Placa de áudio: características e comparações na hora da compra.

Autor Mensagem
Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo


Em relação a dúvida, necessidade de uma placa de áudio externa ao notebook e qual equipamento comprar, o que é normal pois é complicado entender o que está por trás de uma engenharia de um circuito de uma placa mesmo para um engenheiro de áudio. A maioria dos PCs atuais vêm com boa placa de som, por outro lado ALGUMAS características de uma placa de som para você poder pesquisar e comparar na hora da compra.

Os itens não sublinhados são mais direcionados a mixagem.

Conversor D/A (Digital/Analógico)
Dispositivos com chips responsáveis pelo processamento e emissão do áudio gerado pelo computador/plugin, e é nos conversores A/D D/A que estão os maiores níveis de latência entre TODO o processo PC x Placa.

Resolução da placa de som
Especificados por 32, 64 ou 128 bits, os números superiores a 16 informados nas especificações, geralmente indicam a quantidade de tons simultâneos que a placa pode trabalhar (POLIFONIA), a maioria das placas sonoras on board, trabalha com resoluções de 16 bits(fraco para VSTi).

USB
Do notebook e da placa 2.0 é o suficiente, e a quantidade de USB do note 3 no mínimo, quanto mais, melhor.

DSP (Digital Signal Processor)
O DSP é um item importante para a qualidade do áudio, sua presença é praticamente obrigatória em placas de som, ele processa informações sonoras, liberando o processador do computador = a + VSTi simultâneos .

Canais de áudio
Vale frisar, que a expressão "canais de áudio" também pode fazer alusão à quantidade de sons ou qualidade dos VSTi que a placa pode executar ao mesmo tempo (a já mencionada polifonia).

SNR e THD
O SNR (Signal to Noise Ratio ou Relação Sinal/Ruído) indica o nível de ruído existente na placa de som medido em decibels. Placas de boa qualidade geralmente têm SNR acima de 90 dB.
O THD (Total Harmonic Distortion ou Distorção Harmônica Total), indica o nível de distorção, um ruído captado durante a emissão do áudio para as caixas de som. Essa medição é feita em porcentagem quanto menor o valor, melhor. Geralmente, só quando a placa de som tem qualidade muito boa os fabricantes indicam os valores de SNR e THD.

Como dito no início, a maioria dos PCs atuais vêm com boas placa de som, isso é bom, uma despesa a menos na aquisição de um computador. Agora, se o que você quer é um som de qualidade para estas aplicações (VSTi) e compatível com as tecnologias recentes, não tenha dúvida, compre uma boa placa de áudio externa ou um controlador que venha com uma interna que irão te dar a qualidade necessária, eu por experiência própria assino embaixo.

Abraço e sucesso a todos.

Tiago Correia
Veterano
# mar/13
· votar


Toyledo

Cara,

Muito agradecido pelo tópico. Bom para esclarecer leigos (eu) no assunto.

Jube
Veterano
# mar/13
· votar


Toyledo
Grande, bom tópico, mas tenho uma dúvida. Para usar em um homestudio, tem como ligar a placa de som de pc, aquelas com saida p2 na placa externa? Digo isso porque tem algumas placas para pc com saida p2 que são interessantes para um home

Shadad
Veterano
# mar/13 · Editado por: Shadad
· votar


Toyledo

Resolução da placa de som
Especificados por 32, 64 ou 128 bits, os números superiores a 16 informados nas especificações, geralmente indicam a quantidade de tons simultâneos que a placa pode trabalhar (POLIFONIA)


Polifonia? Isso está certo? Você está falando de midi, né?.

Que eu saiba, o bit depth está relacionado à relação sinal/ruído. A polifonia não tem nada com isso. Uma placa/interface de áudio pode muito bem ter um bit depth alto e não ter interface midi. E aí? Como fica essa história?

Placas de boa qualidade geralmente têm SNR acima de 90 dB.
...
a maioria das placas sonoras on board, trabalha com resoluções de 16 bits(fraco para VSTi)

Cada bit na resolução do áudio é equivalente a 6dB de SNR. Assim sendo, uma placa com 16bit - a mesma que você disse que é fraca para ser usada com VSTi - tem uma relação sinal/ruído de 96dB. Ou seja, uma placa com 16bit é uma placa de qualidade, segundo as suas próprias palavras.

Esse seu texto está um tanto quanto antagônico.

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


Shadad
Tchê, vamos explicar sem complicar.

Resolução
Número de bits usados para representar cada amostra (sample), geralmente indicam a quantidade de tons simultâneos que a placa pode trabalhar (POLIFONIA). O que indica os níveis de ruídos é o SNR. Acima de 90db é de boa qulidade. Num conversor de 16 bits são gerados de 3 a 6 dB de ruído, o que já "rouba" 1 bit da resolução e diminui a faixa de dinâmica usável de 96 dB para 90dB. Se você tem uma média de 78dB com picos ocasionais em 90dB, na maior parte do tempo o sinal não estará usando toda a faixa dinâmica possível, reduzindo em um ou dois bits (6 a 12dB) o outro extremo da escala. Na melhor das hipóteses, boa parte do tempo o sistema estará utilizando apenas 13 ou 14 bits de resolução disponível. Por isso é bom ter alguns bits extras.
Abraço.

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


Jube
Veja se eu entendi:
Você quer ligar a saída de áudio do pc na entrada de áudio da placa?
Essa placa está ligada no mesmo pc?

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


Achei esse artigo na web

Bit Depth

Vamos fazer uma analogia com a fotografia. Menos ou mais bits dirão o quão rica em detalhes será essa fotografia. Quanto mais bits, mais detalhes, mais informações, no nosso caso, do som. Então quanto mais bits a placa de som puder gravar, mais informações do som original ela captará, resultando numa captação e reprodução mais fiel. Quando trabalhamos com poucos bits, muitas informações do som original são "jogadas fora", descartadas mesmo, sem muitas chances de serem recuperadas. Por isso, quando mais, melhor. A maioria das placas hoje trabalha em 24bits.
Ou seja, quanto mais bits mais qualidade, mais amostras, polifonia.

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Com relação a interfaces de audio, um item importante a ser levado em conta também é a qualidade dos pré amplificadores. Sua fidelidade, Seu SNR, sua "presença" de som.
Essa é a chamada parte analógica da interface, e ela tem que ser boa !!!!

- As interfaces TOP de linha, como a RME Babyface, Apogee, Digidesign Mbox, ... Possuem EXCELENTES prés.

- Tem outras interfaces mais baratas, como a Presonus Audiobox, Focusrite Scarlett 2i2, ... que possuem ÓTIMOS prés
Obs.: Eu tenho uma Focusrite Scarlett 2i2 que pra mim é tudo de bom !!! As gravações que eu faço com ela, de vozes, teclados, instrumentos de cordas, ... são perfeitas !!!

- Tem outras mais baratas ainda que são os modelos de entrada. Elas possuem BONS prés, como a M-Audio Fast Track Pro, Yamaha Steinberg Ci1, Roland Duo Capture, Tascam US122 MKII, ...

lusojunior
Veterano
# abr/13
· votar


El_Cabong

Opa, é bom encontrar mais um feliz proprietário de uma Focusrite Scarlett. Eu tenho a 2i4 e também estou muito feliz com ela.

Assino embaixo quando você fala da importância de um bom pré, mas eu rebaixaria os preamps da Fast Track Pro para apenas RAZOÁVEIS. Falo isso pois tive uma até pouco tempo.

Para quem vai plugar uma guitarra ou contrabaixo, os preamps da M-Audio satisfazem, fica um som bem limpo, mas a coisa muda de figura com os microfones. O controle de ganho tem que ficar quase no máximo na FTP, e é quase impossível se livrar dos zumbidos.

Já na Focusrite, um microfone desses de R$ 100,00 soou tão bem quanto um Rode M1 ou AKG Perception 220 na FTP. E ela custou menos que a FTP.

Toyledo
Eu já diria que uma conexão USB 2.0 seria o mínimo para trabalhar com Windows. As conexões 1.1 são em grande parte as vilãs responsáveis pelos estalos, ruídos e travamentos quando se utiliza esse tipo de sistema.

Uma outra dica, justamente para quem pensa em utilizar Windows é desabilitar o modo de economia de energia das portas USB, o que também reduz significativamente estalos e congelamentos do sistema.

Toyledo
Membro
# abr/13
· votar


lusojunior

Certo, outra opção para reduzir os estalos e ruídos é livrar o USB da função de alimentação ligando uma fonte de energia em sua placa ou no controlador, a maioria dos equipas tem uma entrada para fonte.
A alimentação por USB pode produzir ruídos.

lusojunior
Veterano
# abr/13
· votar


Toyledo

Bom, no caso da Fast Track muitos usuários reclamavam que mesmo utilizando um adaptador para alimentar a interface os problemas continuavam.

A conclusão era de que o problema estavam nos drivers fornecidos pela M-Audio, que não trabalhavam a contento quando o Windows desativava a porta USB para economizar energia.

Pelo que parece, esse inconveniente persiste nos novos modelos C400 e C600.

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


lusojunior
Bom, no caso da Fast Track muitos usuários reclamavam que mesmo utilizando um adaptador para alimentar a interface os problemas continuavam.

A ligação de energia da Fast Track (ao menos na Pro) só funciona quando a mesma é utilizada fora do computador (como um conversor A/D e D/A). Mesmo ligando a fonte na interface se ela estiver ligada a um computador via USB, é por essa conexão que virá a alimentação, e não pela fonte.

Essa informação consta (ou ao menos constava) no manual da interface.

Sobre os drivers, pode-se tentar os betas, que ficavam disponíveis no fórum da M-audio. Mas como a empresa foi dividida e uma parte vendida, a Fast Track e Fast track Pro agora não são mais M-audio, e ficaram com a Avid. Eu ainda não achei o local dos drivers beta na nova configuração da Avid. Mas mesmo assim muita gente tem deles salvos (eu tenho uma versão).

Toyledo
Membro
# abr/13
· votar


lusojunior
Eu uso a M-AUDIO MobilePre, tem o mesmo problema do pré que você falou, se ligar um mic dá para gravar só dá mais trabalho.

Eu uso ela para tocar ao vivo com VST's, já tive problemas com Buffer/Latência com ruídos e estalos que consegui corrigir com optimizações como a que você falou e drivers atualizados, só não deu para testar a fonte pois ela não tem entrada.

makumbator
Aí o link para MAC e Windows
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/Fast-Track-Drivers?p opup=true&NewLang=en&DocType=1450&q=fast%20track%20driver&site=&filter =0&subfilters=

lusojunior
Veterano
# abr/13
· votar


makumbator

Então está explicado o motivo dos problemas continuarem.

Eu particularmente gostava muito da minha FTP, mas a ausência de suporte oficial desanimava demais. Levou muito tempo para fazer a interface funcionar direitinho com o Win 7 64 bits. Espero que a Avid faça um trabalho melhor.

Já a Focusrite tem um FAQ muito organizado, facilita a configuração dos seus produtos, sem mencionar que os preamps sao excelentes.

Como a minha custou apenas R$ 500,00 valeu muito a pena a troca.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal,

Estou com um problema e acho que é com a minha Focusrite Scarlett 2i4. Todos os sons do computador (VSTs) saem com um tremido horrível. Algo como estivessem hiper-saturados e distorcidos. Antes não estavam assim. Toquei nos VSTs default do Sonar e estavam muito bons, mesmo saindo direto da placa de som.
Outra coisa, para complicar, a informação de MIDI não está indo com a velocidade que deveria para o teclado... uma sequência em 146 BPM está sendo executada em pouco mais de 80... isto tudo depois que instalei a Scarlett O'hara.
Fiz tudo como manda o figurino. Baixei os drivers, instalei-os. Só depois pluguei a placa....

Quem já passou por isto?

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


Toyledo
Aí o link para MAC e Windows
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/Fast-Track-Drivers?p opup=true&NewLang=en&DocType=1450&q=fast%20track%20driver&site=&filter =0&subfilters=


Mas esses são os drivers "normais". Eu estava citando os betas, que a M-audio disponibilizava, e agora a Avid escondeu (não achei). Eu tenho um beta aqui que é 6.1.7 , 6.1.9 ou coisa parecida.


lusojunior
Espero que a Avid faça um trabalho melhor.

Acho difícil. A empresa está semi falida...

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Algo como estivessem hiper-saturados e distorcidos

Abra o painel de controle da sua placa e aumente o buffer, depois abra o sonar e teste, se precisar aumente mais, mas quanto maior for o buffer, maior será a latência.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo

Ok, vou fazer isto assim que chegar em casa... mas enquanto isto, na sala da injustiça, me diz uma coisa: o outro problema: a informação de MIDI não está indo com a velocidade que deveria para o teclado... uma sequência em 146 BPM está sendo executada em pouco mais de 80...

Isto também é buffer???

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Não tenho ideia, nunca aconteceu isso comigo.

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


Greenwood

é o cramulhão no cabo!

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


waltercruz

Não pode, cara!!!! Troquei cabo e tudo mais... tentei voltar pros cabos MIDI do tempo do bumba e continuou: distorção e lentidão...

Vou tentar aumentar o buffer e ver que bicho dá!

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Resolvido!!!
Aumentei (na DAW) o buffer size para as seguintes configurações:
20,0 msec / 882 samples (effective latency at 44kHz/Stereo: 60,0 msec).

E tudo voltou a funcionar perfeitamente: VSTs sem distorção e faixas MIDI com o andamento correto.

Os VSTs soaram lindos saindo da Scarlett e entrando com tudo na Peavey KB 4... pena que as crianças foram dormir e tive que baixar o volume master para 1,5... mais de 2,0 acordo a vizinhança!!!

:-D

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Se der para abaixar mais, e não prejudicar o som, abaixe que vai diminuir latência.

Abraço.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo

Pois é... tou com medo de arriscar... acho que não vou mais mexer não... tá bom assim! Tá com latência imperceptível! Mas o som tá limpíssimo...

Agora, uma coisa que me incomoda é este empirismo todo... queria uma métrica... uma coisa lógica... por exemplo: quantos "samples" são necessários para tocar um VSTs? E dois? E se eu colocar uma pista midi, duas com VST e uns wavezinhos de vez em quando na minha DAW...

Há uma regra pra isto??? A gente, mesmo amador, não pode ficar experimentando... experimentando... sem algumas regras básicas!!!
Música não funciona assim!

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Se você estudar, pesquisar sobre o assuno, tudo vai passar a ser uma questão lógica, assim como aumentar o buffer aumenta a latência, entendeu?

Não exite regra, você vai ter que entender o que cada parâmetro influencia no seu som, só aí, de acordo com sua necessidade e usando a lógica você vai saber o que fazer.

Abraço.

Eu "aprendi" fuçando em tudo. huahuahuahua

sonicsbr
Veterano
# mai/13
· votar


Greenwood

São muitas variáveis para parametrizar...

-Processador (Clock)
-Processador (Bus)
-Processador (Marca)
- Memória Ram (Qtde)
- Memória Ram (Bus)
- Memória Ram (Marca)
- Mother Board (Arquitetura)
- Mother Board (Marca)
- HD (Read/Write MB/s)
- HD (Buffer)
- HD (Bus)

E por ai vai meu fio.... Só pensando em Proc, Mem, HD, e M.Board...

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


sonicsbr

Tá, mas não vamos confundir configuração da máquina (processador, memória, HD) com as parametrizações de software + hardware.

Eu tenho basicamente 03 elementos: DAW, synth (controlador) e interface. Esta última eu parametrizo pela DAW e o synth eu parametrizo separado. Tenho que fazer todos conversarem a mesma língua.

Vamos simplificar...

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Além destes você pode optimizar seu pc para trabalhar com áudio,
veja no google, coloque:
Como optimizar o (sistema operacional) para trabalhar com áudio?

Você vai achar uma lista com pequenas alterações que você vai fazer no OS da sua máquina que vão ajudar o hardware e o software a trabalharem melhor com áudio,basicamente habilitar e desabilitar coisas para direcionar seu sistema e disponibilizar uma boa parte do recurso dele para trabalhar com áudio.

Abraço.

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


Greenwood

Achei esse aki.

http://www.audioreporter.com.br/dicas/guia-de-otimizacao-do-windows-vi sta-e-7-para-audio/

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo

Cara sou seu fã!!! pena q vc use aquele corte moicano horroroso... senão eu te dava um beijo!!!

Consegue agora uma dica bem massa pra Windows 8...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Placa de áudio: características e comparações na hora da compra.