofer que você pode comprar mais pra frente. Dois dessas caixinhas e o sub devem ser o paraíso pra ligar qualquer coisa e ter um som puro, sem frequência sobrando e etc.

Clev
Membro Novato
# out/15
· votar


OK, valeu.

fernando tecladista
Veterano
# out/15
· votar


Era ressonância disso, espacialidade não sei daquilo, enfim.
na minha opinião para: sujar o som, deixar tudo embolado e sumido no meio da banda, embolar com os outros instrumentos e atrapalhar
também não sou amigo destas coisas

talvez fique legal em casa, porque como o trem é digital não vai ter a mesma ambiencia de um acústico, então com "espacialidades" dá uma liga e até fique mais bonito em casa colocar um reverb de catedral e fechar os olhinhos e se imaginar tocando em uma

mas em palco ferrou, não combina colocar um reverb "grand canyon" se você está em um ambiente fechado
ai junta com o reverb "pink floyd" do guitarrista, mais a bateria que só de falar "boa noite" no mic já começa a vibrar e tente sair vivo disso

Artref
Veterano
# out/15
· votar


huahuahuahua, boa

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


bom, nos atuais simuladores físicos de piano, os recursos típicos não são reverb em salas gigantes e outros recursos vulgares

eles buscam simular todas as interferências de ondas dentro do piano quando cordas ressoam, aquela característica que realmente dá ao acústico seu som mais "borrado"

Clev
Membro Novato
# out/15
· votar


Bom dia,

Fiquei em dúvida se pergunto neste tópico ou no tópico do Kawai MP11, mas como aqui tem mais gente... :)

Queria saber se alguém já conheceu o Kawai MP11 e como ele se compara ao RD-800, na verdade não sei se tem como comprar ele no Brasil, fiz uma pesquisa rápida em algumas lojas virtuais grandes de música e não consta, mas pelos vídeos demo e o material publicitário parece muito bom.

Grato,

André Luiz Keys
Veterano
# nov/15
· votar


Clev
e como ele se compara ao RD-800, na verdade não sei se tem como comprar ele no Brasil, fiz uma pesquisa rápida em algumas lojas virtuais grandes de música e não consta,

Imagine conseguir comprar e ele quebra… vai sofrer pra consertar…..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Piano Digital Roland RD-800