Faltam tecladistas no mercado

Autor Mensagem
J.Dionatan
Veterano
# out/13


É galera, saudade enorme de vocÊs. Mas este ano realmente não consegui manter meu lado tecladístico muito atuante. Quem sabe ano que vem. Porém queria compartilhar este tema com vocês. Meu perfil no Facebook leva o "sobrenome" tecladista. De fato tirando alguns familiares a maior parte das pessoas a quem sou ligado na rede social tem a ver com música. Então que neste ano recebi 4 propostas relacionadas a trabalhar com música. Desde banda baile, passando por projetos de rock e latino music.
Confesso que fiquei lisonjeado com o nível dos convites. Pessoas de bem que merecem toda a minha consideração. E sendo sincero não me vejo hoje a altura dos projetos. Como muitos sabem sou um tecladista iniciante, mas que teve a felicidade de conseguir comprar seu teclado top. Se fosse para tocar um teclado do meu nível de aprendizado acho que um PSR 433 tava de bom tamanho rsrs. Mas no meu perfil aparece o Motif e tenho certeza que isto conta muito na avaliação do pessoal.
Mas o fato é que faltam tecladistas no mercado. Eu não tenho interesse no momento de trabalhar com isto , quem sabe em um futuro próximo. Mas para quem se dedica de verdade, estuda e trabalha mesmo com certeza vai se dar bem.
Fica a dica para a galera nova que tá lendo este post. Sejam honestos com vocês mesmos. Reconheçam suas limitações e tentem trabalhar em cima disto. Invistam em bons equipos, não percam tempo (e dinheiro) com equipamentos de modismo e sim com aqueles que vão te atender bem. As vezes para certos trampos um Roland XP vai te atender muito bem e custa menos que um teclado médio de plástico.
Enfim, é isto. Alguém mais passa por isto também?

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


J.Dionatan
haha!! seu perfil é a cara do meu, tirando irmão, irmã, e o pessoal do trampo, só sobra músico

por aqui teve mês que uns 6 passaram procurando tecladista, nessa a gente já tem que tomar um cuidado pra não se sentir a ultima bolacha do pacote

eu já vejo o seguinte:
falta tecladista, porem falta também trabalho "com cara de tecladista"
por aqui já passou muita banda autoral que já existe precisando de tecladista, então primeira coisa você já vê que é uma banda que não tem lucro, toca pouco, ensaia muito.... e o tecladista vai entrar em um projeto já em andamento e vai ter que tirar 5, 10, 15... músicas que ele nunca viu na vida e não participou do processo de criação

falta clima na banda
geralmente tecladista é um bicho calmo, e você entra em uma banda de rock e quase fica surdo lá, com seu timbre massacrado por volume alto das guitarras
e tem banda que o pessoal briga mais que gato e cachorro

falta de visão de mercado
aparece alguem querendo fazer um cover da banda laksfytak lá da Finlândia ou da Islavuskzuk da Escandinava que nunca ninguem ouviu
ou mais um cover de pink floyd onde na região já tem umas 10 e um mesmo guitarrista toca em 3 delas

ou nas bandas de baile, se você não tiver um clima legal da banda, os caras brother, se não tiver nenhum de mal com a vida até rola fazer, porque também se o pessoal não for legal e você tiver já na banda ou seu auge for o solo de "piradinha" também tá ferrado
tem umas bandas dessas que ainda querem pagar menos de 100 por músico

----------------------------------
como também já vi o lado do tecladista mala
colega meu pediu pra sequenciar toda a parte de teclado das músicas e solta no click e certa vez eu perguntei o porque disso, já que as pagas deles eram boas
ai comentou que todos os tecladista que apareceram se acham maestros, inplicando com a 10 casa da mizinha, ou com a pele da batera, com o captador do baixo, com o efeito da voz.... ou se negavam a tocar algumas músicas, queriam ganhar mais porque o equipamento era mais caro....

-----------------------------------------------------
mas tirando essa parte falta mesmo tecladista
tem bandas boas, legais, gente a fim de trabalhar, feliz de quem resolver seguir a cartilha de cada banda dessa
aqui é assim, nos tocamos assim, chegar na hora X, esse estilo não vira,

Milenawins
Veterano
# out/13 · Editado por: Milenawins
· votar


Interessante esse tópico.......tenho vontade de entrar pra uma banda, mas por hobby, não que eu não leve a sério, claro, mas penso exatamente como o Fernando disse.......na minha cidade natal é uma quantidade de roqueiro e guitarras, se eles gostam tanto de guitarras altas, por que chamam tecladistas?Acho legal mpb(eu tocava bateria em uma), mas como suportar camaradas estrelas insuportáveis como o meu ex violonista que se achava um mega produtor e colocava toda essa idiotice acima da amizade e da boa energia que deve ter ao se tocar?Uma música simples fica até muito legal quando vc vê que tem emoção ao ser executada, ou seja, quem toca gosta e não vai pelo cachê....então eu cheguei a seguinte conclusão: se eu quisesse ter uma Banda de novo, EU que teria que montá-la, ir atrás de tudo, pelo menos as coisas poderiam ser do meu jeito e a gente não teria que se submeter a pessoas desse nível que citei acima....não que eu me ache superior, mas aguentar certas situações é complicado. Conclusão:acho uma banda um sonho impossível.....pois investir grana eu não iria e ir atrás de amigos que tocam seria uma boa, mas não tenho muiiito tempo pra isso....acho ainda as pessoas imediatistas, querem o dinheiro, então pegam o violão e fazem aquele mesmo trabalho de sempre em churrascarias, ou então pegam uma guitarra, um baterista e vamos ao barulho(claro que tem muita banda boa de rock)! Ainda falta cultura musical no Brasil....muita.....entendam:talento existe aqui na nossa terra e muitoooo!!!!!Mas cultura musical é ouuuutra coisa.....aliás, cultura em todos os níveis

Milenawins
Veterano
# out/13
· votar


Finalizando:falta tecladista no mercado mesmo!Me lembro quando procuramos para a minha ex banda, encontramos um excelente,bom mesmo, mas o cara não tinha tempo nem pra conversar, uma coisa impressionante....parecia corrida de fórmula um, ele tinha um monte de banda e vive de música....tudo vem, sabemos que viver de música no Brasil é complicada, mas isso era insuportável para mim, que já tenho um trabalho chato como engenheira, aí vc vai ensaiar e o clima é pior do que o de qualquer empresa.....acho que isso não combina com música.....ainda bem que a cantora era minha amiga, aí deu pra se divertir tbm.....que falta tecladista falta, MAS FALTA BANDA NO MERCADO TBM.....rsrsrsrsrsr.......Desculpem o desabafo einh?

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# out/13
· votar


Poxa galera, tô mudando umas coisas no perfil do meu facebook agora pra ver se aparece mais trampo!!! hahaha
Brincadeiras a parte, no meu caso até que aparece bastante trampo também, porém eu não toco qualquer coisa e também não aceito qualquer cachê! Talvez quando eu tiver muito desesperado financeiramente eu saia aceitando "qualquer" trampo mas por enquanto eu tô de boas.
Na minha opinião tem mercado equivalente ao número de tecladistas, pelo menos por aqui é assim. O que faz aparentar o excesso de mercado são bandas, grupos ou seja lá o que for que são muito amadores, se for observar, bandas profissionais mesmo no mercado também tá em falta!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Com certeza!!!
Originalmente "sou" guitarrista. Toquei violão e guitarra por uns 20 anos mais ou menos. Porém, o tipo de som que eu realmente curto e queria tocar com banda eu não conseguia tecladista ou vocalista para fechar a turma, uma vez que formo com baixo e batera uma trinca rock n roll de cabra macho!!
Mas ficamos uns 4 ou 5 anos sem conseguir tecladista e vocalista e um certo dia me deu um click para tocar teclados ... pronto ... nunca mais fiquei parado, e sempre aparecem bandas interessadas e me procurando mesmo que seja para um jam ... vejo que baterista, baixista e guitarrista tem um bocado por aí, de diversos níveis técnicos e estilos musicais. Mas tecladista ... são poucos e mesmo eles sendo de nível baixo (como eu), nível medio sempre tem alguém precisando ... se for de alto nível então o cara escolhe onde tocar !!!

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


E como é o mercado pra pianista clássico?

Artref
Veterano
# out/13 · Editado por: Artref
· votar


Pra pianista há aulas particulares ou em alguma escola, ou então como professor de alguma universidade. Ou você pode acompanhar algum outro músico, ou então ser pianista acompanhador de vários alunos em algum local. Carreira como concertista acho que somente se tiver um nível técnico e musical beeeem alto mesmo.

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Artref

É, deixa eu voltar pra minha Contabilidade então hehe.

waltercruz
Veterano
# out/13
· votar


Artref
pianista co-repetidor (aprendi por esses tempos essa expressão).

Artref
Veterano
# out/13
· votar


waltercruz, eu já conhecia esse termo, mas sei lá, acho que prefiro o "pianista acompanhador" ou o "pianista preparador", acho mais respeitoso, hahaha

Shadad
Veterano
# out/13
· votar


waltercruz

pianista co-repetidor

É sempre bom falar isso para os amigos pianistas e chatos. hehehe

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# out/13
· votar


Só pra constar, eu também tiro uma grana boa como co-repetidor mas tem que ter uma leitura a primeira vista razoável. A galera que eu conheço que trabalha como co-repetidor nunca passa fome.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Faltam bons músicos, falta bom senso sonoro, falta qualidade... Mas para a música das massas claro

Conheço muitos tecladistas, excepcionais, mas precisam viver e o que existe hoje de maneira prática, ao meu ver, não paga o justo pelo seu talento, viram professores particulares (com sorte) ou músicos de banda

E o pior, como um músico deste nível (alta qualidade), sem recursos financeiros, consegue adquirir seu instrumento ?

Sei que eu, iria tirar muita gente melhor do jogo, apenas pelo equipo, mas equipo este que não foi a música que pagou, complica, hoje um amador tem muitas vezes instrumentos bem superiores ao do profissional

Fora que, a molecada quer ser guitar hero e não key hero

Tudo isso faz com que tecladistas estejam rareando... Eu mesmo tenho dificuldade em manter minhas atividades musicais, a vida é corrida demais

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Caro Edson Caetano:

Em 2013: Guitar Hero = Dom Quixote.

Claro que o passado tem valor, mas se apegar demais
sempre é prejudicial. Antes de mais nada, admiro o
virtuose, se ele é capaz de traduzir isso para uma música
criativa. Mas não aguento mais solos (em qualquer instrumento)
de 17 minutos.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Casper
Praticar guitarra me levou muito mais para o lado da harmonia e bases, por incrível que pareça... Mas isso é de mim, não da mais para passar dia e noite subindo e descendo escalas e arpejos, então troquei tudo para saber e entender como funciona fazer uma bela harmonia

Quem sabe o felling sobressaia

Mas confesso gosto de virtuoses, demais

Perdi o rumo mas pode crer que as guitarras tiram muitos tecladistas de existir

kazu keyboard
Veterano
# out/13
· votar


ta faltando sanfoneiro no mercado kkk...to tendo que cubrir tudo quanto é balada sertaneja com os teclados.

pliscki
Membro
# out/13
· votar


Eu toco em casamentos (só a parte da igreja), acompanhando uma vocalista.
É um bom extra. Dá pra tirar entre 200 e 300 dilmas por evento.

Gostaria de fazer umas jams por aí. Especialmente se fosse de rock. Mas como já tenho outra profissão fica difícil de tocar projetos paralelos com outras pessoas.

Uma opção legal para pianistas seria montar um repertório mais clássico para tocar em restaurantes e afins.
Não é tão simples quanto tocar em um casamento, mas também não é necessário saber tocar La Campanella.

waltercruz
Veterano
# out/13
· votar


Uma vez eu fui pago pra acompanhar uma senhora num sarau aqui.. Aí no programa saiu.. 'Walter Cruz - pianista co-repetidor' e eu pensando... diabéisso?

'Suas definições de pianista co-repetidor foram atualizadas'

dom de Deus
Veterano
# out/13 · Editado por: dom de Deus
· votar


waltercruz

e que diabéisso?

é a pessoa que sabe tocar só o que está escrito?

Lelo Mig
Membro
# out/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Todos

Um guitarrista, dando pitaco no pedaço... perdoem!

Comecei a tocar em bandas no final dos anos 70.

Nessa época, tecladistas eram "GOD"! Sabiam tudo e muito mais... A maioria deles oriundos do piano erudito!

Eu tocava MPB e Rock 70. Nelson Ayres, César Camargo Mariano, Chick Korea, Jan Hammer, Keith Emerson, John Lord e esse naipe, eram a base. Os caras tocavam esses mestres com os pés nas costas.

Faziam arranjos da banda, davam palpite em tudo, regiam a bagaça!
A banda ensaiava na garagem do tecladista... entre Moogs, Farfisas, Melotrons e mais prá frente DX7s.... era um sonho!!


Já nos meados dos anos 80 começaram a aparecer os que eu apelidei de "STRINGUEIRO"......

Com seus Rolands e Korgs, com uns puta timbres, neguinho fazia meia dúzia de acordes com arpeggios programados e achava que era tecladista. Sua escola? Van Halen, que nem tecladista é!!...Fudeu!

Eu olhava aquele "lazão menor" com 3 dedos e pensava: Prá fazer essa merda eu mesmo faço. Comprei um Korg Triton sei lá das quantas e mandamos o "STRINGUEIRO" embora.

Afinal, comecei na música vendo neguinho tocar "boogie woogie" e "honk tonk" em piano de armário!


Daí prá frente, só vejo pé rapado fazendo forró com arpeggio pronto e timbre de cássio de brinquedo!

Claro que tô generalizando, mostrando apenas um lado do panorama. Claro que tá cheio de tecladistas bons, competentes e etc., mas tá cheio de enganador.

Depois que o Van Halen virou tecladista, ele (que não é) cagou com tudo...hehehe.

Como sempre, guitarrista fazendo merd@, porque se acha "o músico"!

Obs: sou guitarrista, mas sou sincero! Eita raça ducaraleo!

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Realmente tecladistas estão em falta mais que os demais. Na banda que trampo na técnica vejo um cara tocando com três dedos e uma mão só (mesmo que ele usa o guitar key Roland A-synth ele é fraco, mara uns pontos pela gaita - Titano ???, de 12 mangos). Ele já me deu oportunidade de tocar no lugar dele, mas não rola (100 mango por 6hs de baile muito ruim, ainda que é um gênero onde o teclado é presente a banda reprime muito, e eu tbm não me agrado tanto do gênero).

Começo do drama pessoal

Tocamos muitas festas de comunidades, os chamados Kerb (leiam quérb), e tal. Aí todos tem trabalhos seculares de segunda à sexta, e o dono, não quer tocar bailão (festas noturnas, onde toca-se principalmente o gênero que leva o mesmo nome) o que impede da banda crescer. Ontem por exemplo receberam 900reais pela Gig, não pagou todo mundo (8 músicos + 4 da técnica já estoura 1k).

Fim do drama pessoal

Synth-Men
Veterano
# out/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Sei lá cara... (Será que os problemas não seriam também por parte de muitas bandas não saberem escolher o que querem?)


Acho que tem tecladistas bons no mercado.

Imagino que quem quer criar uma banda, somente para tocar em bailes, festas, restaurantes, pequenos eventos, sem pretensões futuras, com certeza, não vão conseguir bons tecladistas, nem guitarristas, nem baixistas ou seja lá o que for, devido o objetivo final não ser este, mas sim manter e alimentar um nível mediano.

Por exemplo, no primeiro arranjo que fiz "a véra", foram necessários bons baixistas e bons guitarristas. No teclado eu me virei depois de muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito ensaio. Quando precisei, pedi a opinião do meu irmão, do carinha que fez a letra da música, de baixistas e guitarristas, o que eles falaram para mudar, foi mudado. Quando eu penso num arranjo que meu nível técnico não me deixa tocar, solicito alguém que tenha mais técnica do que eu para faze-lo.

Por exemplo uma banda de Jazz, não deveria chamar um cara que é tecladista bom no forró. Deveria chamar um cara que saiba tocar Jazz, que tenha no mínimo um SP76. Quero dizer que as bandas deveriam por em prática o que tem em mente. Se o cara realmente for bom, serve qualquer equipamento.

---------------------------------------------------------------------- -------------------------
Caramba! Precisa de um bom baixista. Então procure um puta baixista que queira tocar em sua banda, que compartilhe das mesmas ideias, sendo assim com os outros instrumentistas também.

Os caras por ai pedem um músico profissional e quando ele mostra a carteira de músico e fala que é sindicalizado, os caras tomam um susto!

Querem ganhar dinheiro, ter gente boa na banda, mas não sabe fazer a leitura de uma clave. Se alguém falar em cinco reais a mais ele chama o "fulaninho dos teclados" que tem um PSR XXX ou um Roland com vocoder (que quebra sempre o seu galho, mesmo só tocando em Dó). Como vai decidir o que está certo ou errado na banda? Quem ou o que vai entrar ou sair?

---------------------------------------------------------------------- -------------------
Por incrível que pareça, onde ocorre os maiores conflitos de ideais de bandas é dentro das igrejas e bandinhas de escola. Cada um quer tocar uma coisa, seu estilo, impor suas ideias e filosofias musicais. Não tentam passar para o próximo nível juntos. O cara faz uma tercina no tempo e se acha o "rei da cocada preta."

---------------------------------------------------------------------- ----------------
Cara, tem a banda de um amigo aqui do RJ o Laranja Eletric, que conseguiu um ótimo tecladista. O cara já chegou com um Nord Eletro. Procuraram até achar. Estão sempre querendo chegar um nível acima.


Creio que os conflitos(que a culpa cai no tecladista) aconteçam por falta de:
- Objetividade,
- Praticidade,
- Idealismo,
- Humildade (putzs! não sabe teoria, junta umas quarto cabeças e contrata um professor de teoria para dar aula em grupos).
- Não querer gastar com bons equipamentos,
- Não aproveitar totalmente o equipamento que tem.
- Querer deixar de ser médio (o famoso ah! tá bom assim mesmo).
- Não ter, não querer e não enxergar padrão de qualidade
- Fazer coisas repetitivas, (o famoso dá pro gasto)
- Achar que seu ritmo é o melhor do mundo
- Não ser autentico nas escolhas.
- Não são orgânicos nos arranjos. (Não dá para fazer com o teclado, guitarra, bateria, ou baixo, faz com a boca, cantarola, assovia, seja lá o que for...)

Com estes problemas, banda nenhuma vai escolher tecladista ou instrumentista nenhum que seja bom. Ao contrário, vai espanta-lo.

---------------------------------------------------------------------- -------------------------
Mas agora falando de nós, cabe a cada tecladista não rebaixar-se, mas colocar-se em seu lugar de acordo com o nível de aprendizado, técnica e querer sempre avançar.

Pode até faltar profissionais do nosso ramo no mercado, mas também faltam outros profissionais que saiba escolher realmente o que querem colocar dentro de suas bandas.

Pelo que já vi por ai, muitas bandas escolhem mau os seus instrumentistas e o primeiro a ser chicoteado é quem? quem? AHA! O tecladista! o Alienígena da banda!

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------
Galera. Todo o meu respeito aqueles que humildemente tem sua bandinha, ou participa de eventos, tem suas técnicas e seus níveis de sabedoria. O que eu falei acima, só servem para os "reis da cocada preta" que andam nos palcos e eventos da vida sem saber o que realmente querem e colocando a culpa das falhas coletivas em um só instrumentista.

waltercruz
Veterano
# out/13
· votar


dom de Deus
não diria que é o que só sabe tocar o que está escrito, mas aquele que, no momento, está tocando o que está escrito. Mas acho que o sentido é mais de 'acompanhador' mesmo.

waltercruz
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig
ser stringueiro é foda. Mas existe ainda o ápice apoteótico dessa carreira: ser um stringueiro que só toca com transpose.

A. Cordeiro
Veterano
# out/13 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


CONCORDO PLENAMENTE. Os motivos são muitos mas vou tentar ser bem direto...

O mercado pede um teclado bom, já é a primeira dificuldade...depois vc com seu teclado é obrigado a tocar TUDO que não for bateria, baixo, guitarra e percussão, uma vez q em geral a maioria das bandas tem essa formação. O teclado faz todo o resto, e a grana, igual com os caras, em muitas situações não satisfaz (desculpem os outros músicos pela sinceridade rsrs).
Em se tratando de grana, o Brasil tem melhorado, me refiro a emprego assinado, trabalhos rotineiros, concursos, com mais ganhos, e fica difícil pra muitas bandas competirem com uma empresa que paga por exemplo R$ 2.000,00 pra um cara trabalhar tranquilo de segunda a sexta à uma banda pagando seus R$ 200,00 de cachê garantir 10 festas ao mês (aqui em PE ainda há bandas que pagam R$ 100,00 por 2hs de show, assim fica difícil).
Pra estilos em alta no Brasil hj, como sertanejo, é claro que a banda prefere contar com um sanfoneiro se tiver que escolher por um tecladista. Conheço vários "ex-tecladistas" que bandearam pra esse instrumento.
Acredito tb na pouca valorização e divulgação hj de como é bom ser um tecladista. Vejo guitarristas pop star, bateras com seus canais de milhares de seguidores, marcas de outros instrumentos divulgando seus músicos afiliados, mas pra teclado, conta-se nos dedos...

Enfim...

No geral: Muito investimento em setup, cachê que muitas vezes ainda não convence pra nós multi-timbrístas, geralmente pouco destaque, opção financeira por outros instrumentos como sanfona, desvalorização do que o teclado representa pra uma banda.

Obs.: trabalho com música e tenho que contar com poucos amigos tecladistas pra me substituir nos freelances quase toda semana...

Synth-Men
Veterano
# out/13
· votar


Tecladista não faz milagres...

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


waltercruz

Pois é...

Mas, resumindo, o que quis dizer é que antes o tecladista era "o maestro" da banda, o "meia direita"..... e depois passou a ser solicitado para "preencher buracos sonoros"...

Assim, alguns tecladistas conhecidos meus que precisam tocar o que vier pela frente para pagar as contas, como o A. Cordeiro citou se enveredaram para a sanfona.

Fico imaginando prá um cara que têm um Kurzweil, Motif, Nord e etc, em casa, como deve ser foda ter que fazer um eletro forró com som de Cássio.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig
waltercruz
O ápice maior do stringueiro é além do transpose sempre, usar o chord melody e para o tal do Am usar apenas 1 dedo hehehehehe

....


Sabe o que está enterrando muitos tecladistas... os Samplers, já estou cansado de ver, excelentes tecladistas perderem o emprego para máquinas de samplers e sequencers, uma paga a menos, e ninguém está nem aí mesmo naquele boteco....

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig
e depois passou a ser solicitado para "preencher buracos sonoros"...
como já comentei por aqui, canse de ouvir frases como
faz um fundinho, faz um pianinho, faz um hammondizinho, faz uma caminha.... e outros "inhos"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faltam tecladistas no mercado