CP4 STAGE alguem tem algo a falar?

Autor Mensagem
catamilho
Veterano
# dez/13


Gente estou numa curiosidade danada sobre este piano, será que vai ser uma compra bacana para quem puder se aventurar a um piano neste nível?

Bem mais em conta que o CP1 que é de vender um rim para um pobre aposentado comprar...

Abraços a todos.

catamilho
Veterano
# dez/13
· votar




catamilho
Veterano
# dez/13
· votar




mg64
Veterano
# dez/13
· votar


O Yamaha CP 4 demonstra muitas qualidades. Porém, nesta categoria o Roland RD 700NX é uma opção a ser considerada pela sua excelente tecnologia. A projeção acústica do piano do Roland é robusta e envolvente em todas as gamas do teclado. Além disso, as possibilidades de edição permitem criar seu próprio timbre de piano.





catamilho
Veterano
# dez/13
· votar


Na realidade eu tenho a curiosidade de saber se para quem tem um MOX8 em casa, pelo contesto total do que o MOX8 oferece, seria um desperdício abrir mão de tudo para ter um piano melhor em teclas(as do MOX8 são barulhentas demais) e com sons superiores em piano.

Esta é a duvida, o ideal seria ter os dois rs.

Abraços a todos.,

Mestre Duarte
Veterano
# mai/14 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Pessoal,

eu li um comentário de um vídeo no You Tube dizendo que "O CP4 NÃO TEM ressonância das cordas e vibração por simpatia".

Isso é muito cruel! Será que é verdade?

Segue o vídeo:





Segue o comentário:

goognam goognws2 semanas atrás (editada)

"Concordo com a maioria das pessoas, eu prefiro muito mais o Roland RD-800 sobre a CP4. É um instrumento que envolve muito melhor e mais do que a CP4. O mais importante é o RD-800 tem ressonância corda Simpático, 128 vezes mais sensibilidade de velocidade e todas as 88 notas foram amostradas individualmente, um dos melhores de ação e é bem construído. A CP4 soa muito brilhante, usa amostras de alongamento vez (nem todas as 88 teclas são amostrados internamente), loops o som e parece muito mais barato construído."

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Tive um CP-33, e mesmo sendo bastante limitado em amostras e simulações, soava bem pra caramba no palco, melhor que muito piano mais "sofisticado" por aí. Tem que testar. Também tive um RD300NX, cheio de perfumaria no som, e na hora do palco eu desligava tudo, e achava que o CPzinho se saía melhor.

Não acho que a simulação da vibração seja diferencial assim, primeiro porque não dá a mesma sensação do acústico nunca, segundo porque notei que em alguns casos embolava um pouco, e terceiro porque é o tipo de recurso que percebe-se mesmo tocando solo, em "ambientes controlados".

Enfim, os juízes são nossos ouvidos mesmo, ao vivo. Tem que tocar nos dois.

Eraques Neto
Veterano
# mai/14
· votar


Indo na mesma linha de dúvidas pianísticas, será que um Yamaha P90 ainda vale a pena nos dias de hoje? Digo isso por que tenho um Korg X50 que gosto bastante e supre quase toda a minha necessidade. Infelizmente, mesmo editando os pianos e conseguindo um resultado muito bom, sinto que ainda falta alguma coisa, por isso pensei em vender ou trocar o X50 pelo Yamaha P90, mas não sei se vale a pena...

vadimvv
Veterano
# mai/14
· votar


por isso pensei em vender ou trocar o X50 pelo Yamaha P90
"Oxi" o que aconteceu com o Px5 ?!

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Tenho um comentário pertinente sobre o assunto...

Por que alguém compraria um CP-4 se não fosse pra se apresentar ao vivo?
Sinceramente não consigo entender... pra tocar em casa, nada supera um piano acústico, mas, se for impossível devido à falta de espaço por exemplo, um digital mais simples é suficiente. Por que? Simples. Use softwares controlados pelo piano digital... compre apenas as teclas do piano.

Nenhum desses "super pianos" chegam sequer perto da coisa real. Já os VSTs, estão bem melhores e mais próximos. Alguns são gravados em mais de 40 camadas de resposta à velocidade e possuem todos os pre-requisitos para emular um piano com primor.

Penso desta forma...

Eraques Neto
Veterano
# mai/14 · Editado por: Eraques Neto
· votar


vadimvv

O Casio Privia PX-5S fica exclusivamente na igreja. Só saio com ele em casos especiais. O P90 seria para estudo em casa e também para alguma saída que precisasse de um bom som de piano... Acho o X50 muito versátil. É pau para toda obra, mas sinto falta de um timbre de piano mais encorpado, apesar de ter conseguido bons resultados com edição, conforme essa demo que gravei...



Mestre Duarte
Veterano
# mai/14
· votar


silvG8

No meu caso, repito: "no meu caso" o sistema VST não serve por causa da "parafernalha".

Eu tenho em mãos Cubase, True Piano, Pianíssimo, Pianotec (que eu curto muito) além de um Dell com Core i5 e Windows 8.1.

Mas nada como chegar no palco, plugar e mandar ver. A gente paga caro por um Stage Piano, mas acho que mesmo assim vale a pena.

Penso desta forma.

Artref
Veterano
# mai/14 · Editado por: Artref
· votar


O CP-4 tem uma vantagem fundamental sobre o RD800: cabe no banco de trás do meu carro, hahahaha. 7cm que fazem toda a diferença.

Falando no CP, alguém tem alguma notícia dele? Falaram que não iam trazer, não vi em loja alguma, mas no site .com.br está na lista de produtos.

Richmiranda
Veterano
# mai/14
· votar


Artref

Na Teclacenter tem um à pronta entrega: http://www.teclacenter.com.br/teclado/marcas/yamaha/yamaha-cp4-stage-p iano.html

Mestre Duarte
Veterano
# mai/14
· votar


Artref

O CP-4 tem uma vantagem fundamental sobre o RD800: cabe no banco de trás do meu carro, hahahaha. 7cm que fazem toda a diferença.


kkkk. Na verdade essa vantagem é muito interessante. Além disso, a roda de modulação é daquelas posicionáveis, tipo a do DX7. A do RD 800, como a de outros Roland's, tem que ficar segurando.

Falando no CP, alguém tem alguma notícia dele? Falaram que não iam trazer, não vi em loja alguma, mas no site .com.br está na lista de produtos.


Aqui em Porto Alegre é bem tranquilo conseguir um. Na loja "Mil Sons" não tem no mostruário pro cara experimentar, mas se tem certeza do que quer, basta dar uma entrada que eles trazem em uma semana, no máximo. Fazem em até 10 vezes sem juros. R$8.890.

mg64
Veterano
# jun/14
· votar


Briga de cachorro grande:

Roland RD 800 x Yamaha CP 4 Stage


Publicado em 26/02/2014

Clede
Membro Novato
# jan/15
· votar


Bom dia pessoal, pesquisei um assunto, mas não encontrei em nenhum tópico esta diferença, desculpem por esta postando isso por este tópico, pois para evitar criar tópico sem ter certeza que já existe um, preferir compartilhar por este tópico....é o seguinte, quero comprar um destes dois da Yamaha....o S90xs ou CP4, gosto de piano acústico autoritário, EP lindos, e timbres de DX, mas os dois me parece que briga feio neste sentido....qual seria a melhor opção, pois os preços são quase iguais...obrigado, Abçs.

Clede
Membro Novato
# fev/15
· votar


Bom dia pessoal, alguém tem algo a relatar para nós?, por favor, obrigado! Abçs.

catamilho
Veterano
# abr/15
· votar


Também estou muito curioso.

E também gostaria de saber a real diferença entre o CP4 e o CP40.

Para uso domestico o CP 40 resolveria ou as teclas de madeira são toda diferença?

Abraços.

catamilho
Veterano
# abr/15
· votar


Esta também é minha duvida.

Tenho um MOX8 e queria saber se vale a pena ter este CP4 pela polifonia para uso em estudo e exercícios.
Abraços.

kadudu2
Veterano
# mai/15 · Editado por: kadudu2
· votar


Estou interessado em um Piano Stage com ótimos timbres preferencialmente o piano, com possibilidades de split, dual ou layer.
Pelos demos no YouTube o timbre que me agradou mais foi os do Nord Stage, Kurzweil dos top e Yamaha CP4/40, s90, embora minha meta é gastar até 6 mil com isso, estava interessado no RD-300nx mas vi alguns comentarios negativos e o timbre dele meio artificial depois dei uma olhada no piano do PRIVIA PX-5s por ser mais em conta, mas o timbre dele não me agradou, achei um pouco brilhoso demais o piano e da impressão que os graves embolarem por conta da ressonância e o som meio metálico lembrando os Yamaha de série mais baixa, embora parece que a resposta da tecla do PRIVIA é melhor que no Yamaha como se houvesse mais camadas de sampler em cada intensidade da tecla.
Gostaria de pedir a opinião de vocês em relação ao som de piano, qual teria uma textura, profundidade e timbre encorpado no P.A o PX5s ou o CP-40 ou algum outro? Lembrando que nos demos do YouTube o Yamaha da a impressão de ter um timbre mais pronto, tipo algum compressor deixando as notas mais musicais, ou o timbre mais amadeirado com coloração mais bonita, mas fica aquele receio de o som não ser o mesmo no PA na realidade, eu tenho um MM6 que estou enjoado daquele timbre magro padrão Yamaha PSR, também detesto o timbre de piano dos Korg, mas esses CP's da a impressão de soar diferente.
Alguém ajuda?

kadudu2
Veterano
# mai/15 · Editado por: kadudu2
· votar


catamilho
gostaria de saber a real diferença entre o CP4 e o CP40.

Também tenho essa dúvida, pelo que pude pesquisar a respeito, a diferença nos pianos acústicos (que é meu maior interesse) é que no CP4 tem 3 tipos de pianos com a tecnologia SCM (uma espécie de sampler) sendo os bancos:
A.PIANO1 com 15 variações do piano de cauda Yamaha CFX .
A.PIANO2 com 15 variações do Piano de cauda CFIIIS Yamaha.
A.PIANO3 com 15 variações do piano S6 Yamaha.

Cada variação usa o mesmo sampler ou timbre original somente com mudanças de (efeitos e controles modificados, ambiência, cutoff, etc),
E infelizmente o CP-40 vem só com A.PIANO de 15 variações do CFIIIS, mas também com a tecnologia SCM.

O timbre que gostei mais foi do S6 e em segundo lugar do CFIIIS, o CFX é um timbre muito brilhoso e com menor expressão. O S6 é suave e escuro e o CFIIIS é meio termo.

Controles de equalização no CP4 é de 5 bandas enquanto no CP40 é de 3.

Em termo de qualidade sonora creio que seja o mesmo motor, mas só quem já testou os dois num PA pessoalmente pra afirmar de certeza.

Clede
Membro Novato
# set/15
· votar


Boa tarde pessoal, alguém testou pessoalmente o piano? Tem mais algo a nos passar? Obrigado.

DANTEC
Veterano
# jan/16
· votar


Acho que vou comprar um este mês!

DANTEC
Veterano
# jan/16
· votar


Sempre toquei com teclas de plástico. Vou partir para teclas que imitem bem as de piano, para aprimorar meus estudos, e ao mesmo tempo ter um instrumento bom para tocar no palco ao vivo. O que acham?
Tenho atualmente um Yamaha MOXF6 e vou mantê-lo por ter bons timbres e pela portabilidade no transporte.

catamilho
Veterano
# jan/16
· votar


Eu tenho um MOX8 e estou muito interessado no CP4 para estudar e me aprimorar no piano.

Tenho medo de estragar o MOX se ficar estudando nele.

Estamos quase na mesma situação.

Abraços.

Artref
Veterano
# jan/16
· votar


Testei, é um dos melhores pianos digitais que eu já vi, se não for o melhor. Queria comprar, mas o orçamento esse ano não deu, kkk.

pianista alagoano
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: pianista alagoano
· votar


Particularmente testei um numa loja em Recife ano passado, gostei muito, mas ainda acho que os RD's da Roland são superiores, até porque são mais vistos no meio artístico midíatico. Também acredito que o PX5 da Casio faça frente a ele, sendo que possa sair mais barato.

Varia um pouco não se prenda só aos yamahas, mesmo sendo em minha opinião os melhores timbres de piano na média.

Ghuto
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Ghuto
· votar


Bom dia!

Acabei de comprar o CP4 (o qual utilizo com os monitores Yamaha HS8) e tenho algumas considerações:

Prós:
-Tem SIM o efeito de ressonância por simpatia (contido no part efect A e B);
-Tem efeito de "key off", ou seja, o barulho dos abafadores "freando" a vibração das cordas (contido no part efect A e B);
-Todos os efeitos possíveis nas vozes são realmente incríveis, valem o tempo para explorar.
-Muito bom o modo de gravar os nomes das apresentações, fácil acesso para configurações específicas para cada apresentação (128 bancos).
-Gostei MUITO do sistema de teclas: vim de um yamaha p155 e comparei muito isso. O NW-Stage é um GH3 com madeira e Ivory feel (imitando marfim). Mas o forte deste teclado é ser mais leve que o GH e os 3 sensores fazem bastante diferença nas notas rápidas (utilizo o teclado para treinamento de piano da faculdade).
-O controle de vozes MAIN, LAYER E SPLIT é fantástico! É possível aplicar efeitos individuais bem complexos individualmente a cada voz.

Contras:
-Som nitidamente abafado da maioria dos pianos. Existem poucos sons sem este "efeito". Existem vários fóruns falando sobre o nível da curva de dinâmica das teclas (peso) mas não houve o que ser feito para resolver o assunto. Existe uma gama de brilho dos pianos que está suprimida. O único piano que gostei de utilizar dos 15 CFX é o 10: CFX StF1. Ou seja, a cada 15, apenas um ficou realmente bom, sem o efeito abafado.
-Em função do abafamento, fica irritante o nível do barulho do martelo batendo nas cordas... ele fica muito audível e parece algo batendo na madeira o tempo todo e até agora não encontrei onde mudar isso (se alguém souber, agradeço a dica!).
-Não tem MIDI! Isso foi muito surpreendente! Ele só grava arquivos ".WAV". Nem sequer reproduz um simples MIDI contido no pendrive, tudo isso tem que ser feito externamente.
-Realmente o móvel dele é um plástico total... não tem nada de "premium" em sua aparência.
-Ele continua apresentando um problema que tive em todos os yamaha com midi via usb: ao ligar na placa profissional do computador (no meu caso uma tascam us-366) e colocar a porta usb no mesmo computador, gera ruído nas saídas não balanceadas. Ao utilizar midi comum isso não ocorre e utilizando as saídas balanceadas também não. Mas, como notebooks não tem porta midi, me parece que a porta usb direta seria mais rápida dos que interfaces de conversão, e se não estou gravando apenas o teclado (minha placa tem apenas uma entrada balanceada) fico impedido de utilizar o microfone, por exemplo.
-A estante de partituras é simplesmente IMPOSSÍVEL de encontrar no Brasil. Aliás, qualquer acessório é completamente vedado pela yamaha do Brasil, que não se importa nem um pouco com esta necessidade dos usuários. Você tem que improvisar e se o caso for utilizar uma estante com tripé, ela vai atrapalhar os pedais. Mas, ele pelo menos tem encaixe pra uma estante para quem conseguir importar... já que o roland RD800 nao tem encaixe... eles consideram que quem usa o teclado não precisa de partituras...!
-As mudanças de som ainda não acontecem em tempo real. Ao mudar, o áudio fica com falhas... se segura o pedal ele fica no ar e ao trocar, ele cria uma pausa entre os sons... o que é uma pena para um instrumento deste valor.

Tenho tentado utilizar VSTs... porém sem sucesso. Tenho um bom equipamento de audio e computador: i7, 16GB de memória, SSD, placa de áudio ásio tascam, porém, em todas as tentativas o windows gera um pequeno atraso e alguns ruídos eventuais (utilizei o Kontakt 5 até agora).

Ainda estou na busca de uma solução midi... quero editar os midis e poder gravar, pois para as composições, gosto de gravar assim e quando improviso, é bom poder ler as notas que utilizei depois num arquivo que não seja puramente áudio.

Estas foram informações que não tive claramente antes de comprar o instrumento e que gostaria de ter tido. Espero que ajude outras pessoas a fazerem as melhores escolhas.

Artref
Veterano
# jul/16
· votar


Essa do piano abafado me deixa encafifado, não sei se entendi muito bem. Teria exemplos com vídeo ou áudio? Será que dá pra ouvir por aqui?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a CP4 STAGE alguem tem algo a falar?