Seminário de Música & Tecnologia no Coursera/Georgia Tech

    Autor Mensagem
    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13


    Alguém vai fazer este seminário?
    https://www.coursera.org/course/musictech

    Os tópicos são interessantes e vão durar 6 semanas só!
    Module 1: The Basics of Sound
    acoustics, psychoacoustics, timbre, digital representation of sound, spectral representation of sound

    Module 2: Digital Audio Workstations
    DAW history and key features, music representation, recording and editing audio in a DAW, effects and automations, aesthetic context

    Module 3: Working with MIDI
    MIDI specification (history, structure, limitations), real and virtual MIDI devices, MIDI sequencing in the DAW

    Module 4: Synthesis and Signal Processing
    additive, subtractive, modulation, and granular techniques, programming synthesis and signal processing with EarSketch, Python, and Reaper

    Module 5: Algorithmic Composition
    key API functions in EarSketch, stochastic composition, chance music, process music, modeling, history and practice of algorithmic composition

    Module 6: Future directions
    music information retrieval, live coding, machine musicianship, new musical interfaces, mobile music, networked music


    Começou agora dia 26, ainda dá tempo de se inscrever e fazer a tarefa do primeiro módulo. Vamos lá que vale à pena, galera!

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    To fazendo esse Ken Himura. Mesmo revendo alguns conceitos que já conheço, to interessado nessa parte de codificar umas coisas em python.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    waltercruz
    Eu também, entrei basicamente "só" por causa disso.

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Como funciona, é pago e tem que ter cartão de crédito internacional?

    Estou iniciando no aprendizado de inglês e irá servir para os dois lados.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Synth-Men
    100% grátis.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Synth-Men
    100% grátis, com certificado. Existem alguns cursos que tem o que tem a possibiliade de ter a 'signature track': vc paga uma quantia, tipo uns 30 dólares, para ter um certificadozinho verificável na instituição de conclusão do curso.

    Não são todos os cursos que tem a opção de signature track, todos são de graça, e vc recebe de todo jeito o certificado de conclusão :)

    Eu já fiz lá Introduction to Digital Sound Design, Introduction to Music Production, History of Rock, Part One e History of Rock, Part Two.

    Tem cursos de todas as áreas. Vale muito a pena.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    eu sou meio pedra com inglês
    o curso em si depende muito de vídeos com narrador, ou existe também muita leitura?
    com a leitura me viro melhor e o que não dá se ajuda com um google translate

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    fernando tecladista
    é vídeo com narrador, mas tem legendas embutidas!

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: waltercruz
    · votar


    fernando tecladista
    O de história do Rock foi bem easy, assistir os vídeos e fazer uns quizzes.

    Tentei o de composição, mas quando entrou nuns campos de prosódia, ficou meio difícil pra mim fazer a transposição das idéias do inglês para o português. E eu tava muito sem tempo, acabei desistindo desse.

    pliscki
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Comecei vários cursos na coursera. Não terminei nenhum.
    Procrastinação total.

    Mas é muito legal. As aulas que assisti foram ótimas, e o nível dos professores é altíssimo.

    Se você for disciplinado para estudar por conta, vai aprender mais do que em muitas universidades aqui do Brasil. ( O que também não é parâmetro, já que o nível tá cada vez mais baixo).

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Aí galera, essa semana agora começa o 4 módulo, o de síntese!

    waltercruz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Já to no terceiro vídeo do 4º módulo, agora que entra a parte de python! :)

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    E o primeiro projeto, alguém fez?

    waltercruz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Olha, eu bobeei geral no projeto A.

    Pra não ficar no 0 a 0, nos 5 minutos da prorrogação juntei umas coisas, fiz uma caca, e mandei. Curti o reaper, apesar deu ter ficado louco com o jeito que ele lida com o scroll do mouse, ele dá zoom ao invés de mover a timeline. Fiz, mas ficou um lixo, vou apostar minhas fichas no segundo.

    De quebra, podia estudar o reaper de verdade, mas cadê tempo?

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    waltercruz
    Eu não terminei ainda. =/
    Tempo tá foda mesmo.

    Fiquei doente uma semana, aí acumulou uma massa de trabalho absurda de faculdade + esse curso. Devo terminar hoje ou amanhã, sei que não vale os pontos mais, mas já vale a experiência. Vou postar aqui o link do Soundcloud quando eu terminar.

    apesar deu ter ficado louco com o jeito que ele lida com o scroll do mouse, ele dá zoom ao invés de mover a timeline.
    Hahahaha! Foi o primeiro susto que eu tomei também quando comecei a usá-lo. Mas acostuma rápido. Acho o Reaper uma DAW incrível, super leve e flexível. Vou manter como minha principal por um bom tempo - além de ter a licença bem barata pra usuário final, mesmo profissional.

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/13
    · votar


    É interessante e já fiz outro curso nesse site, mas isso aí tá oferecendo coisas introdutórias ou o que? Pela quantidade de tópicos me parece que sim, então acho que vou passar, como já li 2 dos 4 livros recomendados... =p

    Pro pessoal interessado na parte de programação, vai ter esse aqui depois:
    https://www.coursera.org/course/chuck101

    E recomendo muito experimentarem SuperCollider também, é o meu principal meio de fazer barulho (e esporadicamente música).

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Insufferable Bear
    SuperCollider eu não tenho aqui :(
    Mas tenho o MAX/MSP, pD, Csound, OpenMusic...

    No fim das contas, é tudo parecido hahahah.

    https://www.coursera.org/course/chuck101
    Já tava inscrito pra este curso. Curiosamente, foi o primeiro curso do site em que eu me inscrevi. Este da GeogiaTech eu acabei entrando depois de começado porque apareceu na newsletter do Coursera. Sorte que eu não deletei o email.

    waltercruz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Eu to curtindo o lance do Earsketch ser integrado com a DAW. E to curtindo o Reaper, parece mesmo ser muito poderoso. O Shadad que ficou fã do reaper.

    O de chuck eu vou fazer tb!

    O meu projeto A eu nem mostro, só joguei uns loops lá tudo de qlqr jeito, ficou um lixo. Só pra ver se não bombo mesmo.

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/13
    · votar


    No fim das contas, é tudo parecido hahahah.
    Nah, cara, não é não...

    Imagine fazer 100 osciladores no PD...
    No SuperCollider ficaria mais ou menos assim
    {|i| SinOsc.ar(freq[i], amp[i])}!100

    E depois pense em fazer composição algorítmica no CSound... Não tem como, você tem que gerar a score com alguma outra coisa.
    E openmusic eu não tive paciência pra aprender a usar, mas parece interessante, e com ele o CSound parece que fica funcional. Mas ele nem tem capacidade pra síntese sozinho, tem?

    E o SuperCollider é de graça, open source, você não tem motivos para não ter. =]

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Imagine fazer 100 osciladores no PD...
    Normal no meio da música eletroacústica erudita, ainda mais com os externals.

    Um professor meu, por exemplo, usando o MAX em 93 (6mb de RAM!!!!) criou um programa com 4 racks idênticos que fazem uma porrada de processamento em realtime, fora as entradas aleatórias e a dilatação do tempo. Dizia ele que o pc levava umas 5 horas só pra fazer um CTRL-C CTRL-V.

    E depois pense em fazer composição algorítmica no CSound
    Nada impede, por mais que dê trabalho. Vai ter um simpósio em Boston este ano exatamente sobre Csound e soluções musicais. Fora que o MAX/pD usam muito do csound pro dentro, alguns objetos são idênticos.

    Aliás, tem faculdade de música onde Csound rola solto. E agora, o pessoal do Mac tá usando muito MAX (mais do que antes) por causa da integração com o Logic.

    Eu prefiro aprender a porra toda hahahaha.

    E o SuperCollider é de graça, open source, você não tem motivos para não ter. =]

    Não tenho mesmo! Foi preguiça da minha parte, assumo!

    E openmusic eu não tive paciência pra aprender a usar, mas parece interessante, e com ele o CSound parece que fica funcional. Mas ele nem tem capacidade pra síntese sozinho, tem?
    Não sei, tem que ler o manual. Eu só briquei com ele; não pude focar porque tava atrapalhado com uma porrada de coisa pra fazer na época em que instalei e acabei esquecendo no pc. Mas lembro de um professor meu comentar que a diferença básica entre o OM pro MAX/pD era que o foco principal do primeiro era em música, enquanto dos outros dois era mais no processamento do sinal. Mas usar pra valer eu nunca usei mesmo.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Atualização: instalei o SuperCollider e baixei alguns livros sobre ele. Hahahaa

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/13
    · votar


    Ken Himura
    É totalmente possível, eu só quis dizer que no SC é muito mais fácil. :P

    Eu sei que o CSound e o PD tem a vantagem de resolver equações diferenciais ordinárias. Mas eu odeio a sintaxe meio assembly do CSound e não gosto de programar com o mouse, é puro gosto mesmo.
    Mas parece que o ChucK mais fácil para se introduzir em criar códigos do que o SC, me disseram, e ele está sendo usado por umas orquestras de laptops.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Tem a Impromptu também.

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    O que acharam do curso?

    Eu gostei, mas assim, com algumas ressalvas.

    Como ele pretendia juntar os dois mundos, começou com um nível básico dos dois, e depois deu uma corrida boa.

    To fazendo o de improvisação agora.

    E semana que vem começa o de chuck! Um vídeo teaser sobre o curso: https://www.youtube.com/watch?v=bdjo9Z7G6Mk

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    waltercruz
    Eu acabei tendo um puta problemão durante a segunda metade do curso. Fiquei completamente imerso nas seleções de mestrado que ando fazendo e me esqueci completamente dos projetos hahahaha. Fiquei tão imerso que até agora não vi metade dos vídeos da 5a semana e todos os da 6a. Mas respondi os quizzes.

    Gostei do ambiente earsketch, já vou usar numa composição esta semana. Achei legal, no geral. Se pá, até tento uma seleção pra pós-graduação lá com eles da Georgia Tech.

    waltercruz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ken Himura
    Bacana! Uma pena que se esqueceu dos projetos!

    Curti o earsketch mais do que pensava que ia curtir até.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Seminário de Música & Tecnologia no Coursera/Georgia Tech