Explorando ao máximo seu teclado - Capítuo II - Quantize

    Autor Mensagem
    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: J.Dionatan


    Percebam a situação: Após fazer uma gravação no seu Workstation ou na sua DAW você todo animado com seu trabalho vai ouvir o que gravou não é mesmo? Eis que para sua surpresa algo não está encaixando. E você nota que algumas notas ficaram fora do tempo. E agora??
    Aí que entra uma ferramenta muito útil e necessária para quem produz música. O Quantize.

    Quantizar uma música significa ( de forma bem simplista) colocar as notas em seus devidos lugares. Para exemplificar vou utilizar como referência o trabalho em um Motif XS, porém estes conceitos servem para todos os Workstations e também para os estúdios virtuais (DAWs como Cubase, Sonar, etc...)

    Vamos iniciar analisando um trecho todo feito em arpejo de Dó maior com as notas dó-mí-sol. Você ajusta o metrônomo para 60Bpm e compasso 4/4. Após o REC inicia a gravação. Agora se você tocar este arpejo uns 8 compassos seguidos e voltar a ouvir a gravação pode acabar percebendo que algumas notas ficaram deslocadas: QUANTIZE NELAS

    Para explicar o Quantize temos que entender como teclado enxerga a divisão do tempo. Digamos que o arpejo acima foi tocado com as notas em SEMICOLCHEIAS valendo 1/4 de tempo cada nota. Pois bem, enquanto nós fazemos a divisão da pauta em compassos e tempos o teclado faz a divisão em MEASURES, BEATS E CLOCKS!!!
    Cada Measure é 01 compasso. Cada tempo é 1 BEAT, então no compasso 4/4 temos 4 Beats por Measusre. Se fosse um 3/4 teríamos 3 beats por measure e assim sucessivamente.

    Agora vem o segredo do Quantize: A resolução é dada em CLOCKS. No caso do teclado utilizado minha resolução é de 480. Ou seja, entre um click e outro do metrônomo irão se passar 480 clocks. Agora veja a relação de Clocks por figura de valor:

    60 (fusa)
    80 (tercina de semicolcheia)
    120 (semicolcheia)
    160 (tercina de colcheia)
    240 (colcheia)
    320 (tercina de semínima)
    480 (semínima)

    Mas afinal o que tudo isto signica? Bom quando se usa um Quantize 240 por exemplo, as notas são limitadas a se situarem em clocks múltiplos de 240. Quando tocamos naturalmente cada nota pode sair em qualquer um dos Clocks certo? O quantize obriga as notas a cairem nos múltiplos do clock estipulado.

    Vamos voltar ao nosso exemplo. Existe nos teclados e DAWs uma lista de eventos. Afinal para o computador as notas são eventos distribuídos ao longo do tempo. Quando você abre o modo de edição das notas do arpejo você percebe que elas não estão corretamente divididas. Portanto os Clocks não sendo múltiplos significa que nossos ouvidos irão perceber as falhas. Quanto maior a diferença dos clocks mais se notará.

    Veja como fica nossa tabela antes do quantize ( estes valores podem ser conferidos na tela do seu Workstation ou na lista de eventos da sua DAW)

    MEASURE-------BEAT------- CLOCK----------NOTE

    -------01----------01-----------002--------------C3

    ----------------------------------114--------------E3

    ----------------------------------259--------------G3

    ----------------------------------359--------------E3

    --------------------02-----------005--------------C3

    No exemplo acima, as nota C3 deveria estar exatamente no clock 000. E 1/4 de tempo (beat) depois é que deveria aparecer a nota E3. Isso aconteceria no clock 120. Após usar o quantize o computador (PC, ou processamento do seu teclado) irá fazer a análise do clock real e colocará a nota no clock que ele julga o mais correto baseado na sua resolução. Vejam a nota E3, ela está no clock 114. Se você estipulou um Clock de quantize de 120 quer dizer que a nota só pode estar nos clocks 000 , 120 , 240 , 360 , ou 480 (que é o mesmo 000). Então a nota que está no clock 114 está mais próxima de qual Clock quantizado??

    Do Clock 120 claro. Assim que o processamento acontece com todas as notas. A nota G3 será alinhada com o clock mais próximo de 240. A E3 com o de 360 e a C3 do próximo Beat será colocada no 480 (000).

    Para chegar ao valor de Clock de quantize devemos analisar qual a figura de menor valor de nossa pauta, ou do trecho a ser aplicado.No nosso caso é a Semicolcheia e podemos usar um valor de Clock de 120.

    Após aplicar o quantize a nossa tabela fica assim:

    MEASURE-------BEAT------- CLOCK----------NOTE

    -------01----------01-----------000--------------C3

    ----------------------------------120--------------E3

    ----------------------------------240--------------G3

    ----------------------------------360--------------E3

    --------------------02-----------480(000)-------C3


    A análise de valor de Clock a ser ajustado no quantize é FUNDAMENTAL. Se colocar um valor de clock menor do que o da menor figura de tempo teremos um alinhamento errado. Se colocar um valor mais alto corremos o risco de também ter um deslocamento maior que o necessário.

    Assim, com tudo bem dividido atingimos a perfeição em nossa gravações !!

    obs: Para verificar a versão ilustrada deste post acessem:
    Blog O pianista

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    muito interessante ... mas e o músico na hora do "pega pra capá" ... como fica?

    como disse eu acho interessante, mas questiono a utilidade, isso não elimina a necessidade de estudo por tarte do músico.

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    J.Dionatan
    Interessante de fato amigo Dionatan! Ficou bem legal, inclusive o conteúdo no blog. Gostaria que tivesse explorado um pouco mais o lance de usar percentuais para aplicação do quantize (não me lembro o nome técnico disso… hehehe!).

    Bem legal e acho que vai ajudar muita gente que está começando ou até mesmo que nunca teve curiosidade de testar/usar isso nos próprios instrumentos.

    Parabéns!

    hbraga
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    J.Dionatan

    Bacana o tópico. Gostaria de acrescentar que o QUANTIZE pode ser aplicado parcialmente, ou seja, em percentuais (10%, 20%, 30%, etc.), dando uma humanizada na execução, pois do contrário a gravação pode ficar artificial.

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    hbraga
    Foi sobre isso que eu falei! :)

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Muito bom o tópico, vai sair um belo de um manual.
    O quantize é uma boa ferramenta.
    Principalmente para corrigir erros da parte do ritmo que ficam fora do compasso.
    Mas depois que se usa o quantize tem que dar uma humanizada e alterar as notas manualmente, variando nos compassos.
    É uma boa ferramenta mas se for utilizada de forma indiscriminada deixa a música robótica.
    Por melhor que seja os recursos do Teclado ou da DAW, a utilização do quantize pode gerar resultados imprevisíveis, e assim tem que ser usada com cuidado, mesmos a ditas humanizações via máquina não resolvem o problema, pois é máquina e jamais vai substituir a sensibilidade humana.
    Inclua uma parte sobre a humanização depois que se usa o quantize.

    hbraga
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    silvG8

    É verdade!! Você postou, enquanto eu estava escrevendo.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Esta ferramenta é muito útil em pós produção e gravações. Muitos produtores musicais não são músicos (não me apredejem por isto) mas sim artistas de outra forma. E me preocupei também com esta questão de não incetivar o automatismo. Afinal os melhores pianistas após muitos treinos, se submetidos ao quantize não fariam diferença e é nisto que temos que nos inspirar. Mas a ferramente existe e quando se quer montar uma sequencia decente acaba sendo muito útil.

    hbraga
    silvG8
    Adler3x3
    Agradeço os comentários e observações. No caso do Motif tem um recurso chamado QUANTIZE STRENGTH que tem como função "Ajustar a força da quantização (página 103 manual Motif XS) que atrai os eventos de notas do arpejo para os tempos de quantização mais próximos". Isto seria este ajuste mais humano como citado. Outro item que também tem referência no quantize é o SWING que cria um atraso nos contratempos para deixar a música com mais .... swing rsrs.
    Eu considerei sim incuir estes itens, mas como o blog é voltado para quem tá começando a usar a ferramenta achei que poderia gerar dúvidas. Prefiro criar outro tópico depois abordando estes temas incluindo também o fator VELOCITY nas gravações. Mas fico feliz com os comentários de vocês pois me ajudar a ver como os outros enxergam o assunto. E justamente por o nível de quem frequenta o fórum ser outro que coloco aqui este assunto.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    muito interessante ... mas e o músico na hora do "pega pra capá" ... como fica?

    se sabe tocar não muda nada
    mundo de estudio é diferente de palco
    hoje vejo quantize igual a auto tune pra cantor
    ao vivo se toca, sai alguma nota fora, trave, o cantor semitona.... mas é aceitavel
    o problema e você imortalizar esse deslize em alguma produção

    meu 01/w já dá pra quantizar na hora da gravação, então geralmente na hora de gravar bateria, já colocava um quantize de fusa já pra acertar
    pelo que lembro o sequenciador dele trabalha em 1/96, então coisas que você jurava que estava no tempo na hora de tocar você sentia alguma oscilação na hora de ouvir (ex: chimbal)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Muitos produtores musicais não são músicos

    agora vi uma utilidade interessante ... propor idéias reais, e não esboços sem sentido ... :)
    valeu!

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O Casper postou uma entrevista com o Roger Linn, explica muita coisa sobre o quantize e o swing das drum machines, vale a pena ler.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O Casper postou uma entrevista com o Roger Linn, explica muita coisa sobre o quantize e o swing das drum machines, vale a pena ler.
    Ótima entrevista, Obrigado ao Casper por mais esta contribuição.
    Apenas comentando um trecho referente ao assunto deste tópico. O Roger explica que para se implementar um bom Swing é necessário que se use o recurso quantize. Ou seja, a batida tem que estar perfeita para depois ser remodelada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Explorando ao máximo seu teclado - Capítuo II - Quantize