Driver audio Wasapi - Tópico oficial

    Autor Mensagem
    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: _BLACKMORE_


    Pessoal,

    Faz algum tempo que não mexo com atualizações e nem com VST, mas hoje eu fiz uma atualização boa no win aqui e no Reaper, eu estava com uma versão um pouco antiga ... mas o assunto não é esse.

    Apareceu aqui um driver de som do windows 7 Wasapi ... só por curiosidade eu o coloquei aqui para testar e parece que está funcionando bem dentro do reaper, sem latência, sem estalos ...

    Gostaria que os colegas foristas com mais conhecimento e experiência no uso deste "novo" driver deixasse suas experiências e dicas em um só tópico (este) facilitando o acesso a todos que utilizarem este driver como alternativa ao ASIO4ALL.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    meu guitar rig 5 não exibe os drivers que o Reaper exibe; dentro dele eu uso esse Wasapi...

    bem satisfatório; semelhante ao DirectSound (nativo do windows) que aparece no Reaper....
    Exatamente as mesmas considerações que vc fez, apenas com guitarra que ele dependendo do preset não vai muito bem com high gain...

    diegotecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Caros amigos do Fcc onde consigo esse drive para download? Podem me passar algum link?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Este driver deve fazer parte do win7 ... ou de suas atualizações, portanto inicialmente no site da micosófiti. Como disse acima, fiz algumas atualizações e ele simplesmente apareceu na lista de drivers no Reaper.
    Mas apenas por curiosidade, fez alguma busca com Google?

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fiz algumas experiências com o WASAPI quando ele apareceu (tempos atrás, no lançamento do Windows Vista) e acabei preferindo o ASIO, em qualquer circunstância e com todos os softwares e hardwares que testei.

    Mas... dependendo do SEU sistema/equipamento, pode ser que fique mais rápido (menor latência) ou mais estável pra você.

    Aí só testando...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fiz algumas experiências com o WASAPI quando ele apareceu (tempos atrás, no lançamento do Windows Vista) e acabei preferindo o ASIO, em qualquer circunstância e com todos os softwares e hardwares que testei.

    Quais os problemas que fizeram vc decidir continuar com o ASIO?

    Mas... dependendo do SEU sistema/equipamento, pode ser que fique mais rápido (menor latência) ou mais estável pra você.

    em meu caso ... intem dual core 1,8GHz com 1,5Gigas de RAM ... rodo basicamente VST´s como o true pianos, mr ray (73 e 22), MinimoogVA, SuperwaveP8, Redtron MKV ... tudo isso dentro do Reaper.
    Achei interessante pois ao contrário do ASIO com o Mr Ray 73, não houveram estalos ao tocar ...

    Aí só testando...

    Exatamente!

    JJJ
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    _BLACKMORE_
    Quais os problemas que fizeram vc decidir continuar com o ASIO?

    Faz muito tempo, não recordo em detalhes, mas um problema que me lembro é que, do nada, o som ficava tocando mais "lento", mais devagar (provavelmente problema com a taxa de amostragem, tipo: lendo em 44.1KHz algo gravado em 48KHz, por exemplo). Mas talvez já tenham consertado esse tipo de bug...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Faz muito tempo que parei de usar Asio, mas é assim, depende da placa de som...

    Realtek HD vai muito bem com a MME32 e Wasapi, a minha Audiobox bomba com WDM e a UCA222 só roda com Asio

    Então o meu conselho é, agora que temos vários drivers de audio rolando, testar todos eles, alterar o buffer, uma hora acerta

    E claro usar o driver do fabricante é ainda melhor se estiver disponível

    Hoje instalei uma Daw para um amigo, Sonar, plugins etc... A placa era Realtek e já instalou direto com Wasapi, mas por incrível que pareça as caixas Edifier r18 não foram compatîveis, e de todas as opções só funcionou com MME32

    Não instalo mais asio4all acho muito gambiarra driver genérico

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hoje estudando umas músicas e rodando um VST (Mr Ray 73) houveram alguns pipocos de respeito ... não sei se devido ao processador (PC dual core) ou configuração do driver ... começar a fuçar com configuração para ver se melhora ou piora.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ontem fiz um show com uma das minhas bandas, e resolvi arriscar o uso do Wasapi, e não me arrependo!
    Nenhum click, nenhuma travada, tudo rodando sussa até mesmo nos rhodes ou whulitzer do Mr Ray73 que é o que mais tenho problemas.
    Show!

    piezzo
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Sou novato na área dos teclados porque meu instrumento de origem é guitarra. Mas decidi me aventurar no mundo dos VST´s. O fato é que no meu note nem o driver Asio All e nem o beringuer ficaram legais. Dai decidi observar o funcionamento do Wasapi. Fiquei impressionado, não trava, nenhum tipo de atraso, o som sai de forma satisfatória. Não sei tocar teclado muito bem mas sei diferenciar um bom som. Acredito que no final do release do som dá pra notar um som artificial, mas é quase imperceptível, mas acredito que isso deve ocorrer com o asio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Driver audio Wasapi - Tópico oficial