Piano ou cravo em concerto?

    Autor Mensagem
    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04


    Acho que já mencionei este livro aqui algumas vezes. Ou melhor, é uma coleção. Instrumentos que contém teclado, Aprenda a compor, Como ler uma partitura, e outros. Esse último eu tenho, e nele há várias peças e tal, e tem tb explicando, inclusive com ilustração, o que é música de câmara, orquestra sinfônica, etc. Me recordo que, numa dessas, havia um cravo desenhado. Aí queria saber: qual dos 2 é usado ou mais usado em concertos?

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Depende de qual contexto você estiver falando. Se for música barroca, então verá uma infinidade de concertos para cravo, bem como para violino, flauta, viola de gamba e etc, muito mais do que piano (que nem existia por sinal).

    Mas existem concertos de Bach feitos para teclado, ou seja qualquer instrumento que contenha teclado pode tocar: piano, cravo, clavicórdio, espineta, clavicembalo e etc. É uma das exceções a regra, hehe.

    Após o barroco, com o surgimento do classicismo, que tem como marco Haydn, começam a surgir inúmeros concertos para piano. O cravo passa a ser quase inutilizado em concertos, por não ter força e dinâmica, para interagir com uma orquestra sinfônica.

    Vale lembrar, que na época do barroco, as orquestras eram bem diferentes, pequenas orquestras de câmara, com no máximo 30 músicos. Já no período clássico, com as orquestras sinfônicas, essas começam a ter 100, 150 músicos.

    Alguns compositores ainda farão peças para o cravo, algumas vezes. Mas o piano será o alvo prefrencial para sempre. Apenas o neo-barroco retomará as composições para cravo em maior quantidade.

    Bom, é isso ae.

    Siul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fui assistir um Concerto para cravo, terça feira dia 13.

    O concerto faz parte da Oficina de Música de Curitiba, e foi numa igreja pequena.

    Saí de lá com a sensação de uma religiosidade muito grande.

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O Pianista, valeu pela explicação!! :)
    Agora, uma coisa que eu sempre quis saber: qual a(s) diferença(s) entre orquestra sinfônica e filarmônica?
    Outra coisa: sonata, minueto, prelúdio, ... se não for abusar de sua boa vontade, pode me explicar esses nomes que costumamos ver nas obras? Obrigado!

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    corrigindo: qual(IS) a(s) diferença(s)

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Legal, ei pianista, por que você num escreve artigos aqui pro cifraclub? Muito legal, desde aulas de piano/teclado como sobre explicações sobre orquestras, história da música e tal, seria bem legal...

    LeandroDoria
    Ei sei o que é Prelúdio...
    São pequenas fantasias em forma de improvisos que o músico toca antes de iniciar a peça, como se fosse uma "Introdução", como conhecido em músicas de hoje em dia.

    O pianista
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: O pianista
    · votar


    Uma diferença muito simples: orquestra filarmônica, é mantida por fundos privados, ou seja, uma empresa ou pessoa que a patrocina. Já a sinfônica, é mantida por um órgão público, normalmente estado ou cida. Exemplos básicos: Orquestra Filarmônica da Rádio de Praga e Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP).

    Quanto aos nomes, vamos lá:
    sonata, é uma forma criada por Haydn, na qual o sistema é ABA; ou seja, aparece um tema, um desenvolvimento e uma reexposição no final. A sonata se caracteriza por 3 movimentos também: normalmente um Allegro (rápido) inicial, um movimento mais lento no meio (Adágio ou Andante) e um final + rápido que o começo (normalmente um Vivace).

    Existem muitas exceções para os movimentos (veja Beethoven: a sonata "Moonlight" começa com um movimento bem lento Adágio). Mas a forma exposição/desenvolvimento/reexposição é mantido.

    Minueto é uma dança característica da renascença e séculos XVII e XVIII, com tempo de 3/4 mas que difere da valsa. É sempre animada e com o tempo inicial bem marcado.

    Prelúdio é exatamente uma peça que antecede uma obra maior. Antigamente era feito no improviso. Desde a época barroca até o modernismo o prelúdio existe.

    Existe ainda: sinfonia, ópera, operetta, suíte, scherzo, noturno, polonaise, estudo, bagatella, barcarola e outros, hehe. Mas é coisa de + p/ explicar, se tiver dúvida em + algum, pergunta ae q eu respondo com o maior prazer.

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Aceitando a opnião do Dan, vou estar reunindo um pouco do que já falei aqui e escrevendo algo para o Cifra Club. Em breve verão. :)

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista

    Valeu pela explicação mano, vc pode me dizer só o q é uma suíte, uma sinfonia e um noturno? eu gosto desses nomes HAUHAUHA

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    OK, estou de férias, sem problema nenhum, hehe. :)

    Suíte: conjunto de danças ou peças feitas pelo compositor, que não precisam ter exatamente uma ligação entre sí. Ex: suíte Quebra Nozes, de P. I. Tchaikowsky

    Sinfonia: a mesma coisa da forma sonata, só que para instrumentos de orquestra. Muitas vezes, acrescentasse um scherzo (um movimento meio alegre, como uma brincadeira) entre o adágio e o finalle.

    Noturno: música feitas exatamente para se tocar a noite, por isso não culmina em pontos de muitas tensão, possuindo em sua maioria dinâmicas leves. Chopin foi o grande mestre do noturno.

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista
    Valeu kra! Os tecladistas e pianistas daqui vão adorar a sua participação nos artigos do CifraClub!

    MMM
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    issae!! esse kra vai vender livros ainda!!

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Pode crer! Sempre q faço perguntas aqui são todas indiretamente para O Pianista, principalmente as de música clássica e conhecimentos técnicos, exercícios, escalas, ...

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista
    Valeu mano!

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Que bom que estou conseguindo dar uma pequena ajuda.

    Pretendo colocar desde teoria até instrumento nessa apostila. Se tudo der certo semana que vem ta pronta.

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ótimo!
    :D

    Siul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Legal Pianista! Costumo ler todas as suas respostas.

    O universo da música clássica é muito grande mesmo.

    Se eu conseguir tocar O pequeno Livro de Anna Magdalena Bach - Quatorze Peças Fáceis. A princípio ficarei muito feliz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano ou cravo em concerto?