Como tocar o acompanhamento sem me confundir com a outra mão?

    Autor Mensagem
    helinho1990
    Veterano
    # mai/13


    Olá pessoal, toco teclado há algum tempo e consigo tocar determinadas músicas facilmente (com ambas as mãos). Porém, me deparei com uma música (que amo por sinal), que está me dando uma dor de cabeça tremenda. A questão é a seguinte: na partitura aparecem as notas da clave de fá, ou seja, o acompanhamento com a mão esquerda, e as notas da clave de sol, que seria o vocal. Porém, não estou conseguindo tocar as duas claves juntas. Na mão esquerda, preciso tocar as mesmas notas durante toda a música, que são: D, F# e A, e na outra mão as notas vão trocando, obviamente. Porém não consigo me concentrar nas notas da música tendo que tocar o acompanhamento de forma uniforme.

    A música se chama Lullaby, do Tim Minchin. Aqui está a partitura: timminch.in/lullaby

    Alguém sabe alguma técnica ou algo do tipo que eu possa usar para melhorar?

    Obrigado desde já! =)

    catamilho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: catamilho
    · votar


    Oi,
    eu não estudei piano nem teclado, não aprendi nada no convencional tudo foi na marra na cara dura.

    Tem que ser teimoso, tem que repetir, vai tenteando que por incrivel que parça a mão esquerda vai se soltando e fica independente sozinha rs.

    Parece que o cerebro cria novos caminhos para esta ordem ir por um fluxo de informação separado sem contato com as informações da mão direita, so pode ser isso(falando como leigo que sou).
    Tem que ser teimoso persista de uma canseira no sei cerebro que ele desiste de ser economico e esbanja neuronios e cria outro meio de se virar rs.

    Eu passei pela mesma situação e a um mes mais ou menos a coisa deu certo, a mão esquerda se desvincilhou da direita, estou me sentindo um cara que toca alguma coisa agora rs.

    Abraços a todos.

    helinho1990
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Nossa cara, muito obrigado por sua resposta! Essa é a motivação que eu precisava. Ou melhor, a confirmação. Eu imaginava que a única forma é persistir até conseguir, mas agora tenho certeza.

    Parabéns pelo esforço e pela ajuda amigo! Abraços

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    helinho1990
    Pessoalmente, isso é algo relativamente simples de explicar, agora por texto a coisa muda completamente... nos primórdios das minhas aulas de piano tive uma professora de piano popular que me passou uma coisa bem básica e que ajuda.

    Vamos tentar!

    Quando você diz que tem que tocar as mesmas notas o tempo todo com a mão esquerda, imaginei os acordes que você citou sendo tocados em forma de arpejo. Acho que a maneira que todos devem começar é com uma música 4/4, tocando o acorde da seguinte forma: 1a - 5a - 8a - 5a repetidas vezes.

    No caso das suas notas, ficaria:
    D - A - D(8a) - A
    F# - C# - F#(8a) - C#
    A - E - A(8a) - E

    Treine somente isso repetidas vezes, até que saia praticamente no automático. Depois você pega praticamente qualquer música!!

    Boa sorte!

    helinho1990
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Muito obrigado pela resposta silvG8, mas tenho uma dúvida:

    Quando você diz para eu treinar essas notas em forma de arpejo, vs diz para fazer isso separadamente ou realmente tocando a música?

    Desculpe a ignorância.

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    helinho1990
    Trabalhe uma mão de cada vez..... primeiro treine bastante somente a mão esquerda, depois vá aos poucos adicionando a direita. Só pra saber, utilizei cifra, mas na verdade me referindo a notas, ok? Boa sorte!

    helinho1990
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Entendido amigo, muito obrigado... Vou treinar bastante ;)

    Mestre do Inferno
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Olá helinho1990
    Como vc não estudou piano, meu conselho é o seguinte amigo, primeiro esqueça a clave de fá, partique so a de sol primeiro deixe perfeita mesmo, quando vc ja estiver tocando sem errar,passe para a mão esquerda(clave de fá) treine somente ela até ficar no mesmo nivel que a de sol, depois treine as duas mãos juntas, vc vai perceber que mesmo as mãos fazendo movimentos diferentes uma da outra vc vai ter controle sobre ambas,bom espero ter ajudado boa sorte !!!!!

    helinho1990
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Muito obrigado pela ajuda pessoal, andei seguindo as dicas de vocês e já estou conseguindo tocar sem problemas. Realmente, a prática leva à perfeição!

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar o acompanhamento sem me confundir com a outra mão?