Korg Kross - Novidade

Autor Mensagem
André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


alguém me ajuda por favor.

Eu fiz uma combi com um strings na mão esquerda e outro strings na mão direita, mas na mão direita eu adicionei um trompete para uma parte da musica que tem um ataque, mas para o timbre de trompete eu coloque com velocity alta, no caso quando aperto forte,saem os dois, strings e trompete que é oque eu quero mesmo, desabilitei o sustain do trompete, pronto.

A questão é, gostaria de saber se tem como eu limitar o volume máximo de um timbre, pq por exemplo quando chega a parte que preciso apertar mais forte para fazer o ataque e tiro a mão o trompete para e o sustain continua pelo pedal, mas fica muito alto, queria apertar forte para acionar o trompete, mas que o som do strings não ficasse não forte.

a solução óbvia seria baixar o volume do strings mas aí me prejudicaria em outras partes da musica ficando muito baixo.

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


A questão é, gostaria de saber se tem como eu limitar o volume máximo de um timbre, pq por exemplo quando chega a parte que preciso apertar mais forte para fazer o ataque e tiro a mão o trompete para e o strings continua pelo pedal, mas fica muito alto, queria apertar forte para acionar o trompete, mas que o som do strings não ficasse não forte.

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


e aew galera !

sou eu de novo, nem responderam minha dúvida acima e lá estou eu aqui com outra, mas essa creio que seja mais simples.

como carrego áudio direto do cartão sd ? formato e pasta onde salvar?
antes gravava direto do celular pela entrada de audio, mas não sei oque fiz que o som está saindo estanho quando ligo nele, já tentei com o celular da minha esposa também e acontece a mesma coisa, parece que o som sai com algum tipo de efeito, quase não ouço a voz do canto ambientação tipo com reverb.

já troquei o cabo, e tentei com outro celular e mesmo assim o som continua assim, nas gravações que fiz antes saem normalmente, é só nas novas qua acontece isso.

JEFFERSON, alguém, ajude por favor !!!

DuduXP
Veterano
# abr/15
· votar


Fala galera! Sou o feliz novo proprietário de um Korg Kross, estou testando o bichinho e depois posto minhas impressões.

André Dornelles
Conforme for testando vou tentar te ajudar com suas dúvidas.

JeffersonX
Veterano
# abr/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


André Dornelles
Grande André!
Vamos ver se consigo te ajudar... Eu tentaria duas coisas. A primeira seria criar uma camada adicional com o mesmo string e que só entrasse quando o brass entrasse. Ela substituiria a camada já existente com string. Para isso, nela você coloca o top velocity em 127 e o buttom velocity com o mesmo valor que colocou na camada do brass. Para ajudar, coloque em mudo temporariamente a camada já existente com string. Ajuste o volume para a intensidade que deseja e para que não interfira no brass, equilibrando o som. Se necessário, ainda no modo combi tem como ajustar o ataque da camada para não reduzir ao máximo a diferença de volumes entre ela e a camada já existente. Ou seja, o volume dela é mais baixo, mas o ataque compensaria a diferença. Para completar, configuraria a camada do string que já possui para ter o top velocity com o mesmo valor do buttom velocity da nova camada string que criou. Isso está fazendo que essa camada entre no lugar da outra com o volume que quer. Lembre-se de tirar do mudo e configurar os mesmos efeitos das camadas strings, ok?

A segunda tentativa seria fuçar o insert effect Stereo Limite. Confesso que não explorei essa função. Então não sei se é o que quer. Mas vale a pena tentar.

Sobre o áudio dele, para importar, basta copiar em formato WAV para o SD. Insira o cartão no Kross e aperte o botão Global Media. Aperte o botão Menu e gire a roda até chegar opção Media. Aperte Enter. Selecione o arquivo desejado com o cursor e aperte o botão Function. Aperte Enter na opção Load Selected. Corrija o nome em ajuste o nível. Eu geralmente abaixo em -10dB para fazer overdubing. Aí é só aguardar o Kross importar o áudio. Quando terminar, estará disponível apertando botão Setup do Audio Recorder.

Eu acho esse método mais prático rápido. Mas se quiser gravar ligando o celular à entrada, use um cabo Stereo e tome cuidado para não habilitar efeito na entrada de som. Eu já gravei uma música que eu eu tenho somente no Spotify do meu iPad. Foi dessa forma e ficou perfeito, igual ao original. Lembre-se também de desativar qualquer efeito e equalização no seu celular, OK?

DuduXP
Cada, seja muito bem vindo! Vai se surpreender o quão poderoso e versátil é o Kross. É literalmente lobo em pele de cordeiro rsrs

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Vlw pco JeffersonX sempre me ajudando !!!

foi isso que fiz, criei utra camada com o mesmo strings correspondente a mesma atuação do valor do velocity do brass e regulei o volume desta camada e mutando a outra com o mesmo strings.

quanto a questão do áudio eu sempre gravei pelo celular e nunca tive problemas, mas acho que foi depois que eu reduzi a velocidade da reprodução do áudio que deu esse problema ! o mais estranho é que quando ligo nos fones ele funciona normal, vou importa-los direto pelo sd mesmo.

Vlw meu pco !!!

DuduXP
Seja bem vindo, estamos sempre por aqui para ajudarmos uns aos outros !!!

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Aproveitando, eu tentei usar um sample do grupo do face e não consegui.

segui todos os passos certinho, no kross fui até o OSC de mono coloquei OPT e achei o timbre, mas não saiu som =(

se alguém já tentou também compartilhe como foi !

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


André Dornelles
Que isso amigo... Estamos aí pra ajudar mesmo! rsrs

Essa questão de sampler eu quero depois aprender. Ainda sou juninho nessa parte kkkkkk

Igor Mt5
Membro Novato
# abr/15
· votar


Aproveitando, eu tentei usar um sample do grupo do face e não consegui.

segui todos os passos certinho, no kross fui até o OSC de mono coloquei OPT e achei o timbre, mas não saiu som =(

se alguém já tentou também compartilhe como foi !


Oi André,

Provavelmente você não está selecionando uma posição de novo timbre dentro do banco User.

Além disso, deve certificar de que os arquivos Meta e Sample estão na raiz do SD e não em alguma pasta.

Trindade Cia Celebrai
Membro Novato
# abr/15
· votar


Olá tudo bem?
sou novato como vcs podem ver, mas entrei para tentar dar uma força
para a galera que quer dividir o
KORG KROSS EM 16 PARTES.
Primeiro vá na função COMBI é nela que vai acontecer grande parte das coisas legais do KROSS, escolha o 1° som que deseja e pressione ENTER, aí com a tecla PAGE+ e PAGE- você vai fazer as alterações necessárias, TAIS COMO; escolher e alinhar os canais de saída de 1 a 16, mutar e desmutar os canais, alterar os volumes de cada som, e o lance está no ZONEKEY zona das teclas, é onde você vai limitar cada som ex: do C1 ao G2 Metaleira, do G#2 ao A3 Sanfona e assim por diante. lembrando que isso é por canal, cada canal te dar a opção de escolher um instrumento para dividir em toda extensão do teclado, são 16 canais. Se você não quiser dividir você pode montar um som mais potente combinando vários sons exemplo do metal, pode adicionar vários sopros até formar o seu metal. finalizado isso, vá até o botão FUNÇÃO e escolha WRITE COMBINATION e salve no banco USER. depois vc pode escolher e adicionar nos favoritos normalmente. Detalhe galera, vc pode dividir sons internos com mais 2 sons externos, ou seja puxar sons de outro teclado e de um notebook ao mesmo tempo junto com sons internos e tocar na mesma hora tudo junto. Gente me desculpem as más explicações é que estou sem tempo, mas a intenção é ajudar, qualquer coisa to aqui.

Jorgeano Abreu
Membro Novato
# abr/15
· votar


Bom galera, sou novo por aqui e novo dono do KROSS. Queria saber como Abrir sons .PCG do SD-Card no Kross.

Valeu

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Jorgeano Abreu

se não me engano é assim:

deixe pressionado Exit e aperte Global/Media selecione o arquivo, aperte Function depois load select.

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Alguém sabe me dizer se tem como importar o arquivo do sequencer do kross em Wav ou mp3 ?

porque quando salva se não me engano é em .SNC

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


André Dornelles
Mais simples do parece...
Ligue o Audio Recorder e dê play no seu Sequencer. Após o final da música, pare o Audio Recorder e nas opções dele selecione para exportar para WAV. Isto exportará para o seu cartão SD.

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


ah legal JeffersonX !

sabia que o audio recorder importava para wav, mas não que gravava tbm o sequencer.

então no total dá para gravar juntos, audio externo, as teclas e ainda o sequencer de uma só vez !!!

cada dia me surpreendo mais com essa máquina chada KROSS !!! Rs

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


André Dornelles
Exato! O Audio Recorder grava e mixa tudo numa boa. Eu, por exemplo já usei ele para capturar o áudio de outro teclado ligado na entrada de linha, juntamente com o que tocava nele. E estava fazendo overdubing. Ou seja, mixou o WAV disparado diretamente no Kross com mais duas fontes de áudio.
Realmente o Kross surpreende muito!

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Agora JeffersonX, me tire uma dúvida, com funciona essa parada de arquivo PCG.
não sei nada sobre o assunto.

Outra coisa, Eu estou precisando de um bom timbre de trompete, mas não curto o que vem nele e não consegui carregar nenhum sample.
vc tem alguma dica de alguns parâmetros que possa alterar, ou tem como me passar algum que vc tenha alterado.

Vlw, parceirão !!!

JeffersonX
Veterano
# abr/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


André Dornelles
Amigão, arquivos PCG são timbres (programs) para você carregar no seu KROSS. Por exemplo, tem alguns pacotes de graça que a KORG liberou no site para o KROSS que contem timbres clássicos, como o The Best of Triton. Você copia para o cartão de memória e importa no KROSS.

Sobre o timbre de trompete, tenta brincar com as possibilidades de edição do KROSS. Não se esqueça que estamos falando de um sintetizador :)

Eu vou compartilhar uma dica de como faço para conseguir editar alguns timbres:
Algumas vezes ou não encontro um timbre do jeito que quero ou escuto de outro teclado/módulo que me agrada mais. Então eu escuto diversas vezes o timbre que quero "copiar" em um fone de qualidade. Prefiro do que pelos monitores de som, pois nos fones percebesse mais detalhes.

Após prestar muita atenção no máximo de detalhes que o timbre possui, teto editar os parâmetros do meu teclado até chegar o mais próximo do que quero. Se não conseguir pelo Program, tento criar pelo Combi. Esse modo então já me ajudou e criar vários timbres praticamente idênticos ao que eu queria.

Exemplos de timbres que criei recentemente assim foram o Shakuhachi (aquela flauta oriental com timbre maravilhoso!!), um coral com órgão de catedral de fundo (bem estilo ao utilizado pelo Rhapsody of Fire) e o Pad que o Lacuna Coil usou no cover da ótima Enjoy the Silence.

Vai ser com o tempo mesmo que vai desenvolver o ouvido e à medida que for se "entrosando" com o seu KORG KROSS você irá saber só de ouvido aonde deve mexer para conseguir o som mais próximo do que precisa.

PS.: Uma coisa que talvez pode te ajudar... Se quer um trompete mais brilhante, talvez consiga mexendo nos parâmetros Cutoff e Resonance. No Krome eu consegui recriar Bagpipe (gaita escocesa) praticamente igual à que a banda Eluveitie usa em suas músicas simplesmente editando Cuttoff e Resonance. No KROSS seria a mesma coisa...

Efeitos também ajuda bastante. Um Reverb, por exemplo, consegue proporcional resultados incríveis!!

Boa sorte!

André Dornelles
Membro Novato
# abr/15
· votar


Obrigado pelas dicas JeffersonX

estou aprendendo sobre envelope, mas como percebi é igual aprender a tocar o instrumento tem coisas que vem com o tempo mesmo não tem jeito !!!

Mas ao carregar um PCG eu escolho em qual slot em que ele será carregado, tenho medo de carregar algum PCG e perder os meus timbres do banco user, como aconteceu quando carreguei os bônus do site da nossa maravilhosa Korg! Rs

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


André Dornelles
kkkkkk preocupa não. Faça o seguinte, antes de carregar, baça pelo próprio KROSS um backup de tudo. Se sem querer sobrescrever algo, é só restaurar pelo arquivo que salvou no cartão. Eu faço isso de tempos em tempos... Vai que dá um pau e eu perco tudo que gastei várias horas pra criar...

fabinfarol
Veterano
# mai/15
· votar


Bom dia galera,
Alguém usa o Kross como controlador? conhece alguém etc etc?

JeffersonX
Veterano
# mai/15
· votar


fabinfarol
Em algumas combis que criei eu controlo o Sampletank do iPad pelo Kross. Funciona muito bem.

fabinfarol
Veterano
# mai/15
· votar


poxa que legal JeffersonX é o seguinte estou entrando agora na área dos vsts até coloquei pra rodar aqui no meu computador o Kontakt e comprei o Kross que está pra chegar hehe aí estou curioso pra conhecer essa ferramenta e também louco pra rodar uns timbraços nele.

Edilsontriton
Veterano
# mai/15
· votar


show de bola!

JeffersonX
Veterano
# jun/15
· votar


Solo no KORG Kross da Shudder Before The Beautiful do Nightwish.



fabinfarol
Veterano
# jun/15
· votar


massa!!

fabinfarol
Veterano
# jun/15
· votar


Chegou meu garotinho,
bom em relação a estética,peso,tamanho está perfeito.
De início me assustei um pouco com as teclas(mas já me acostumei)em relação aos timbres achei um pouco magrinho se tivesse uma regulagem pra deixar um pouco mais pesado ficaria top.
estou editando algumas coisinhas aqui quando sobra um tempinho logo mais passo meu conceito final hehe.

Sentine
Membro Novato
# jun/15
· votar


Acabei de adquirir um Korg Kross de 88 teclas. Estou muito satisfeito com os timbres e peso das teclas. O problema vai ser entender essa máquina. Muitos menus. Eu que sou violonista, nunca vi tanto botão na minha vida...rss

JeffersonX
Veterano
# jun/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


fabinfarol
Muito obrigado!! :)

E aí vai mais uma!!

Lacuna Coil - Enjoy The Silence, música original do grupo Depeche Mode, regravada e com novos arranjos da banda de metal italiana Lacuna Coil no álbum Karmacode em 2006.



Sentine
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Sentine
· votar


JeffersonX

Gostaria de saber como faço uma LAYER e guarda-la, para poder utiliza-la outras vezes. E outra dúvida, se eu tocar com PIANO + STRINGS e depois voltar com apenas PIANO, o Kross corta bruscamente o som ? Ele não segura aquele tempinho das STRINGS no final ? Obrigado !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg Kross - Novidade