Explorando ao máximo seu teclado - Capítulo I - Assignables Pedals

Autor Mensagem
J.Dionatan
Veterano
# jun/13


Galera, retornando as atividades tecladísticas, e nada melhor que criando tópicos úteis. Vou começar uma série para explorar melhor os recursos de nossos keys. Começando por algo simples, que hoje em dia quase todos os teclados tem e que muita gente ignora: Pedais !!!

Pedais endereçáveis são pedais que podem assumir diferentes funções no seu teclado. O pedal mais comum é o chamado "pedal de sustain". Na verdade este pedal não serve apenas para sustentação das notas, mas sim serve como uma chave de contato. O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de luz, com retorno por mola. Em teclados que tem funções endereçáveis este pedal pode ser usado para:
- Ativar ou desativar um efeito
- Sustentação das notas (uso mais comum)
- Ligar ou desligar um ritmo
- Ligar ou desligar uma sequencia (comum em workstations)

Enfim, tudo que possa ser "feito ou desfeito" na maioria das vezes pode ter esta função atrelada ao "pedal de sustain"

Outro pedal mais complexo é o chamado "pedal de expressão". Que na verdade é um pedal analógico com 128 estágios de resolução. Ou seja, enquanto no pedal de sustain só temos 2 estágios (on ou off) no pedal de exp temos 128. Por isto ele pode ser usado para controlar o volume de seu teclado. Mas esta é a função básica dele, porém no seu teclado ele pode fazer muito mais. Veja, as funções que a roda de modulação, que o d-beam (Roland), que os faders, ou knobs, ou que você ajusta parâmetros via botões mesmo, podem ser feitas por ele.
Isto significa que você pode alterar a velocidade da Leslie por ele!! Ou abrir e fechar o cutoff. Até mesmo para ataque de metais, fazer um metal Fall ou normal apenas "pisando".
O pedal de expressão, somado ao de sustain, abrem um enorme leque para o tecladista.

Para ver quais funções estão habilitadas no seu teclado consulte seu manual.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13
· votar


O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de luz, com retorno por mola.

O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de campainha.

Outro pedal mais complexo é o chamado "pedal de expressão". Que na verdade é um pedal analógico com 128 estágios de resolução.

A resolução é definida pelo aparelho controlado, o pedal envia um sinal elétrico linear, que de acordo com o aparelho escala este sinal elétrico dentro dos valores 0 a 127.

Shadad
Veterano
# jun/13
· votar


J.Dionatan

enquanto no pedal de sustain só temos 2 estágios (on ou off) no pedal de exp temos 128

E quanto aos pedais sustain que têm suporte a função meio pedal? Eles também tem 128 "estágios", não?

Zebrão
Veterano
# jun/13
· votar


E quanto aos pedais sustain que têm suporte a função meio pedal? Eles também tem 128 "estágios", não?

Teoricamente são 3 estágios.

J.Dionatan
Veterano
# jun/13
· votar


Shadad
Os de meio pedal usam plugues P10 comumente chamados "estéreos". Então temos 3 opções de contato: 0, 1 e 2. Como o Zebrão falou!

_BLACKMORE_
Não quis confudir muito a respeito a de sistemas analógicos, mas para ficar bem claro quem define a resolução é o conversor A/D do equipamento como disse. Mas todos os teclados que utilizei tem no máximo 128.

Casper
Veterano
# jun/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro J.Dionatan:

Eu tenho dois pedais de expressão, que uso pouco como volume,
e hoje eles estão ligados quase que constantemente na
entradas CV do Moog Minitaur, um controla o filtro e o
outro o pitch.
É bem divertido, porque um atua como se fosse um wah-wah
e o outro atua como se fosse um Whammy. E sem usar
as mãos!

Acho que grande parte dos teclados permite redirecionar o pedal
de expressão para outras coisas diferentes do volume. É uma
experiência que sugiro todos fazerem.

waltercruz
Veterano
# jun/13
· votar


Tocar Hammond com pedal de expressão. É um detalhe pequeno que dá uma GRANDE diferença.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13
· votar


Tocar Hammond com pedal de expressão. É um detalhe pequeno que dá uma GRANDE diferença.

pequeno o caramba ... é essencial !!! :)

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


Grande J.Dionatan retornando com tudo, estava para vir aqui ilustrar um pouco seu tópico, mas estou na mesma que você a alguns meses hehe, meu 2 filho nasceu a 10 dias e está tudo uma loucura... mas hoje deu para escrever um material aqui

.....................................

Vamos lá.... não dá para falar de funções atribuíveis a pedais sem falar de algo muito importante CC, não, não estou com CC hehehe estou falado das famigeradas CC#s algo tão conhecido e tão inexplorado pelos que não gostam de EXPLORAR seu teclado ao máximo

MIDI CC#
Control Change Messages – Continuous Controllers

Vou escrever nesta sequencia MIDI CC, seu número, sua função e o que ele faz :
MIDI CC
0 Bank Select - Permite o usuário mudar o banco para seleção de patches. Via MIDI podemos acessar 16,384 patches por canal... só 262.144 no total

MIDI CC
1 Modulação - Um uso normal é o efeito de vibrato (pitch, loudness, brighness). O que vai ser modulado é baseado no patch

MIDI CC
2 Controle de Sopro (Breath) - Muito associado ao Aftertouch, originalmente a intenção era ser usado com controladores midi de sopro, pode ser usado como modulação também.

MIDI CC
3 Indefinido

MIDI CC
4 Foot Controller Usado com aftertouch, ele pode enviar um fluxo contínuo de valores com base em como o pedal é usado

MIDI CC
5 Portamento
Time Controla o tempo do Slide entre duas notas consecutives

MIDI CC
6 Entrada de Dados para MSB Controla valores para os parametros de NRPN ou RPN .
MIDI CC

7 Volume Controla o volume do canal, esse é muito batido hehe
MIDI CC

8 Balanço Controla o Pan em efeito Stereo
0 = left, 64 = centro, 127 = direita

MIDI CC
9 Indefinido

MIDI CC
10 Pan Controle similar ao Balanço mas para timbres mono
0 = left 64 = centro, 127 = direita

MIDI CC
11 Expressão Expressão é uma porcentagem do volume (CC7)

MIDI CC
12 Controle FX 1 Usado para controlar parametros de FX em Synths / Works

MIDI CC
13 Controle FX 2 Usado para controlar parametros de FX em Synths / Works

MIDI CC
14 Indefinido
MIDI CC

15 Indefinido
MIDI CC

16 – 19 Uso Variado

MIDI CC
20 – 31 Indefinido

MIDI CC
32 – 63 Controle LSB 0-31

MIDI CC
64 Damper Pedal /
Sustain Pedal On/Off switch para controlar sustain
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
65 Portamento On/Off Switch On/Off switch
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
66 Sostenuto On/Off Switch On/Off switch – Parecido com o Sustain, mas ele só sustenta as notas que estão pressionadas no momento em que o pedal é pressionado
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
67 Soft Pedal On/Off Switch On/Off switch
Abaixa o volume das notas tocadas
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
68 Legato On/Off switch, faz o efeito de Legato entre duas notas subsequentes
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
69 Hold 2 Outro jeito de segurar notas como Sustain ou Sostenuto , porem o fade se dá conforme a liberação do pedal

MIDI CC
70 Controle de Som 1 Usualmente usado para controlar a forma em que o som é produzido, por default fica como Sound Variation

MIDI CC
71 Controle de Som 2 Permite modular o VCF, por default fica em Ressonance

MIDI CC
72 Controle de Som 3 Controla do tempo de Release do VCA


MIDI CC
73 Controle de Som 4 Controla o Ataque de um Som

MIDI CC
74 Controle de Som 5 Controla o VCF Cut-off do filtro

MIDI CC
75 Controle de Som 6 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons

MIDI CC
76 Controle de Som 7 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons

MIDI CC
77 Controle de Som 8 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons

MIDI CC
78 Controle de Som 9 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons

MIDI CC
79 Controle de Som 10 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons

MIDI CC
80 Uso Variado CC On/Off switch
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
81 Uso Variado On/Off switch
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
82 Uso Variado On/Off switch
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
83 Uso Variado On/Off switch
0 to 63 = Off, 64 to 127 = On

MIDI CC
84 Portamento CC Controle Controla a quantidade de portamento

MIDI CC
85 – 90 Indefinido

MIDI CC
91 FX 1 Usualmente controla a quantidade de Reverb

MIDI CC
92 FX 2 Usaualmente controla a quantidade de tremolo

MIDI CC
93 FX 3 Usualmente controla a quantidade de Chorus

MIDI CC
94 FX 4 Usualmente controla a quantidade de Detune

MIDI CC
95 FX 5 Usualmente controla a quantidade de Phaser

MIDI CC
96 (+1) Data Incremento Usualmente usado para aumentar o RPN e NRPN em uma unidade

MIDI CC
97 (-1) Data Decrescimo Usualmente usado para diminuar o RPN e o NRPN emu ma unidade

MIDI CC
98 NRPN para LSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN

MIDI CC
99 NRPN para MSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN

MIDI CC
100 RPN para LSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN

MIDI CC
101 RPN para MSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN

MIDI CC
102 – 119 Indefinido

MIDI CC 120 to 127 são “Channel Mode Messages.”
MIDI CC
120 Som Off Muta todas as notas

MIDI CC
121 Reset All Reseta tudo para Default

MIDI CC
122 Local On/Off Switch Muda a conexão interna do midi de um teclado, usado com computador para não sair notas duplas

MIDI CC
123 Todas as Notas Off Muta todas as Notas porem mantem o Release e o Sustain

MIDI CC
124 Omni Mode Off Omni Off

MIDI CC
125 Omni Mode On Omni On

MIDI CC
126 Mono Muda o aparelho para monofonico

MIDI CC
127 Poly Muda o aparelho para polifonico

UFA FIM de MIDIS CCs

Os feras ainda podem atribuir funções aleatórias para os CC Midi Indefinidos, que são 3, 9, 14-15, 20-31, 85-90, 102-119

Ou seja as possibilidades são inúmeras, para mim são muitas mais do que eu posso pensar e os CCs podem ser usados não só com os Foots Mas também com qualquer tipo de controle via Midi, Pads, Slides, Knobs, e o que mais imaginar

CC é mega importante para quem usa Synths MESMO de verdade, e Works cheios de marra

Eu recomendo a Roland FC300, uso e faço miséria com os pés, sem ao menos tocar em nada no teclado, mais tempo para se preocupar com as notas sem tirar as mãos para nada

Ao pessoal quem tiver inclusões a fazer manda bala agora hehe
e me digam e aí, alguem usa alguns CCs mais exóticos ou atribuem funções aos Undefineds ??

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro Edson Caetano:

Bem vindo de volta, Mestre!
E novamente parabéns pelo novo herdeiro!

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


Casper
E ainda estou correndo contra o tempo para matar 2 Jams aí do Old Master Casper hehehe

Voltando aos CCs, tem controle que controla, claro hehe, VCF... aí pergunto, algum analógico 100% pode entrar no mundo midi para ter o controle de voltagem nos pés??

Imagino que sim... mas como o Sr está mais habituado com estas maquinas, fica a deixa

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro Edson Caetano:

Que eu saiba, todos os Moogs e todos DSI atuais
são 100% mapeados via MIDI. E a maior parte
dos analógicos tem entrada CV/Gate, onde uma
tensão de 0 a 5V, ou 0 a 10V pode controlar
qualquer parâmetro que se desejar.

J.Dionatan
Veterano
# jun/13
· votar


Edson Caetano
Primeiro, parabéns pelo novo tecladista no mundo (ou alguém duvida disso? rsrs). Criança gera trabalho, mas a felicidade é infinitamente maior.

Segundo, que complemento em meu post hein? Posso dizer que eu cruzei e você cabeceou para o gol. Muito legal mesmo e bem simplificado a função para facilitar para a gente. E esta Roland FC-300 é de fazer a gente chorar de vontade!!!

Casper
Valeu pelos complementos sobre analógicos, isto eu não tinha idéia.

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


Isto significa que você pode alterar a velocidade da Leslie por ele
Ou abrir e fechar o cutoff

são duas coisas que já fiz no 01/w
a do cutoff certa vez pedi pro técnico fazer uma caixinha com um potenciômetro (ele mediu antes pra ver que como a saida se comportava e ter o potenciômetro certo)
eu deixava a caixinha em cima do teclado

J.Dionatan
Veterano
# jun/13
· votar


fernando tecladista
Muito legal esta do potênciometro

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caros fernando tecladista :

Eu tenho uma caixinha que deve ser parecida com a sua:

http://i41.tinypic.com/oiamwk.jpg

Para alguns parâmetros, um potenciômetro é essencial.

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


Casper
Eu tenho uma caixinha que deve ser parecida com a sua:
é bem por ai
faz um bom tempo que não tenho mais, pensando bem acho que até vou encomendar outra

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13
· votar


eu fiz uma vez um cabinho para adaptar um pedal de volume como pedal de expressão ... fazem anos já .... e como estou precisando dar um up em meu set com o RT-20 ... acho que vou rever como fazer isso ... um pedal de volume como pedal de expressão ...

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


_BLACKMORE_
eu fiz uma vez um cabinho para adaptar um pedal de volume como pedal de expressão ...

você diz por exemplo como pegar um destes pedais de volume que tem uma entrada e uma saida do audio? e adaptar como se fosse aqueles que só tem um cabo

vou chutar que é algo como um cabo em Y porem um como a soldagem em um dos polos de cada ponta que entra no pedal
algo como o input do pedal ter somente um polo soldado, o da cabeça do p-10
e no outro que vai no output do pedal ter somente um polo soldado no que seria o terra do p-10
ou a ligação inversa disso, tem que saber qual é a via do conector da RT que sai o sinal

eu só fico meio pensativo com essas gambis de no caso o pedal ou potenciomentro dar um valor maior do que recebe e queimar o teclado (acontece isso ou por ser passivo só valores abaixo?)

Greenwood
Veterano
# jun/13
· votar


J.Dionatan

Muito bom o tópico.

Eu uso o pedal basicamente para modular, mas já utilizei como aumento dos agudos, aumento da velocidade da leslie e hoje estou usando como pitch em uma música específica, já que ando com as duas mãos ocupadas.

Edson Caetano
MIDI CC 32 – 63 Controle LSB 0-31 ... MSB

Alguém poderia falar um pouco mais sobre estes dois negócios... LSB e MSB?

neto souza
Veterano
# jun/13
· votar


Gostei do tópico , a galera poderia falar sobre as configurações que fizeram no key e ficou interessante. Tenho um xf6 e até hj, não conseguí fazer quase nada com ele, tenho dificuldade até para achar alguns timbres. Tenho interesse em saber se tem possibilidade de trocar timbres via pedal simples, usar um para sustain e outro para mudar timbres alguém pode me dar uma luz? tipo, usar um piano e em determinada parte da musica fazer uma mudança não brusca para orquestral. Obgd galera.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


fernando tecladista

você diz por exemplo como pegar um destes pedais de volume que tem uma entrada e uma saida do audio? e adaptar como se fosse aqueles que só tem um cabo
sim

vou chutar que é algo como um cabo em Y
não é bem um cabo Y ... mas se vc entender mais facilmente assim, é válido

eu só fico meio pensativo com essas gambis de no caso o pedal ou potenciomentro dar um valor maior do que recebe e queimar o teclado
se acha que é gambi não use sua caixinha de cutoff ... ou então conheça eletronicamente o que é um pedal de expressão, um pedal de volume e as próprias caixinhas adaptáveis de cutoff e toda essa mística que existe entre knob, faders, modwhell, pitch e tudo mais que seja aplicável.

nada pessoal, aliás, vc é um dos caras que mais gosto de aprender por ser sensato e inteligente, mas eu não gostei de ver meu trabalho sendo chamado de gambi ...

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13
· votar


Alguém poderia falar um pouco mais sobre estes dois negócios... LSB e MSB?

já possou da hora, e esta eu vejo como "deixa" para abrir um novo tópico explicando o que é isso, pois MSB e LSB são parâmetros que se controla muito mais do que apenas um "pedals" ...

fernando tecladista
Veterano
# jun/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


_BLACKMORE_
mas eu não gostei de ver meu trabalho sendo chamado de gambi ...
blz, não foi no sentido pejorativo, nem chamei o teu trabalho disso, eu disse isso da minha ideia do cabo em Y
é que gambi é como chamo minhas invenções, e chamo minha sala de música de sala de tralha, como as vezes chamo o meu gambitt de matusalem e o meu D-20 de gagá devido as zicas que ele dá

não use sua caixinha de cutoff ...
quando pedi pra montar a minha, testamos alguns potenciometros e faders usados em teclados, alguns não abrangem a mesma extensão de outros, não falo da curva (linear ou logarítmico) mas enderecei a entrada de pedal para o parâmetro "data entry", então alguns modelos, não zeravam, outros não chegavam a 127

Rick Pac
Veterano
# jun/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


A diferença funcional do CC07- Volume para o CC 11 - Expressão.


Se você prepara uma Performance ou Combi ou Layer desta forma :

Ch01 - Piano - Volume 100
Ch02 - Strings - Volume 090
Ch03 - DXPiano - Volume 080

Se você determinar CC 11 ( Expressão) no pedal, quando você usá-lo ele preserva a proporcionalidade dos volumes. Totalmente apertado a proporcionalidade fica a seguinte :

Ch01 - Vol 127
Ch02 - Vol 117
Ch03 - Vol 107

Desapertado , ficaria o seguinte :

Ch 01 - Vol 20
Ch 02 - Vol 10
Ch 03 - Vol 00

Se vc determinar o volume CC07 para o pedal, ele simplesmente passa a régua nos valores , igualando-os, isto é :

Totalmente apertado :

Ch01- 127
Ch02 -127
Ch03- 127

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


fernando tecladista

blz, não foi no sentido pejorativo, nem chamei o teu trabalho disso
a conversa pura e fria dos textos em internet é algo muito perigoso, me esforço ao máximo para não deixar claro que o que eu digo é realmente o que eu digo, sem outras interpretações. Nos conhecemos a muitos anos e nem todo esse contato não diminui o perigo da interpretação dos textos de nossas conversas.
Fica tranquilo, como falei, vc tem bonsenso ... é sensato. E bora tocar a vida. abraço!

Greenwood
Veterano
# jun/13
· votar


Rick Pac
A diferença funcional do CC07- Volume para o CC 11 - Expressão.


Legal a sua explicação!!! Eu trabalhava como se fossem iguais...

_BLACKMORE_

já possou da hora, e esta eu vejo como "deixa" para abrir um novo tópico explicando o que é isso, pois MSB e LSB são parâmetros que se controla muito mais do que apenas um "pedals" ...

Ok, então eu vou abrir um tópico específico para estes dois "negócios"...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/13
· votar


Dependendo do que você toca, este pedal é muuuuito útil. Toco numa banda tributo ao Pink FLoyd e preciso sempre estar alterando efeitos, e com as mãos ocupadas não dá pra ficar confiando todo o tempo na roda de modulation.

Parabéns pelo tópico.

silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


Casper
Curiosidade minha...... posso usar qualquer pedal de expressão com meu Moog?? Fico com receio de existir alguma diferença entre os que lidam com CV e os que são basicamente MIDI, como os Roland da vida.

Tem como explicar um pouco mais sobre isso?

Já quis comprar um pedal Moog, mas minha namorada não conseguiu achar nos EUA.

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro silvG8:

No Minitaur eu já coloquei uns 3 diferentes e todos funcionaram.
Mas eu testei um uma vez em um equipamento BOSS e não funcionou.
Fui entender lendo o manual: alguns equipamentos não lidam
bem com pedais com valores de potênciometro de valor abaixo de 20K.
Os que eu tenho em casa são de 100k e 500k.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Explorando ao máximo seu teclado - Capítulo I - Assignables Pedals