Pensando em começar à Tocar

    Autor Mensagem
    zninhoz
    Veterano
    # mai/13


    Bom galera, sei que não pesquisar tanto é uma falha minha, mas a maioria desses tópicos é falando sobre os instrumentos detalhadamente.

    Serei franco, ultimamente despertei interesse em piano, porém eu tenho um conhecimento nulo em música de maneira geral.Certa vez tentei tocar guitarra, mas como nunca fui tão chegado ao som de Guitarra, não levei pra frente.

    Não conheço o instrumento, minha cidade não possui instrutores de piano (até agora não achei), então pensei em estudar sozinho, mas não sei por onde começar.Na guitarra me lembro que usava tablatura, porém piano se usa principalmente as partituras, oque não tenho o menor conhecimento.

    Portanto, seria um pedido conjunto de como estudar partituras, qual o primeiro instrumento à comprar para treino (oque só pretendo fazer após aprender sobre as partituras).

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sei que não pesquisar tanto é uma falha minha

    Tem razão é uma falha que pode te prejudicar muito.

    - Para estudo pode optar por um yamaha psre 333 (R$ 650 a R$ 800) que já te garante.

    - Curte mais bandas ou quer tocar sozinho?

    -Você pode iniciar por acordes da mesma forma que o violão/guitarra. E aprender acompanhamentos padrões (rítmos) como as "batidas" de quem aprende violão.

    - Ao mesmo tempo pode aprender partituras. É algo demorado tem que ser gradativo. O psre 333 é um dos muitos teclados de acompanhamentos automáticos então você pode usá-los quando estiver tocando solo ou então tocar optar por tocar à maneira de um pianista mesmo.

    Bom, nesse contexto procure desenvolver sempre: melodia, harmonia e ritmo. Isso para qualquer intrumento. Pois desta forma você estará apto para tocar solo ou em conjunto.

    E pesquise tem muita coisa interessante aqui e na web.

    zninhoz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Obrigado por responder Tiago.

    Respondendo oque você me perguntou.Particularmente estou procurando tocar com bandas.Quanto à estilo musical, gosto bastante de música clássica e Jazz.Ambos ficam meio vazios no solo (eu acho).

    Acho que o melhor seria começar pela prática junto com estudos né?

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ah sim,

    É muito bom estudar Erudito + Jazz é um padrão que tecladistas/pianistas seguem para dominar técnicas (escola erudita) e harmonia através do estudo aplicado ao jazz (escola popular).

    Ambos ficam meio vazios no solo (eu acho).

    Porque o solo (piano) na música é um "UFC". Tem que levar várias habilidades para o tatame. E quanto maior o domínio de técnicas e ferramentas mais se tira a sensação de vazio.

    Então volto a repetir: foque melodia, hamonia e ritmo.

    Melodia: separe um livro para iniciante para aprender partitura. Pesquise no forum que tem muitas indicações.

    Harmonia: tem que aprender todos os tipos de acordes, e suas distribuições na mão esquerda e direita, estudando o jazz você se orienta quanto a isso a formaçao das estruturas de acordes. Se apoie também em um livro que fale de harmonia (Alex Gomes) estude e aplique no seu repertório.

    Ritmo: fazer aqueles exercícios de percepção rítmica, e extrair as "levadas" de vários estilos músicais mpb, jazz, bossa, funk, rock, cowntry etc. Ouça muitas músicas.

    Monte então seu repertório ex: umas 10 músicas para iniciantes variando os estilos. Você pode aproveitar aquelas que você já toca na guitarra.

    Reveze os dias da semana estudando um desses tópicos por dia. Tipo 20 min estudo + 20 min do seu repertório. Isso todo dia é um excelente começo.

    Sempre aprendendo e aplicando no repertório e malhando muito os dedos se não vai ficar uns 10 anos só nos blim blim blins e frustrado achando que não tem "dom".

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Tiago Correia cara.. vc seria um otimo professor auahauha blin blin sem dom.. eu pasei por essa depressao ja

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Como se aprende a ler e escrever? Na escola
    Como se aprende de maneira correta, consistente, progressiva e gradual um instrumento musical? Na escola

    Se você é 100% leigo vai levar anos para tentar sozinho reinventar a roda, cara, procure, por menor que seja a cidade tem com certeza um professor particular

    Em poucos meses com assistência já estará tocando alguma coisa, sozinho vai passar muito tempo no blim, blim

    Opinião minha ok, mas uma dica muito importante, começa com um professor não vai se arrepender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pensando em começar à Tocar