"Você toca muito bem, parabéns!"

Autor Mensagem
jrguedes
Veterano
# fev/13


"Você toca muito bem, parabéns!"

Passei por isso algumas vezes, e a ultima vez foi nesse sábado passado.
Estava utilizando o bom e velho piano do S90ES (sou apaixonado por esse piano ..rs) no meu notebook com o Cp33.

Como é gostoso ouvir isso, mesmo sabendo que você às vezes está fazendo somente aquele "feijão com arroz", e sabendo que existem infinitas pessoas que vc talvez nunca chegue à metade da técnica utilizada por elas. É bom saber que mesmo sabendo tão pouco vc está agradando ao público, e fico grato a Deus por isso.

MAS...

aqui vem a questão:

Vocês acham que ouvir elogios reflete muito na vida do músico, ou cada um é o que é independente do que os outros acham ou expressam em relação ao seu trabalho musical?

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


jrguedes

Acho que algumas características humanas estão presentes na pessoa, independente da escolha ou caminho profissional que ela faça.

Uma pessoa muito vaidosa, têm dificuldades de lidar com críticas e muitas vezes ficam meio arrogantes se são muito elogiadas.

Uma pessoa mais tímida ou insegura, acha sempre que os elogios não são verdadeiros e que as pessoas o fazem por gentileza.

Claro, tô dando exemplos radicais, todos temos um pouco disso, e um pouco daquilo.

Eu, confesso, quando estava ativo musicalmente, ficava orgulhoso quando elogiado, me sentia bem, era como um "carinho" gostoso.

Mas, nunca fiquei "me achando" não. Eu estava cercado de músicos muito melhores do que eu e tinha exata noção de meu lugar.

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


jrguedes
Eu acho que o elogio é algo que pode ser positivo, quando o transformamos em estímulo para continuar realizando nosso trabalho e para buscar crescimento, ou algo que pode ser o negativo, quando passamos a ser orgulhosos, cheios de si. Por isso, apesar dos elogios ou das críticas, penso ser muito importante que a gente tenha bastante claro em nossa mente quem a gente realmente é ou em que nível a gente realmente está. De forma honesta consigo mesmo. Com disso, fica fácil lidar com elogios e críticas. Se alguém te exalta demais, você recebe humildemente o elogio, mas sabe que não é tudo aquilo, pois você lembra que, sei lá, só na sua cidade tem uns 300 caras melhores que você. Se a pessoa faz uma crítica infundada, você não leva aquilo a sério, pois sabe que aquela crítica não condiz com a realidade; se a pessoa faz uma crítica com fundamento, você recebe e procura melhorar... Enfim, ao invés de ficarmos preocupados com o que os outros aleatoriamente dizem ou acham, a gente precisa saber quem a gente é... Se você ainda está inseguro quanto a isso, cerque-se de bons músicos, pessoas sérias, sensatas, que querem o seu bem, e pergunte para eles.

MestreJuca
Veterano
# fev/13
· votar


Achei que você tocava muito bem a música "Parabéns pra você..."

andematos79
Veterano
# fev/13 · Editado por: andematos79
· votar


Manow !!! Vou ser sincero com vc e vou falar do fundo meu coração !!!
Prefiro ouvir uma 1(uma) crítica de alguém que realmente tem conhecimento pleno do assunto e com isso vou de fato crescer do que 50 elogios de pessoas que não tem o mesmo entendimento .
São essas críticas em qualquer area de nossa vida que nos peneiram ou lapidam , e passamos a buscar a melhora e o crescimento pessoal, profisional e musical !!! As pessoas que não tem veia musical , na maioria das vezes se empolgam , e mesmo que vc esteja no inicio , errando um monte de nota, ou semitonando em algumas músicas , tropeçando nas relativas entre outros erros bem comuns no início , vai chover gente dizendo que você toca bem , e vc pode cometer o erro gravíssimo que eu mesmo cometi que foi o de acreditar ,isso me fez o mal quase irreparavel , pois quando vc descobre sua verdadeira situação e se torna mais crítico , pode desanimar ... Daí comecei a me importar menos com elogios na maioria das vezes vazios e passei a valorizar mais as críticas "técnicas e construtivas" ...
Irmão é só uma opinião pessoal ... Ainda hoje não toco bost@ nenhuma !!!

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


jrguedes
Agora, respondendo melhor a sua pergunta, não vejo as duas partes associadas, ou uma, ou outra.

Ouvir elogios, como eu disse acima, reflete diretamente na vida do músico. Cabe a ele saber lidar com esses elogios.

E também cada um é o que é independentemente dos elogios ou críticas que recebe.

Artref
Veterano
# fev/13
· votar


O andematos79 disse tudo. Prefiro muito mais uma crítica realmente sincera e técnica do que um elogio vazio. O elogio é péssimo, especialmente se dado por quem não entende, pois pode te tornar preguiçoso e dar a idéia de que você é top e "já chegou lá", quando na verdade você nunca vai "chegar lá" - deveria passar a vida tentando.

andematos79
Veterano
# fev/13 · Editado por: andematos79
· votar


Sem contar as criticas mal direcionadas !!!! vou lhes contar uma história...
Em 2000 eu tocava numa igrejinha ,que só havia eu como "músico" , eu tocava num Psr 520 , e era daquelas igrejas onde o Pastor quer cantar e não sabe , esse então era bizarro , o cara numa musiquinha de 4 estrofes mudava de tom umas 5 vezes , algo que só vendo e ouvindo , de fato indescrítivel de ruim , então o Pastor começava a cantar sem pedir nota, sem avisar nada de que iria tocar ou sequer se eu conhecia a musica , era algo aterrador, contudo , como na vida vc pode tirar proveito em qualquer situação eu fiquei com uma certa habilidade em tocar em todos os tons , aprendir usar as escalas mesmo sem conhecimento teorico necessário entre outras coisas !!! E nisso , havia um velhinha que sentava na primeira fila , e a mesma era professora de Piano, eu morria de medo dela, todo culto lá estava ela , e eu num cagasso danado , depois de um ano mais ou menos , ela veio até mim e elogio-me da seguinte forma :
- Olha eu fico impressionado com a maneira que você toca , está de parabéns !!!
Foi uma desgraça para mim , eu garoto sem conhecimento, sem maturidade e sem contato com outros músicos , não tinha como não me orgulhar e me encher !!! Afinal era uma professora de piano !!! Entendem o drama ???
Só depois de anos fui entender apanhando e sofrendo que ela se referia a meu desempenho mediante a precariedade da época, ou seja, instrumento ruim , sem ensaio, pastor desafinado feito uma desgraça, uma verdadeira praga bíblica !!! E não ao meu talento ... Moral da história a velhinha errou na palavras , ela poderia ter dito algo mais realistico , como meu filho vejo que vc tem potencial , toca aqui em condições super precárias e vai levando a coisa numa boa, estude e um dia vc chegara longe ....
Esse é um dos exemplos que tenho ...

TrebleH
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que em música a gente pode tocar até bem...

Mas nunca o suficiente...

É tão rico quanto a matemática, é infinito. Nunca deixamos de aprender não importa o quanto estudamos e tocamos...

Já recebi esse tipo de elogio e sempre respondo a mesma coisa.
"Estou longe disso. É td enrolação, tenho mto o que aprender" ---> e é verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

catamilho
Veterano
# fev/13
· votar


Enfim.
Em terra de cego quem tem um olho é rei!
E quem foi rei nunca perde a majestade.
Sempre vai ter seu valor, mesmo em condições adversas.
No fundo você sabe que se vira no teclado, e a meu ver o elogio foi valido sim.
Afinal era uma professora de piano !!!
Como você mesmo citou.

Abraços a todos.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


TrebleH
Veterano

Estou contigo meu velho !!! Hoje penso assim e vida que segue , tô fora de elogios vazios !!! Sempre vai ter seu valor, mesmo em condições adversas.No fundo você sabe que se vira no teclado, e a meu ver o elogio foi valido sim.Afinal era uma professora de piano !!!

Sim hoje posso ver que era válido , se eu soubesse o que ela queria dizer !!! Mas dentro do contexto acima citado , foi catastrofico !!!! Uma Professora quis ser gentil e fez "Mesbla" , como professora deveria saber melhor como incentivar !!! Mas uma vez digo é minha opinião !!!

jrguedes
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Tem realmente esse problema de o cara acabar se achando melhor do que realmente é, com os vários elogios.

tmurback
Eu acho que o elogio é algo que pode ser positivo, quando o transformamos em estímulo para continuar realizando nosso trabalho e para buscar crescimento, ou algo que pode ser o negativo, quando passamos a ser orgulhosos, cheios de si.

Concordo. Talvez o ponto esteja realmente aí.

MestreJuca
Achei que você tocava muito bem a música "Parabéns pra você..."
kkkkkkkkk olhando bem, é capaz entender assim mesmo

andematos79
Prefiro ouvir uma 1(uma) crítica de alguém que realmente tem conhecimento pleno do assunto e com isso vou de fato crescer do que 50 elogios de pessoas que não tem o mesmo entendimento .

Concordo. Isso é bem verdade, o elogio ganha mais peso quando vindo de alguém com bagagem. Mas, acredito q na maioria das vezes, a maior parte das pessoas q ouvirão nao sabem nem o q é um "sustenido" ...rs entao elas so vão avaliar se soa bem aos seus ouvidos ou nao, entao de uma certa forma é bom agradar esse povo tb ;D, pois é um povo q talvez se impressione bem mais com uma melodia bonita, q com uma execução de algumas notas por segundo.

tmurback
Ouvir elogios, como eu disse acima, reflete diretamente na vida do músico. Cabe a ele saber lidar com esses elogios.

realmente, se não souber lidar com os elogios mesmo... é uma tragédia na evolução musical, pra o cara nao ficar se sentindo "o tal".

Artref
Nao lhe conheço, mas sou fã dos seus comentários. Sempre com muita propriedade. Vc ta certo, o andematos79 mandou bem.

andematos79
kkkkkkkkk terrível esse caso de trocar de tom o tempo todo. Como vc disse, pelo menos serviu pra lhe aprimorar a tocar em vários tons ..rs

TrebleH
Acho que em música a gente pode tocar até bem...
Mas nunca o suficiente...

Seria perfeito se todo músico entendesse isso.

Em um escopo geral o elogio massageia o ego e isso é uma coisa boa, acho q é so saber lidar com ele pra nao ficar arrogante como falaram, e não achar q não há mais pra onde crescer.

obrigado pelos comentarios, é bom saber o q se passa na mente dos músicos aqui do cifraclub sobre o assunto.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Como um amigo meu definiu, eu sou bem territorialista.

Dito isso:

- Eu gosto sim de ouvir elogios. Faz bem pro ego.
- Eu gosto de ouvir críticas de pessoas que entendam do assunto abordado, mas a princípio, costumo me fechar um pouco quando a pessoa não é muito amiga. Digo, eu ouço, passo 3 ou 4 dias brigando comigo mesmo, mas por fim, acabo ouvindo e aceitando a crítica. Não sem antes maldizer o crítico alguns milhões de vezes.
- Eu gosto e consigo ouvir com mais facilidade críticas de pessoas que de alguma forma. Muitas vezes ouso bastante nas jams aqui porque gosto de ser duramente criticado. Reconheço que o Casper, o Edson e o SilvG8, que são os mais constantes aqui tem sempre boas opniões e confesso que aprendo muito com as avaianas de pau do véio Casper.

Isso posto, tem sempre a avaliação de alguém que te ouviu e de alguma forma a música que vc fez a tocou de alguma forma. E realmente, um elogio sincero, não tem como não nos emocionar, já que uma das facetas desse negócio em que nos metemos é trazer luz aos outros! Sim, é uma visão um pouco romântica, eu sei. Perdoem-me a pieguice.

Juruna_Tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


Quando comecei a tocar na igreja, eu tinha 1 ano de teclado e minha igreja estava sem tecladista a mais de 10 anos! Então foi aquilo né? Fazia um fundo de 3 acordes e era tipo: MEU DEUS, VOCÊ É BEETHOVEN!!
Mas nunca me deixei levar pelos elogios, foram bons, pra eu continuar crescendo musicalmente, mas humildade sempre! Hoje toco a 5 anos (tento tocar a 5 kkkkk)! E quando me elogiam eu falo: Um dia eu chego lá!

fernando tecladista
Veterano
# fev/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Vocês acham que ouvir elogios reflete muito na vida do músico

o lado bom é que música comove as pessoas, e se você recebe um elogio deste, então você sente que fez o seu papel

por outro lado já vi cara que com isso se sente o ultimo canal do mixer
e começa achar que não precisa mais estudar tanto e fica convencido, chato, mala, estrela...

Jube
Veterano
# fev/13
· votar


Eu acho que qualquer elogio é bom e na minha singela opinião um elogio de quem tem embasamento não tem mais ou menos peso do que quem não manja muito, música pra mim é arte e arte é subjetiva, cada um vê de uma forma não acredito que para avaliar uma música você precise entende-la tecnicamente e consequentemente seu elogio ter maior relevância. Eu não entendo nada de culinária, mas como algum prato delicioso que é só alegria e elogios sem nem saber como ele é feito.

Juruna_Tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


Jube
Com certeza, elogios são sempre bons tanto de especialistas quanto de leigos, mas o perigo é deixar se levar pelos elogios!

andematos79
Veterano
# fev/13 · Editado por: andematos79
· votar


Esse é o ponto . É inquestionável que o elogio é bom afinal massageia o ego, quando eu disse acima as histórias , me refiro a importancia , a importancia deles são desprezíveis se comparado a edificação que podem ocorrer das críticas, a mensagem que quis passar foi de importancia , foi de comparação de um ou de outro, acho que a crítica bem feito e construtiva te prepara melhor para qualquer área da vida, o perigo em torno dela é bem menor do que qualquer elogio feito seja de especialista ou leigo que o seja, as pessoas as vezes falam de uma forma simples como se fosse possível controlar o orgulho, amigos não existe botão "power" pra desligar o orgulho , ninguém o deixa entrar porque quer, ou tem a capacidade de elimina-lo quando bem entender , ele é perigoso demais , incontrolável , por isso repito prefiro a crítica !!! Não significa que não goste dos elogios .

andematos79
Veterano
# fev/13 · Editado por: andematos79
· votar


outro lado já vi cara que com isso se sente o ultimo canal do mixere começa achar que não precisa mais estudar tanto e fica convencido, chato, mala, estrela...

Pow cara me faz lembrar o pior exemplo que vi, quando eu estava engatinhando na música , numa igreja daquelas que só tem o pastor e o Tecladista, chegou um pastor com um carinha , o cara parecia uma "boneco de totó " ou "pebolim " para outros , o sujeito era de estatura baixo e bem magrinho , mas colocava um paletó que parecia ter sido tirado de um defunto de 2,00 M de altura , não sei pra q isso !!! E na hora de tocar ele tocava em C , cantava em C# , o pastor em D , a pior coisa que vi na vida !!! E eu só estava começando , mas como ouvido é ouvido , eu tomava aquelas notas na cara o tempo todo , tudo horrivel , sem contar que ele transformava canções lentas em corinhos ( Quem toca na igreja sabe que estou falando" , o sujeito era sem noção demais , mas no fim de tudo isso , a pior parte, o que me fazia ter vontade de enfiar um lapis na meu próprio ouvido, era que muitos o elogiavam !!! O utlimo canal do mixer é a melhor definição !!! hehehehe[i][/i]

J.Dionatan
Veterano
# fev/13
· votar


Para quem tiver tempo e se interessar:

Elogie o Esforço e não a Inteligência


E mais direcionado ao tópico: Gosto de elogios, mas não sou movido a eles. Meu senso crítico aumentou consideravelmente depois que passei a frequentar este fórum (8 anos) e mais ainda quando comecei a estudar piano (2 anos). Mas ainda gosto de elogios, se a pessoa que me escuta no momento me elogia significa que naquele momento eu atingi meu objetivo. Evidente que se fosse tocar para uma banca examinadora não receberia os mesmo elogios, o que significa que para isto eu teria que me dedicar mais. Simples né.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Otimo texto , acho q tbm pode ser direcionado ao tópico !!!

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Eu fico chateado quando alguém,vai te elogiar,mas ele elogia mesmo é o instrumentos ou os equipamentos em si

ex:Cara que musica boa,esse teclado só falta falar.
Vcs estão tocando mesmo ou é um CD.

Não sei se considerava isso como um elogio,mas me incomodava um pouco.

Quando tinha um Roland G-800,vivia escultando essa:
Não é ele que estar tocando não é o DISQUETE.eu acho que eles viam eu trocando o disquete para trocar os styles porque só cabia 26 styles por disquetes.

Já tive que tirar até a mão pra provar que estava tocando um solo muito conhecido aqui no nordeste"Stylão".
Já no Acordeon nunca ninguém disse nada,porque é um instrumento acústico.

Mas eu acho que essa fase já passou,o publico já estar mais esclarecido,graças a internet,tv,economia,artistas consagrados indo tocar também no interior.

Não vejo e nem esculto mais esses tipos de elogios ou criticas(para alguns).

andematos79
Veterano
# fev/13 · Editado por: andematos79
· votar


Já fiz o mesmo , o carinha veio até mim e disse é você mesmo ou é automático ? ... Daí ia tirar a mão ou explicar a diferença !!! Mas sabe que mata ? Uns caras que tocam na noite tirando "mó onda" com MIDIS , ficam dublando MIDI , cantanto tudo bonitinho mas Sem se esforçar, queima filme de quem toca mesmo que usando acompanhamento automático ou pior ainda tecladista de banda !!!
Só uma observação ... O tempinho dificil era esse dos "disquetes" , e quando as pragas ficavam ruins ? e Vc perdia as coisas boas ???

Ken Himura
Veterano
# fev/13
· votar


Eu sempre agradeço, seja crítica ou elogio, e não deixo aquilo me alterar - apenas tento aproveitar algo do comentário pra me tornar melhor, quando der.

Outro macete pro ego não subir é sempre achar que tudo tá uma merda, comigo funciona - e me mantém sempre super atento ao que tô fazendo e ouvindo.

Com composição é mais engraçado: eu acho que tá tudo um cocô geralmente quando eu chego nuns 80% da música pronta. Aí paro, desligo os programas que estava usando pra escrever ou gravar e deixo pra lá. No outro dia, quando acordo, eu lembro de terminar e vejo o total. Normalmente, nessa hora, eu me surpreendo e acho que a coisa tá até boa. As vezes, nem acredito que fui eu quem compôs hahaha.

Já consegui uns resultados ótimos tanto em composição quanto em mixagem assim.

Claro que isto não se aplica 100% quando a gente tem prazo pra entrega. Aí, é uma depressão só hahaha, mas eu termino assim mesmo, e na mixagem faço isso de dormir antes de finalizar.

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


- Parabéns! Você tocou muito bem!

- Muito obrigado!

- Não! É sério! Você tocou muuuito bem!

- Puxa! Valeu! Obrigado mesmo!

- Cara, você arrebentou. Tocou demais.

- Tá...

- Não! Você não está me entendendo. Você toca muito bem!

- Tá bom! Agora chega!

- Pô! Você toca muito, mas precisa ser mais humilde.

°;°

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


Eu não me dou muito bem com elogios também.

"- Scrutinizer, você toca muito bem.
- Você não entende merda nenhuma de música, cala a porra da sua boca."
=/

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Scrutinizer
kkkkkkkkkkkkkk

jrguedes
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dá pra entender?! pior q acontece mesmo... a humildade seria o cara ficar se gabando por causa do elogio do cara #ironia

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


É caras por ae mesmo , não discute-se que elogio massageia o ego, mas de que vale um elogio de alguém que não entende nada de música ? Sinceramente , sem querer menosprezar ngm , mas quantas vezes vc tocou uma musica super harmonizada várias Dissonantes e com Modulação e ngm notou a dificuldade de execução , e ao mesmo tempo vc já tocou uma musiquinha "xexelenta" da atualidade com 4 notas do inicio ao fim , e o pessoal acha o máximo ?
Um exemplo que me veio a mente , um carinha tocando com um violão apenas aqui no Shopping Nova America (Rio de Janeiro) , mó Ninja tocou "Sultans of Swings" do Dire Strates , o cara Humilhouuuuuuuu , sinistro fiquei "embabacado" tirou todos os solos da música de maneira identica , e no fim acho que só eu e outro amigo musico percebemos a grandiosidade da performance , mas ae depois o cara toca " Camaro Amarelo" e todo mundo tira o chapéu ??? Como eu poderia querer elogios dessa platéia ????
Como ? Acho que podemos viver sem os elogios , mas algo mais importante numa situação de apresentação e melhor do que o elogio é o retorno das pessoas !!!

Jube
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Cara, eu não acho que a pessoa precise entender de música para apreciar, não acho que a música foi feita para ser analisada sempre do ponto de vista matemático, vendo notas dissonantes, modulações, acordes, escalas. Independente de como foi feita, se a pessoa entende ou não gostou então ta valendo.
Eu não entendo nada de moda quando vou comprar uma roupa e compro a que me agrada, eu posso não entender nada de programação, mas uso um programa e gosto dele, sem saber se foi feito com aquela linguagem de programação "dissonante" ou se teve "modulação de linguagens" e assim por diante com tudo na vida que não dominamos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Você toca muito bem, parabéns!"