Como passar timbres para o teclado

    Autor Mensagem
    minondor
    Membro
    # out/13


    Eu tenho um MOX6 e acho que tem uns sons de orgãos maus como faço para passar sons do computador para o teclado?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    minondor
    Os órgãos são tão "maus" assim, será que não pede uma medida disciplinar aí?? hehehe

    Mas... acredito que quer mais do que seu teclado pode, ele não tem sampler, não vai passar sons do computador para ele não, o máximo é pegar customizações (edições prontas), mas...

    Sempre mas né hehe custa dinheiro, os melhores pacotes de timbres disponíveis aos montes na net custam uns 40 dólares cada, e pode garimpar com o pessoal se tem alguém disposto a compartilhar ( o que nem sempre é fácil)

    Então recomendo mesmo, de coração, que aprenda a mexer no seu teclado, aprenda a editar timbres, vai economizar uma grana, ter um teclado com a sua cara

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano

    antigamente tinha um negócio que era o Sysex e servia para "passar timbres" entre teclados não? Em alguns casos, hoje em dia as coisas estão tão modernas que algumas outras coisas ficam esquecidas.
    Será que rola de fazer transferência de timbres assim Edson Caetano?? deve existir uma compatibilidade mínima entre marcas pelo menos ... não?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    antigamente tinha um negócio que era o Sysex
    sim, mas geralmente era pra dois teclados iguais
    eu poderia clonar um D-50 para outro D-50
    ou fazer um backup do teclado para o pc ou um download do pc para o teclado
    com algum aplicativo que gerencia sysex como o aplicativo em sí só faz a função de gravar os dados sem saber do que se trata, então se encontra por ai os arquivos *.sys

    mas não é tão antigamente não, entendo eu que esses editores de timbres em PC, desses teclado de hoje trabalham dessa forma, mas hoje cada um tem sua propria extensão *.???, talvez os com USB possam ter até um formato diferente porque USB pode transitar outras informações, mas se a conexão com o teclado é via midi in/out, certeza que é sysex

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    minondor

    pelo que ví no seu histórico de tópicos você comprou esse teclado depois de 14/7 porque nesse dia você fez um tópico sobre a dúvida entre ele ou o VR-09
    então na média temos até hoje dois mês e meio que você tem esse teclado o que é um pouco tempo, a não ser que você só fez o tópico pra ver se o seu MOX6 ainda era melhor que o outro

    nesse meio tempo você já fez tópico pra usar o FL estudio, Cubase sobre comprar um controlador e agora de baixar timbre

    no resumo você tá dando tiro pra tudo que é lado mas não pensou em fazer o mais pratico e simples que existe desde que sintetizador é sintetizador, que é aprender como edita esse teclado ai
    dá uma pesquisa no manual como edita timbre, como mistura timbre, como mexe nos efeitos, se tem mais bancos de timbres
    mistura um timbre maluco com outro mais ainda pra ver o barato que vai dar, acrescenta um orgão, se ficou feio troca....faça testes, mexe nos efeitos já que você gosta daquela Tame Impala, timbre pronto pra ela, você não acha nem em teclado de 15.000, você tem que mexer

    teclado de hoje já sai com muita coisa boa de fabrica, dá pra comprar hoje e já ir tocar com a banda no mesmo dia que os timbres básicos estão todos lá bonitinhos
    ---------------------------------------------
    também não existe baixar som do computador, computador em sí é só uma ferramenta, não vai fazer milagre,você pode até ter outros programas VSTi por lá, mas são outros programas
    até mais simples que o computador em sí é você achar algum grupo de usuarios pelo facebook que compartilhem arquivos e baixar arquivos para o seu teclado, salvar em pen drive e abrir direto no teclado
    -------------------------------------------
    eu acho esse timbre muito bom pra ele


    silvG8
    Veterano
    # out/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Eu uso sysex até hoje!! :)
    É um tipo de mensagem específica, via MIDI, que envia vários dados ao mesmo tempo para formar um som ou sistema operacional. Nos Moog as atualizações são feitas assim... pode-se compartilhar presets assim também.

    Não é tão arcaico assim! Heheheheh!!



    Amigo, seu MOX pode receber sons de outros MOX, ou seja, fica na dependencia de alguém ter criado sons melhores que os que você já tem ou vem no teclado. Você pode tentar programar você mesmo também!!! :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/13
    · votar


    fernando tecladista

    mas geralmente era pra dois teclados iguais
    esse é uma "duvida" ... eu já vi ajustes servirem dentro de uma mesma marca ... e só não é universal por falta de interesse das grandes empresas ...

    fazer um backup do teclado para o pc ou um download do pc para o teclado
    exatamente, aprendi isso a duras penas ... qdo sem EU querer, um curioso resetou meu TX às vésperas de um show ... fiquei uns 2 dias refazendo timbres ... aff ...

    mas não é tão antigamente não, entendo eu que esses editores de timbres em PC, desses teclado de hoje trabalham dessa forma,
    sim são ...


    silvG8

    Eu uso sysex até hoje!! :)
    eu também uso ... bem .. hoje não uso tanto assim ... :) mas já usei um bocado.

    É um tipo de mensagem específica, via MIDI ... pode-se compartilhar presets assim também
    exatamente ... seria uma ferramenta muito útil para compartilhar ajustes entre marcas se não fosse tão solto ...

    Não é tão arcaico assim! Heheheheh!!
    não é arcaico ... so não é padronizado! :)

    Abraço!

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    System Exclusive, está bem no nome Sistema Exclusivo, pelo que eu entendo a linguagem binária do Midi 010010011101010101011 era muito longa (termos de um leigo heim ) para dois equipamentos trocarem informações entre sí, então partiram para o Sysex e a linguagem HEX aí sim dados muito mais complexos foram comportado

    É extensamente usado ainda, a gente que nem percebe, o Kronos por exemplo só conversa com o PC via Sysex, minha VG99 só conversa com a FC300 via Sysex

    A treta da despadronização já começa na padronização do sistema hehe, a Midi Manufacturers já inviabilizaram isso de cara, pois o segundo byte de comando logo após o F é o que identifica o fabricante, e pior nas pesquisas aqui, logo nas primeiras revisões, o próximo byte já identifica o modelo exato de cada equipamento, então tudo foi criado para servir de meio de comunicação entre equipamentos alvos de cada fabricante e não para ser universal entre todos os demais

    É até meio coerente, já que cada equipamento tem seus recursos, como seria se meu work interpretasse o hex do moog do Igor?? já que eles são entre sí muito diferentes...

    Mas este assunto Sysex é muito legal e bem ignorado, igualmente aos CC#s que também sofre com muita despadronização, vide a Roland começar com 1 e acabar em 128 e a maioria dos demais começar em 0 e acabar em 127, tem que se ligar para dar certo ao endereçar os MSBs LSBs

    Vou ver se faço uma síntese de material gringo para vocês , preciso me atualizar de velharia que ainda é atualíssima hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    eu já vi ajustes servirem dentro de uma mesma marca ...
    talvez
    já vi coisas como saber que o G70 abre os arquicos de performances de um G-1000 ou do VA76, mas via arquivo, não sei por sysex
    ou talvez de teclados diferentes dentro da mesma série

    outra coisa que consigo fazer aqui é usar meu 01/w pra gardar sysex de outros modelos, mas assim: o 01/w somente recebe as informações e salva no disquete ou lê essas informações do disquete e manda via midi out, mas ele não sabe do que se trata, no resumo posso andar com um disquete com um backup do meu D-50

    e só não é universal por falta de interesse das grandes empresas ...
    tem coisa que já é padronizado como por exemplo uma mensagem de GM on/off ou o start de um controlador para um sequenciador ou song +/- mensagens que não tem canal midi especifico
    da padronização geral entendo que não tem como dentro do que o Edson comentou, posso ter um teclado com 300 waveforms e um mais simples só com 100, o timbre que escolhi usa a waveform de numero 250 que nem existe igual com outro numero no outro teclado, e também coisas como o envelope que em alguns teclados é somente o ADSR e outros tem mais estagios

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    sysex é basicamente controlar tudo o que é específico do teclado.

    Como todos os teclados tem controle de volume, ficou padronizado um control change pra ele, o 7.

    Agora suponha que eu tivesse um synth-robô que me fizesse massagem nos pés. Bom, não teria nenhuma mensagem midi padrão que cubra esse caso específico. O sysex é uma brecha no midi para eu poder mandar esse tipo de mensagem específica.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano

    pelo que eu entendo a linguagem binária do Midi 010010011101010101011 era muito longa (termos de um leigo heim ) para dois equipamentos trocarem informações entre sí, então partiram para o Sysex e a linguagem HEX aí sim dados muito mais complexos foram comportado

    bixo ... qualquer máquina computacional só trabalha com sinais altos (1) e baixos (0), para comunicação não existe 12(decimal) o que existe é 1100(binario), não existe 1C(hexa) o que existe é 11100(binario) ... tudo é convertido em binário para operação dentro da máquina, seja uma calculadora seja um super computador. Qualquer protocolo de comunicação seja MIDI, ModBus, USB, HDMI ou qualquer outro é em binário ... e para nossa visualização é convertido em bases diferentes.

    kokada
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Não to entendendo nada do que vcs estão falando... :-(

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    System Exclusive, está bem no nome Sistema Exclusivo, pelo que eu entendo a linguagem binária do Midi 010010011101010101011 era muito longa (termos de um leigo heim ) para dois equipamentos trocarem informações entre sí, então partiram para o Sysex e a linguagem HEX aí sim dados muito mais complexos foram comportado

    Na verdade... não... hexadecimal pode ser considerado um jeito abreviado de escrever binário :D
    tipo... 0x FF (hexa) = 11111111 = 255 :D

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Aqui um texto que escrevi sobre sysex um tempo atrás: http://waltercruz.com/uma-pequena-explicacao-sobre-sysex

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    kokada
    E quem disse que eu estou entendendo algo que estou escrevendo hehehe

    Os amigos já tiraram uma incoerência minha sobre os binários e hexas...
    mas... o jeito abreviado seria mais fácil para o programador então? porque para a máquina é tudo a mesma coisa, apenas dados

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    Issae!

    Eu não mexo muito com dados assim de baixo nível, mas depois com o tempo, vc passa a ver os bytes em 0xF0, 0xA0. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como passar timbres para o teclado