Qual é o timbre?

    Autor Mensagem
    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13


    Pessoal, como não encontrei nenhum tópico semelhante, resolvi criar este, para que possamos nos ajudar, identificando o timbre de uma determinada música, o synth usado, etc... Vou inaugurar com a pergunta: Qual o timbre usado na música do vídeo abaixo, que se assemelha à um Piano DX (Elétrico FM), mas é um pouco misturado com um "Fantasia" do D50. A gravação me parece ser de 1988, portanto é possível que seja do M1 ou do 01/w, que estavam na moda.




    Eraques Neto
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz

    Do Korg 01/W não é, pois ele é de 1991...

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Eraques Neto

    Tem razão, o timbre é muito familiar. Muito usado entre 85 e 1990. Mas não consigo me lembrar de qual synth...

    No início do clip, me parece que o tecladista da esquerda está usando em baixo, o TS12 da Ensonic. É isso mesmo? O timbre vem dele...

    nando2112
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Desde que entrei nesse fórum ainda não entendi como não tem um tópico fixo pra esse assunto. Eu mesmo as vezes tenho muita dificuldades em encontrar um determinado timbre. Até mesmo uma explicação de como montar determinado som de alguma música com splits e layers.

    Eu até hoje não sei como montar corretamente o timbre da música Little Respect do Erasure. Fiz uma mescla de piano fm com clavi e outras coisas e ficou mais ou menos, rs.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nando2112

    Vou além, acho que podíamos construir juntos, cada um com o seu synth, quando cabível, e compartilhar o programa com o colega que tiver o mesmo synth. Isso enriqueceria o fórum com programações personalizadas, coisa profissional que pouco se vê por ai.

    kokada
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: kokada
    · votar


    Leo Vaz
    Hall & Oates é muito bom... Kiss on my List, One on One, Maneater... quero tirar todos os timbres dessas músicas!

    Essa música que vc postou deles eu nem conhecia... tb não sei qual timbre... parece meio DX com fantasia mesmo...

    Essa banda foi lembrada no filme "Encontro Explosivo", com Tom Cruise e Cameron Diaz, filmaço que lembra Missão Impossivel, que passou despercebido nos cinemas!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Teve um tópico muito bom igualzinho de 2009, em 2011 eu tentei alavancar ele mas o pessoal não gosta das coisas boas Hehe

    Anyway, follow the link
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/219998/

    Já tem um punhado de coisa lá escrita, algo do genero deveria estar sendo melhor discutida, mas...

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pra mim, estes são os melhores tópicos. Leo Vaz, parabéns pela iniciativa. Este timbre é basicamente o famoso "fantasia", com um pouco mais de low boost. Facílimo de reproduzir.

    Agora que esta bandinha é breguinha, ela é...

    Continuemos!

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Greenwood
    Agora que esta bandinha é breguinha, ela é...

    Pô, sacanagem, hehehe.. Os caras são muito bons, um movimento Rock & Soul.

    kokada

    Tem muita coisa deles no Youtube, gravada na casa do cara, ao vivo, com 2 tecladistas. Inclusive tem um video que incrivelmente o baterista tá com a camisa do galo, com Ricardo Eletro e BMG, cabuloso!!!

    Edson Caetano

    Vamos tentar alavancar de novo então. Vou ver o esquema do Erasure pro
    nando2112

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Greenwood

    Veja essa versão recém gravada, mais "muderna"...



    E o meu sonho vermelho de consumo lá, soberano (GAS GAS GAS)

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz

    Belíssima a Telecaster semi-acústica!!!

    Bom, o som é bem feito, o Nord soa maravilhoso (como sempre), mas eu curto mais rock... mais psicodélico... Pra mim é brega. Mas é só gosto, mesmo. Não precisamos discutir gosto aqui.
    O importante é que o som é muito bem reproduzido... Segura a GAS... fica frio!!! :-)

    kokada
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    muito bom - o tempo passa mas a voz continua a mesma!

    Mu_Cephei
    Veterano
    # fev/13
    · votar




    Seja lá qual sintetizador eles usaram, esse arranjo orquestral ficou FANTÁSTICO, e eu acho que seria capaz de qualquer coisa pra conseguir "esse" timbre.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mu_Cephei

    Diga em quantos minutos e segundos pra gente se concentrar no "pedaço" que vc tem mais interesse em construir o timbre.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    02:15 até 02:43 (não há uma variação considerável do arranjo nessa parte, só da melodia).

    é strings pra tudo quanto é lado, mas esse som tem timbres muito peculiares, que eu não consegui identificar em outros lugares.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nando2112
    Eu até hoje não sei como montar corretamente o timbre da música Little Respect do Erasure.

    Veja isso: (segue a URL original, dada a quantidade de links que não funcionam no copy/paste : http://www.keyboardmag.com/article/Erasures-A-Little-Respect/2198

    Here are some notes on my Erasure "A Little Respect" patch, created with Logic's EXS24 (piano) and Arturia Prophet-V virtual analog synth.

    littleres_fullmix.mp3 - An excerpt of the whole song with both piano and synth plus percussion and bass synth.

    littleres_piano.mp3 - This is a quick demo of the piano patch used. I've thinned it out with EQ because the synth patch has a fair amount of body and we don't want them getting too muddy when combined. I've also added compression and stereo chorusing.

    littleres_oneosc.mp3 - This is oscillator 1, set to a pulse wave with no modulation applied.

    littleres_twoosc.mp3 - Here we have both oscillators, set to pulse waves in the same octave, with 7% detune on oscillator 2.

    littleres_pwm.mp3 - Same as above, but the pulse width is modulated by an LFO set to a triangle wave at about 5Hz. The modulation depth is at about 75%. This is set with the virtual mod wheel on Arturia Prophet-V and assigned by clicking the PWA and PWB buttons in the Wheel-Mod section.

    littlerespect.provbanlk - This is the patch for Arturia Prophet-V. It will work only with Prophet-V and may be imported by clicking the Import button in the top menu bar and pointing to the file. It should then appear in the preset menus. Since the Keyboard site can't host this file format, CLICK HERE to get it from my mirror directory.

    Enjoy,

    Mitchell Sigman

    mitchell@celebutantemusic.com

    nando2112
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Na minha busca por esse som eu tinha passado por esse link, mas como eu tinha recém adquirido meu juninho meu conhecimento de síntese era meio que zero, rs. Agora depois de um tempo mechendo no Editor dele já entendo alguma coisa, mas não sei se vou conseguir por a explicação do site em prática. Se na medida que for progredindo no timbre dessa explicação eu puder ir tirando minhas dúvidas contigo e com os bem aventurados aqui do fórum acho que sai algo legal. De qualquer forma já agradeço pelo apoio.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nando2112

    Qual é o seu equipamento mesmo?

    Penso que o MIDI PIANO da Korg se aproxima bastante. Acredito que possa ser ele o timbre de piano usado, tendo em vista a data de lançamento da música ser da época de ouro do M1.

    nando2112
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz

    Meu teclado é o juninho po? Juno Di, kkkk.

    Não saberia te dizer qual preset do juninho é equivalente a esse MIDI PIANO da Korg. De qualquer forma na época que eu montei esse timbre não lembro de nenhum presset no meu teclado que se parecesse com o timbre da música.

    A noite minha nene deixa eu brincar com o juninho dai eu vejo no Editor e te digo a gambiarra que fiz pra achar algo parecido, rs.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nando2112

    Já tentou zerar o Chorus dos FX do timbre de piano mais estridente dele?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o timbre?