Korg King Korg - Impressões

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# jul/13 · Editado por: silvG8


Fazia tempo que não escrevia nada por aqui, mas decidi escrever um pouco sobre esse instrumento aqui pra já deixar um certo "aviso" aos desavisados (heheheh!).

Pude testar o King Korg com uma certa calma há umas 2 semanas. Fui preparado e levei todos os meus acessórios, incluindo o iPad e também meu fone de ouvido (para ter o parâmetro dos instrumentos que tenho aqui em casa). Assim sendo, vou começar falando um pouco... basicamente focando na qualidade de construção, do som e do instrumento no geral (o que gostei e não gostei).

Qualidade de construção:
O instrumento é razoável. As teclas são fracas, sendo inferiores às do UMX-610 que testei no mesmo dia. A carcaça é bem feia, com uma cor champagne horrorosa (na minha opinião). O que foi bem melhor é a qualidade dos botões e knobs. Estes últimos tem uma qualidade mais legal. Fiquei surpreso em ver que a qualidade desses botões e knobs do KK são superiores aos do próprio Kronos (vi lá na loja, dei uma fuçada nas teclas e nesses outros detalhes - os detalhes são ruins - pela minha experiência). Uma coisa positiva é o fato do instrumento ser bem leve... fácil de carregar.

Sonoridade:
Sei que é um assunto subjetivo, mas me sinto na obrigação de comentar o que percebi ao testar o KK. Embora o equipamento tenha um som razoavelmente agradável, o instrumento em si é uma enganação... vou explicar melhor o porque mais adiante.

O que gostei:
>A qualidade dos filtros é bem legal, diferente de tudo que testei digital fora do mundo dos VSTs e afins. Não se ouve o "stepping" nem em ressonâncias extremas... mesmo assim, não é capaz de simular uma auto-oscilação (no iMS-20 por exemplo é possível).

>O peso do instrumento é uma mão-na-roda pra quem vai carregar o bicho pra cima e pra baixo. Realmente bom!

>Os efeitos de fábrica tem uma qualidade boa também e o som é muito agradável... o que vi de problema nestes é que é impossível encadear os efeitos livremente, podendo apenas selecionar os efeitos através de um seletor em forma de encoder.

>Os visores também são muito bons... não sei se é OLED, etc. mas é bom.

>Da válvula/overdrive! Realmente adiciona um calor que não esperava ao som do instrumento!! MAS ESPERE!!!!! ISSO FAZ PARTE DA ENGANAÇÃO!

O que não gostei:
Vai ficar complicado escrever muito exatamente nos mínimos detalhes... o que posso adiantar é o seguinte: embora o KK pareça ser um instrumento interessante, faltam muitos pequenos detalhes que eu esperava num instrumento desses.

>Não tem como editar a maior parte dos parâmetros usando apenas os knobs na interface, precisando de acessar tudo através de menus bem enjoados.

>Os osciladores são uma tremenda porcaria... sério... som magrinho, sem graça e com bastante aliasing! MUITO MESMO! Fiquei surpreso de ter mais que meu V-Synth GT, que pra mim era o rei nesse aspecto (sim, acho isso uma porcaria no meu instrumento!).

>Não temos como usar 2 filtros, em série ou paralelo, o que é também um erro gravíssimo em um VA nesse valor.

>O ganho da saída é muito fraquinho....... levei o iPad pra ter idéia disso. O KK precisava de mais ganho na mesa do que o iPad (se não usasse a enganadora válvula). Isso foi uma das coisas mais decepcionantes entre tudo.

>Os splits/dual não eram exatamente simples de usar. Esperava alguma coisa mais fácil de fazer "on the fly".

>Achei muito estranho incluirem ROM sounds nele... tem alguns pianos vergonhosos e coisas do gênero, mas nem me atrevi a usa-los. Como o camarada da loja me falou disso e pediu pra eu ouvir, eu ouvi, mas era bem fraco.

Então vamos à parte final! O que é a ENGANAÇÃO??
A maior parte das demonstrações que vemos do KK no YT, etc. utiliza a válvula praticamente a todo instante... e realmente, ela altera a qualidade do som de uma forma muito legal. Mas amigos, por favor, não se deixem enganar... vou explicar!

O que fizeram nesse instrumento foi aproveitar várias tecnologias anteriores, dar um novo nome, e vender a preço de ouro com a propaganda de que "o instrumento tem válvula". Como sou cético reparei alguns detalhes, sendo o principal deles o seguinte: a válvula não é um componente analógico controlado digitalmente... nada mais é do que um overdrive adicionado no final de todo o som de forma constante para todos os sons; ou seja, nada mais é do que um pedal/processador de efeito interno que está ativado constantemente, podendo adicionar ou retirar o efeito com os knobs. Você não consegue salvar a intensidade de drive para cada som, e fica preso com aquele drive eterno...... pra mim, inaceitável e pura enganação.

Por quê isso é ridículo??
Porque estão vendendo um instrumento de R$4500 como se fosse uma coisa que não é. O som do KK é comparável ao Ultranova e Gaia, tendo como "upgrade" a interface e o número de teclas, não tendo realmente uma qualidade primorosa no próprio som. O som do KK puro é mediano na melhor das hipóteses. Sei que o filtro deixaria muita gente impressionada (me deixou ué!), mas não passa de uma distração para o som real, que não convence.

Quer saber o que eu sugiro se você gostou da tal da válvula?
Compre um overdrive bacana e adicione ao seu instrumento. O resultado é o mesmo! Principalmente se for um analog boost/overdrive valvulado. A minha idéia de comprar um pedal de overdrive (falado em outro tópico), veio justamente a partir desse dia.

Quais são minhas sugestões: (baseadas em pesquisas em fóruns, colegas e vídeos)
Boss Super Overdrive
EHX Analogizer *
EHX Germanium OD

Desses acima, se eu tivesse que comprar 1, seria o *.

Fica aí minhas impressões sobre o instrumento. Me desculpem se agredi alguém que possui o instrumento... de fato, as coisas positivas são realmente legais, principalmente os filtros, e acredito que é um equipamento que servirá como divisor de águas para os próximos, mas que não vale o investimento.

silvG8

Berg Varela
Veterano
# jul/13
· votar


silvG8

Parabéns,pela sinceridade sem babar ovo de marcas na sua analise.
Coisa rara por aqui,
Difícil de se ver aqui nesse fórum,pois o que mais vejo aqui é baba ovo da KORG.

Principalmente no segmentos de arranjadores.

J.Dionatan
Veterano
# jul/13
· votar


Muito boa a análise, com muita credibilidade. E pena que o resultado final acabo não sendo o esperado. Com este valor temos opções melhores no mercado com certeza.

Gus79
Veterano
# jul/13
· votar


Obrigado pelo review!

O KK era um dos teclados que eu pensava em comprar mais pra frente. Agora, quando eu testá-lo, vou prestar atenção nos detalhes que você indicou.

Muito bom!

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Belo review. A parte boa de não se ter rabo preso com nenhuma marca é poder falar o que pensa :)

waltercruz
Veterano
# jul/13 · Editado por: waltercruz
· votar


Alguma chance de vc fazer um review do MS-20? Li umas coisas bem ruins sobre ele hoje :)

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


Berg Varela
J.Dionatan
Gus79
waltercruz
Galera, fico feliz que tenham gostado. Achei que deveria compartilhar isso com o pessoal aqui pois foi algo que me deixou de cara e não é fácil pra quem testa apenas o teclado, sem ter uma base para comparar.

Gus79
Fico feliz também por apreciar tanto assim o meu vídeo. Fico lisonjeado!!! Hehehehh!!

waltercruz
Não sou amarrado a nada! Falo exatamente o que penso! ;)

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz
O MS-20 mini?? Anda não tive oportunidade de testar, mas vi críticas negativas também em relação a um zumbido/ruído constante no fundo. Se eu achar um pra brincar eu com certeza faço um review!!!! :)

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Exatamente esse ruído, mas tb o fato do som dele ser magro.

Synth-Men
Veterano
# jul/13
· votar


Hum... Baseado nas críticas* do respeitável SILVG8, me veio a seguinte lembrança do antigo tópico: "OS PSR'S SÃO FEITOS PARA O TERCEIRO MUNDO?"

Gerou a seguinte pergunta: O KING KORG FOI FEITO PARA O TERCEIRO MUNDO?

O que eles querem?, Quem são eles? De onde viera? Como Surgiram? Por que? Hoje no Globo Repórter!


críticas*: É uma função de comentário sobre determinado tema.

fernando tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


gostei da analise, ainda não testei nenhum, e acho que até agora só ví uns 2 vídeos dele por ai

mas nessa ainda continuo feliz com meu MS-2000R e seus botões todos a mão

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/13
· votar


silvG8
Ainda não tive a oportunidade de tocar em um, mas desde o seu lançamento eu tinha essa impressão que ele nunca seria "alguma coisa" sempre vi esse teclado como um rascunho para o que pode vim depois...

Parabéns Doutor! Review arretado!

Delvo
Veterano
# jul/13
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=uFFe8-YoxLg

Rick Pac
Veterano
# jul/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


SilvG8


Muito bom o seu review sincero de desapegado, elevado espiritualmente na devoção à São Sintésio, padroeiro dos tecladistas.

Em função do que estamos experimentando com estes e os novos lançamentos podemos tirar as seguintes conclusões : muita calma , muito cuidado com as falsas impressões , matéria prima da SADECO ( Síndrome da Aquisição Desenfreada de Equipamentos Comercializados Onerosamente).
Lançamentos ocos, mas perfumados e com jeito de boa família. Enganações, somente enganações com suas válvulas esquentando eficientemente o custo final do equipamento.
Experimente um delicioso e divertido IPad e seus milhares de app's , pegue aquele jeans desbotado, seu velho teclado década de 90 e vá em frente: o mundo te espera !

Eraques Neto
Veterano
# jul/13
· votar


Rick Pac

Experimente um delicioso e divertido IPad e seus milhares de app's , pegue aquele jeans desbotado, seu velho teclado década de 90 e vá em frente: o mundo te espera !

Concordo em gênero, número e grau!!!!!

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz
Eu também ouvi isso...... vou procurar lá nessa mesma loja na próxima vez que for lá. Se tiver pra testar, eu com certeza o farei.

Synth-Men
Interessante as suas perguntas... eu não acho que o Kong Korg foi feito para o terceiro mundo, até porque pelos meus cálculos era pra ele custar cerca de 3500 reais. D qualquer forma, acho que a Korg quis enganar os menos avisados com o lance que falei aí em cima. Quanto aos PSR, definitivamente! Acho que são muito mais vendidos nos países latinos/árabes do que nos desenvolvidos.

ThyagoAmaral
Obrigado! O instrumetno realmente me parece o rascunho de algo maior...
Creio eu que veremos algo novo na próxima Winter NAMM.

fernando tecladista
Eu também prefiro seu MS2000. Excelente instrumento pelo que já ouvi/li na internet. Nnca toquei em um, mas creio que gostaria!

Delvo
Esse vídeo não me convence nem um pouco do contrário. Adoro as demonstrações do Katsunori Ujie, mas minha opinião sobre o instrumento permanece a mesma. Até acho interessante quando alguém posta um vídeo assim pra mostrar o quão "fodástico" é o instrumento alvo de críticas. Heheheh!

Rick Pac
Obrigado! O que vejo é muita empresa lançando instrumento após instrumento recauchutando tecnologias. Um outro exemplo é o Jupiter-80, que embora excelente em alguns aspectos, peca muito em termos de síntese, sendo uma espécie de recauchutagem do Gaia x 7-8 dentro de m mesmo instrumento - embora o resultado final agrade, principalmente pelos outros sons, os sintetizados não me convencem.

Vejo muita gente fervorosa em relação aos instrumentos, mas acho que devemos ser menos cegos e ver as falhas de cada um individualmente. No caso por exemplo do Gaia, eu via falhas, mas acho que é um instrumento com um preço justo pelo que oferece. Já esse King Korg...........

Ultimamente, o que vejo como grande gerador de falsas impressões é o YouTube... isso eu digo porque muitas vezes vemos instrumentos digitais com sons pesados como os dos analógicos e isso não acontece nunca, em nenhum instrumento. Um outro detalhe é que o sujeito pode aumentar o volume das tracks e fazer parecer que o instrumento fala alto (o Space4Keys é mestre nisso!!!).

Outro fator que atrapalha são os endorsers... Tenho certeza que muita gente nesse fórum quer um Kronos porque é o teclado do Jordan Rudess e não porque sentou nele, tocou, avaliou e depois comprou. Eu não babo ovo de teclado e nem de empresas.... Se for ruim, pode ter certeza que eu falo mesmo!

Quanto ao iPad, eu sou um adorador desde sempre, assim como sempre defendi essa idéia. Na minha cabeça um iPad + controlador bom é melhor que qualquer mid-level de longe!

Abraço, obrigado a todos pelos comentários!

JeanCarlo
Veterano
# jul/13
· votar


Olha, realmente, esse esquema da válvula é decepcionante mesmo... Não, não tem condição de ficar achando a regulagem toda vez q for tocar... confesso que achei que fosse não tão grave...

TrebleH
Veterano
# jul/13
· votar


KK KK KK KK KK KK

Acho que o Korgman vai surtar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

(brincadeiras a parte...)

É uma pena... achei que seria um instrumento muuito impressionante e de excelente qualidade :/

Casper
Veterano
# jul/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Quanto mais conhecemos, mais fácil fica achar problemas
e falhas em instrumentos, que alguns achariam "perfeitos".
Eu consigo achar imperfeições em todos meus instrumentos.
E isso é muito bom. Deslumbre é uma coisa que
só atrapalha.

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


Casper
Com toda certeza Casper, temos que reconhecer as qualidades e defeitos de nossos instrumentos e eu costumo fazer isso com muita propiedade em meus reviews, principalmente quando se trata de um instrumento meu. Sábias palavras!

JeanCarlo
Acredite... É grave! Heheheheheh!

TrebleH
Eu até acho que ele é um usuário que ajuda muita gente aqui no fórum, mas ele defende qualquer coisa da marca com uma intensidade que pra mim extrapola o uso comum do fórum e quase vira um local de marketing gratuito... se ele comentar neste tópico (o que sou 100% a favor), tenho certeza que colocaria rocentos vídeos ou tentaria me provar do contrário e que a " Korg é muito foda".

As vezes se comporta como flaming/spam..... mas o cara realmente fica aqui à disposição de muita gente inconveninente também, que nem lê um manual, isso então seria o mínimo que ele poderia receber em troca.


É isso aí galera... tinha certeza que esses comentários que fiz renderiam algum assunto...

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz
Olha isso que vergonhoso!!!!!!!



fernando tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


o chiado é foda
lembra os teclados das décadas de 80/90 com chiado na amostra

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Foi as opniões do Arthur Joly mesmo que eu tinha visto por aí. Vergonhoso esse synth hein! E pior que ele importou e pagou uma nota de imposto.

TrebleH
Veterano
# jul/13
· votar


silvG8

Será que o outro n tinha algum defeito não? ou estava com alguma configuração diferente...

A diferença é muuuuuuuuito gritante...

Qual a razão disso?

Berg Varela
Veterano
# jul/13
· votar


silvG8

Esse vídeo comparando os 2 MS-20.

Quando eu postei o projeto Legacy Collection I para JUPITER-80,os sintetista e puristas caíram matando em mim e varias criticas ao projeto.

Sinto muito aos que gostam da marca e que por sinal,adoro esses teclados tipo MS-20.

Mas o som ta muito pior que no LEGACY COLLECTION,sem falar no chiado.

Não entendo como a tecnologia de hoje não consegue recriar os sons desse MS-20,engraçado,se esse novo MS-20 é assim,avalie o MS-20 do meu KRONOS,não deve ser nem parecido.

Casper
Veterano
# jul/13
· votar


Caro silvG8:

No review do Sonic Lab (que eu considerava honesto), a
diferença não parecia tão gritante:



Mesmo as ondas pareciam ok, mas a quadrada é realmente
bem diferente. Teria o Arthur Joly um produto defeituoso em mãos?

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


TrebleH
Não diria que é defeituoso... acho que o que ele fez de diferente e que "cagou" o som foi o fato de usar monitores com os dois equipamentos no volume máximo. Quando gravam as coisas com interfaces de áudio com tudo bonitinho a coisa fica com toda certeza diferente.

Berg Varela
O projeto do JP-80 só pecou em uma coisa... o problema não é o "peso" ou falta de peso nos sons e sim uma mal programação quando se compara A vs B. Não querendo ser metido, mas acho que eu conseguiria imitar os sons melhor se tivesse os equipamentos na mão. Acho que a Roland está com péssimos funcionários para criar sons.

O som do MS-20 é realmente decepcionante. Tenho certeza que a versão virtual se parece muito pouco com a coisa real e é mais para emular o original em termos de interface e possibilidades. Infelizmente nunca tive e provavelmente nunca terei oportunidade de colocar as mãos em um verdadeiro MS-20.

Casper
Eu vou ver o vídeo aqui agora... não acho que o MS-20 do Joly é defeituoso. Acho que o lance é que ele comparou nos monitores e não em fones, e com o volume no máximo. Vi muita gente falando que o chiado aumentava muito se deixasse o volume acima de 70% do máximo... meio bizarro né??

Eu considero o review do Sonic Lab honesto também. O Nick é um cara que entende muito de muita coisa e proavelmente faz os melhores reviews que tem na internet. De qualquer forma, não acho que ele teria coragem de falar abertamente tudo o que acha sobre cada equipamento que recebe, simplesmente porque acabaria parando de receber as coisas. :)

Vamos ver no que o vídeo do Joly vai dar..... as vezes aparece alguém com um sugestão de que ralmente o equipamento é defeituoso.

silvG8
Veterano
# jul/13
· votar


Casper
Pelo review dele, o som realmente é similar e não tem todos os chiados visto no outro. Ainda assim não diria que é defeituoso o do Joly... diria que é uma tremenda diferença na qualidade de construção que existe entre os vários MS-20 mini. Alguns dão sorte, outros não.

Se isso existe em um empresa como a própria Moog, imagine em uma Korg, onde tudo é feito em larga escala e sem o mesmo controle de qualidade.

TrebleH
Veterano
# jul/13 · Editado por: TrebleH
· votar


Acho que só depois do Winter NAMM é que vamos realmente saber o rumo que o mundo das teclas vai tomar...

Yamaha parou no Motif.. e lança Mox (um projeto antigo.. e como sempre... baseado em motif!)
Korg tem o Kross (que pra mim já n chega tão bem... n tem nada de interessante...), o Krome (que n tem sample, perde mta coisa em relação ao Krome e é mto caro... ) e o Kronos... (além de seus clássicos M3, M50...)
Roland (ROLAND o que te aconteceu minha filha!!!): Se a Roland não acordar vai começar a virar chacota... lançamentos ridículos.. cheios de downgrade... Parou no FG... não faz nenhum synth bom e completo como o JG ou Xa para baixo custo (tem os Jupiter's... mas o custo benefício está mto aquém do aceitável... PQ O JUPITER 50 NÃO TEM SAMPLE?? Custa colocar?).. lança esses Bk's da vida... e teclados sem pegada...

Sem falar nos projetos fracassos... linha E (E-09), VIMA (LIXO), Juno Gi... tá bravo!

Tá tenso viu... espero que aconteça um milagre nessa Winter...

Casper
Veterano
# jul/13
· votar


Caro silvG8:

Verdade, o controle de qualidade pode ter falhado, o
escravo oriental da KORG® pode não ter recebido a ração do dia,
ou estava fazendo 20 horas extras seguidas, para pagar o leite a mais
que pegou para seu filho não morrer de fome, e nosso colega pode
ter recebido um produto fora de padrão.

Confesso que fiquei animado, quando ouvi sobre o
relançamento do MS20. Mas um relançamento, ainda
mais de um equipamento "sagrado", tem que ser perfeito,
ou então é melhor nem relançar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg King Korg - Impressões