Hammond - técnicas básicas para quem realmente quer aprender

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_


Estando um bocado farto desta constante monótona que todos os fóruns estão se tornando, basicamente dúvida sobre equipamentos, eu compartilho o compartilhado pelo grande camarada Hammondêro Mr Mojo lá na SynthBR!!!
Um tutorial básico para quem quer noção do que é hammond nos dedos !!

http://www.youtube.com/playlist?list=PL0A455BF0C61CD58F

Esta é uma palhinha, e é altamente recomendado que vocês comprem o material físico em sua loja de preferência, pois nem só de vento vive o homem!
Aproveitem e estudem, pois equipamento apenas não é garantia de boa música!!

PS.: já estou fazendo a minha parte! 3horas de dedicação hoje, quero ver é o sono amanhã não me dominar!! :)

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro _BLACKMORE_:

Material muito interessante. Hammond tem um
som muito envolvente e hipnótico.

Obrigado por compartilhar.

hbraga
Veterano
# jun/13
· votar


_BLACKMORE_

Valeu!!!

Tiago Correia
Veterano
# jun/13
· votar


Estando um bocado farto desta constante monótona que todos os fóruns estão se tornando, basicamente dúvida sobre equipamentos (2)

_BLACKMORE_

Excelente tópico! Parabéns e bons estudos.

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


Excelente tópico! Parabéns

:D

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Casper

Hammond tem um som muito envolvente e hipnótico.

por causa dele eu deixei a guitarra de lado! ainda não tenho a destreza que gostaria ... mas tenho atingido meus ideais até o momento.


Todos

Não mereço agradecimentos ... até pq não tive trabalho nenhum em pesquisar, o colega Mr Mojo que indicou e eu apenas compartilhei por ter gostado. Agradecimentos devem ser para ele e principalmente para o autor do material, o Keith Appleton que de uma forma clara e objetiva fornece dicas muito valiosas para atingir uma sonoridade peculiar neste intrumento fascinante !!!

apaixonados por teclado
Veterano
# jun/13
· votar


valeu brother!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/13
· votar


Muito foda!
Eu queria tocar assim, infelizmente só aprendo na inércia e tentando escutar bastante.!

Vou assistir!

TheRover
Veterano
# jun/13
· votar


Esse Hammond é um instrumento que você assopra e toca, ou um órgão digital?

silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


Só pra dar as caras aqui, apareço pra dizer que esses vídeos são MUITO BONS!!! Já assinei o canal desde o dia que foi compartilhado no Synth-BR pra não perder o nome/link.

Valeu por compartilhar aqui também!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/13
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Muito foda!
Eu queria tocar assim, infelizmente só aprendo na inércia e tentando escutar bastante.!

para isso (tocar assim) existem os vídeos ... assim ajuda a você entender como algumas coisas são feitas e pode estudar de forma mais eficaz.

TheRover
Esse Hammond é um instrumento que você assopra e toca, ou um órgão digital?
este do vídeo é analógico (sonho de consumo), mas com órgãos digitais como tokai, roland, nord, suzuki vc aplica isso da mesma forma

silvG8
Só pra dar as caras aqui, apareço pra dizer que esses vídeos são MUITO BONS!!! Já assinei o canal desde o dia que foi compartilhado no Synth-BR pra não perder o nome/link.
tá aí uma coisa que não fiz ... vou fazer para não o perder !!!

abraço à todos!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jul/13
· votar


Aproveitando o gancho:

Tecladistas, quando vocês tocam orgão nos seus teclados, ativam o efeito Leslie pelo pedal de Sustain ou pela alavanca de Modulation? Ou outra forma? Justifique.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


justificar pq? prova de escola?? hahahaha tá bom ... vou responder como vc pede, mas este tipo de pergunta é um pouco chata.

Penso que é o seguinte ...

1 - ativo com a mão, quando tenho técnica suficiente para tal ... seja nos eletrônicos modernos qto nos analógicos antigos ;
2 - ativo com o pedal quando uso instrumento digital e a música permite ;
3 - gosto de usar a mão, pois dá mais realismo técnico;
4 - gosto de usar o pé pois dá mais dinâmica e aumentar a gama de timbres e sons ao mesmo tempo.

bom ... podem haver mais dezenas ou centenas de motivos, mas é muito relativo e particular de cada um.
Atualmente eu uso no pedal, mas estou me habituando a usar a mão pois consegui um timbre que procuro a tempos e estranhamente nunca havia tentado.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# ago/13
· votar


_BLACKMORE_

AChei este tópico, tinha perdido ele!!

Sim... eu só tinha curiosidade para saber como a galera faz. Pq eu já vi em vários VSTS que isso (a Leslie) é ativado pelo Modulation (CC#1). Mas recentemente peguei uns samples pra Kontakt e a parada é ativada pelo sustain (e logicamente não tem como usar o pedal para seu motivo original).

Eu estou em sentindo melhor utilizando o pedal agora. QUANDO eu tinha de tirar a mão para ativar a Leslie eu perdia esse tempo tocando ou tinha que usar o Sustain, que originalmente não tem nos Hammonds né.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13
· votar


u estou em sentindo melhor utilizando o pedal agora. QUANDO eu tinha de tirar a mão para ativar a Leslie eu perdia esse tempo tocando
achou o seu jeito então ... bacana.

usar o Sustain, que originalmente não tem nos Hammonds né.
olha, eu só tenho experiência visual com 3 modelos ... um B3 em uma feira da música, um X5 em uma loja da Teodoro Sampaio e já toquei em um PortaB a muitos anos atrás, e o pedal que eles tem pelo que me lembro são de expressão. Mas eu já vi nego "vivido" jurar de pé junto que Hammond tem pedal de sustain igual de piano ... eu duvido, mas com tem tanto nego sabido por aí ... melhor eu ficar na minha.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# ago/13
· votar


_BLACKMORE_
Seria o Sweel esse pedal contínuo? O ativador de Leslie original não conheço, mas imagino sendo algo como um pedal de sustain, vc pisa e o motor começa a girar doido lá com os falantes.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Aleciano Fuckin Roses

Seria o Sweel esse pedal contínuo?

este pedal, que inclusive é visto em inúmeros vídeos, é um tipo de controle expressão aumentando e diminuindo o volume sonoro do instrumento, e que também controlava o quanto de drive se ouvia no som ... isso é possível perceber e ver em alguns vídeos do mestre Jon Lord.

O ativador de Leslie original não conheço, mas imagino sendo algo como um pedal de sustain, vc pisa e o motor começa a girar doido lá com os falantes.

A famosa caixa Leslie não é um acessório original Hammond, é um acessório de outra empresa, e até onde sei era ativado originalmente por um botão tipo alavanca chamado de Half Moon que era fixado na frente dos teclados, veja na foto.

http://www.b3guys.com/images/product_imgs/388.jpg

detalhe do acessório

http://farm4.static.flickr.com/3576/3513802938_92211c8c3a.jpg

Alguns proprietários de Hammonds tinham 2 destes, um para cada conjunto de teclas como na foto abaixo.

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/hammond-a100-253875.jpg


Como essa foi uma parceria de sucesso, com o tempo e melhoria da tecnologia e a invenção dos cloneweels a simulação da Leslie foi incorporada ao instrumento e nos aparelhos um botão para esta função, mas como disse, Leslie não é originalmente um acessório Hammond.

R Santiago
Veterano
# ago/13
· votar


Aleciano Fuckin Roses
_BLACKMORE_

Pois é o Hammond não tem pedal de sustain. O que ele tem é um pedal de expressão. Que seria uma espécie de pedal de volume. Inclusive só p ilustrar o meu OB3 não tem entrada de pedal sustain. Ele tem entrada de pedal de volume. P segurar o som é no dedo. Ai entram as técnicas em ação.hehe
Em relação a Leslie tem uma chave que instala no próprio Hammond p acionar. Eu outro dia vi no mercado livre um pedal da Leslie para acionar. Se vcs pesquisarem acho que ainda tem p vender. Acho que é coisa mais recente ai não saberia dizer..

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# ago/13
· votar


Sim, eu tava ligado que a Leslie não vinha junto do hammond. Quando falei "original" me referi a forma de acionamento dela mesmo, usando com guitarra, orgão, bateria, microfone, tambor, flauta, o que diabos fosse =P

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13
· votar


só p ilustrar o meu OB3 não tem entrada de pedal sustain.
tá ai algo que eu não sabia ... :)

Eu outro dia vi no mercado livre um pedal da Leslie para acionar
Eu vi certa vez em uma loja da Teodoro Sampaio um "pedal" Hammond ... mas os vendedores só o queriam vendê-lo pois não sabiam o que aquele pedal fazia e nem se funcionava!!

Se vcs pesquisarem acho que ainda tem p vender. Acho que é coisa mais recente ai não saberia dizer..
Só vendo ... mas me arrisco a dizer que se tiver caixas enormes é antigo ... se for algo menor é mais moderno.

Mas uma coisa é necessário esclarecer ... o ligar e desligar de uma Leslie é basicamente através de contatos ... e mesmo em elétrica era possível montar circuitos para serem acionados com os botões chamados de footswitches :) ... mas como falei, eu não sei se é original e nunca vi Leslie com acionamento através de foot, já vi a caixa da Meteoro com este acionamento ... mas Leslie não. :)

R Santiago
Veterano
# ago/13
· votar


só p ilustrar o meu OB3 não tem entrada de pedal sustain.
tá ai algo que eu não sabia ... :)

Pois é.. mas vou dizer... foi ai que aprendi algumas técnicas para fazer o sustain hehe
Em relação ao pedal Leslie é esse aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495630652-leslie-hammond-v intage-pre-amp-_JM
Na verdade é um preampi deve ser show de bola :))

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Veja ... este pedal é apenas um pré amplificador para ser utilizado junto com a caixa Leslie ...

http://deaf-eddie.net/tdpri-drawings/combo_preamp_brochure.jpg

R Santiago
Veterano
# ago/13
· votar


humm é ai só com a caixa mesmo..

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13
· votar


Eu tenho em algum lugar em meus backups, todos os esquemas elétricos e desenho de uma caixa Leslie e até gostaria de fazer uma ... mas qdo lembro que moro em apartamento ... que não teria como levá-la em eventos ... e que seria apenas mais um projeto iniciado e que depois de finalizado ficará acumulando poeira ... desisto.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# ago/13
· votar


UP!

Essas vídeo-aulas são muito legais! Eu assiti várias e realmente tudo que ele passa você já escutou em algum lick do Keith Emerson ou em algum outro rockeiro/blueseiro/jazzeiro.

Nas próximas vezes vou assistir com o teclado de lado pra aprender as passagens!

Mas novamente, recomendo bastante, é lindo!

Link delas aí novamente para os preguiçosos: http://www.youtube.com/playlist?list=PL0A455BF0C61CD58F

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/13
· votar


Eu assiti várias e realmente tudo que ele passa você já escutou em algum lick do Keith Emerson ou em algum outro rockeiro/blueseiro/jazzeiro

ouço um bocado disso tb nos licks do Ken Hensley (Uriah Heep) ... como diz um camarada ... hammondero tem que saber destas coisas!! :)

Gus79
Veterano
# set/13
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Tecladistas, quando vocês tocam orgão nos seus teclados, ativam o efeito Leslie pelo pedal de Sustain ou pela alavanca de Modulation? Ou outra forma?


Eu prefiro no aftertouch. É totalmente herético, mas eu gosto.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# set/13
· votar


Gus79
Interessante isso. Acho que o prejuízo pra você é quando precisa ativar a leslie enquanto se está fazendo alguma passagem. Tipo de uma parte da música que não tem leslie para outra que terá leslie direto.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/13
· votar


Eu prefiro no aftertouch.

me diga... e como funciona deixar a leslie ligada durante um solo?? e a aceleração e desaceleração como fica?

maestro fagundes
Membro Novato
# nov/13
· votar


[EDITADO PELO MODERADOR]

Regras do Fórum Cifra Club

2. Respondendo tópicos

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hammond - técnicas básicas para quem realmente quer aprender