Fundos musicais gospeis - ajudaa

    Autor Mensagem
    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12


    Olá.

    Vou começar a tocar na igreja, mais o problema é que eu sou novo nesse mundo. Não sei nenhum solo, só algumas cifras, e nunca peguei uma partitura (mais sei ler).

    Quero que vcs me dêem umas sugestões de músicas bem calmas...
    Ou qualquer coisa q sirva para uma fundo...

    E queria saber mais uma coisa: vou ter q tocar a pregação inteira? como é tocar na igreja ? é legal ?


    T+.
    Tô em pânico, ajudaaa.
    Agradeço.

    Pleyel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Como assim vc nunca pegou uma partitura mais sabe ler?
    De acordo com o tom da musica que esta sendo executa improvise dentro da respectiva escala, fica bem legal.
    Antes de subir no palco procure saber sobre as musicas com os outros musicos e ensaie antes da apresentacao.

    Abs

    trendset
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Olha, geralmente é pra tocar o culto todo, eu geralmente uso essa música para as oraçoes, momentos especificos e etc



    All Honor - Tom Brooks/Cris Falson. quem interpreta é o grupo do Ron Kenoly

    Inicio Dm Bb7 Gm9 Dm C/D

    Coro C2 Dm C/E | F A7 Bb C/Bb Bb C/Bb

    Ponte Gm Gm7 Dm/C C Dm C/D

    Ministração: Bb/D C/D, Dm C/D Bb/D C/D Dm C/D Bb/D Am7 Dm C/D Bb/D C/D Dm.

    Eu particularmente toco sempre musicas ja conhecidas e com melodias bem trabalhadas, um dos pastores sempre pede Gracias do Marcos Witt.
    Abs.

    fernandodi
    Veterano
    # out/12
    · votar


    postando aqui pra poder acompanhar o tópico.

    Mas ja tem ouitro com esse assunto ai...

    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Gracias do marcos witt eu sei o solo...
    Mais dá certo tocar músicas de acordes para fazer fundo ?
    Eu não entendo esse negócio de escala, se eu toco uma música em G, eu posso dedilhar só com os acordes de G, é isso ?
    Agradeço

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vou começar a tocar na igreja, mais o problema é que eu sou novo nesse mundo.

    Não seria melhor pegar umas dicas com amigos e tudo mais?

    E queria saber mais uma coisa: vou ter q tocar a pregação inteira? como é tocar na igreja ? é legal ?

    Bom, isso você tem que ver com o pessoal da igreja.

    Eu não entendo esse negócio de escala, se eu toco uma música em G, eu posso dedilhar só com os acordes de G, é isso ?

    Seria interessante você entender alguns conceitos sobre escalas primeiro. Essa é uma pergunta de quem está começando a descobrir o mundo da música. Talvez por esse detalhe, você se perca completamente ao tocar com os outros, e mais ainda se estiver fazendo fundos sozinho.

    Podemos postar várias músicas aqui, mas o contexto dela pode não ser compreensível pra você no momento.

    trendset
    Veterano
    # out/12
    · votar


    sthevesavelar

    da pra voce tocar sim tanto acordes como solo. Mas vá com calma.
    quanto Escala, procure até aqui no forum que voce vai achar muita coisa sobre. Procure tambem sobre Campo Harmonico, Escala Dialtonica, Escala Cromática.

    Exemplos:

    Escala de G maior : G, Am, Bm, C, D , Em, F#m.
    Escala de A maior : A, Bm, C#m, D, E, F#m, G#m

    Abs.

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Escala de G maior : G, Am, Bm, C, D , Em, F#m.
    Escala de A maior : A, Bm, C#m, D, E, F#m, G#m


    Na verdade essa não seriam as escalas, porque escalas são compostas por notas. Esses citados acima são os campos harmônicos dos respectivos tons G e A, pois são compostos de acordes.

    Ficaria assim como escala:

    Escala de G maior: G - A - B - C - D - E - F# - G
    Escala de A maior: A - B - C# - D - E - F# - G# - A

    Campo harmônico maior de G : G - Am - Bm - C - D - Em - F#m7(b5) - G
    Campo harmônico maior de A : A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#m7(b5) - A

    bravo57
    Veterano
    # out/12
    · votar


    soruji
    êpa... tá errado tbm rapaz. As letras A, B, C, D, E, F,G representam os acordes, e não notas. Para notas, use o próprio nome. do, re, mi, fa, sol... etc.

    Té +

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Para notas, use o próprio nome. do, re, mi, fa, sol... etc.

    Té +


    Oshi. De onde você tirou isso? kkkkk

    waltercruz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Elas podem representar as duas coisas bravo57, acho que só depende do contexto

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pra contexto didático, por exemplo.

    Na realidade é muito difícil você ver alguma música solada, ser grafada em forma de notas, pois ia ser uma grande bagunça.
    Pra isso existe a pauta, a tablatura, pra grafar a melodia da música, principalmente.
    Mas você não vai encontrar tabelas de escalas, por exemplo grafadas na forma que pronunciamos (Dó,Ré,Mi). Eu pelo menos desconheço métodos que utilizem dessa nomenclatura para ensinar escalas, por exemplo.

    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ok pessoal, valeu.
    Vou pesquisar....

    Pleyel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Para notas, use o próprio nome. do, re, mi, fa, sol... etc.

    Té +

    Oshi. De onde você tirou isso? kkkkk

    E isso ai... Pelo menos no estudo do piano e assim que e feito A B C D E F G sao cifras que sao utilizadas para acordes em harmonia. As notas sao escritas do re mi fa sol la si
    Abs

    bravo57
    Veterano
    # out/12
    · votar


    soruji
    Bem, foi assim que aprendi, que as letras criadas para representar os acordes. Tá certo que a gente vai entender se algum solo estiver escrito assim: G A C e etc, e se pararmos pra ver, nas revistinhas só vemos letras representando harmonia, eu confesso que nunca vi letras sendo usadas para solo, e como já disse, um professor me explicou isso.

    Abraço

    bravo57
    Veterano
    # out/12 · Editado por: bravo57
    · votar


    edit: double post

    bravo57
    Veterano
    # out/12
    · votar


    E como disse acima o amigo Pleyel, prova o que eu disse.

    Vlws ; )

    fernandodi
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Modo simples e facil, so q depois vc vai enjoar.

    Toca só C e F maiores na mao direita, ve se nao fica muito grave, se sua mao for comprida faz nona tb, so q faz a nona numa oitava acima d tonica se nao embola.
    Enquanto isso na mão direita faz a pentatônica de Dó e de Sol, a de dó soa muito bem, mas a de Sol tb é massa pq nao tem notas a evitar...(pensando em modo jonio e tals....)

    Toque com um piano com pad no dual, ou um piano layer q descobri q tenho no meu Di e quando precisar estarei tocando... Nao seja muito agressivo, e apremda a fazer movimentos leves. Cresça com a pregacao e diminua com a pregaçao, fica atento o tempo todo. E é isso!

    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vou aproveitar e perguntar outra coisa :

    Sempre vejo aqui no cifra club C/D por exemplo.
    Sei q na direita toco o C ( c - e - g ) e na esquerda o D...
    Mais quando olho o dicionário de acordes lá em baixo da cifra, vejo que o D ( da mão esquerda ) só está aperta a tecla D e não o acorde, é assim msm ?
    T+

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fundos musicais gospeis - ajudaa
    não existe "fundo gospel"
    então vai aparecer muito material procurando sobre: improviso, campo harmonico, sequencia de acordes, escalas.... que serve pra tocar em qualquer lugar, inclusive em um culto ou missa


    vou ter q tocar a pregação inteira?
    depende
    você não frequenta essa igreja, não tem música lá? vai em alguma que tem pra ter ideia de como funciona


    é legal ?
    se você se identifica e gosta sim, se igreja não for a tua praia vai ficar uns 4 meses e cair fora

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vou aproveitar e perguntar outra coisa :

    Sempre vejo aqui no cifra club C/D por exemplo.
    Sei q na direita toco o C ( c - e - g ) e na esquerda o D...
    Mais quando olho o dicionário de acordes lá em baixo da cifra, vejo que o D ( da mão esquerda ) só está aperta a tecla D e não o acorde, é assim msm ?


    Isso. É assim mesmo. Esses são acordes com baixo alterado. O que significa é que a nota mais grave será aquela que vier após a barra (/). Então, você pode oitavar o D na mão esquerda e fazer o C na mão direita. Isso deixa o acorde com uma característica um pouco dissonante.

    O motivo pelo qual não usamos o acorde todo é pelo fato dele mudar a característica do acorde proposto.
    Se todas as notas de D fossem feitas na mão esquerda:

    D - F# - A

    E o C na mão direita:

    C - E - G

    Acorde final:

    D7/9/11

    Pois você estaria extendendo o acorde feito na mão esquerda.

    Qualquer dúvida. Só postar =)

    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Muito obrigado.

    ...

    Eu não estou entendendo esse negócio de "improviso":
    Eu posso pegar uma escala e fazer uma solo quem nem existem ?
    ( mais claro que deve haver um boa sequencia de notas né ? ).

    Agradeço

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    sthevesavelar

    mas vc já era evangélico ou tá entrando de gaiato?

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vamos lá,

    Estamos falando sobre um dos pilares do Jazz: a improvisação. Improvisar, seria, a grosso modo, tocar algo concebido instantaneamente. É você abandonar a melodia da música, e colocar suas frases, suas ideias, mas sempre andando junto com a harmonia. Isso não quer dizer que você não precise estudar para trilhar esse caminho, muito pelo contrário. Para ser um bom improvisador, o músico precisa entender as estruturas das escalas, assim como suas intenções melódicas (não decorá-las necessariamente), ter criatividade, e principalmente, ouvir, ouvir, ouvir muito mesmo.

    As escalas não servem somente para serem executadas "subindo e descendo". Dá pra se criar muitas coisas dentro de uma escala, sem contar que muitas vezes o músico não se limita apenas a uma escala em seus solos, mesclando várias para sugerir um certo tipo de intenção. Se você, em breve, desejar estudar improviso, inicie pelo blues para ir se familiarizando com alguns conceitos. Creio ser um bom caminho pra, logo mais, adentrar no mundo do jazz, enfim, da música instrumental. =)

    sthevesavelar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vlw , vou fazer isso...

    mas vc já era evangélico ou tá entrando de gaiato?

    Já sou a muito tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fundos musicais gospeis - ajudaa