Como fazer um contrabaixo matador com o seu synth

Autor Mensagem
Greenwood
Veterano
# jan/13


Galera,
Eu passo uns seis meses fora e quando volto as discussões ainda são as mesmas... tipo "qual teclado é melhor? O Korg não sei o que x Roland não sei o que?" Ora! O melhor teclado é aquele que você pode pagar e que te satisfaz!

Vamos falar sobre timbres? Eu busco até em fóruns em inglês e não acho dicas suficientes de como melhorar/modificar os timbres.

Vou sugerir aqui, e espero falar em linguagem genérica, como fazer um contrabaixo pesado, distorcido e com muita definição para fazermos bases matadoras:

Vocês podem partir de um preset tipo "Pick Bass". Daí sugiro:
1) Mudar o octave para: -2 (dá mais versatilidade)
2) Dar um pouquinho de ataque para atenuar o distorção com palheta: Attack +10
3) Aumentar o peso dos graves com um efeito Low Boost, com as seguintes configurações: boost frequency: 80, boost gain: +6, boost width: wide, low gain: 0, high gain: +5, level: 127
4) Agora vem o grande segredo: dar um pouquinho de OVERDRIVE: Drive: 7, amp type: 3-stack, low gain: +5, pan: 0, level: 127
5) pra terminar e não deixar o som muito seco, pode dar um mínimo de reverb, tipo Room.

Acho que falei uma linguagem universal...

Vamos tentar? Querem sugerir algo diferente? Que tal compartilharem suas experiências com edição de contrabaixos?

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


Greenwood
Obrigado por aparecer com alguma coisa diferente nesse fórum! Finalmente!! Hehehehh!

Enfim, ainda não tentei nada, mas tenho uma idéia que tornaria esse tópico mais interessante... compartilhar o som em uma gravação. Ficaria mais legal porque eu poderia compartilhar uma forma diferente de criar um som semelhante ao que você produziu.

Só não fique chateado se participar apenas eu e mais uns 3... :)

Obrigado mais uma vez por quebrar a mesmice desse fórum...

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Greenwood
Queria partir de um preset init, tem umas dicas anteriores, digo antes de virar um pick bass...

Vou tentar algo aqui, gravar e colocar, assim como Igor disse vai ser mais legal mesmo

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Legal, a gente podia fazer tipo um mini contest? não contest, enfim, mas não acho uma palavra melhor. Quem se anima?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Definitivamente não sei fazer um pick Bass, inventei algo com uma onda quadrada, em dois osciladores, tentando seguir a formula do Greenwood, isso no Sunrizer do iPad, não sei se esta ficando com

Poderia mandar uma amostra simples antes da edição

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


waltercruz
Só não fique chateado se participar apenas eu e mais uns 3... :)
Repito... eu e mais uns 3. Você, Edson e véi Casper! Heheheh!! A idéia seria recriar o som do colega ou criar um som de pick bass próprio?? Prefiro a última opção.

Edson Caetano
Vai te dar uma dica então... tente criar primeiro o som do baixo limpo. Comece com uma onda pulsada (ouça e veja quanto está bom pra você).
:D

fernando tecladista
Veterano
# jan/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Greenwood
já tive que tocar em esquemas onde fiz o baixo na mão
tinha um carnaval que só virava marchinha então como era praticamente só marcação, 1 2, 1 2, ... eu pedi pra fazer na mão já que não tinha achado baxista pra tocar

em outros trampos o baixista tomou chá de sumiço e tive que fazer na marra até aparecer outro

o que ajuda muito, pra completar as dicas se for ter que usar baixo ao vivo

6) se você tem saidas separadas use, mande o baixo para uma saida diferente do teclado ou mexa no pan, mão direita em R e mão esquerda em L

no que ajuda:
- mais facil para o operador de p.a. a regular o baixo sem interferir no teu solo
- em locais menores só no teu ampli mas se você tiver um mixer só seu, fica mais pratico regular o EQ em um canal do mixer separado do resto
- já li histórias de gente que fez algo como comentei e além disso tinha um ampli de baixo, essa ampli de baixo ficava do outro lado do palco pra dar a sensação de que era outro alguém tocando

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


eu me animaria mais de fazer um synth-bass :)

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


silvG8
Então estava perto, uma onda pulsada é bem próxima a uma onda quadrada... Então no oscilador 2 do sunrizer vou jogar uma serra para tentar dar o efeito de movimento nas ondas quadradas

waltercruz
Se acredita mesmo que vou conseguir fazer algo fora do synth Bass hehe, tudo que eu faço aqui não está saindo disso, talvez limitação do meu synth

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista
Já toquei algumas vezes fazendo o baixo na mão esquerda, não é a coisa mais linda do mundo, mas dá pra fazer funcionar.

E sei lá porque essa thread me lembrou essa música:



Casper
Veterano
# jan/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro Greenwood:

Vou minhas opiniões genéricas sobre baixo:

a) Um baixo efetivo tem que ser quase instantâneo,
por isso o Attack do ADSR (envelope) do VCA (amplificador)
tem que ser o mais próximo de zero possível.

b) Formas de onda muito complexas (ou mais de uma forma
de onda, sem hardsync) só tiram a definição do baixo.
Menos é mais.

c) O filtro é tão importante quanto a forma de onda. Use-o
com sabedoria, e com baixa ressonância, para manter o foco.

d) Reverb no baixo só atrapalha. Se for usar, só se
for um com agudo fechado (mesmo) e com room minúsculo.
Minúsculo mesmo. O ideal é nem usar.

Vou tentar algo aqui e coloco no Soundcloud.

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


Casper
É a sabedoria falando... realmente tem razão em todos os tópicos.

Gostou da idéia de cada um criar o seu e contribuir (é como uma oficina de timbres)?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Agora sim heim hehe

Mais umas dicas para melhorar a treta aqui hehe, hoje a tarde posto o som

J.Dionatan
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista
Uma coisinha legal quando se tem saídas separadas é mandar sinal para um cubo de contra-baixo mesmo. Não lembro aonde eu li que alguém fazia isto, nunca fiz mas que tenho curiosidade tenho!!

Greenwood
Parabéns pela iniciativa, tópicos mais superficiais sempre vão exisitir, e sempre serão maioria, mas são tópicos assim que saltam ao olhar da gente

brunotorres
Membro
# jan/13
· votar


Parabéns pela iniciativa..

é uma pena eu não ter como testar hauhuahau

mas é um tópico para ficar guardado para o meu futuro Synth ^^

Greenwood
Veterano
# jan/13
· votar


Galera,

Valeu mesmo! Nem imaginava que ia ter tantas respostas!

Seguinte, não vou conseguir gravar um sample tão cedo, pois estou retomando minhas atividades musicais e uma das coisas que perdi a prática foi de como utilizar o gravador digital do meu synth e transformar em MP3 ou WAV. Mas estou tentando.

Casper,

Concordo que contrabaixo é melhor simples e forte. MAAASSSS... eu sempre adorei músicas que tem contrabaixos estranhos, daí a minha necessidade de criar o meu próprio contrabaixo distorcido e estranho! Amo os graves!!! E garanto que o meu "DRIVE BASS" não tá embolado...

Enquanto isto... não vamos deixar este tópico morrer... que tal os mais descolados apresentarem os seus samples aqui?

Espero ansioso!

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


Este tópico e os relatos me fizeram lembra do THE DOORS que não tinha baixista. O tecladista Ray Manzarek utilizava o Fender Rhodes Bass de 1962. Arrebentava!

http://los-angeles-guitar-shop.com/wp-content/uploads/2011/05/1976Fend erRhodesPianoBass-1.jpg

Quando eu tocava em igreja, utilizava muito o baixo manual. Baixo de um lado, piano com strings do outro. Ou baixo e piano elétrico com pads. Tentava aproximar o maximo da melodia original na parte do baixo.

O coro comia e era muito cansativo. 4 cultos por dia. Hoje só gravo em casa. Utilizo simuladores de Moog ou o ARP 2600VA, para baixos sequenciados ou arpegiados.

Quando quero modificar filtros e envelopes, utilizo o DaHonet. Gosto tanto de baixo que tenho um acústico 5 cordas que já sampleei e utilizei várias vezes em gravações. Depois eu passo umas configurações.

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


Galera! Vi o post lá no trabalho pelo meu iphone e vim pra casa correndo para tentar fazer um PK BASS SYNTH, começando do zero.

Segue o link dele sem efeitos: https://soundcloud.com/#mirandabrothers/model-pro-fcc-simulador-de

Depois eu faço um com chorus, overdrive e reverb e coloco as configurações, forma de ondas etc..

Casper
Veterano
# jan/13
· votar


Ai vai, fiz algumas coisinhas no improviso.

https://soundcloud.com/menegasso/teste-baixo-sintetizado

Até os 10 segundos, só o filtro, gerando onda senoidal.
No meio, vários testes com filtro e envelope.
No final, um teste com sub-oscilador.

Todos os sons criados de acordo com minhas
concepções acima, usando um sintetizador analógico.

Casper
Veterano
# jan/13
· votar


Caro Synth-Men:

Experimente variar o envelope do filtro, para
dar mais "movimento" ao baixo. O VST é
o da Elektrostudio?

Synth-Men
Veterano
# jan/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


https://soundcloud.com/#mirandabrothers/model-pro-fcc-simulador-de-1


Segue a receita de um Bass Glide ou Glissando Bass - (ao molho)

Tomara que saia da forma mais universal possível.

TUNE: 0,0
GLIDE : A gosto
MODULATION: 0
VOLUME: A gosto

OSCILATOR
OSC I - Dente de serra - (1 xicará de chá)OITAVA: 32"
OSC II - Triangular - (1 colher de sopa)OITAVA: 16"

MIX OSC: CENTRAL OU "OSC I":50% E "OSC II": 50%

FILTER:
CUT OFF: 60% - (sem casca)
FILTER AMOUNT: 48% - (em banho maria)
CUT RESONANCE: 45% - (desalgado)

ADSR LFO (em pequenas tiras)
ATT: 20%
DEC: 45%
SUS: 80%
REL: 45%

ENVELOPE
ADSR EG (cortado em cubos)
ATT: 5%
DEC: 60%
SUS: 90%
REL: 65%

Acrescentem: Chorus e Flanger a gosto.

Juntem tudo e vejam no que pode dar.

Synth-Men
Veterano
# jan/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Boa noite Casper.

É sim o VST é o da Elektrostudio. Seus ouvidos estão ótimos. kkk!

Ótima sugestão. Irei fazer um do zero com os envelopes em movimento.

Abraços.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


É, a bass session aqui não foi muito feliz e acabei gerando um timbre que parece um slap ridículo.. ahahhahaha depois eu tento por outro caminho

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


O meu Bass sofreu um atraso, um empenho 8bits me consumiu Hehe... fazendo crush bites inclusive o Bass, acho que amanhã dá para virar

Greenwood
Veterano
# jan/13
· votar


Gente, nem acredito... estamos discutindo síntese e edição de timbres!!!
Fantástico!

Casper

Muito show o seu som. Ficou bem diferente do que eu imaginava, mas o lance é justamente cada um apresentar o SEU synth bass... gostei a partir de 1:32.
Aos 1:02 eu quase fiquei tonto... muito louco!

O meu sample sai daqui a pouco... vou só botar pilha no gravador e rebobinar a minha Basf Ferro Extra I...

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Vale usar a DAW? :)

https://soundcloud.com/walteraudio/baixo-synth

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


Greenwood
Vocês podem partir de um preset tipo "Pick Bass". Daí sugiro:
1) Mudar o octave para: -2 (dá mais versatilidade)
2) Dar um pouquinho de ataque para atenuar o distorção com palheta: Attack +10
3) Aumentar o peso dos graves com um efeito Low Boost, com as seguintes configurações: boost frequency: 80, boost gain: +6, boost width: wide, low gain: 0, high gain: +5, level: 127
4) Agora vem o grande segredo: dar um pouquinho de OVERDRIVE: Drive: 7, amp type: 3-stack, low gain: +5, pan: 0, level: 127
5) pra terminar e não deixar o som muito seco, pode dar um mínimo de reverb, tipo Room.


Grava umas bass lines com esse set pra gente ouvir! *-*

Casper
Veterano
# jan/13
· votar


Caro waltercruz:

Trapaça? Eram samples?



Caro Synth-Men:

Eu particularmente acho que flanger, phaser, chorus etc
tiram a força do baixo, porque sempre vão fazer algumas fases
ficarem conflitantes e passam a impressão de
menor solidez. Mas isso é gosto pessoal.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


É um synth, o Tal Uno-LX, e eu fiz o patch a partir do init (algo que é raro pra mim, sou um puta preguiçoso), mas depois dele vem uma porrada de coisas que eu não vou mai saber qual é pq eu não salvei o projeto!

PUTZ, COMO ASSIM EU NÃO SALVEI O PROJETO!

Mas puxando pela cabeça, tinha o Voxengo MSED pra deixar o baixo totalmente mono, depois tinha um Waves Bass pra dar uma alterada em algumas frequencias e acho que compressor e equalizador.

Vou ver se depois eu faço um patch de baixo mais honesto e se dessa vez eu salvo o projeto. :)

Raul_Tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Esse tópico é show!! Valeu pela iniciativa da galera ai.

Por enquanto vou seguir as receitas de vocês aqui quando chegar em casa e assim que eu tiver mais intimidade com a síntese eu arrisco alguma coisinha.Partir de um preset,e mudar algumas coisas por enquanto. Vou tentar imitar o baixo de "Around The World" do Red Hot,que é um pouco distorcido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um contrabaixo matador com o seu synth