Formação de acordes tipo G7/4

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Milenawins


    Bem , já vi F/A, ou seja , acordes assim, sei que tá falando pra fazermos o baixo em lá, mas e quando depois da barra vem um número tipo esse aí?Se fosse sol com sétima e quarta deveria ser G7(4), não? Bem , sou meio nova na área e ás vezes confundo essas nomeclaturas! Obrigada!

    Milenawins
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Milenawins
    · votar


    Valeu!

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Na verdade acho que a intenção é mesmo um G7(4).

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Milenawins

    Muito boa a sua pergunta.

    O acorde G7/4 deveria ser escrito de uma forma melhor. Utilizamos a barra quando queremos evidenciar uma inversão do acorde, ou seja, um grau do acorde passa a ser a nota mais grave. E nesse caso, escrevemos a nota propriamente dita, como G7/D, por exemplo.

    Este acorde, em especial, tem o seu intervalo de terça (que caracteriza se o acorde é maior ou menor) substituído pela quarta, sendo o acorde, na sua formação fechada, composto das seguintes notas: G, C, D e F.

    Como ele não possui a 3a maior (nota B) na sua formação, essa nota deve ser evitada, ou utilizada com cautela, pois entraria em choque direto com a 4a justa (nota Dó). E isso acontece porque os intervalos (3a maior e 4a justa) estão separados por somente um semitom (daí a expressão "o músico tá semitonando", pra não dizer desafinando - eufemismo).

    É muito comum ver este acorde grafado da seguinte forma: G7(4) ou G7sus4. E nunca este intervalo é evidenciado por uma barra (/), pois este serve apenas para evidenciar as inversões do baixo, como você mesmo notou e originou a sua dúvida.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    LeandroP
    olha só! não sabia disso (e pra aquele que perguntar, você sabia de alguma coisa disso, eu digo, não..lol)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Tears Of Fire
    olha só! não sabia disso (

    Eu também não (rsrsrs).

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    kkkkkkkk
    dali chico xavier! kkkk

    Milenawins
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    OBRIGADA! Só pra complementar vi esse acorde no site cifras.com, valeu de novo gente!

    Milenawins
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    OBRIGADA! Só pra complementar vi esse acorde no site cifras.com, valeu de novo gente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formação de acordes tipo G7/4