Notion 4 - E seu uso com Teclados

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12


    Opa galera

    Muita gente já sabe o que é um programa de notação musical, devido ao grande sucesso (em versões pirata) do Encore, mas acredito que a gente fala tanto de DAW, de Host, de Plugin, de VST, que os programas de Notação foram deixados de lado

    Aquela ferramenta que todo mundo sabe que existe, mas ninguem sabe como funciona ao certo... sim esta mesma, os programas de notação

    Existem diversos, como os caros Finale e Sibelius, os mais baratos Encore, e tambem o Guitar Pro bem mais simples, e agora eis que surje um excelente lançamento a um preço fantastic pelo que ele oferece

    O NOTION 4, e é exatemente dele que iremos abordar, mesmo servindo para qualquer instrumento, acredito que a ligaçao com os meninos das teclas é gigante, por isso a escolha da sala (alem do que eu puxo sardinha para o FCC8 hehe)

    Soft: Notion 4
    Serve para: notação musical e muito mais
    Custo: 99 Doláres em versão Download IMEDIATO (sem impostos e nem nada mais )
    home: http://www.notionmusic.com/products/notion4.html

    Inclui: 7 Gbs de instrumentos sampleados de muita qualidade

    Specs
    - 64 Bits - para mac e win - detalhe, apenas uma licensa, só dá para instalar em uma unica maquina
    - ferramentas interativas - teclados pads, livraria de acordes, braço de guitarra
    - compativel com outros notions e o do ipad
    - rewire - isso eu uso bonito no Sonar
    - tem sequencer, midi overdub
    - guitar amps
    real time record
    - Já vem integrado com a Miroslav Philarmonic e outras
    - upa direto para o soundcloud
    abre arquivos de guitar pro, xml, midi
    e mais

    Compatível com qualquer OS do momento incluindo Mountain Lion e o Win8, requer capacidade media de hardware, apesar de pedir 2 gbs de ram, 4 e 8 vao muito melhor

    Crie musicas, mixe, monte trilhas, faça miséria com esta ferramenta especial, direto de qualquer teclado controlador

    E então, vamos escrever sobre isso?
    vale inclusive comparar e incluir ferramentas semelhantes... por que não
    para não desmerecer a sala... USANDO TECLADOS como controladores do Notion

    ps... aos Notion 3 Users - upgrade 49,
    aos novos Notion 4 (Adler... sejam bem vindo)

    Até mais galera, espero que gostem do tema, já que o assunto até está em pauta, mas a ferramenta é agora hehe

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu to muito por fora desses softwares de notação. Alguém já usou o musescore? O que recomendam? Encore já era?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    waltercruz
    O Encore 5 da GVox vendido pela nacional Dacoord, custa 249,00 reais, uma piada comparando ele diretamente com o Notion 4, por incrivel que pareça o Notion sai mais barato, se não fosse o enorme banco de dados .enc, pra mim esse soft já teria rodado... Alguem discorda?

    Eu tenho aqui o Jack, e nunca tive que usa-lo depois do Notion...

    O Musescore é FREE, então sempre é uma boa pedida, principalmente para aqueles que não sabem por onde começar...
    e o melhor ele roda em qualquer plataforma atual, incluindo Linux
    http://musescore.org/en/download

    Mas eu nunca usei, acredito que seja uma versão humilde em recursos e bem similar ao Encore, pelo menos pelas fotos

    Uma pergunta antes de continuar legal sobre o tema, o Makumbator eu sei que tem, mas e os outros...
    Finale e Sibelius são apenas um agora, ele vale os 600 dolares que é pedido por uma licensa individual ? comparando com os 99 do Notion 4, 500 paus a menos, eles tem mesmo uma supremacia assim tão maior ?

    Não vale os atalhos heim, de promoçoes e cross grades, estamos falando de preço cheio...

    Shadad
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Encore já era?
    se não fosse o enorme banco de dados .enc, pra mim esse soft já teria rodado... Alguem discorda?

    Bom pelo menos para mim ele ainda está firme e forte. Uso a mais de 10 anos e conheço muita gente que ainda usa. Depois de tantas horas de uso eu afirmo com convicção que o Encore , pelo menos na parte gráfica e de edição de partituras, não deixa nada a desejar quando comparado ao Finale. Já na parte de midi o Encore perde feio para outros softwares do gênero. Para midi, principalmente para editar expressões, eu prefiro o Guitar Pro.

    Pelo menos no meu caso, o banco de dados *.enc que existe na internet nunca fez diferença para que eu começasse ou continuasse usando o Encore, pois não baixo partituras da internet. Só uso o Encore para escrever mesmo e sempre exporto para *.mid ou *.pdf no final das contas. O que fez a diferença para mim na época foi a facilidade de uso, a facilidade de achar versões ilegais para download e o tamanho do arquivo para download.

    Eu não posso deixar de relatar aqui que mesmo o Encore que tenho para Windows na sua última versão (5.02, original) é cheio de bugs e trava bagaray. Isso é um problema que enfrento desde quando comecei a usar o Encore. Foram muitas horas de trabalho perdidas. A gente tem que se acostumar a apertar CTRL+S a cada passo.

    Edson Caetano

    Voce que conhece o Notion 4, acha que valeria a pena uma pessoa como eu, que usa o Encore apenas como notador, migrar para o Notion 4 para também usá-lo apenas como um notador?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Shadad
    Cara, então, complicado hehe

    Se, para as suas pretensões o Encore 5 como soft de notação, suprem, completamente as necessidades, você já tem uma década de experiencia, eu particularmente, não trocaria

    Apenas e estritamente para notação, não trocaria

    Agora, a fase de criar... é um must no Notion

    Você abre um projeto e estipula quantos e quais instrumentos quer, e escreve as vozes para eles todos (não que eu saiba fazer isso) e dentro do próprio soft, coloca ou os intrumentos do bundle, ou os virtuais que imaginar, pode jogar isso tudo via rewire para sua DAW preferida para poder mixar e masterizar profissionalmente, alem de ter mais ferramentas (apesar de não serem faceis) para humanizar e complexar ainda mais sua notação
    É neste ponto que eu gostaria de chegar, o Musescore ta aí Free, tem o Guitar pro a menos de 100, programas Jack para todo lado, o Notion a 99 dolares, e o caro Finale/Sibelius, pra que serve tudo isso, apenas escrever do, re, mi, fa sol??

    Creio que não, o tema, alem de escrever sobre o Notion, é a utilidade do programa de notação para o tecladista e o musico em geral...

    É complexo pra caramba um trem destes... por isso acredito ser algo de interesse de todos, correto...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Encore já era?
    se não fosse o enorme banco de dados .enc, pra mim esse soft já teria rodado... Alguem discorda?


    a popularidade é mesmo um ponto a favor, algo como é o word do office, deve ter coisa melhor, mas todo mundo sabe mexer nele e com outros as cabeçadas são irritantes o que faz érder o interesse

    da minha parte só lembro que quando resolvi ter um editor de partitura eu nem tinha internet então instalei o encore e pelo que lembro o outro era o finale, isso no win 95
    com o encore em 5 min já tinha escrito uma partiturinha da 9ª sinfonia com o outro fiquei um bom tempo brigando com o software não saiu nada

    ---------------------------------
    se eu trabalhasse para valer com partituras eu testaria todos pra ver qual eu gostaria mais, mas meu uso se resume a escrever algumas coisas, visualizar alguns arquivos midi e baixar alguma partitura de algum site
    então não me vale o porque de ter outro editor

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Depois de tantas horas de uso eu afirmo com convicção que o Encore , pelo menos na parte gráfica e de edição de partituras, não deixa nada a desejar quando comparado ao Finale.

    Que isso, cara... Encore não tem suporte nenhum pra notação do século XX, fora que tem algumas técnicas (multifônicos, por exemplo) que são foda de escrever nele. Escrever pra orquestra, então, você chora pra fazer.

    O Encore é completamente dispensável hoje em dia visto as inúmeras opções melhores que existem.

    Edson Caetano
    Uma pergunta antes de continuar legal sobre o tema, o Makumbator eu sei que tem, mas e os outros...
    Finale e Sibelius são apenas um agora, ele vale os 600 dolares que é pedido por uma licensa individual ? comparando com os 99 do Notion 4, 500 paus a menos, eles tem mesmo uma supremacia assim tão maior ?

    Não vale os atalhos heim, de promoçoes e cross grades, estamos falando de preço cheio...

    Vale sim. Finale e Sibelius são pra partitura o que o Word é pra texto. Se você quer fazer scores profissionais, é necessário um dos dois. Todas as publishers do mundo usam um ou outro, ou até ambos. E dificilmente algo fora.

    Pra notação de grandes orquestras com simplicidade e música contemporânea (exemplo), eu ainda não achei outros softwares que façam. Fora outros detalhes estéticos, como compassos que surgem no meio do sistema, esconder instrumentos e compassos à revelia etc.

    Mas é uma questão de necessidade também, se você só precisa do básico de notação, o MuseScore e o Notion são mais do que perfeitos.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ken Himura
    Eu disse que não vale os atalhos na hora de comparar os valores de licensa... sem crossgrades, sem promoçoes, quero comprar e pronto, o top vale 600 e o Notion 100

    A resposta foi dada, realmente o mais caro é mega profissional, mas tambem indicado para mega profissionais do ramo, é um produto focado no nicho específico de profissionais da música, profissionais mesmo, compositores, então um gaiato como eu estaria desperdiçando recursos, já que poderia partir de algo já bem bacana como o Notion e economizer 500 conto

    Não precisa ser um programa popular como o Guitar Pro, mas nem tão cheio de requintes como o Sibelius/Finale

    É neste ponto que eu queria ouvir, para amansar minha curiosidade, se o Notion é tão aquem assim do Sibelius/Finale, porque ao olhar de um leigo (no sentido de não ter feito um curso superior de música, composição), as ferramentas propostas para escrever para uma orquestra por exemplo, são bem adequadas

    Mas é complicado o Amador querer achar hehehe, claro que o profissional vai precisar de ferramentas muito mais apuradas e detalhadas

    Rick Pac
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Realmente no dia a dia eu não uso os super recursos do Finale.
    Para que pagar mais pelo o que não uso?
    Tentarei o Notion.
    Edson , ele importa arquivos de outros softwares?

    Rick Pac
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Alías , estou numa fase de ter tudo legal no PC, nada craqueado.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Notion 4

    Acabei de adquirir por recomendação do Edson Caetano/Makumbator.

    É uma excelente opção.
    Estou aprendendo a usar, e já tem o recursos de importar arquivos XML de partituras, e em segundos se consegue abrir uma partitura tocando sons com uma qualidade razoável com os instrumentos que vem junto (10 gigabytes).
    E me pareceu soar bem , pois as indicações da partitura do modo de tocar parecem ser seguidas pelos instrumentos, o que melhora de forma significativa a dinâmica da música.
    No passado já usei a dupla mais famosa "Sibelius/Finalle", e o Notion veio para inovar, e esta num preço muito competitivo.
    O Notion tem muitas inovações e em certos aspectos é melhor que a famosa dupla, que continuam a ser o top.

    Quanto ao Muse, é originário da plataforma do Linux, e roda bem no Windows.
    Tem ainda alguns pequenos bugs que interrompem a execução do programa, mas nada que prejudique o seu uso.
    É free, e a comunidade do Muse só esta aumentando e temos um considerável quantidade de partituras para abrir em instantes, assim é uma boa ferramenta, tanto para importar arquivos XML, MIDI e outros.
    Só por estes motivos já vale a pena ter instalado.

    Na evolução dos editores de partitura os arquivos xml constituem uma boa opção, e em certos casos dá para importar partituras de arquivos pdf outra grande vantagem.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Galera, criei um grupo para compartilhar partituras, trabalhos, exercícios etc em Notion. Que tal?? Tá no Facebook

    https://www.facebook.com/groups/415763368540914/

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Faz tempo que não uso esse tipo de software. Usei um pouco o Encore,
    mas faz tanto tempo que nem lembro mais. Recentemente, um
    conhecido usou o LilyPond, com bons resultados, graficamente falando:

    http://www.lilypond.org/

    Mas é complicado de usar. É o LaTeX da notação.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    J.Dionatan
    Claro que To dentro, alias preciso voltar as minhas atividades musicais, ser pai de novo me travou muito, alias voce sabe muito bem disso né hehe

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Edson Caetano
    Se sei, rsrs, to ainda me preparando para voltar com os estudos. E por enquanto vou relembrando a teoria e tentando fazer algo útil.
    Então já subi um arquivo lá, veja se abre depois. É a última lição do primeiro livro do Mascarenhas para piano. Se tiver algo mais complexo posta lá também. Mesmo que sejam só nós dois no Brasil kkkkk, mas acho que deve ter mais gente fã do Notion.
    Já pensou aquelas aulas de Jazz, Blues, rock em partituras, se transcritas para Notions ganhariam vida não é mesmo? Vejo muitas apostilas na net com várias partituras que não tenho idéia de como deveriam soar. Mas com o Notion isto é possível. E fica mais fácil de estudar depois.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O lilypond é um projeto a parte.
    Mas muito do lilypond é usado em outros softwares de notação.

    Quanto ao Muse, não é tão simplório assim.
    Tem muitos recursos, tem um de abrir arquivos compactados xml, que nem o finale e o notion conseguem abrir.
    Assim quando pego um arquivo xml compactado, primeiro abro no Muse, e depois exporto para xml.
    E o Muse Score é desenvolvido pelo mesmo mantenedor do Muse, que é uma DAW para o linux, o dia que lançarem o Muse para o Windows, e for feita uma integração dos dois Muse, vai ficar muito bom, e muito superior a outros softwares pagos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notion 4 - E seu uso com Teclados