Algum tecladista que usa muita escala pentatônica pode me ajudar?

    Autor Mensagem
    Erikito
    Veterano
    # out/12


    olá sei que ja foi falado sobre isso aqui mais mesmo assim eu quero tirar essa minha dúvida, existe alguma digitação das escalas pentatônicas e pentablues que quando executadas fica menos complicado ou mais confortável para os dedos não se atrapalharem, me da uma força ai alguém vlw!

    macaco veio
    Veterano
    # out/12
    · votar


    depende da tonalidade e tambem se a pentatonica é maior ou menor. Por exemplo, a pentatonica em Do menor a digitação se parece com com a de Sol menor e um pouco com a de Fa menor, ja Re menor, Mi menor e La menor se parecem. Se fizer as viradas com o dedo certo não embola não (geralmente o polegar passa depois do dedo 3 ou 4). Agora se o tom ja for originariamente sustenido ou bemol ai ja complica um pouco mais.

    Erikito
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Erikito
    · votar


    blza e vc pode da um exemplo da digitação de algumas dessas que vc falou pra me ajudar ? eu to me complicando por exemplo na escala de ré pentatônica tem hora que mesmo fazendo as viradas certas fica ruim porque ai o dedo 4 uma hora pega em fá# ai complica

    macaco veio
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Dm penta re (dedo1), fa (2), sol (3), la (1), do (2), re (3) e volta igual.
    D blues re (1), fa (2), sol (3), sol# (4), la (1), do (2), re (3)
    e volta re (3), do (2), la (1), sol# (3), sol (3), fa (2), re (1). Na volta eu repito o dedo 3 escorregando ele do sol# para o sol porque da mais velocidade mas tem gente que usa o dedo 4 mesmo.
    da umas olhada no youtube que tem exemplos (geralmente em ingles mas da pra ver).

    Erikito
    Veterano
    # out/12
    · votar


    blza vlw ein

    DeLassau
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    [b][/b]Boa tarde!

    Estou iniciando hoje no topico e gostaria de ajudar e tambem ser ajudado. Nas escalas onde iniciamos por sustenidos ou bemois, Tem uma boa dica:
    Inicie sempre com o "indicador" e nunca com o "polegar" essas escalas. Use o polegar e o dedo mindinho para notas naturais. Vou te dar um exemplo da escala de G# Maior:

    (2)G# - (3)A# - (1)C - (2)C# - (3)D# - (1)F - (2)G - (3)G#

    Voltando use os mesmos dedos! Minha dica é antes de você treinar as escalas sustenidas e bemois, pois estamos acostumados a tocar as mais comuns com a mesma forma de usar os dedos e quando queremos mudar, temos dificuldade! Boa sorte e espero poder ter ajudado.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    opa, bem vindo ao fórum mano!!
    já sei a 3ª coisa que vou estudar quando voltar a tocar no meu teclado..kkkk

    Shadad
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Erikito

    Não tem jeito. A digitação sempre será complicada, devido aos saltos.

    DeLassau
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Isso mesmo, até porquê vai depender muito da escala que será usada. Podemos usar até o dedo(3) ou o (4) dependendo da escala. Importante mesmo é lembrar da dica: Que o dedo Mindinho e o polegar são para iniciar escalas com teclas brancas [Indo: polegar(1); Voltando: mindinho(5)] e o Indicador(2) é usado para iniciar escalas sustenidas e bemois. Assim, quando você tiver a prática deles, será mais facil aplicar outras escalas. Existem tambem exercícios chamados "Hannon" e tambem já foi citado no fórum. Bom dia a todos e espero poder ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algum tecladista que usa muita escala pentatônica pode me ajudar?