Korg Microkorg XL

    Autor Mensagem
    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12


    Eae pessoal, gostaria de saber como se cria uns sons de sinthy parecidos com os do Rush neste sintetizador, mechi nele o dia inteiro e não consegui chegar nem perto, valeu.

    silvG8
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MatheusLee
    Aprenda os princípios da síntese subtrativa e aprenderá a brincar com seu teclado. :)

    http://synthway.wordpress.com

    Pode te ajudar bastante nos passos iniciais. É meu blog sobre síntese subtrativa, sintetizadores, etc. Está meio abandonado ultimamente porque estou trabalhando muito, mas o conteúdo que já está lá é relativamente completo.

    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Obrigado, seu blog é muito bacana, você poderia postar um review sobre ele e montar uma apostila sobre sintetizadores.
    Se alguém puder passar algum som igual aos do Rush eu agradeço.

    silvG8
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MatheusLee
    Som igual aos do Rush é algo muito genérico. O que posso dizer é que seguindo os princípios apresentados no site e testar os resultados, você com certeza pega a manha.

    Todos os sons de synth do Rush são relativamente fáceis de serem simulados. O som em si é feito com um Taurus III pros baixos e muitas vezes outro analógico para leads, etc. então você pode sentir diferença em termos de "peso" no som no seu MicroKorg XL.

    Se tiver uma música específica eu posso tentar te mandar um esboço dos parâmetros dos sons.

    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Seria bacana a música The Trees.
    Obrigadão.

    silvG8
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    MatheusLee
    Cheguei a criar os sons... extremamente simples de simular.


    Lead:
    - 2 osciladores
    -- square / volume 100%
    -- triangle / volume 60% / fine tune: +2 ou 3

    - 1 filtro LPF 4-polos
    -- cutoff em aproximadamente 40-45%
    -- resonance idem
    -- envelope A 30% / D 40% / S 15% / R 0%
    -- envelope vai agir positivamente (algum número positivo) - bem suave

    - Amplificador
    -- envelope padrão A 0% / D 0% / S 100% / R 0%


    Bass:
    - 2 osciladores
    -- saw / volume 100%
    -- saw / volume 100% / fine tune (ajuste você! ;D )

    - 1 filtro LPF 4-polos
    -- cutoff 65%
    -- resonance 0%
    -- envelope A 40% / D 80% / S 0% / R 0%
    -- o envelope deve agir positivamente no filtro

    - Amplificador
    -- A 50-60% / D 0% / S 100% / R 40%

    Sem mais mistérios! :)

    Fiz o som com o Moog, então pode ser que precise de mais testes para usar em um digital, mas é basicamente isso que falei mesmo, sem outras alterações.

    Fiz uma gravação e coloquei aqui:
    http://soundcloud.com/synthway/synth-the-trees-rush/s-oDTWU

    Vai testando no Korg até chegar em algo próximo a isso. Abraço e boa sorte.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Depois que aprender um pouquinho sobre síntese subtrativa, e se souber um pouquinho de inglês, se liga nesse artigo aqui: http://www.rainycitynights.com/band/rush_stuff/tomsawyergrowl.htm

    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ae pessoal, obrigado pelas dicas, eu consegui criar uns sons no Korg, acho que com o tempo (e estudo) eu consigo pegar o jeito.
    Conforme forem surgindo as dúvidas eu vou postando aqui beleza?
    E uma dúvida, o Microkorg XL é analógico ou digital? Qual a diferença?

    silvG8
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MatheusLee
    Digital.

    A diferença é que no analógico as coisas são um pouco mais instáveis, os osciladores e todo o restante do circuito tendem a ser "menos perfeitos" e ao mesmo tempo "mais pesados", os controles são feitos continuamente (não existe por exemplo cutoff de 0-127, e sim mínimo e máximo, passando por todas as frequências possíveis) e é de certa forma muito mais limitado. Essa combinação de imperfeições e variações sutis na sonoridade/estabilidade do som, torna a sonoridade de um instrumento analógico muito mais agradável ao ouvido e cérebro humano. Vale a pena procurar com mais detalhes... existe muita coisa assim na internet.

    Fico feliz que tenha conseguido criar os sons. Abraço!

    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Cara, valeu pela ajuda vou ver se gravo um som que eu tirei com ele, tenho mais uma dúvida, eu consigo ligar uma pedaleira MIDI (Roland PK-5A ou uma Tokai PD-2) no sintetizador de alguma forma , ou ao menos criar um efeito e usar nela? Obrigado.

    MatheusLee
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    A outra dúvida, aproveitando o tópico, como simular a entrada de sintetizador da 2112? (Ele utilizava um Arp 2600).

    MatheusLee
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Alguém pode me ajudar?

    silvG8
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MatheusLee
    Conforme respondido em outro tópico, seu teclado não faz isso... aquilo lá é o filtro puramente.

    MatheusLee
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    o Microkorg XL funciona como controlador via midi?

    MatheusLee
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pessoal surgiu uma dúvida: como simular VSTI no meu Korg pelo pc, qual programa eu devo usar?, necessito de uma interface ou o cabo USB já basta?
    Vlw

    adao chagas
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Olá pessoal,

    Abaixo algumas (mal tocadas) demos de patches originais que fiz para o Microkorg XL:


    https://soundcloud.com/parametric777/sets/microkorg-xl

    Milenawins
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Esse microkorg é melhor que o PS 60? Digo em termos de qualidade sonora...timbres, som chegar mais fácil no caso de se tocar com banda...é que tô querendo trocar o PS60 por ele! Obrigada!

    silvG8
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Eu não trocaria um PS-60 por um Microkorg XL no pau-a-pau. O PS-60 é mais fácil de vender e você poderia gastar no que quisesse. Se eu tivesse que indicar um sintetizador desses mais portáteis, certamente seria o Mininova da Novation, que também é meio que um casamento, pois no dia que quiser vender, vai ter que ser perdendo dinheiro...

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Olá Milenawins

    Cansou do PS60? Ele tem um editor que pode dar novos brilhos aos timbres.

    - O Korg XL é mais voltado para a síntese, não rola piano, órgão, pianos elétricos e acústicos. Dá para inserir em uma banda sim, mas tem que montar os timbres.

    - O Korg PS 60 também tem um lado voltado para síntese e tem os sons de piano, strings, e outros mais. Tem um editor e sons que ainda batem de frente com vários lançamentos.

    Tem o Roland XPS 10, um novo lançamento, mas ele é muito parecido com o PS 60, exceto a função sampler e os pads. Outra opção é o XWP1 da Casio, tem instrumentos acústicos também e a parte de synth é muito boa, mas ainda assim não é algo muiiiiiiiiiito acima do PS60.

    Creio que melhor que o PS 60, somente algo acima dele. Para ver a diferença entre os dois, veja os vídeos abaixo:









    Milenawins
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Milenawins
    · votar


    Éo seguinte: não consigo tocar piano, EPs, ÓRGÃO no PS60 mais, só uso o nord. Só que sinto falta de uns efeitos sintetizados, sinto falto dos strings tbm do korg e achei o tamanho do microkorg legal pra colocar no suporte perto do nord, é mais prático, usaria apenas para fazer uns solos e acordes cheios mesmo. Só que pensei que o microkorg tinha mais timbres que o PS60 e que o som chegava mais sabe?

    Milenawins
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    silvG8,
    Qual a vantagem do mininova em relação ao microkorg xl+?vc tem essa informação?

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Não tire conclusões antes do silvG8 te responder.




    MatheusLee
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Comprei uma Midi-USB e estou usando o vst host, alguém sabe como usar o microkorg como controlador?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg Microkorg XL