Como achar timbres na músicas ?

    Autor Mensagem
    andematos79
    Veterano
    # fev/13


    Amigos do FCC , como é conhecimento de alguns saltei de um PSR 710 para um Fantom G6, e que salto !!! Como eu faço para identificar os timbres corretos para cada músicas ? Tipo na banda onde toco não temos baixista no momento, então ficou eu + uma guitarra e o baterista !!! Bem precário , entao quero acertar na mosca nos timbres , para tentar compensar muito bem essa falta de componente ...
    Que dicas os amigos dão ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não tem essa, é o seu gosto e criatividade que manda

    Mas a priori, solos com leads, camas com pads, strings, rock com hammond, intros com pianão, EPs sempre vão bem, ou seja seu bom gosto e bom senso que manda

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    entao quero acertar na mosca nos timbres , para tentar compensar muito bem essa falta de componente

    uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
    uma coisa é timbre em si, outro fato é substituir um músico que não tem

    timbres iguais das gravações tudo depende, em estudio se usa de tudo, então a primeiro momento é encontrar um timbre próximo ao que você escuta, então você tem que estar bem familiarizado com o que tem no teclado
    em um segundo momento é partir pra edição, começando do básico, pega esse timbre próximo e da umas mexidas (conhecendo os parametros) pra chegar mais perto

    outro fato é que dúvido que leigo em música vai encanar com seu timbre, se tem um lead na gravação e você usou um próximo o cara não vai encanar com isso, é neura de músico, não que você não tenha que se preocupar com isso, mas tenhos uns conhecidos que ficam até cabreiros porque na gravação usaram uma strato fender e ele estava com uma gibson no dia, então vira doença

    tem um tópico falando sobre como fazer baixo em teclado, talvez isso te dê alguma disca pra suprir essa falta de peso na banda

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Cara, tenta primeiro identificar quantos sons de teclados existem, depois tente ver quantos vão dar pra tocar, pois ao mesmo tempo pode ter piano, strings, synth, pads e etç. Já que você não tá bom de ouvido pra montar um som ao escutar, comece pelos presets de fábrica do seu teclado, deve ter algo parecido, daí é só repetir para os outros timbres da música.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Show de bola Aleciano foi essa a questao q eu quis levantar com o topico

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    CRIE seus próprios timbres, pelo amor de Deus. Não é pra isto que vc tem um sintetizador?

    Invente um som que ninguém nunca tenha pensado antes...

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    CRIE seus próprios timbres, pelo amor de Deus. Não é pra isto que vc tem um sintetizador?

    MAs deixa eu perguntar uma coisa . Se é assim pra criar simplesmente , pq então tanta discussão relacionada a quem tem ols melhores timbres , Fantom vs Motif vs M3 vs bla bla bla ? Não saquei o lance então !!!!

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    Eu não sei pra que tanta discussão. Eu não discuto, pois perde-se tempo.

    Eu gosto de criar. Principalmente timbres... sons... zuadas...

    É por isto que eu tenho um sintetizador (dois, na verdade).

    Criatividade x cópia. Pense nisto.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ah sei entendi agora , vc vai tocar uma musica onde no original é um som de piano , vc coloca piano misturado com sons de tiros !!!!! Saquei !!! (Sarcasmo)

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Não saquei o lance então !!!!
    Normalmente quem fica discutindo quem é melhor, nem tem o equipamento, vive de vídeo do you tube que não prova nada e se alimentando de papagaios de pirata que falam sem saber nos fórums hehe

    Dá até pena

    Você tem um super equipamento nas mãos, pode sim criar o que quiser e se destacar, ou pode copiar e ser mais do mesmo, a escolha é sua

    Estou 100% de acordo com o Greenwood

    andematos79
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: andematos79
    · votar


    Vou perguntar uma coisa como leigo que sou , posso estar enganado mas , a discussão sobre timbres é mais inútil do que se imagina !!! Quando vc nao conhece nada de Sinth a definição mais perto da realidade é de que vc tem um universo de criação nas mãos !!! Vc pode criar , editar, mastigar , etc e tal ... Daí nao faz sentido discutir sobre timbres "presets" de cada modelo , parece até estão discutindo sobre arranjadores , estou certo ? Então a discussão é como agua de salsicha , não serve pra merda nenhuma !!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Exatamente, chegou no ponto da questão, e o pior, timbre é 100% GOSTO PESSOAL, e como diz o ditado popular, gosto é gosto, cada um tem o seu

    Já se faz música a décadas, será que aquela galera só tocava coisas ruims? claro que não, se viravam com oque tinham, inovavam, criavam coisas interessantes

    Na síntese pura, é pior ainda, porque é exatamente o que escreveu, não faz sentido algum discutir

    Ouço muita gente dizer que acha o som de teclado X sem peso, mas nunca parou para editar algo nele, quer mastigadinho, ou que o teclado Y não faz o que o Z mas que ... tudo mimimimi

    E o pior de todos, aquele que fala mal de um equipo sem NUNCA ter visto de perto, ou escutado ao vivo, ou pelo menos com um sistema de som decente

    Mas é assim, se aceita o fato que todo mundo tem sua opinião, falar sobre tecnologia nunca vai acabar, e comparar é da raça humana, questão apenas de saber filtrar e passar longe disso

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    outra coisa que acho tbm sem lógica é : - O Teclado X não fala no PA , ou o Teclado Y não tem "punch" no palco, cara que merda esses caras fazem ? Por acaso para que serve as edições e outros milhares de recursos num Sinth ? Posso ter falado besteira afinal sou novo no mundo da Sintese , mas não vejo lógica nisso !!!! Acho discussão sobre timbre em Sinth burrice !!!

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    E o pior de todos, aquele que fala mal de um equipo sem NUNCA ter visto de perto, ou escutado ao vivo, ou pelo menos com um sistema de som decente
    Esse ponto é bacana !!! Entre em tópicos tipo MOTIF vs FANTOM tem uns carinhas que querem fazer analise sistemática dos intrumentos , mas no meio da postagem vc descobre que ele tem o Fantom e só tocou no Motif uma vez testando na loja , como isso cara ? Como vc vai poder dizer que o Um instrumento é melhor que outro dessa forma ??? Rejeito totalmente esse tipo de analise que na minha opinião é no mínimo leviana e tendenciosa !!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Não pode se esquecer que existem equipamentos e EQUIPAMENTOS, não tem como comparar um "synth" entry level de 2k com um top level de 10k

    Existem diferenças entre categorias e entre tipos de sintese, por isso a discussão dura tanto hehehe

    Falar no PA não é tocar alto, isso qualquer key faz, até um cce vagabundo que tenho encostado aqui, basta plugar, aumentar o volume e fazer barulho

    PESO é outra coisa, presença, estes detalhes só se descobre vivenciado

    Já tocou em um piano de verdade? Nem precisa ser um Grand, vamos para o comum, um upright, de marca e modelo simples, estes nacionais usados de 3 ou 4mil, eles tem uma presença tão forte que nenhum digital meu chegou lá

    Complicado? Nem tanto... Voce tem um G6

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Discussão de timbre é complicada, pois esbarra em diversos fatores: referência do usuário, gosto, aplicação, aparelhagem, tipo de música, técnica do músico, etc.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MAs deixa eu perguntar uma coisa . Se é assim pra criar simplesmente , pq então tanta discussão relacionada a quem tem ols melhores timbres , Fantom vs Motif vs M3 vs bla bla bla ? Não saquei o lance então !!!!

    materia prima
    você só faz um bolo se tem os ingredientes, quanto mais ingredientes dá pra fazer um bolo melhor, quanto melhor cada ingrediente um bolo melhor

    no caso do teclado, quanto melhor for a amostra de timbre de piano "cru" que tem nele, mais você consegue usar os ingredientes do teclado pra trabalhar nesse timbre e deixar com usa cara

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Obrigado companheiros pelos esclarecimentos, estou aprendendo muita coisa com vc´s na ultima semana , coisa que não se aprendem no manual !!! Valeu pela força !!!!

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    CRIE seus próprios timbres, pelo amor de Deus. Não é pra isto que vc tem um sintetizador?

    Vou ter que levantar um contraponto aqui. Acho que o tópico está todo indo para 8 ou 80, e estamos indo para o 8. Criatividade, timbres novos, releituras de músicas... Enfim isto para mim é 8.
    MAS... se o cara quiser o 80 ?? Afinal as bandas "covers" tem ao monte, ou vai dizer que ninguém aqui nunca tentou "tirar' uma música o mais próximo possível da gravação?? Veja por exemplo The Final Countdown para citar um clássico do mundo tecladístico:

    http://www.youtube.com/watch?v=9jK-NcRmVcw

    Se o cara quer tocar esta música ele vai usar um timbre o mais próximo possível porque esta música já está "gravada" nas mentes dos ouvintes. E acho que a dúvida do colega é mais para esta linha do que para criação de novos sons:
    timbres iguais das gravações tudo depende, em estudio se usa de tudo, então a primeiro momento é encontrar um timbre próximo ao que você escuta, então você tem que estar bem familiarizado com o que tem no teclado
    em um segundo momento é partir pra edição, começando do básico, pega esse timbre próximo e da umas mexidas (conhecendo os parametros) pra chegar mais perto

    Esta é a dica.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: andematos79
    · votar


    J. Dionatan isso ae o ponto , criei o topico na intenção de ter a resposta dessa forma, "COVER" , mas daí a coisa "descamba" pra discussões do tipo criatividade vs nao sei o que lá ... Baboseira
    Pois fiz uma pergunta tão simples , se acham que é cópia , cover , ou falta de criatividade , achem o que quiserem , mas os caras tem prazer em "tirar" uma com a cara dos outros !!! Vc falou certo , entendeu a dúvida do tópico e pode ver que é uma coisa simples e nada tem a ver com criatividade em si . Obrigado pela resposta

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Mas se vocë já tem uma referência (que é a música a ser tirada) a sua resposta é muito simples, faça o que a música pede, ué

    Se o cara usa piano, poê piano, se coloca órgão, coloque órgão, agora quando escreveu baboseira... não entendi mais nada

    Olha mesmo no exemplo do Dionatan, a Final Countdown é feita com um Synth Brass, eu FIZ o meu Synth Brass, tá certo é cover, não quero descaracterizar a música, mas memo assim você pode imprimir sua personalidade no timbre

    O que eu disse antes, quem escolhe é você, quer ficar só nos timbres e presets básicos, ou quer usar todo o potencial da ferrmenta que tem em mãos e se destacar

    Não é baboseira, é um fato e muito importante de se levar em consideração

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    timbres iguais das gravações tudo depende, em estudio se usa de tudo, então a primeiro momento é encontrar um timbre próximo ao que você escuta, então você tem que estar bem familiarizado com o que tem no tecladoem um segundo momento é partir pra edição, começando do básico, pega esse timbre próximo e da umas mexidas (conhecendo os parametros) pra chegar mais pertooutro fato é que dúvido que leigo em música vai encanar com seu timbre, se tem um lead na gravação e você usou um próximo o cara não vai encanar com isso, é neura de músico, não que você não tenha que se preocupar com isso, mas tenhos uns conhecidos que ficam até cabreiros porque na gravação usaram uma strato fender e ele estava com uma gibson no dia, então vira doença


    Cara, tenta primeiro identificar quantos sons de teclados existem, depois tente ver quantos vão dar pra tocar, pois ao mesmo tempo pode ter piano, strings, synth, pads e etç. Já que você não tá bom de ouvido pra montar um som ao escutar, comece pelos presets de fábrica do seu teclado, deve ter algo parecido, daí é só repetir para os outros timbres da música.


    As respostas acima são as que eu procurava como leigo Estou satisfeito com as mesmas!!! Vou ignorar as coisas tipo criatividade vs cópia !!! Se sinceramente não responderam ou ajudaram em nada na minha duvida !!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Vou ignorar as coisas tipo criatividade ...

    A gente fala, aliás escreve diversas opiniões, divergente muitas vezes mas não precisaria ignorar, simplesmente leigo, como se auto-intitula, mas sim aumentar seu conhecimento incluindo pelo menos a ciencia de diversas outras possibilidades

    Não é por mal, nem para menosprezar, escrevemos o que achamos que poderia te ajudar, seria muito fácil escrever, olha andematos, liga o seu teclado e ouve os timbres um por um, o que gostar segure e coloque na sua música

    porque se for para dar apenas as respostas que você quer ouvir, sinceramente, ninguem precisa perder tempo tentando te ajudar

    Minha opinião apenas Ok, não precisa ficar chateado, porque o que eu quero é que você pule desta sua situação de leigo, para a de um fera nos Keys

    Abração
    andematos79

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    obrigado amigo de coração acho q me expressei mal não foi a intenção chatear! !! E eu não ignoro de fato nenhuma das opiniões eu até já mudei de ponto de vista muitas vezes e cresço com isso! inclusive graças a vcs do FCC dei o passo mais importante q foi mudar a classe do meu instrumento !!!!

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    posso afirmar algo q talvez vcs possam não acreditar mas cresci em uma semana mais do q alguns anos na minha vida de tecladista!

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    dei o passo mais importante q foi mudar a classe do meu instrumento !!!!

    Isto mesmo! Agora vc tem um sintetizador. Vc não vai parar de se surpreender com as possibilidades. Utilize-as!

    Mas lembre-se: sempre que falarmos sobre música, falaremos sobre criatividade.

    Boa sorte!

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mas lembre-se: sempre que falarmos sobre música, falaremos sobre criatividade.

    Vou citar um exemplo que agradará a todos deste tópico então: O cara tem um PSR 313 é quer tocar The Final Countdown igualzinho a gravação. Mas o timbre do seu teclado é bem pobre e não lhe agrada. Daí o que ele faz já que não tem muito poder de editar seu timbre?? Ele usa a criatividade e com a ajuda de um pedal de efeitos Zoom para guitarra ele modifica consideravelmente o timbre ficando bem satisfeito.

    No final é isto que vale, estar feliz com seu som!!

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    J.Dionatan

    Perfeito! :-D

    silvG8
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não sei se o que vou falar é apenas repetição do que alguns aqui já disseram, mas acho que devo dizer.

    A questão do "achar timbres", "criar timbres" e etc. depende muito do tipo de usuário. Muita gente que compra um equipamento dito "top" é na verdade amador em termos de criação de sons... lembrando que juntar um som em cima do outro, preset sobre preset, não é criar nada.

    Assim sendo, vejo então dois tipos básicos de pessoas que se interessam por equipamentos como workstations:
    1 - O cara que não entende muito de edição, pois vive tocando com bandas e faz ajustes baseados na necessidade. Esse cara vai produzir várias combinações de presets que atendam ao que ele precisa para trabalhar.
    2 - O experiente (ou não) que enxerga música como passa-tempo e gosta de produzir seu próprio som. Aqui o cara devora tudo que ele pode de seu equipamento, lê manuais e tenta criar algo novo.

    Obviamente existe também a mistura dos dois, onde além de usar combinações rápidas, o usuário conhece a fundo o funcionamento de seu equipamento e faz as alterações nos sons se julgar necessário.


    Partindo pro lado da criatividade, eu acredito que o melhor caminho para tocar qualquer tipo de som é dar uma característica sua àquele som. Pode parecer bobeira, mas mesmo em um cover, você pode usar um som que embora semelhante ao original, dê uma nova vida à coisa. Obviamente, existem bandas que procuram soar exatamente igual ao ídolo em que se espelham... não consigo dizer se isso é positivo ou negativo, mas sei que o cara vai ter que ralar pra sintetizar sons idênticos aos originais.

    De qualquer forma, acho que os presets de um teclado são importantes para o aprendizado. Quando ouvir algo que te agrade muito, edite, fuce bastante as possibilidades e aprenda com aquilo.


    Um outro lado importante é respeitar as limitações em conhecimento de quem está usando o instrumento... muita gente nunca ouviu falar o que é um oscilador ou filtro e provavelmente permanecerá nesse estágio sempre, pelo simples fato de não precisar.





    RESPONDENDO À PERGUNTA DO COLEGA...
    Não sei dizer ao certo se é isso que quer saber... acho que você quer saber quando aquele som é um LEAD, quando é um PAD, etc. As categorias de som que existem são relativamente simples de entender e basta ouvir um pouco da sonoridade de cada uma delas para concluir o que é cada som em uma música. Existem também as sub-categorias... em EPs por exemplo, temos Rhodes, Wurlitzer, FM, etc. É apenas questão de tempo até se habituar com tudo isso.

    O problema é o lance de querer achar algo exatamente igual a uma gravação... em PRESETS, isso não existe! (ou pelo menos QUASE não)

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não sei dizer ao certo se é isso que quer saber... acho que você quer saber quando aquele som é um LEAD, quando é um PAD, etc.

    Também pensei nisso ... Mas como o Colega disse , é questão de tempo !!!
    Obrigado mais uma vez !!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como achar timbres na músicas ?