Korg MicroSTATION, Korg PS60 ou outro entry level?

    Autor Mensagem
    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13


    Boa tarde, pessoal. Mais uma vez busco ajuda de vocês para buscar uma ajuda quanto a essa dúvida cruel.

    Antes, vou tentar explicar rapidinho o plano de fundo, para ajudar a vocês a darem suas opiniões.

    Eu não sou mais músico profissional. Toco atualmente mais por hobbie ou em eventos pequenos, estilo casamento, festas de aniversário, shopping, etc. Não faço mais shows semanais nem muito longos.

    Por muito tempo meu set foi um XP-80 e um Yamaha NP-30 ligado a um JV-1010 ou um QSR. Em show pequenos, levava só o NP-30 e um módulo, em outros maiores, o XP ou os dois juntos.

    Recentemente, troquei meu XP por um FP-4F e mantive o NP-30 e os módulos.

    Agora, eu quero simplificar ainda mais e não ter que sair com teclado, fonte do teclado, módulo, fonte do módulo, estabilizador para ambos, cabo midi, e toda essa parafernalha. Quero comprar um teclado entry-level na faixa de R$ 2.000,00 para usar nesses shows menores.

    Como durante toda minha vida eu tive Roland (e ainda tenho), queria algo de outra marca, pra dar uma variada no set, por isso deixei logo de fora o Juno Di. Sinto que dele para o JV-1010 não deve valer a pena o investimento.

    Minhas escolhas, então, se restringiram ao MicroSTATION e o PS60. As miniteclas não são algo que me agrade, mas também não é nada que me faça desistir do teclado por causa disso, sei que posso me adaptar. O Micro sairia por aproxidamente R$ 2.200, já com frete, para minha cidade e o PS60 sairia por R$ 2.100 em uma loja daqui (mas que é importadora, portanto, sem garantia).

    Pelo que vi no YT e li nos foruns estrangeiros, o Micro me chamou mais a atenção em relação a timbres, me pareceram melhores, embora o motor sonoro seja o mesmo, (EDSi) além de possibilitar uma síntese mais profunda direto pelo teclado e dividir o teclado em várias regiões. Parece-me ser mais "sintetizador", mesmo, enquanto o PS seria um "stage", mais para quem gosta de pegar as coisas prontas e sair tocando. Nesse sentido, a proposta do Micro me agrada mais.

    Já testei o PS na loja, rapidamente (odeio lojas que vendem instrumento mas que tem pena de deixar a pessoa experimentar, eles querem que eu dê R$ 2.000,00 em um instrumento no qual toquei uns 5 min?), mas não encontrei o Micro em nenhuma loja daqui.

    O que vocês acham? MicroSTATION ou PS60? Ou alguém teria algum outro para indicar?

    Abraços

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, não conheço nenhum dos dois Korg, So li sobre eles...Agora tem a opção do Yamaha MX61, que parece ser um MM6 bem melhorado, mas acabou de chegar no Brasil....Talvez possa ser uma outra opção...Mas acho que o MX provavelmente siga a linha do PS60, pelo que você disse, sendo um teclado com timbres prontos pra usar....

    manasses.ss
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu ficaria com o MX61, novo lançamento da Yamaha sucessor do mm6 que já tive um.
    Minha sugestão se não for precisar de piano AC e não puder pagar mais do que 2.200,00 pega o Ps60. Se for precisar de piano AC e quiser um teclado com mais recursos espera mais um pouco e pega o mx61 na teclacenter está por 2.500,00 à vista.

    Shadad
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Shadad
    · votar


    Felipe Vianna

    Tenho um Microstation. Ele leva algumas vantagens em relação ao PS60: pode fazer layers com até 16 timbres (contra 8 do PS60) e splits com 16 partes (contra 2 partes do PS60), cada banco do Microstation tem 16 botões para acesso rápido aos timbres (contra 5 do PS60) e ele ainda tem um sequencer. No Microstaion é possível fazer edições diretamente do painel do teclado, mas no PS60 essa tarefa é bem mais intuitiva.

    Tanto no Microstation quanto no PS60 as edições mais complexas, como mudar as waveforms dos osciladores ou configurações de filtros, só são possíveis quando usamos o software editor.

    No mais, o Microstation é um ótimo custo benefício.

    Se você tiver alguma dúvida específica sobre o Microstation, pode perguntar, que eu respondo se souber. :)

    Ah, até onde sabemos, apesar dos MX terem um poder de edição maior que o MM6, não é possível fazer layers com mais de 2 timbres nele, assim como no MM6.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    De tecladista
    manasses.ss

    Eu já havia pensado no MX, mas estou meio com o pé atrás com ele por alguns motivos: (1) o valor do MX 61 é acima do que pretendo pagar e acho impraticável ter um teclado de 49 teclas como único (eu já vou penar pra me adaptar de novo ao de 61, já que faz mais de 10 anos que todos os meus teclados têm 76 teclas, no mínimo); (2) ainda não consegui ver um vídeo legal dele que mostre os sons que ele possui, quase todos ou são muito rápidos ou com poucos sons ou só ficam tocando sons para tecno/dance e coisas para DJ ou interação com PC, que não me interessam tanto; (3) pouca possibilidade layers e de edição. E, pra mim, eu penso que quanto menos teclados se tem, mais layers ele deve aguentar, pra que dê conta do recado. Com dois teclados no palco eu posso me dar ao luxo de ter poucos layers em cada um, mas com um só, eu preciso que ele consiga ao menos umas 4 divisões.

    Shadad
    Eu penso justamente nisso, o custo-benefício do Micro. Além disso, penso também na portabilidade e, nesse quesito, ele é campeão. Eu não quero mais sair carregando teclados grandes e pesados, até porque meu carro é um Fiat 500, já não cabe muita coisa :P

    O Micro me parece um compromisso muito bom em tamanho, peso, qualidade de som e edição e preço. Até agora, ele está na ponta da lista.

    Pergunto a você: ele dá conta (tanto em construção quanto em qualidade) como único teclado? As mini teclas são muito ruins de tocar ou com o tempo dá pra acostumar? É fácil criar combis nele, com layers, split, etc.? Existe algum timbre dele que você ache ruim, que não dê pra usar?

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shadad

    Desculpe se eu tiver desviando um pouco do assunto, mas é só uma dúvida que me surgiu...No fim das contas eu também estou mais ou menos na mesma situação do Felipe Vianna, to procurando um entry, pra tocar em casamento e eventos assim, por ser mais facil de carregar e claro que tenha timbres de peso...As teclas do Microstation são pequenas né? Mas você conseguiu acostumar rápido, e tranquilo de tocar...Pq até então, eu tava pensando no MX61, mas também to achando um pouco salgado o preço...Vc ta gostando? Detalhe, eu sou pianista mas tenho a mão pequena..rsrs
    desculpe as milhoes de perguntas, mas é pq surgiu a duvida e eu nunca nem vi de perto essas teclas do Microstation...abração

    Shadad
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Shadad
    · votar


    Felipe Vianna
    De tecladista

    ele dá conta (tanto em construção quanto em qualidade) como único teclado?
    Vc ta gostando?


    Dá conta, sim! Tenho uma banda baile e toco em algumas outras bandas. Já estou com o Microstation a quase um ano, e sim estou gostando muito. Comprei com a intenção de usá-lo apenas em ensaios, mas ultimamente estou usando apenas ele em muitos shows (tenho estado sem saco para ficar carregando, montando e desmontando o TR na estante. Só uso o TR quando preciso usar samples). O pequeno não deixa muito a desejar se comprado ao TR.

    Quanto à construção, é somente plástico. Os botões e a carcaça parecem ser bem resistentes e duráveis. As teclas parecem ser frágeis, mas acho que só tenho essa impressão por elas serem muito leves.

    As mini teclas são muito ruins de tocar ou com o tempo dá pra acostumar?
    As teclas do Microstation são pequenas né?
    Mas você conseguiu acostumar rápido, e tranquilo de tocar...

    As teclas são pequenas e muitíssimo leves. Você, De tecladista, como pianista, vai achar muito estranho essa leveza. Mas eu acho que dá pra se acostumar.

    No início é bem estranho, mas a gente se acostuma depois de alguns minutos. Tocar apenas com a mão direita, fazendo solos, é fichinha. O mais complicado no início é montar acordes e tocar com a as duas mãos juntas, principalmente trechos complexos. Mas, depois de um certo tempo de treino (minutos), até as execuções mais complexas fluem sem problemas.

    O Microstation é o teclado com o qual eu passo a maior parte do tempo, pois eu deixo o meu TR na sede da minha banda, devido a dificuldades no transporte. Só estou pegando no TR na hora de tocar. Confesso que a convivência com o Microstation está me fazendo achar as teclas do TR grandes demais nos primeiros minutos do show. rsrsrs

    É fácil criar combis nele, com layers, split, etc.?

    Via PC, com o software editor é muito fácil, mas fazer diretamente pelo display do teclado é um tanto quanto complicado, porque o display é pequeno, existe muitos menus, submenus e a gente tem que sair procurando as páginas. Depois de um tempo a gente decora a posição dos menus e começa a fazer mais rápido, mas mesmo assim não é o mamão com açúcar que é fazer COMBIS pelo software editor.

    As edições mais grosseiras (layer, split, volume das partes, oitavas das partes, roteamentos dos efeitos, alguns parâmetros de edição dos efeitos, escolha entre os modos monofônico e polifônico, portamento, escolha dos osciladores, escolha dos arpejos, escolha do canal midi...) podem ser feitas diretamente pelo painel do teclado. As edições mais "finas" só podem ser acessadas com o software editor.

    Eu levo uns 5 minutos para fazer uma COMBI de baixo e piano (com os devidos FX) usando apenas o display do teclado.

    Existe algum timbre dele que você ache ruim, que não dê pra usar?

    Não existe timbre no Microstation que não seja usável. Os presets de fábrica que não me agradaram foram as COMBIS de metais e cordas. Soam madrinhos, sem peso... Eu consegui deixar esses tipos de timbres ao meu gosto, mas deu um trabalhinho. Porque, tipo, enquanto no TR eu preciso usar 3 ou quatro PROGRAMS numa COMBI para fazer uma sessão de metais ou cordas descente, no Microstation eu preciso usa 6 PROGRAMS, no mínimo. Ainda bem que o Microstation tem 120 vozes de pilifonia!

    Os timbres do Microstation são menos pesados quando comparados com os timbres do TR, mas nessas horas devemos lembrar que o Microstation é um entry-level e quanto ele custa.

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shadad

    Valeu pelas dicas amigo....Agora realmente eu fiquei confuso, porque ele é bastante pequeno, o que me facilitaria de mais para carregá-lo, andei vendo alguns vídeos dele no YT e vi que ele é pequeno só no tamanho, pq tem timbres de peso, e tá mais barato que o MX61...Eu provavelmente vou tentar da uma testadinha na loja de música depois, só mesmo pra sentir a questão das teclas, mas como você disse, acho que vai ser só questão de costume mesmo....Agora em relação a edição de timbres no pc, você faz a edição e depois a salva no teclado, ou é preciso estar com o pc para usá-la?

    Shadad
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    De tecladista

    Agora em relação a edição de timbres no pc, você faz a edição e depois a salva no teclado, ou é preciso estar com o pc para usá-la?

    Não entendi essa pergunta.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shadad

    Orbigado pelas respostas, elas só fizeram aumentar minha convicção de que o Micro deve mesmo ser a melhor opção pra mim, que procuro por um compromisso entre portabilidade/peso/qualidade dos sons. Devo testar o PS60 mais uma vez, só por desencargo de consciência, mas creio que vou apostar no Micro, mesmo. Se tudo der certo, devo comprá-lo na semana que vem.

    Não tenho medo das mini teclas, como toquei acordeon por um tempo (e ainda toco de vez em quando), já me acostumei uma vez com elas, não devo ter problemas em fazê-lo de novo.

    Muito bom saber que todos os timbres são legais. Eu confiava nisso até mesmo pelo poder de edição reconhecido por todos, da Korg. Essa questão dos strings e metais, devo fazer o mesmo que você e criar mais layers, para dar mais peso, com as necessárias edições.

    De tecladista
    Shadad
    Agora em relação a edição de timbres no pc, você faz a edição e depois a salva no teclado, ou é preciso estar com o pc para usá-la?
    Não entendi essa pergunta.


    Acho que ele quis saber se, depois que você edita o timbre no PC dá pra carregar esse timbre e salvar na memória interna do teclado para usar depois, quando quiser.

    Se for isso, pelo que eu lembre, dá sim, você salva no cartão de memória (ou na memória interna do teclado mesmo, não lembro) e pode usar depois, sem ficar preso ao PC. O Korgman inclusive tem um vídeo que ensina como fazer isso (passar os timbres do PC pro Korg) e disponibiliza algumas Combis gratuitamente.

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: De tecladista
    · votar


    Felipe Vianna

    É isso mesmo que eu queria saber...Então é uma coisa boa, por que se fosse preciso carregar o pc pra usar os timbres editados, ia ser um pouco chato...

    Shadad
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    De tecladista

    Depois que a gente faz a edição pelo PC, basta ir na função "WRITE" do editor ou na tecla "WRITE" do próprio teclado, que as alterações feitas ficam salvas no teclado.

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    entendi agora Shadad..Eu realmente estou bastante tentado por esse teclado...inclusive vi em outros tópicos sobre ele, postagens suas e de outros usuários, dizendo a mesma coisa sobre as teclas, que é so um pouco de tempo até acostumar...E isso me anima, ainda mais como já te disse, tenho os dedos curtos, a mao pequena, então, talvez seja mais tranquilo ainda....
    Mas brigadão mesmo pelas dúvidas esclarecidas, e se eu comprá-lo, posto minhas impressões depois...abração

    Shadad
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Shadad
    · votar


    De tecladista

    Apesar da minha avaliação e de outros usuários serem positivas, ainda assim sugiro que você procure testar o Microstation em alguma loja para tirar sua próprias conclusões.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shadad

    Você que já tem o Micro, pode me dizer se possui ou sabe onde vende o bag da Korg feito para ele (SCMW1, acho). Vi na net e achei ele muito legal, principalmente por ter alças estilo "mochila escolar", que você passa pelo ombro para carregar nas costas.

    Caso não tenha, você usa algum bag, semi-case ou algo do tipo, pra andar com ele por aí? Poderia me dizer onde comprou?

    Poderia me dizer, também, se não for abuso demais de minha parte, quais você considera os principais pontos negativos dele?

    Shadad
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Felipe Vianna

    Eu procurei muito, muito mesmo a bag da Korg para o Microstation, mas não achei para vender no Brasil. A Pride não importa. Você só conseguirá ela se importar por conta própria. Ela custa U$60,00 lá fora. deve chegar aqui curando uns 200 contos.

    Eu mandei fazer um semicase. Tem um cara daqui da minha cidade que sempre faz esse tipo de serviço pra mim. Saiu por R$100,00

    ...

    Para mim, os principais pontos negativos do Microstation estão no sequencer - muitas funções que existem no sequencer TR foram capadas no Microstation - e nos timbres de metais e cordas, que soam com pouco peso.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Então, gente, só pra informar que hoje fiz o pagamento do boleto na Teclacenter, apostei as fichas no MicroSTATION, mesmo, depois de muita pesquisa na net, fóruns gringos, vídeos no YT (achei um canal basicamente só de vídeos dele, coisa de quase 200 vídeos) e os comentários do Shadad.

    Agradeço a todos que se manifestaram e agora é só esperar o bichinho chegar. Começa agora a ansiedade, huahuahuahua.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Felipe Vianna

    Passa o link pro canal com os vídeos pra gente apreciar...

    (Continuo chateado com a TeclaCenter, que aumentou em 45% o MX 49 em uma semana...)

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz

    Eis aí a playlist:

    http://www.youtube.com/playlist?list=PL19F0EAA5FD887163

    Eu iria colocar no post, mas estava no MP e lá tem acesso ao YT, agora que cheguei em casa, fica aí o registro.

    De tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Parabens pela aquisição Felipe Vianna....Boa sorte com o bichinho...Eu também espero estar adiquirindo o meu o mais breve possivel, pq tbm to realmente bem interessado nele...Qdo chegar e você testar, se puder posta suas impressões pra gente...abração

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    De tecladista
    Parabens pela aquisição Felipe Vianna....Boa sorte com o bichinho...Eu também espero estar adiquirindo o meu o mais breve possivel, pq tbm to realmente bem interessado nele...Qdo chegar e você testar, se puder posta suas impressões pra gente...abração


    Pode deixar, sempre que tenho equipamentos novos compartilho por aqui. Espero poder ajudar aqueles que também estão pensando em comprar esse teclado que parece ser pequeno só no tamanho.

    Shadad
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Felipe Vianna

    Qdo chegar e você testar, se puder posta suas impressões pra gente...abração [2]

    É sempre bom ouvir outras opiniões. :)

    Felipe Vianna
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pessoal, acabaram de me ligar lá de casa dizendo que o teclado chegou. Já vi que vou ter muito divertimento esse fim de semana, huahuahuahua... No decorrer dele eu coloco aqui minhas impressões sobre a máquina e os timbres que o Korgman já me enviou.

    Abraços.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Conforme prometido, venho aqui dar minhas impressões iniciais do MicroSATATION (doravante, MS).

    Construção: padrão entry level, tudo de plástico, os knobs aparentaram aguentar o tranco bem, mas alguns botões mais usados (como as setas direcionais) acho que falahrão, daqui uns anos. Enfim, nada digno de nota nesse quesito, nem para bem, nem para mal, tudo dentro dos padrões esperados.

    Visor: pequeno, mas com bom contraste e leitura organizada, a navegação por ele é intuitiva.

    Teclas: o ponto mais polêmico do MS. Elas, de fato, são bem "mini". Entretanto, após uns 10 min. tocando, já não apresentava grande dificuldade pra mim, já estava tocando de olhos fechados sem errar, quase. A não ser que você tenha a mão muito grande (o que não é meu caso), dá pra se acostumar fácil, fácil. Na verdade, estou achando as teclas do meu FP-4F bem grandes, já, huahuahuauha.

    Sons: aqui é onde o MS brilha. Eu achei os sons muito bons. Realmente muitos me surpreenderam, e o "audition" da Korg é muito bom, trechos verdadeiramente inspiradores e mostram muito bem o timbre. Muito legal de se ouvir.

    Pianos: não se pode esperar muita coisa de pianos entry level. Os do MS são usáveis, acho os do Juno Di melhor. Mas achei que, em termos de Korg, a evolução é notável. Não temos mais aquele piano estridente, que caracterizou a Korg no passado. Ainda temos timbres nesse estilo (M1 Piano, 90's Piano, p.ex.), mas os dois principais (L/R Piano e Ac Piano) são todos bem usáveis. Eu salvei o L/R Piano com uma oitava abaixo, como fazia em todo teclado com 61 teclas (preciso dos graves do piano mais que dos agudos). O destaque dessa categoria, pra mim, vai para o timbre "Sad Piano", um piano "melancólico" bem legal, gostoso de ouvir e acompanhar umas baladinhas.

    Pianos elétricos: todos muito bons e muita variedade. Rhodes, Wurli, Dynos, tem tudo lá. O destaque para mim vai para o Suitcase, passei literalmente horas tocando com esse timbre, pra mim o melhor de todo o teclado, até agora (o que mais me prendeu).

    Órgãos: todos muito legais, também. O destque, pra mim, vai para o JazzPercOrgan e o Killer B.

    Strings: uma das partes mais fracas do teclado, junto com os metais. No modo PROG é impossível encontrar um strings "pesado", que faça uma "cama" legal. No modo COMBI, acabei usando mais o Smooth Strings, mas ainda não é bem o que quero, vou editar um próprio, mesmo. O destque, como adiantei, vai para a Combi Smooth Strings e Golden Strings.

    Metais e madeiras: a parte de metais é fraca, tal qual as cordas. No modo PROG, nada de brass sect. bacanas. Até aí é compreensível, dificilmente se encontrará um timbre só que faça uma sect. boa, ainda mais em um entry. Mas as COMBI de fábrica não ajudam muito. O destaque vai para a Combi GothamTrack, que é uma mistura de strings e metais, mas que trocando os strings por mais metais, fica bem mais a contento.

    Guitarra e baixo: uso muito pouco (para não dizer nunca) esses timbres, então sequer ouvi todos. Fica uma

    Synth: essa é uma das melhores categorias, tem uns timbres bem loucos, muito divertidos. Perdi horas brincando com os timbres: Syn Brass1 (lembra bastante aquele do começo de "Africa", do Toto), DEEP SPACE, Butterfly Pad (principalmente usando os knobs), DolphinPad (sim, parece um pad com sons de golfinhos), FinalSynth (nome bastante óbvio), HipHop Brs e MegaBigSynth.

    O ponto mais fraco, para mim, foi o manual de instruções, seja o brasileiro, seja o original. Para quem nunca teve Korg, como eu, é bem confuso e mal explicado. Faltou atenção nisso aí.

    O programa para PC parece bem intuitivo e fácil de usar. Usei bem pouco, ainda, só mesmo para ver se tava funcionando e reconhecendo normal. As poucas edições que fiz foram todas no teclado, mesmo, já que eram coisas simples (oitavas, trocar timbres no modo Kombi, etc.).

    Shadad
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Felipe Vianna

    O Suitcase é um timbre que uso muito, principalmente com o chorus editado para 100% wet. Fica lindo demais, cabe em praticamente qualquer música.

    FinalSynth é um program para The Final Countdown, né? rsrsrsrs

    ...

    Como eu já havia dito antes, o manual do MS é bem pobre. Parece que o MS realmente foi projetado para pessoas que já entende como funcionam os parâmentros dos teclados Korg.

    Como já estou a quase um ano com o MS, já quebrei muito a cabeça. Se você quiser, posso te enviar o que já editei nele. Talvez alguma coisa tenha proveito para você.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Shadad

    Opa, eu aceito sim, com prazer. Se puder enviar:

    felipe.a.vianna arroba gmail ponto com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg MicroSTATION, Korg PS60 ou outro entry level?