Problema no sustain do Yamaha Motif XF?

    Autor Mensagem
    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12


    Olá amigos.

    Resolvi abrir este tópico para sanar uma dúvida a respeito do uso do pedal de sustain em timbres com decay longo (synths, pads, strings, etc...) nos teclados da linha Motif XF da Yamaha.

    Antes de abrir este tópico, pesquisei no Forum CifraClub algum tópico que discutisse este mesmo assunto, mas como não achei, resolvi abrir este, porém se tiver, por favor me falem.

    Direto ao assunto: comprei um Yamaha Motif XF6 há pouco mais de um mês e testando a máquina, e que máquina, percebi que alguns timbres com decay longo ficam com as notas emboladas quando uso o pedal de sustain. O pedal que uso é um Yamaha FC3. Posso citar como exemplo Piano e Strings ou EP. e Pad. Não sei se é problema no meu teclado ou se é característica de todos os teclados synths da Yamaha. Já tive outros teclados como Roland XP50, Korg Triton Le76 e hoje possuo um módulo Roland XV3080 e estes não tem o problema de embolar as notas com uso de pedal de sustain em timbres de decay longo.

    Por favor, peço a ajuda de vcs do fórum. Abraços.

    mauropsouza
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    faça um video mostrando de repente é algum defeito e ai vce vai tentar correr atras do preju...se alguma configuraçao a galera aqui resolve...rsrs

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Vou providenciar um vídeo, mas, para esclarecer, tava tocando agora pouco e percebi que quando uso um timbre por exemplo Piano & Strings (pre1 a14) presiono o pedal de sustain, solto o pedal e imediatamente volto a pressionar. Resultado: o som do strings continua sustentando em volume mais baixo.

    Tiago Teclas
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Tiago Teclas
    · votar


    Kra tenho um XF6 é não apresenta o que vc falou... Da um Reset nele (Voltar as Configurações de Fabrica) e ver se resolve.
    UTILITY-JOB- (ALL)- ENTER-INC/YES

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Tiago Teclas,

    Já fiz este procedimento, mas não adiantou. Vou providenciar um vídeo para relatar o problema. Abraços.

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal segue o vídeo do problema. Vão desculpando a qualidade do audio e do vídeo, mas foi o melhor que pude fazer. Fiquem na paz.

    http://m.youtube.com/watch?feature=plcp&v=19YPyUb5UC0

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal, algém tem uma dica? Usuários de motif xf?

    Maestron
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Richmiranda

    Vendo o video deu para entender exatamente a questão... Tenho um XF6 com um FC3, coloquei no timbre "DX Pad" e testei como na sua demonstração, e o resultado sonoro foi exatamente igual ao do seu video, portanto, conclui que isso não é um defeito do seu teclado, e sim uma particularidade do Motif.

    Talvez seja a questão de escolher outro timbre e editar ou ainda editar o decay desse mesmo timbre para que fique como você quer...

    MetalKey
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pelo que entendi seu teclado está absolutamente normal, ou então meu Fantom Xa tem o mesmo problema. rsrsrsrs.
    O que acontece é o seguinte: O string tem um decay maior, logo se você apertar uma tecla, pisa no pedal, solta a tecla, rapdamente tira o pé do pedal e volta a pisar ele volta a sustentar aquela nota em um volume mais baixo, pois para o teclado a o decay e uma nota soando, logo ele volta a sustentar. Diminua o decay que melhora. Se você perceber esta situação acontece até no piano.

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pois é meus amigos, e ainda tem mais. Depois de muita pesquisa na net, acessei o site americano motifator e descobri um forum onde um usuário relata o mesmo problema e veio a explicação da Yamaha americana: a função sustain nos motifs busca emular ao máximo o mecanismo de sustain presente nos pianos acústicos, ou seja, presionando o pedal de sustain, toca-se no piano com pedal pressionado, ao soltar o pedal e imediatamente pressiona de novo, vai sustentar o som. Mas fico feliz em saber que não é problema do teclado. Só fiquei com dúvida porque tive outros teclados a exemplo do Korg Triton Le76 e ele não sustenta o som na forma de pressionar o pedal de sustain - solta o pedal e, imediatamente, pressiona de novo em timbres como pads, strings, etc. Ou seja, o timbre "morre" mesmo pressionando o pedal novamente.

    Brunão é a solução
    Veterano
    # set/13
    · votar


    tem como resolver sim!
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?tid=5261003709727221133&cmm=2849 966&hl=pt-BR

    Brunão é a solução
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Para que o sustain não atue no release, tem que ZERAR O TIME DO "DECAY 2" EM "AMPLITUDE"

    Brunão é a solução
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Importante observar o level dele. Tem que estar no mesmo valor da curva de decay 1. Caso contrario o timbre vai ter um decay brusco(a não ser que vc deseje este efeito no timbre). Se o volume estiver ok o timbre não vai se alterar em nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema no sustain do Yamaha Motif XF?