Configurar Juno Di na mesa de som

    Autor Mensagem
    GuilhermeBck
    Membro
    # abr/13


    Bom pessoal, estou com um probleminha e preciso de ajuda.
    Eu conectei o teclado Juno Di na mesa de som com 2 cabos P10 sendo 2 canais, mas o som fica parecendo tecladinho infantil, um som irritante. Sei que não é o teclado, pois uso ele com o fone e fica filé.
    OBS: Eu coloquei o PAN corretamente (Saída R e L).

    Alguém pode me ajudar?

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    GuilhermeBck

    Bem vindo ao mundo dos Entry Levels...

    Bom, além do fato de ser um Entry, isso contribui com a piora da qualidade no PA em relação ao fone, você tem que analisar a qualidade do PA em si. (MM6 é um desastre quando se liga em PA, e é muito bom nos fones!) Pré-amp, amplificador, equalizador, resposta de frequencia das caixas.. .Resumindo: Se o som for barato, tá ai o problema. Se tem um negócio que a relação preço qualidade tá intrinsecamente ligada, na minha opinião, é PA, especialmente as caixas de som...

    (Claro, tudo que foi dito é meramente a minha opinião, baseada nas minhas experiências)

    Casper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caro GuilhermeBck:

    Faça da forma correta, use um direct box, é para isso
    que ele serve:

    http://www.radialeng.com/r2011/prod2.php

    GuilhermeBck
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Beleza galera, obrigado pelas dicas e informações. Eu vou dar uma analisada e tomar uma providencia a respeito.

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Casper

    Me explique melhor sobre esse DBox: li que ele "aquece e suaviza" o som. Vc tem experiência pratica com ele? Realmente faz um milagrezinho? Vale a pena ter isso, mesmo para equipamentos melhores?

    Casper
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Leo Vaz:

    Direct Box é necessidade. Faz principalmente duas coisas:

    1) Permite seu sinal atravessar grandes distâncias sem degradação;

    2) Isola o aterramento dos dois lados, evitando o temido loop de aterramento.

    Não importa muito o tipo de equipamento. A questão do
    "aquece e suaviza" acontece porque o acoplamento,
    quando é feito com transformador, fornece essa coloração
    no som, mas eu não chamaria de milagre. Eu estou planejando
    a montagem de um summing mixer com todas as entradas
    e saídas acopladas com transformadores da CineMag (ou Jensen).
    Eu tenho um CineMag com relação de 10:1, mas pretendo comprar
    alguns de 1:1 para as entradas e alguns balanceados para as saídas.
    Eu ia fazer com válvulas mas desisti da idéia.
    Vou colocando aos poucos os resultados, no fórum de gravação.

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Casper

    Quais modelos você sugeriria, encontrados no mercado no Brasil? Esse modelo citado aí em cima eu não encontrei na minha busca aqui na net.

    Casper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caro Leo Vaz:

    Procure alguma com transformador, que não seja Behringer.
    Eu sugiro a da Radial mesmo, sem medo.

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Casper

    Ainda na busca... Pode ser passivo? Tenho visto grandes diferenças de preco.

    Radial eu encontrei o modelo J48 por 600 pratas, ativo.obviamente terei q comprar 2, um pra cada canal né?

    Berg Varela
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    GuilhermeBck
    Eu conectei o teclado Juno Di na mesa de som com 2 cabos P10 sendo 2 canais, mas o som fica parecendo tecladinho infantil, um som irritante.

    Apesar de o JUNO-Di ser um ENTRY-LEVEL,eu acho que um DIRECT BOX não vai resolver o seu problema.
    Toco em diversos palcos com diversos DIRECTs diferentes e não vejo nenhuma magica ou o som do teclado melhorar.

    Procure melhorar o seu P.A. ou pode ser a acústica do ambiente,geralmente igrejas,templos evangélicos tem uma acústicas horríveis.

    Os preços de equipamentos de som com uma qualidade decente,custa muito dinheiro e geralmente algumas pessoas tentam economizar neste ponto e acontece esses casos,e quem leva a culpa é o pobre do ENTRY-LEVEL

    Compre caixas acústicas como JBL EON,Mackie SRM,RCF ART ou uma nacional como a ONEAL 2020ti,ótimo custo x beneficio,mas custa em torno de R$2200,00 e as importada mais caras ainda.

    Como pode ver,caixas boas,custa caras e deve ser levado em conta na hora da apresentação e impressão do som do teclado.

    Um simples fone de ouvido Philips que custa $50,00 reais tem uma qualidade excelente e se for passar esta qualidade pra caixas acústicas,gasta-se muito dinheiro pra conseguir a mesma qualidade.

    Casper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caro Leo Vaz:

    Antes de comprar, pegue um emprestado, stereo, ou um par (se for
    mono) e teste. Porque, como o Berg Varela comentou,
    milagre não existe, mas eu defendo o uso de direct-box, sempre.

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Tá pra aparecer aqui algum HIGHLANDER que vai conseguir fazer o juno di aparecer um dia no PA...

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Nesses tecladinhos novos da Roland é assim filho...filé no fone e "carne seca" no PA. Você foi enganado (exceto, se tiver comprado esse teclado conscientemente ou se comprou para tocar dentro do seu quarto no fone de ouvido). Agora, só há três coisas a fazer:

    1ª) Encorpar um pouco mais graves/médios/agudos no master EQ (não vai adiantar muito)
    2ª) Criar uma performance com o timbre que vc quer, lá vc pode fazer layers (não vai fazer milagre)
    3ª) Considere juntar um dinheirinho e trocar de teclado no futuro

    Obs: Não mexa no GAIN (volume) pois não tem nada a ver. Lembrando que tudo isso, é apenas a minha opinião pessoal. Espero tê-lo ajudado. Abraço!

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    GuilhermeBck

    Meu amigo, som de teclado infantil... pode ter certeza... é o seu PA ou alguma equalização que n tá mto legal.

    Apesar do Di não aparecer mto, quando vc toca sozinho ele aparece e com bom som : )

    Eu editei os sons que mais uso (piano, Ep's... ). Melhoraram 70%, na minha opinião.
    Costumo usar mto o 2º parâmetro dele pra dar uma forcinha no som... (aquele que vem depois do Equalizer... esqueci o nome!) e costumo ligar a saída do teclado na saída do fone (já fui criticado por isso, mas azar... o ganho e o som saem melhor na minha opinião)


    1ª) Encorpar um pouco mais graves/médios/agudos no master EQ (não vai adiantar muito)


    Discordo... equalizar pra mim salva vida. N tem nada pior que pegar um canal de PA em que o Grave ou o Agudo está no máximo, realmente fica um lixo.

    Bem, é isso : )

    Artref
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    De forma bem humorada:

    Problema: Roland entry level + Som ruim + pessoas incompetentes operando.

    Solução ideal: Trocar os 3, hahaha.

    Solução razoável: trocar 1 ou 2 deles.

    Não tendo como trocar nada: Tentar usar "maquiagem" - equalização, direct box, pré amp, etc.

    Se tudo falhar : levar seu próprio sistema de monitoramento.

    Tem bastante discussão sobre o assunto no fórum, eu mesmo já sofri muito com isso e falei várias vezes do problema, talvez a minha experiência em me ferrar com isso junto com a de outros ajude, hahaha.

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Artref

    Não cara, sei lá... apesar de tudo eu acredito que tem como deixar menos ruim.

    Caso contrário, pra tudo a solução seria, compre um Nord....

    : )

    Passei por uma situação dessa... fui conversar com um tecladista e tal... ele tava tocando um XP 30. Eu não conheço bem a linha XP e, pelo respeito da linha, sou bem curioso. Quando eu fui conversar com o cara, em 5 min deu vontade de parar de ouví-lo. Ao perguntar um pouco sobre o teclado e sua performance quanto a teclados como o Juno Di... o cara foi direto e tosco, respondeu apenas... Eu só uso esse teclado pq é da igreja. Pra mim teclado é Kurzweil... (Ok né?? Fazer o que? kkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Cada máquina merece seu respeito... eu mesmo acho Muito bom os Rhodes do Di. Pra mim os sons dele (Exceto em alguns metais e orgãos) ganham e muito, por exemplo, do respeitadíssimo Korg Triton (Timbres... não tô falando do teclado todo). Então acho que tem como dar um jeito sim... e de repente melhorar a maquininha... mesmo ela não sendo tão boa

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    TrebleH
    O Artref foi perfeito, tem como melhorar sim, maquiando, milagres... Difícil

    Tem este papo de fãnatico, de dono, toda maquina merece seu respeito sim, mas não dá, equipamentos tem suas diferenças obvias

    Artref
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caso contrário, pra tudo a solução seria, compre um Nord....
    hahaha, não foi isso que eu quis dizer: um Nord num som ruim com gente ruim operando vai sair ruim do mesmo jeito, não tem milagre. O meu Kronos já ficou com som de lata algumas vezes. Quando os componentes do som são ruins - cabos, caixa, direct, mesa - não há nord ou kronos que sobreviva. Se UM componente do som for ruim, então o resultado não é bom. E claro, tem tooodo o trabalho do técnico, das pessoas que operam o som e etc.

    Eu não disse que somente o Juno Di é o problema, eu disse que é a soma de tudo (por isso o "isso+aquilo+aquele"). O juno di ligado num som bom, com um bom músico, acompanhado por bons músicos e principalmente com um bom técnico de som vai dar um puta som. A questão é que eu acho que os teclados mais baratos são mais sensíveis a esse problema, eu diria que eles tem a TENDÊNCIA maior a ter esse mal, mas não que o teclado seja ruim. Justamente por terem menos qualidade nos componentes eles são mais suscetíveis aos problemas.

    E uma pena o seu amigo, o XP-30 é um puta teclado, tinha sonoridade de top.

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Eu acompanhei toda a linha Juno (linha nova).. Tive d, di, g e Roland Juno Stage. Esse último eu explorei e contribui bastante aqui no fórum e pude aprender muito também com o pessoal fera daqui.

    Paixões a parte, em relação ao Juno Di o que se pode dizer é um teclado de excelente custo benefício (ou pelo menos era, por que agora ele tá mais de R$ 3000) e apresenta muitos recursos úteis. Porém, será sempre um limitado teclado de entrada.

    A Roland tem que conter os gastos em alguma coisa e cortou exatamente nas coisas mais importantes como por ex. teclas e timbres. Mas encheu o teclado com firúlas como D-beam...

    Por ex, o concorrente Korg X50 não teve tantos recursos mas o bichinho sempre quis ser gente...tem um motor sonoro melhor...no meio da banda os timbres se impõem de uma forma melhor que no juno di.

    O Juno Di, definitivamente, não é um teclado feito com esse objetivo de se colocar em um palco profissional. Porém, no estúdio ou para ensaiar ele é bem bacaninha e se destaca em alguns aspectos na sua categoria.

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    O Roland XP-30 é inquestionavelmente uma lenda. Assim como também é uma lenda a placa de expansão 60 & 70's keyboards. Quem tem não se desfaz. Ele tem dentro dele as placas session, orquestral, techno e o motor sonoro do xp-80. Um dos melhores teclados que eu já tive.

    Seu amigo provavelmente não deve conhecê-lo.

    Artref
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Concordo. Também tive o xp-30 por um bom tempo, ele é tudo isso que o jrpianissimo disse e ainda acrescento que ele tinha o conversor de 24 bit, o que se traduzia num som ainda mais cristalino que o do Xp-80, que por sua vez já era ótimo. Era um teclado sem sequencer, sampler, mas que tinha sonoridade da mais alta qualidade, sem falar na imensa quantidade e qualidade dos timbres.

    Aí o seu amigo pega um Kurzweil dos mais fraquinhos da empresa, com 30 e poucos sons não programáveis e diz "TECLADO É KURVÁILLLLLLL"

    hahahaah, chega a ser engraçado. rs

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Artref
    Verdade, deve ser bem o sp-76 mesmo. rsrs

    Eesse lance do conversor de 24 bit é pouca gente que sabe e isso faz dele o melhor dos Xps. Dentro dele há o que de melhor a roland pôde proporcionar com a linha xp. Principalmente, se tiver expandido com a srjv80-08. E eu sou um felizardo pq ainda tenho o meu xp-30 com 60 & 70's keyboards!!! rsrs

    NillMaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Galera, vi vocês dando tantas opiniões e cairam exatamente onde eu queria... O Juno Di realmente fala pouco no P.A. e vi algumas pessoas falando sobre pré-ampli... realmente da uma melhorada?

    Estava pensando em comprar aquele MIC 200 da Behinger... queria saber se vale a pena.. se da uma "melhorada" principalmente nos pianos do Juno... Os outros timbres até acho tranquilo, mas o piano não desce!! Ele é bonito, mas não aparece!! rsrs!!

    Valeu!

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    NillMaker

    Realmente não sei o que fazer, mas me lembro que há muitos anos atrás eu tinha um 01/w e troquei num XP50 por causa dos pianos melhores da Roland em relação à Korg na época. Resultado: Fiquei frustrado, no PA o 01/w dava um banho no XP50... O XP ficava magrinho.

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pois é.

    A questão foi a falta de respeito mesmo com a máquina.

    Um Xp-30 me parece ser um maquinão, apesar de eu não conhecer nada. (Bem que a Rolando podia voltar a linha XP)

    Pergunta básica... usar a saída pré amplificada de fones do Di seria algo parecido (só que bem mais fraco) que usar um pré -amp externo?

    Se sim, com certeza a melhora é significante viu : )

    NillMaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    A idéia seria então usar a saída de fones do JUNO e ligá-la ao pré amp externo? Seria que fica legal?


    To quase comprando o pré ampli mas são 300 pilas que eu não queria disperdiçar se não der muito resultado!!

    jrpianissimo
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    xp-50 magrinho é dificil...

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ou então o 01/w é monstro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bem que a Rolando

    Isso é coisa de iphone/ipad kkkkkkk

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ou então o 01/w é monstro

    Cara.. é como o DX7... Deixou saudades. É um teclado que manda ver mesmo. Parece uma marreta. No som doméstico fica até agressivo, chato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configurar Juno Di na mesa de som