Roland Vr-09 V-Combo

Autor Mensagem
rafalevita
Veterano
# abr/14
· votar


Dúvida:
VR-09 não tem metronomo?

vadimVladimir
Veterano
# abr/14
· votar


VR-09 não tem metronomo?
Não fui ler o manual, mas eu acredito que não, na image do console não tem nada. E se não tiver, dá pra simular como eu faço no Juno Di, que realmente não tem.

Eu faço um split em uma das partes fica apenas uma tecla para um Patch. Neste Patch eu escolho o "Key Click". Ligo o arpejador para esta parte e defino o tempo em "Tap/Tempo".

É uma função tão barata e os caras ficam amarrando miséria... Triste isso.

rafalevita
Veterano
# abr/14
· votar


Dúvidas quanto ao Looper:

Gravei um som no looper, (a propósito, 20 segundos é pouco), quando fui salvar, pediu uma midia, ok coloquei um pendrive e salvei. Mas quando fui carregar o som a partir do pendrive, não mostra nada. É como se o pendrive ainda estivesse vazio.

Alguém já tentou usar o looper assim? Pois minha intenção era gravar várias coisas no pendrive e usar um ou outro dependendo da música.

Abraços.
Rafael

Jonathas Keyboardist
Membro
# abr/14 · Editado por: Jonathas Keyboardist
· votar


Cara, no meu funciona normal, formata o pendrive pelo teclado antes de usar. Ahhh, outra coisa, depois que vc carrega o loop pelo pendrive, ele perde aquela função que fica se repetindo infinitas vezes, ou então eu não sei fazer ele se repetir!!! Kkkkkkkkk... Mas seria interessante uma atualização que fizesse o looper se repetir mesmo depois de pronto.

Walace.Bass
Membro Novato
# abr/14
· votar


rafalevita

Sei q faz anos q vc perguntou e vc já deve ter a resposta, mas pode ser a duvidas de outros portanto vou responder

2 - O VR-09 é compatível também com o Ipad Air?
R: Sim totalmente compatível . Eu tenho o iPad air e funciona tranquilamente..

Outra, o VR é compatível com o iPad na função de controlador tb. Ligo o iPad na minha focusrite e plugo meu vr via midi na placa e esta feita a mágica. Toco todos os sons do garage band por exemplo usando o vr . O resultado é perfeito.

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


Só pra constar, comprei hj um VR 09, semi novo, mas zerado, sem um arranhão sequer... Por 3 mil redondo...

Já tinha postado que eu talvez compraria um pra voltar a tocar.... Acabei de chegar, não deu pra brincar com o bicho ainda, só na hora lá pra testar pra ver e ele estáva ok, mas nem deu pega pra ver.... Postarei em breve impressoes sobre ele....

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


Pois é, o que vou falar, não é nada de novo, já que foi mto debatido neste tópico, porém , como mais novo possuidor deste aparelho, vou postar minhas impressões sobre ele...

VISUAL: NOTA 9 - Gostei mto, dos teclados que tive, foi um dos mais belos com certeza. Só não levou 10 pq ele deveria ter alguma coisa em madeira, os cantos por exemplos pra ficar mais vintage... Mas mesmo assim, é lindo. Pena ser todo de plástico, o que as vezes da impressão de fragilidade... Nessas horas lembro do meu velho Alesis QS6, robusto, enfim... Mas o VR é lindo!

TECLAS: Nota 8 - Padrão Roland, não foge mto da linha dos Junos e tal, nada de especial. Por ser teclas de synth não tem aquela pegada nos pianos, mas da pra brincar legal... Pros organs, são mto boas, não são waterfall, mas dá pra se sobressair tranquilo. Pra tocar os synths, de boa tb.

SEÇÃO ORGAN - Nota 9 - Realmente o VR tem uma simulação Hammond mto boa. As Drawbars eu achei que fosse maiores nas fotos, mas são de tamanho bom. Eu gostei de uma maneira geral, mto bom mesmo, tem simulação melhor por exemplo do Equinox da GEM que eu tive... Mas pra ser sincero, gostava mto do VK-8M que tive, e este me parecia ser um pouco mais agressivo, vinha com mto mais presets e tal tb... Talvez por hj eu não ter tempo pra ficar fuçando tanto não tenha gostado tanto do VR nessa parte, mas é fantástico tb, não fica atrás, a vantagem é os efeitos em tempo real, como distorção e chorus, enfim, td ali do lado pra vc alterar. Fiquei mto satisfeito.

SEÇÃO PIANOS - Nota 8 - Como já dito, pelas teclas serem de synth não da a pegada legal nos pianos, mas da pra tocar tranquilamente, pra quem antigamente usava PSR isso aqui é uma maravilha! Quanto aos timbres, os ACÚSTICOS são interessantes, da pra tocar tranquilo ao vivo se editando aqui e ali fiquei satisfeito, mas não é pra se esperar nada formidável, nunca toquei num RD mas acho que deve ter timbres bem superiores... Os EPs eu gostei mto, a Roland sempre foi ótima em EPs. E o Clavs tb são acima da média.

SEÇÃO SYNTH - Nota 7 - Gostei também da parte dos synths.... Apesar da pouca editabilidade, da pra fazer muita coisa, o timbre JUMP que veio em preset de fábrica é ótimo, ficou show de bola... Baixei uma library na net aí free, tinha timbre da FINAL COUNTDOW, que realmente ficou MUITO ruim hehe, eu tive que refazer ele todo pra poder chegar ao menos perto do timbre do EUROPE.... Mas é a parte que o VR mais peca são nos synths.... Sinto que falta algo, por isso estou providenciando um XW P1 da Casio, gostei mto dos timbres e do que foi dito, além do mais estarei pagando apenas mil reais nele...

DEMAIS FUNÇÕES - Realmente a facilidade de vc apertar lá PIANO + STRINGS ao vivo é tão fácil que deveriam ter pensado nisso antes, ou SYNTH + PIANO ou qualquer coisa que vc queira.. Foi a melhor sacada do teclado... Parte de loooper tb legal... O que senti falta é que quando (mesmo na versão que já atualizei) vc precisa SALVAR o seu PRESET no tom que vc quer, ou seja, minha banda toca tudo meio tom abaixo na afinação, achei que era só chegar e botar meio tom abaixo que o teclado salvava isso, mas não , vc tem que salvar timbre por timbre que vai usar nos presets... Mas apenas da um pouquinho de trabalho a mais, só isso...

FINALIZANDO - Pelo preço que paguei, 3 mil, achei um dos melhores custo benefícios que já tive... Teclado bonito, leve, e principalmente, PRÁTICO E FUNCIONAL. Estou contente, como dito, vou apenas adicionar um XW P1 da Casio por "apenas" mil reais pra suprir os synths e tal...

DÚVIDA - Em relação ao VR 700, os pianos, são a mesma amostragem, alguém poderia me confirmar isso? Outra coisa, o esquema de vc combinar um Strings com Piano fácil do VR 09 tb se aplica no VR 700? Se for talvez daqui algum tempo eu possa migrar pro VR 700 apenas pelas teclas, que são um pouco melhores e são 76 ao invés de 61...

julioalagoas
Membro Novato
# mai/14
· votar


Não conheço este teclado, mas é impressão minha ou a Roland hoje é inferior a Yamaha e Korg???

Lembro que há dez anos atrás quando comecei a tocar o meu sonho de consumo era os Rolands, mas hoje não me interessa mas, inclusive toquei em um Roland DI e não gostei.

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


julioalagoas
Eu não tenho preferência nenhuma por marcas, o que importa pra mim é som, a não ser a Alesis que eu tenho um carinho especial!

Sobre a Roland, bem, se vc parar pra analisar, nem Korg nem Yamaha tem algo parecido nessa faixa de preço é um teclado que compete aí com TX-5 da Tokai, chega pra suprir na faixa dos 3, 4 mil reais um simulador decente de hammond com alguns extras, aliás, vários extras.... O que a Korg e Yamaha hj tem pra oferecer parecido?

Alguém poderia me falar sobre a amostragem dos VR 700 se são as mesmas do VR09?

Walace.Bass
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Walace.Bass
· votar


SaintFerio

Engraçado q a parte q acho mais completa é a dos synths.. Testou o app pra ipad / iphone ? Ali q a brincadeira começa, da pra vc alterar todos os parâmetros do synt chegando na sonoridade q vc quer.. Claro q essa edição tinha q vir no próprio teclado , mas acho q isso encareceria o produto e faria ele subir pra outra categoria (opinião de leigo no assunto) ae por isso rolando resolveu colocar todas as edições em apps terceiros.. Sei lá tenta dar uma fuçada la pra ver se sua impressão melhora com relação a os synths

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


Walace.Bass
E sobre as amostragens de piano, sabe me dizer se no VR 700 são superiores?

Walace.Bass
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Walace.Bass
· votar


SaintFerio

Cara até onde eu sei são exatamente as mesmas... Os dois alem de terem multissamplers de 88 notas ainda tem a tecnologia SuperNATURAL .. Não vi diferença nas especificações.. a diferença dos dois é basicamente o objetivo, ja q o VR09 é mais voltado pra apresetanção ao vivo, na simplicidade de troca de presets, coisa q o 700 era dedicado mas não faz tão bem. Não acho vantagem vc trocar o 09 pelo 700 tendo em vista q o 09 é a evolução do 700 e a unica grande diferença mesmo pra melhor do 700 em relação ao 09 são as teclas de piano mais pesadas e o gerador de ritmos ...Fora isso o 09 é todo melhor q o 700.. Sem duvidas

André Luiz Keys
Veterano
# mai/14
· votar


SaintFerio
E sobre as amostragens de piano, sabe me dizer se no VR 700 são superiores?

Meu ouvido diz que o som de piano do VR-09 é melhor...

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


Walace.Bass
É to com essa dúvida.... O 09 é mais novo e tal que o 700... Mas não tem a "pegada" das teclas... Vou aguardar chegar meu XW P1 pra ver como vão se comportar...

André Luiz Keys
Eu tenho sentido que nas demos são bem parecidas, mas sei lá, aqui eu achei ao vivo, eu tocando, não tão bons quanto das demos... Mas é aquele padrão Roland que já conheço desde sempre....

Walace.Bass
Membro Novato
# mai/14
· votar


SaintFerio

Pois é cara é aquela premissa. Se vc faz muita questão de ter mais daquela sensação de piano no toque vai de 700, mas no som eu não acredito q tenha alguma diferença. No geral o 09 é melhor mesmo não creio q vale a pena mudar. Nessa faixa de preço eu não conheço nenhum melhor q o 09

SaintFerio
Veterano
# mai/14
· votar


Achei um VR 700 por 3500... Heheh agora fiquei tentado...

Walace.Bass
Membro Novato
# mai/14
· votar


SaintFerio

kkkkkkk tu é doido !!
vai lá então

rafalevita
Veterano
# jun/14
· votar


Walace.Bass
Obrigado por tirar a dúvida com relação ao Ipad Air.

Agora eu tenho uma dúvida funcional.
Antigamente, quando eu ainda tinha PC em casa, eu tocava meu teclado plugando um cabo P10 ao teclado e ao PC (com conector p2 pro pc).
Conseguia fazer isso pois o PC tinha uma placa de som, portanto tinha entrada auxiliar pra isso.
Dessa forma, eu poderia, por exemplo, ouvir uma música do youtube ao mesmo tempo que tocava junto no teclado, tudo saindo no fone de ouvido.

Agora com notebook não tenho conseguido fazer isso, consegui um cabo daqueles de impressora pra conectar o VR-09 no notebook, a conexão USB em si o note reconhece, mas o som do teclado não sai no fone de ouvido (que está conectado no note).

O que estou fazendo de errado? Ou isso só é possível de fazer com cabo MIDI mesmo?
Não sei se consegui deixar claro minha dúvida, qualquer coisa eu tento esclarecer melhor.

Abração,

vadimvv
Veterano
# jun/14
· votar


O que estou fazendo de errado? Ou isso só é possível de fazer com cabo MIDI mesmo?
Para enviar os sons do teclado para o PC você precisa fazer como fazia antigamente, pela saída de áudio do teclado com a entrada de áudio do PC. Como seu notebook não tem entrada de áudio, esse envio só é possível utilizando uma interface de áudio usb.

O cabo midi vai funcionar da mesma forma que o cabo usb, só envia informações e não áudio. Também não funciona no seu caso.

Pra fazer a mesma brincadeira com o youtube de imediato, é só instalar um DAW qualquer e utilizar os sons de Vsts. Mas com os sons do próprio teclado não é possível (a não ser que você compre a interface usb e conecte a saída de áudio do teclado diretamente nela e dala pra usb ).

Walace.Bass
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pois é, foi oq o Vadimvv disse.. todo note tem entrada de fones de ouvido e como ele aceita aqueles P2 com mic é possível passar áudio por ali tb.. oq eu fazia antigamente era colocar o conector p2 do teclado nessa entrada de fone de ouvido, mas não tudo,, colocava tipo ate a metade de forma q ele só fizesse conato com a parte do mic no cabo p2 .. ficava totalmente frouxo mas depois de algumas tentativas dava certo e não podia respirar perto ou mexer o note se não saia... Tenta fazer isso e vê se da certo,, se não der, só com placa de som mesmo ..

Geovano
Membro Novato
# jun/14
· votar


Veja se alguém já passou por isso e conseguiu resolver:

Quando saio do piano e utilizo um outro som que eu editei e salvei no BANK, synth por exemplo, ao voltar para o som de piano acústico, parece que ele carrega aquelas mesmas configurações e não ficam mais com o som do piano original (a configuração de quando ligamos o teclado).

Para que ele volte ao "natural" preciso desligar o teclado e ligá-lo de novo. Alguém sabe como resolver?

André Luiz Keys
Veterano
# jun/14
· votar


Geovano

Seu teclado está com o sistema operacional com a versão mais recente?
http://www.roland.com/support/article/?q=downloads&p=VR-09&id=63055093

Geovano
Membro Novato
# jun/14
· votar


Sim André,

Já atualizei. Mas essa falha continua. Não sei se é só no meu, mas é um problema chato pq o piano fica tipo como se tivesse colocado reverb nele. Só desligando e ligando que volta ao normal. Vc tem o VR-09?

SIDIM
Veterano
# jun/14
· votar


Geovane faz um vídeo pra gente, pode ser de celular mesmo, abraços.

rafalevita
Veterano
# jun/14
· votar


No meu caso, depois da primeira vez que eu faço um dual de piano com qualquer outro som e volto pra piano, ele fica com delay ativado.
Pra solucionar isso eu achei duas formas:
1 - aumenta o delay até o final e diminui ele até o minimo novamente.
2 - troco pra outro som que não seja da seção piano e volto pra piano imediatamente.

Tenta fazer isso com seu problema de reverb

Jonathas Keyboardist
Membro
# ago/14
· votar


Geovano

O que acontece no seu teclado é que ele muda o timbre, mas continua o mesmo efeito programado, isso resolve com vc salvando o piano em um Bank também, assim como eu fiz no meu.

Walace.Bass
Membro Novato
# ago/14
· votar


Geovano rafalevita

Os dois casos são estranhos e não acontecem comigo.. Ate fiz aqui oq vcs falaram e nao tenho os mesmos problemas q vcs... Tentem fazer um hard reset no teclado e instalar a atualizaçã

Jonathas Keyboardist
Membro
# ago/14
· votar


Walace.Bass

É estranho, mas é um defeito do VR-09, demorei a me acostumar com isso tambem. É tipo assim, vamos supor que vc mude um efeito, por exemplo o reverb, mude o tipo de reverb, quando vc troca o timbre, ele fica com o mesmo reverb, ai fica soando estranho. Isso é chato mesmo, a Roland tem que consertar isso na proxima atualização.

hugo.desenvolvedor
Membro Novato
# set/14
· votar


Galera, saiu um update novo:

http://www.roland.com/support/article/?q=downloads&p=VR-09&id=63055093

Parece que adicionaram 25 novos sons ao teclado :)

rafalevita
Veterano
# jan/15
· votar


Pessoal, sobre os drawbars da seção de organ.

Vocês sabem se consigo um knob separado? Um deles se soltou e eu acabei perdendo.

Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Vr-09 V-Combo