Improvisação - Deixe sua dica =)

    Autor Mensagem
    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13


    Bom galera, primeiramente, boa-noite!
    É o seguinte:

    Toco piano á 2 anos e pouco e entrei no mundo do improviso á poouco tempo. Depois de estudar MUITA harmonia e conseguir "bons" resultados, entrei no mundo do improviso para complementar minha base musical.

    E eu gostaria de simples "dicas", por exemplo:
    Diga algo que vc faz muito quando esta improvisando, um escala que você gosta de usar, fraseado, enfim....

    Vou deixar minha dica hehehe:

    Quando estou improvisando, gosto muito de usar a escala da relativa.
    por exemplo:

    O campo harmonico de C é:
    C7M || Dm7 || Em7 || F || G7 || Am || Bm(5b)

    A relativa é Am, pois é o sexto grau da escala e tem função dominante.
    Então, em certas musica, eu gosto de usar o blues emcima dela.
    Ontem na igreja eu toquei aquela musica "Solte o cabo da naú", e usei escala de blues de Lá Maior mesmo sendo ele menor no campo harmonico.

    Entao minha dica é essa, usar blues na relativa.(Somente em certas musicas, depende do estilo,ritmo etc...).

    Até mais galerinha! Flws!
    Fique com Deus!

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/304220/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues o sexto grau não possui função dominante e sim função tônica, ainda que fraca mas é de função tônica.
    No caso ai você usou a escala de Lá blues sobre o acorde de lá menor?
    Deve ter ficado bom sim, pois a blue note estava lá não é mesmo?
    Sem dúvida a escala blues é muito utilizado em igrejas já que os hinos, principalmente da harpa crista/cantor cristão geralmente são tocados sobre poucos acordes. Então sugiro o uso de pentatônicas sobrepostas( a penta do 5º grau sobre o seu 4º/ a penta de G sobre o acorde de C) e ainda a escala blues.

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Foi malz, viajei dizendo que o sexto grau tem funçao dominante ¬¬
    Boa a sua dica... porem ja a conhecia.
    Na verdade, nao sou muito fan de pentatonicas ehehehe.
    Eu gosto de usa mto tambem a escala menor harmonica quando estou em acordes de funçao subdominante e dominante.

    Por exemplo,
    To em F, ai eu uso a escala menor harmonia do IIm grau ( com adaptações)...
    Mas não é em toda musica que soa legal ://

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Agr esse negosso de blue-note kk eu n entendo :P
    Nao entendo mta coisa sobre blues, no blues eu apenas vejo a estrutura de Toms e Semi-tons e vou montando as escalas, pratico e me divirto :-)

    Nao conheço mta coisa de blues..
    Meu foco agora é Jazz

    Rs, meu nick é MesterBlues sendo q nem sou um tao bom com blues kkk
    O certo seria MesterJazz ou JazzMan :P

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    UP!

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues em relação á menor harmônica como seria a estrutura dessa escala? O exemplo que você deu, está em F (maior ou menor?) esse IIm seria de qual tonalidade, a ideia me pareceu muito boa porém não consegui visualizar a funcionalidade dessa escala.

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: tecladogospel
    · votar


    post duplo

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    tecladogospel

    Usei como o exemplo o campo harmonico de C Maior.
    F tem funçao de sub-dominante, e seu relativo é IIm7
    Então eu uso a escala menor-harmonica de Dm dando destaque as notas da tríade de F(F,A,C).

    A escala menor harmonica é T T ST T T ST (A sétima é menor).

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues > Agr esse negosso de blue-note kk eu n entendo :P
    Nao entendo mta coisa sobre blues


    O.o

    Hehe...

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara eu já to ficando chato, rsrsr!!!!
    Mas tipo assim a escala menor harmônica o desenho não seria assim: T ST T T ST T/ST ST, no caso da escala de D menor harmônica seria: ré mi fá sol lá si bemol dó sustenido ré?
    Vamos trocar essas informações para chegarmos em um denominador comum, valeu!!!!!

    Shadad
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Shadad
    · votar


    tecladogospel

    Você está certo e o MesterBlues está equivocado.

    MesterBlues

    A escala menor harmonica é T T ST T T ST (A sétima é menor).

    Amigo, não há a menor possibilidade de você estar correto fazendo essa afirmação. Essa escala você sugeriu não é sequer uma escala menor, é uma escala maior, mais precisamente a do modo mixolídio (V grau).

    Se começarmos essa escala pelo C, teríamos as notas: C D E F G A Bb C. Ou seja, C mixolídio, V grau de F. Mesmo se usássemos essas mesmas notas e começássemos a escala a partir do D, não teríamos a escala de D menor harmônica, e sim a de D menor natural (ou primitiva). A escala menor harmônica é caracterizada pela presença da 3ª menor (lógico) e do intervalo de 2ª aumentada entre o VI e VII graus. Na escala que você sugeriu não há intervalo de 2ª aumentada em momento algum.

    Escala de Dm natural: D E F G A Bb C D

    Escalada de Dm melódica: D E F G A B C# D

    Escala de Dm harmônica: D E F G A Bb C# D

    Reveja isso! :)

    EDIT: Exemplos das escalas.

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Shadad

    Dm menor melódica não teria o C#?
    Dm melódica é igual a escala do modo dórico? Esclareça isso aí pra gente por favor!!!!

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Não misture as coisas!
    Por favor!
    Nao meta modos gregos nisso ¬¬
    Quer saber estrutura de escalas ?
    Pesquise no google,estude harmonia e teoria.

    Mas esse topico nao é para duvidas, e sim para dicas!!

    Shadad
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    tecladogospel

    Corrigido. Valeu!

    Shadad
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues

    Não misture as coisas!
    Por favor!
    Nao meta modos gregos nisso ¬¬


    Amigo, acho você não tem noção do que está dizendo. Você chega aqui, cria um tópico, escreve um monte de coisas erradas e não quer ser corrigido nem admitir o erro? E como é possível falar de harmonia e improvisação sem mencionar os modos gregos? Você quer falar só de escalas? É isso? E por acaso os modos gregos não são escalas?

    Pesquise no google,estude harmonia e teoria.

    "Ta serto" (rindo)! Mas eu acho que é você quem está precisando consultar o Google ou ler algum livro básico de teoria musical, para pelo menos saber a diferença entre as estruturas das escalas maiores e menores.

    Mas esse topico nao é para duvidas, e sim para dicas!!

    Sinto muito, mas as suas dicas não estão servindo para muita coisa além de confundir os colegas iniciantes. Tome cuidado com o que você escreve e revise essas suas "dicas" antes postá-las aqui!

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues
    O espaço aqui é pra todos nós usarmos, porém aqui existem pessoas de diferentes níveis, pessoas que não sabem ao menos o que é uma escala maior ou menor, por isso o que formos postar aqui deve ser com propriedade e se escrevermos algo errado devemos aceitar o nosso erro e aceitar também a correção.
    Aos iniciantes que de repente estão visitando este tópico procure um bom livro de harmonia, Chediak, Ian guest por exemplo, e estude. Se não tiver um professor este espaço aqui é um bom lugar para tirar dúvidas e também tem pessoas boas para poder te ajudar.
    MesterBlues reveja os seus conceitos no que diz respeito a participar deste fórum e quanto a postar dicas aqui, serio firme e seguro no que está dizendo.

    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Aff, pelo amor de Santo Cristo.
    Se eu errei, eu ja me corrigi. Errar é normal.
    Más e agora, ja viram o titulo do topico ?

    DICAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nada de discuções, duvidas e etc..
    Ah e sobre o modos gregos, eu sou sincero, NÃO SEI MODOS GREGOS!
    Toco muito bem sem saber modos gregos. Pra mim eles nao fazem diferença nenhuma quando estou tocando/improvisando, enfim...

    Improvisar é improvisar! É pegar no instrumento e usar sua criatividade.
    Pra que esse negosso de escala pra cada acorde ?? Me parece monótomo. Acho que muitos aqui do forum acham que improviso é uma coisa reta, principalmente os iniciantes que tem ouvidos de prego... MÁS NÃO É! Improvisar é usar a percepção musical, criatividade e criar!! Da mente para as mãos.

    Pelo menos essa é minha visao. Esse negosso de escala pra cada acorde é bobeira. Minha propria mente cria uma escala na hora e minhas mãos fazem ela, é fluente.

    Improvisar não é um 'robô'.

    Claro existem tecnicas que 'AJUDAM'...
    Quando comecei a improvisar, só sabia as escalas maiores e menores naturais. Nao sabia nada de pentatonica,blues enfim... era pobre de escala. Mas eu conseguia improvisar muito bem, todo mundo batia-palma.
    Meu ouvido me dizia as notas que soariam bom na hora...

    Se vc nao tem uma boa percepção, entao nem pense em improviso agr.
    Vá aprender solfejo,treinar ouvido enfim...


    Esse topico é para dicas/tecnicas para ajudarem os novatos na improvisação.

    Shadad
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MesterBlues

    Más e agora, ja viram o titulo do topico ?
    DICAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nada de discuções, duvidas e etc..


    Cara isso aqui é um fórum. Você sabe o que a palavra "fórum" significa?

    Se você não que ver duvidas nem discussões, crie um site pessoal e poste essas suas dicas equivocadas lá!

    Pra que esse negosso de escala pra cada acorde ??
    Esse negosso de escala pra cada acorde é bobeira

    Se é essa a sua ideia de utilização dos modos gregos, é melhor você rever os seus conceitos e começar a estudá-los.

    NÃO SEI MODOS GREGOS!

    Percebe-se.

    Agora nos explique, porquê os modos gregos são monótonos, limitados e coisa de robô?
    Porquê a escala blues ou essa escala que você escreveu e nem sabe o nome não são monótonas e são tão criativas?

    Que diferença faz se uma pessoa chegar aqui e sugerir um modo em vez dessa sua "revolucionária" escala pentatônica?

    Eu, heim! É cada uma que me aparece por aqui!

    tecladogospel
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Só me resta ri!!!!!!!!!!!!!
    Vamos postar dicas pessoal pelo amor de DEUS.

    luisvicente
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Toco teclado a um bom tempo e nunca me dediquei muito a campos harmônicos etc, e entrei achando que teria dicas legais, então espero que se o pessoal poder dar aquela força, eu ficaria muito agradecido!

    Procuro por combinações de acordes, arpejos.

    Abraço!

    Obrigado a todos

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Improvisação - Deixe sua dica =)