"Aquecendo" o virtual

    Autor Mensagem
    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13


    Synths virtuais têm fama de ter o som magrinho, sem expressão, principalmente em som "live".

    Alguém tem experiência em aquecer esses synths? Somente um rack virtual seria suficiente, com um simulador de pré valvulado, ou um pré em conta daria conta do recado?

    Fico pensando que, na teoria, um pré valvulado e um equalizador dariam conta do recado.

    Na minha experiência com som digital, percebi algumas coisas que não são tão óbvias quanto parecem. Por exemplo: Uma mesa pequena e barata da Behringer, mesmo com a resolução de 24 bits (teoria, ela é analógica), soa mais "lata" que uma Tascam velhaça de 16 canais, devido à qualidade do paramétrico dessa última. Os graves do paramétrico da Tascam são bem profundos e aveludados, enquanto os agudos se parecem com os resultantes de twitters de cone de papel, menos agressivos...

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu já usei o microwarmer algumas vezes para isso (é uma versão do vintage warmer um pouco menos fiel, mas sem a latência introduzida pelo vintage warmer). Talvez um pré valvulado fosse uma boa idéia mesmo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Leo Vaz
    Eu apostaria minhas fichas em uma boa placa de som, com excelentes conversores isso ajuda e muito

    Aqui em casa eles soam bem gordos... E nem tenho equipamento top nesta area, a placa é uma Audiobox da Presonus e um Par de monitores da Behringer B2031A, quando gravo as Jams uso o Kronos e os Vsts e eles estão pau a pau no calor

    Mudando um pouco
    Os mixers da Behringer, os que tem USB, tem 16bits, são derivados ou a propria uca222 embutida, mas se o som já sai da placa fraco este mixer não vai ajudar muito mesmo, por isso o velhaco Tascam com o Eq muito melhor te deu uma melhor impressão

    Um aparelhinho barato que gostei bastante do resultado foi o mic200 da Behringer mesmo, é um prezinho mono, serve como Di, alem de dar um ganho consegue dar uma bela encorpada no som, isso quando estou usando a realtek HD, o único contra que para usar Stereo vai precisar de dois

    Sinto um pouco desta magreza de som tocando com o iPad, eu precisava de algo para dar um gás nisso também...

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    channel strips pra todo mundo! ehehehe (e nos disseram que tocar com vsti era barato...)

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Eu fiquei com essa impressão usando uma Audiophile 192.. Nao sei se é isso. Vou testar com a Fast Track.. Mas também não é lá grandes coisas.

    Será que o pessoal tem melhor resultado com Digidesign?

    Esse prezinho, é valvulado?

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Walter

    Pode ser seu! rsrsrs

    Avalon-ML

    Deve ser isso que o J-Quest usa pra dar um grauzinho no som dos VSTi s

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Corrigindo: A minha Audiophile é a 2496. Até que o SPL é bom, dynamic range: 104dB (A-weighted) (D/A); Deveria dar muita pressão.

    Já a Avid\Digidesign HD I\O: Dynamic range DAC:125 dB, além de uns temperinhos: Pristine audio clarity: Enjoy pristine audio clarity and ultra low latency through state-of-the-art A/D and D/A conversion, premium analog circuitry, and meticulous attention to design.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Leo Vaz
    Muita grana para um amador Hehe, não preciso de tanto....

    Mas voltando ao mic200 ele tem uma valvulazinha sim, mas esse papo de turbinar vst não faria eles ficarem mais caros, ainda mais se for com hardware

    Faz um teste de ligar uns efeitos na bus de saída, alguns plugins aí, se o seu computador der conta devem dar uma melhorada

    waltercruz
    Já pensou ligar um Adl700 da presonus aí na saída do Mac heim hehehe, se lá fora está 2k aqui passa dos 5 mil

    E achavam que tocar com vst era barato mesmo Hehe

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hehehe. Pessoal,

    Isso me lembra a época que eu tinha uma point and shot da Canon, com regulagens manuais e eu me esmerava para fazer umas boas fotos, usando os conceitos que aprendi no curso de fotografia. Nada ficava bom à noite. Entrava nos fóruns, debruçava em softwares para melhorar as fotos, e nada!

    Um dia comprei uma SLR da Nikon, uma lente clara, e acabou. Nunca mais precisei de software nem nada. Tudo "mágico". rsrs.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Outra coisa que eu acabo usando é o Amplitube em timbres que caibam algum tipo de amplificação (rhodes, wurli, hammond). Acredite, funciona bem.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Synths virtuais têm fama de ter o som magrinho, sem expressão, principalmente em som "live".

    tudo depende ... principalmente da qualidade da "engine" do synth ... uso o MinimoogVA e é simplesmente matador, já tive a oportunidade de fazer um comparativo com um Minimoog lado a lado e não ficou devendo em absolutamente nada.

    Alguém tem experiência em aquecer esses synths?

    Eu tive também duas oportunidades de melhorar o som de meu TX-5 (clonewheel) ...
    Primeira com um overdrive analógico de pedalzinho ... ficou muito bom ... deu um up maravilhoso ao som distorcido.
    Segunda overdrive digital de mesa de som ... dá uma boa modificada, mas não é de meu agrado.

    Em nenhum dos dois casos eu utilizei pré valvulados ou potencias valvuladas ... maaaasss ... é uma experiência que eu gostaria de ter em breve.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    tudo depende ... principalmente da qualidade da "engine" do synth ... uso o MinimoogVA e é simplesmente matador

    Por aqui os synths virtuais também costumam soar bem gordinhos. Já testei esse MinimoogVA em comparação com simuladores comerciais de minimoog e todos costumam soar mais do que gordos. O mesmo pode ser dito dos synths polifônicos virtuais como CS80V entre outros.

    Já testei esses plugins com placas de som onboard, interfaces de áudio USB, mesas "chiques" e humildes e em todos os casos o som não fica pior, ou mais magro do que, por exemplo, um Juno-D ligado no mesmo sistema.
    Na maioria dos casos basta aquecer os dedos :)

    diegotecladista
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: diegotecladista
    · votar


    Já testei esses plugins com placas de som onboard, interfaces de áudio USB, mesas "chiques" e humildes e em todos os casos o som não fica pior, ou mais magro do que, por exemplo, um Juno-D ligado no mesmo sistema.
    Na maioria dos casos basta aquecer os dedos :)


    Cleber Vaz o Juno D nao soa magro nao ao invez de aquecer os dedos o pessoal devia aprender a modificar os timbres invez de usaz presets....:)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olha, tirando o apego de cada um ao seu equipamento, tem alguns limites

    Tocar alto qualquer equipamento faz, basta aumentar o volume das caixas e isso não é peso e nem falta de saber programar um synth, então nada de confundir isso

    Já toquei com teclado top fazendo parceria com teclado entry é covardia, agora realmente nos virtuais, claro, dependendo do soft achei tão bons quanto os tops

    Tudo influencia o som final e se para acalmar os ouvidos precisa de plugins novos, hardware a mais muito bem

    Timbre é pessoal, por isso um instrumento musical nunca vai cair de moda, ele tendo 40 anos, ele sendo lançamento, sempre se tira som

    Já montei set de 40mil e fui detonado por sets de 1mil, a pecinha humana esquenta sim qualquer set

    diegotecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    concordo com voce mas eu tenho um juno d e em quesitos de pads nao de pianos pq sao uma negação os pads do juno batem o xp-30 do meu amigo..... entao nao ninguem pode dize q ele é ruim. É em certos quesitos mas em outros nao.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    diegotecladista
    Correto amigo, timbre é a coisa mais pessoal do mundo, se tem um som bom porque seria ruim? Porque meia dúzia não gost, ou diz que não gosta sem Nunca ter tocado em um?

    Eu tive um Juno Di e foi um dos teclados mais divertidos que tive, mais leves, mais portátil, mais pratico, barato e mais um monte de adjetivo, e sim, gostava muito da grande maioria de timbres, e sempre se virou muito bem

    E tem outra, os entry de hoje tem recursos que os tops de 20 anos atras não tinham, muita coisa melhorou, então com certeza não são nada descartáveis, mas não dá para colocar um Juninho no Lado de um Kronos, sim fiz isso, é covardia

    Mas este abismo que existe entre estes dois teclados não existe entre bons vsts e ele, isso que eu quiz dizer, os softwares estão bem melhores porque eles dependem do hardware do computador, , da placa, ou seja não são no final das contas baratos, podem ficar inclusive mais caros do que qualquer top

    Casper
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Caro Leo Vaz:

    Synths virtuais têm fama de ter o som magrinho, sem expressão, principalmente em som "live".

    A diferença entre synths virtuais e teclados é cada vez menor,
    hoje em dia. O Kronos, por exemplo, o que é? Certamente não
    é magrinho e sem expressão. Por isso não vejo muito
    sentido nesse tipo de discussão.

    Caro _BLACKMORE_:

    ...uso o MinimoogVA e é simplesmente matador, já tive a oportunidade de fazer um comparativo com um Minimoog lado a lado e não ficou devendo em absolutamente nada...

    Nesse caso é uma comparação que tem sentido, por serem
    coisas bem diferentes. Até concordo que no meio de uma mixagem
    o MinimoogVA pode ser muito interessante, mas eu não diria que
    passaria em um teste A/B com louvor. Eu já tive a oportunidade
    de brincar com um Minimoog tipo D, e já brinquei com o MinimoogVA,
    mas nunca tive a chance de comparar lado a lado. Tem a questão
    da coisa física também, que não existe no VST, físico eu digo
    em relação a "tocar" nos controles, com os dedos. Ok, coloque
    um controlador e isso acaba.

    É uma questão complexa. Para resumir, prefiro o Moog em hardware.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Casper

    mas eu não diria que passaria em um teste A/B com louvor

    questão de opinião ... eu estou satisfeito ...

    Tem a questãoda coisa física também, que não existe no VST, físico eu digoem relação a "tocar" nos controles

    isso é mais fácil de conseguir ... como vc mesmo disse coloque um controlador ... tem muita gente por aí que faz clones físicos de synths famosos e conceituados ... dois exemplos que vi e gostei ... OB-X e o próprio Minimoog ...

    Para resumir, prefiro o Moog em hardware.

    eu tb prefiro, mas como não tenho grana para gastar como outros que podem, eu procuro soluções mais baratas e que aos ouvidos da platéia que toco seja "the best"

    silvG8
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Casper
    Até concordo que no meio de uma mixagem
    o MinimoogVA pode ser muito interessante, mas eu não diria que
    passaria em um teste A/B com louvor.

    Com toda certeza não... eu percebo que nem mesmo utilizando samples do Little Phatty no Kontakt a qualidade do som é igual. É complicado explicar exatamente o porque, mas minha cabeça ouve isso. Como você disse uma vez, o som de um sintetizador analógico não é apenas o oscilador com peso, e sim a combinação deste com todos os outros blocos. É uma experiência singular!


    Voltando um pouco mais ao tópico...
    Uma maneira interessante de adicionar um calor ao som é o uso de pedais analógicos. Um simples delay analógico (que não é nada simples e costuma custar uma graninha) já dá uma leve distorcida no sinal e a instabilidade agrada aos ouvidos.
    Uma outra coisa interessante seria usar um boost, como o EHX Analogizer. Nunca vi usado com um teclado, mas imagino que o resultado seja interessante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Aquecendo" o virtual