Fábio Salgado: o que é tecnologia VST?

    Autor Mensagem
    nukebass
    Veterano
    # jan/04


    Cara, sei que devo estar enchendo o saco, mas é que sou TOTALMENTE leigo nessas novas tecnologias de áudio e tenho MUITA vontade de aprender, pois um dia quero montar meu home-studio pra poder gravar minhas coisas em casa mesmo.

    Na medida do possível, gostaria de saber mais sobre Soundfonts, VST, softwares que usam essa tecnologia, e uma configuração mínima de uma CPU para que eu possa começar a mexer nisso.

    Obrigado pela sua atenção! Abraços!!!

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tbm gostaria de saber :D

    Carlos Sesti
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    up, pq eu tb quero saber mais....
    valeu!!!

    FabioSalgado
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pessoal, faz mais de ano que escreveram!
    Hoje em dia um PC com pelo mais de 2 Ghz, 512 Mb de memória, HD de 80 Gb e uma placa de vídeo com no mínimo 128 Mb seria o mínimo recomendável para rodar bem VSTs, e um bom software como o Nuendo 3 ou o SONAR 4. Um abraço para todos.

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor Musical
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Nossa... como o tempo passa rápido... olhem a data desse tópico... Em Janeiro de 2004 eu estava fazendo essa pergunta... hoje eu dou aula disso :-) Nessa época eu praticamente parei de tocar Baixo pra estudar áudio-tecnologia. Foi quando comprei um PC melhor e comecei a por em prática o que tava estudando pela internet mesmo. Hoje estou dando um curso de iniciação à tecnologia de áudio. Hehehe!

    Up! :-D

    conehc
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    nukebass
    cara, com isso vc so conseguiu provar uma coisa que é obvia mas ninguem percebe: pra aprender uma coisa basta ter vontade e correr atras.. veja bem, no espaço de pouco mais de 2 anos vc passou de leigo a professor... hoje ganha dinheiro com aquilo que antes era apenas curiosidade ou diversao..

    parabens!

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Foi até meio que uma necessidade conehc ;-)
    Eu queria gravar minhas idéias aqui em casa, pois uma vez fui gravar em um estúdio muito bom e o cara ainda assim não soube alcançar o que eu queria. Foi então que decidi que queria fazer eu mesmo minhas produções, de forma que eu pudesse testar inúmeras possibilidades sem ter que me preocupar com o horário que paguei.

    Foi então que me encantei com a possibilidade de poder fazer tudo em casa, de pijama, sem camisa, e sem ninguém pra ficar dizendo que: "não dá certo usar esse compressor", ou então: "se usar essa equalização vai embolar" ;-) Hehehe!

    Hoje eu ainda continuo aprendendo... por isso o curso é de "iniciação"... mas aos poucos vou descobrindo mais e mais... o grande diferencial é que desde o início eu me acostumei a fazer milagre com equipamento ruim... agora estou melhorando meu equipo... graças a Deus.

    Abraço!

    yanni540
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    nukebass
    Cara, o pior é que parte de suas perguntas ainda não foi respondida. Vc poderia dizer prá gente??
    Vlw.

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    VST, em curtas linhas, é basicamente uma tecnologia inovadora criada para trazer tudo o que conhecemos de um estúdio para dentro de uma plataforma virtual... por isso chama-se VST (Virtual Studio Technology). Todo aquele hardware que víamos em estúdios da década de 80 e 90 foi parar dentro de computadores na forma de softwares... desde simples compressores e reverbs, até sintetizadores... um studio agora cabe numa bancada dentro de seu quarto. E em caso de você não querer recursos MUUUUITO sofisticados você pode até montar um setup que dá pra levar numa simples mochila!

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    nukebass

    sou ignorante nisso...
    vc conheçe o SOUDSCAN?? como fazer pra usar esses sons??? tem varios pianos, fm's, rhodes...
    baixei esse "troço", mas não sei como usá-lo....

    e um tal de cantabili q ouvi falarem, tambem baixei mas não sai som algum...precisa ter um controlador conectado ao pc? serve apenas para gravar midis??

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Brother... nunca ouvi falar desses dois aê...
    Tipo... o que exatamente você quer?
    Para cada um desses instrumentos que você falou existem outras opções muito boas!

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    nukebass

    queria alguns timbres de pianos, pianos eletricos (Rhodes), FM, Wurlitz...
    pra usar com um controlador

    esse Soudscan vem com uns arquivos ".sf2"....onde uso esses arquivos?? qual programas??

    mas se tiver algo mais facil ai, pode me indicar?

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ah cara... então esse Soudscan é um pacote de soundfonts (arquivos .sf2)

    Esquece isso... tem coisa muito melhor! Para piano acústico, tem o Akoustik Piano da Native Instruments, e tem o The Grand 2 da Steinberg... ambos excelentes! Pra Fender Rhodes, o melhor que já testei sem dúvida é o Elektrik Piano da Native Instruments. E FM é o FM7 que é Native também... já saiu o FM8, mas esse tá mais complicado de achar ;-)

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    nukebass

    valeu...

    mas esse q vc citou tem onde baixar??? os arquivos são enormes, não?

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Tem pra baixar sim... se são grandes vai depender da categoria... samplers de alta qualidade como o piano The Grand 2 são grandes e exigem pelo menos 512 de RAM (recomendo 1Gb). Já instrumentos virtuais que não se baseam em samplers, esses são menores e exigem mais processador e quase nada de RAM. Tem orquestras virtuais de 200Gb cara... tem baterias VST de 35Gb... mas não precisa começar com isso. Experimente coisas mais simples e depois que for adquirindo mais conhecimento e mais equipamento vá testando coisas melhores ;-)

    FabioSalgado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    e então nukebass, ainda preciso te responder ?
    hehehehe, abraços e felicidades e parabéns por ter aprendido e pelo fato de que na época pude lhe dar algumas orientações isso há 2 anos atrás.

    Um grande abraço!


    Fábio Luiz Salgado
    Consultor Musical
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    nukebass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Hehehe! Valeu Fábio! O pouco que você passa de conhecimento a alguém, no futuro esse pouco vira muito!

    FabioSalgado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Meu caro gafanhoto, o aprendizado é andar com as próprias pernas, eu apenas ensino como se levantar e dar os primeiros passos, sempre siga a luz, . . . quem escolhe a pílula azul ou vermelha é você mesmo.

    Gambate!

    Fábio Luiz Salgado
    Produção Musical
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    Darlan Felix
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Num tópico de quase 7 anos de idade eu tirei minha duvida hehe

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Darlan Felix - O coveiro do ano!!!

    Num tópico de quase 7 anos de idade eu tirei minha duvida hehe


    Provavelmente é porque esse tópico era proibido pra menores de 16.


    Cara, não precisava ter ressucitado o tópico pra postar um comentário desses. Poderia ter feito isso no fórum de Bate-Papo que já existe por aqui.

    Darlan Felix
    Veterano
    # out/10
    · votar


    foi mal cara :{

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Nada não...pouco a pouco ce aprende as manhas aki do FCC-T (e ai quando ce virar um Membro ou Veterano poderá chatear os outros novatos tbm, hehehehe!!!)

    Darlan Felix
    Veterano
    # out/10
    · votar


    hehehehe é verdade!
    Mas fora do assunto...
    Eu ouvi falar que se vira membro com 1 ano de forum... Mas eu tenho mais que isso e ainda nao virei!
    Será que é porque eu só uso ele a alguns meses ?

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dgsoul
    eu achei massa ele ter ressucitado o tópico... deu a ele uma nova chance de ser lido, valorizou a galera que estava na área nesta época... nada contra.

    Darlan Felix
    Uns dizem que é um ano, mas se você olhar aqui vai descobrir que é um processo artesanal... não estresso com isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fábio Salgado: o que é tecnologia VST?