Conexão do Yamaha PSR E-413 com Ipad

    Autor Mensagem
    Emanuel Teclas
    Veterano
    # abr/13


    Galera, boa tarde! Usei a busca, mas como não achei nenhum tópico como este, resolvi abrir um...
    Então, gostaria de saber se alguém já fez ou sabe como se faz para conectar um PSR E-413 com um Ipad via USB.
    Eu sei que tem que usar o Camera conection kit para poder ter uma entrada usb no Ipad. O PSR E-413 não tem MIDI, mas tem uma entrada USB que possibilita usar o teclado como controlador MIDI nos PCs e MACs, através da instalação de drivers que a Yamaha fornece. Como eu sei que não tem como instalar driver no Ipad, fiquei na dúvida se essa conexão funcionaria.
    Eu tenho este teclado, porém ainda não tenho o Ipad, e a principal função dele pra mim seria usá-lo pra "tunar" o teclado, já que não estou em condições de comprar um teclado novo com todas as possibilidades que um Ipad ofereceria. Então é decisivo para comprar um Ipad ou não.
    Outra dúvida, se funcionar, qualquer app serviria? Poderia ser o próprio Garage Band?
    Abçs e vlw!!

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Emanuel Teclas

    Deve funcionar com o kit sim. Mas, com a grana dele, eu compraria um synth. Um iPad custa 1500 pelo menos...

    Sugestão: 01/w usado

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Emanuel Teclas
    Leo Vaz
    Não é certeza virar não, inúmeros teclados não rodam, não compre sem testar...

    Emanuel Teclas
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    vlw gente! =D

    silvG8
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Emanuel Teclas
    Cara, não sei se o que vou falar faz muito sentido, mas vou falar...

    Vejo muitas pessoas comparando o iPad com teclados entry-level e tudo mais... o que acho é que o iPad pode ser uma ferramenta excelente, até pra quem quer tocar ao vivo. É prático, portátil, oferece uma infinidade de sons (considerando os vários aplicativos) e pode estar sempre sendo expandido com novidades.

    Quanto a sonoridade em si, eu diria que o iPad é melhor do que muitos instrumentos antigos, inclusive nos sons acústicos, tendo aplicativos específicos para cada tipo de som que procura. Além dos sons mais tradicionais, alguns aplicativos para iOS engolem muitos dos sintetizadores VA de entrada, com uma sonoridade infinitamente melhor.

    Dois exemplos: o piano de um aplicativo como o SampleTank é, na minha opinião, bem melhor do que do seu PSR; o aplicativo Sunrizer possui sons sintetizados e capacidade maior do que o Roland Gaia SH-01.


    Pode parecer ser do contra, mas ainda acho o iPad uma das melhores opções de compra com esse dinheiro. Além de usa-lo na música, você se verá em muito pouco tempo usando-o de várias outras formas... jogos, internet, leitura de partituras, etc.

    Por R$1500, comprar um teclado velho como o Korg 01/W, que não tem nada de mais, é maluquice. Se fosse um dos clássicos, como o D50 ou DX7, a conversa é outra, mas ambos possuem sonoridades bem específicas para quem os procura.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    silvG8
    Falou muito bem, por isso tão derrubado sem o meu filhinho hehe...

    Mas é assim, você já ter um teclado e tentar usar com algo novo adquirido é uma bela alternativa, tentar comprar algo que não tem para isso, me parece bobagem, por exemplo o 01/w vai precisar de interface midi

    É muito mais lógico comprar se for o caso um controlador compatível e ser feliz

    Mas ao colega Emanuel Teclas]me parece que quer comprar um tablet independente dele funcionar com seu PSR, um conselho, COMPRE, vai ser feliz do mesmo jeito, tem muita coisa musical em um iPad, e com o tempo aquire algo que funcione com ele (isso no caso de não virar o PSR)

    R Santiago
    Veterano
    # out/13
    · votar


    silvG8
    Edson Caetano
    Me tirem uma dúvida:
    Qual seria a configuração mínima de um IPAD legal para usar como um synth?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão do Yamaha PSR E-413 com Ipad