Estudando piano acústico - como investir no aprendizado?

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# set/12


Vários colegas quando começam a estudar música e seja qual for o instrumento escolhido, a primeira grande barreira é a escolha e compra de um instrumento.
No caso de pianos, o investimento é sempre muito alto, mesmo quem compra pianos de "baixo custo" no ML, sempre se faz necessário uma revisão, troca de algumas cordas e sempre se faz necessária a afinação do instrumento no local de uso!
Estava navegando pelo site da Casa Levi de Pianos, e vi que eles oferecem pianos para estudo, logicamente isso não é de graça.
Algum colega do fórum conhece a Casa Levi de Pianos?
Algum colega do fórum sabia desta modalidade de comércio e estudo?
Algum colega do fórum já fez uma cotação desta modalidade de serviço, e de quanto é o estrago?
Alguém conhece alguma outra empresa que ofereça serviço igual ou semelhante?
Acredito que seja além de importante, muito interessante os colegas compartilharem suas experiências.
Abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


[ironic mode on] Nossa! que bom poder ler a experiência diversificada do povo! :D [ironic mode off]

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
Mas você não perguntou o que dá para fazer com 500 reais, se dá para levar que piano para casa e se este é melhor que aquele... se tivesse feito isso, aí sim, e claro não poderia esquecer de colocar, que pesquisou muito, muito mesmo, mas não achou nada que se enquadrasse hehe

----

mas voltando, li o post e não entendi

Os caras alugam o piano inteiro e levam na casa do cidadão?? para ele estudar?

Nunca tinha visto isso, mas será que valeria a pena? as vezes parcelar um pianão usado mesmo rola, e fica sendo seu, ou seria para testar o bicho antes de ter coragem de comprar ?

----

Minha experiencia com pianos acústicos reais, é só dentro de conservatório, durante a aula e durante a hora de estudo, na época em que eu fazia, somando algumas incursões em pianos de conhecidos, ou seja, no de verdade tenho a milhagem extremamente baixa hehe

Gostaria deter mais infos tambem sobre isso, porque eu certamente, um dia, irei comprar um acústico real

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Os caras alugam o piano inteiro e levam na casa do cidadão?? para ele estudar?

exatamente ... veja, está no site!!

Nunca tinha visto isso, mas será que valeria a pena?

pois eh, isso que eu queria saber ...

as vezes parcelar um pianão usado mesmo rola, e fica sendo seu, ou seria para testar o bicho antes de ter coragem de comprar ?

então, mas uma manutenção geral no bixo deve custar os dois rins e mais as córneas! talvez ter um piano acustico em condições de uso valha a pena...

catamilho
Veterano
# out/12
· votar


Quando eu era menino (a alguns aninhos atrás rs) tinha um piano em casa, e ter um piano que pode ser levado em baixo do braço não tem preço.

As vantagens de se ter um p155, por exemplo, são enormes para quem mora em apartamento.

Eu na minha ignorância, não teria nunca um piano acústico hoje em dia, afinar, ter problemas com umidade, as nuances com temperatura, o medo de cupim, insetos que se alojam dentro etc...

Só quem tem sabe o que é um piano de verdade rs.

Para 99% dos mortais não deve valer a pena, a não ser por uma questão de extrema vontade de ter o verdadeiro em casa.

Hoje em dia os digitais dão tanta alegria pra gente, tem os timbres, os recursos, é bem mais divertido e o detalhe do phone para se tocar sem ninguém ouvir é tudo de bom.

Abraços a todos.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


catamilho

Eu na minha ignorância, não teria nunca um piano acústico hoje em dia, afinar, ter problemas com umidade, as nuances com temperatura, o medo de cupim, insetos que se alojam dentro etc...

veja bem ... possuir um piano é uma coisa, alugar um para estudo é outra totalmente diferente ... e a loja cima citada fornece toda esta manutenção incluído no preço da mensalidade.

perkyba
Veterano
# out/12
· votar


Olá _BLACKMORE_,

Então, quando eu comecei a estudar piano na época dos dinossauros, meus pais alugaram um instrumento para ver se o negócio era sério ou se eu desistiria. Acho que fiquei uns três anos com o piano alugado até que compramos um Yamaha de armário que ficou comigo por muitos e muitos anos e eu vendi justamente por causa do espaço e de não poder tocar a qualquer hora devido ao barulho. Esse negócio de alugar pianos é antigo, sou prova disso.

Abração.

TG Aoshi
Veterano
# out/12
· votar


Já tinha ouvido falar em aluguel de pianos, mas aluguel pra estudos é uma coisa que nunca passou pela minha cabeça.

catamilho
Veterano
# out/12
· votar


Qual o preço deste aluguel com tudo incluído?

Eu realmente acho que no inicio o digital é mais legal.

Talvez quando se estiver num nível avançado pode ser que a diferença apareça para quem vai ser profissional, por simples diversão eu iria de digital mesmo sendo um aluguel em conta.

Uma questão de opinião somente opinião.

Abraços a todos.

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


Eu realmente acho, que se o cara quer ser pianista Erudito, tem que ser em um piano Acustico de verdade, mesmo que tenha todos os contras

E é muito mais divertido tocar em um de verdade de o que em um digital, muiiiito mesmo

Por diversão, tanto faz realmente, mas um estudo sério de piano, exige o instrumento de verdade, mesmo nas fases iniciais, isso vai fazer toda a diferença

O Piano é um instrumento que dura para toda a vida, passa por várias geraçoes, então a manutenção que ele precisa, é algo natural, acredito que se gaste menos com um piano de verdade, do que trocando várias e várias vezes de pianos digitais, tentando copiar o que ele já faz a séculos

Uma questão de opinião, somente opinião hehe

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

acredito que se gaste menos com um piano de verdade, do que trocando várias e várias vezes de pianos digitais,

partilhamos da mesmíssima opnião!! :)

catamilho

Qual o preço deste aluguel com tudo incluído?

também gostaria de saber.

perkyba

Esse negócio de alugar pianos é antigo, sou prova disso.

porém, caindo no esquecimento e ignorância do povo ... não?

bravo57
Veterano
# out/12 · Editado por: bravo57
· votar


Acho que para os dias de hj, os pianos digitais estão com uma qualidade muito boa, e ainda por cima muito mais acessíveis do que um acustico antigamente. Por isso, acho que acaba sendo mais interessante pra estudo, comprar um digital mesmo, como um P95, que tem toda praticidade dos alto falantes acoplados, entrada para fone de ouvido, portabilidade...

Antigamente, o aluguel seria mesmo a unica opção para quem tinha pouco dinheiro, mas hj em dia, acredito que saia mais barato comprar um digital.

catamilho
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

Uma questão de opinião, somente opinião hehe

Sem querer polemizar, longe de mim, respeito e aprecio a opinião de todos.

Mas você tem ou teve piano acústico em casa? Em apartamento?

Quem toca esporadicamente, sem compromisso, esquecendo o lado lúdico de olhar para aquele móvel ancorado na sala, que se afastar o paquiderme para limpar ou pegar a carteira de documentos que caiu atrás, vai arranhar o sinteco ou marcar a tabua corrida para todo sempre.

Que se for tocar de madrugada vai ser aquela chatice de ter aquela flanelinha ou feltro abafando as cordas tirando todo prazer de se ouvir o que se esta tocando, ai a diferença seja qual for o nível de diferença, seja de tato, auditiva, emotiva, qualquer diferença não vale a praticidade do digital.

Enfim, a meu ver, para quem adora piano e curte o som de piano como eu, poder brincar com o timbre e por o som a seu gosto da maneira que te abre um sorriso quando escuta a nota sair no phone ou nas caixas, cheias encorpadas ate exageradas, mas da forma que te agrada, que te alegra e te purifica e revitaliza a alma em segundos, só o digital mesmo.

Pra brincar em casa não tem piano acústico no mundo que supere a praticidade e a alegria que um bom digital pode proporcionar.

Para conservatório, teatro, salas de musica dedicadas ao piano, ai sim eu me rendo ao acústico, num lugar só dele, um lugar onde ele pode ser soberano.

Uma questão de opinião, somente opinião.

Abraços a todos.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Vejam bem ...

Cada um pode (e deve) ter sua opnião ... mas essa desvirtualização do assunto acústico para digital é algo que incomoda a mim, por um simples detalhe, a minha opnião.

Sou um usuário que pouco vem aqui, e menos ainda tenho participado dos tópicos por em sua maioria não me chamarem atenção em nada, por não ter quase nada de diferente ... é quase tudo comparação entre instrumentos, a técnica de outros, indicações, iniciantes ... salvos raros casos como as "jans" e a pouco tempo as experimentações e discussões sobre sintetizar sons ...

Peço que neste tópico, mesmo que não seja do agrado dos usuários, que seja discutido sobre o aluguel de pianos para estudo, vantagens de estudar em um acústico, necessidades e cuidados a serem tomados ... mas sempre para piano acústico e não comparado com instrumento digital.

Seria interessante discutirmos e trocarmos experiências sobre acústicos somente, onde do contrário este tópico não terá sentido e deverá ser fechado.

Desculpem a arrogância, mas meu interesse é no instrumento acústico pois se fosse no instrumento digital eu leria os milhares de posts das centenas de tópicos que já existem.

E como virou bordão ...

Uma questão de opinião, somente opinião...

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
Não achei o formulário do site para pedir maiores informações, mas amanhã eu vou ligar para a casa Levy, dependendo do valor do aluguel eu vou fechar

Eles entregam até 200km, ou seja, litoral e interior sao atendidos também

Eu nao preciso me preocupar com espaço, barulho aos vizinhos, nao tenho cupim aqui, alias cabe certinho dentro do home Studio, seria uma ótima ter um piano por um tempo

...

Viu que eles cobram a parte a afinação anual, ou seja incluído no pacote apenas se tiver manutenções mensais necessárias

Seria bom saber a marca do piano, vi que eles tem umas pontas de estoque por 3500 a 4000, se eles mandarem estes, e cobrarem o aluguel de uns 350,00 aí não vale a pena, melhor comprar

Mas nada de especular, amanha ligo e descobrimos o esquema

silvG8
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
Gostei desse último comentário seu... realmente, como falei com Edson através de email, vejo cada vez menos gente interessante por aqui, e sinto sua falta nesse fórum.

Tenho piano desde que me entendo por gente... foi um presente do meu pai para minha mãe na época em que um piano no Brasil custava mais que um carro popular. Comecei a tocar ainda criança, e comecei a realmente estudar apenas durante a adolescência. Até hoje toco, tenho aulas (no momento meio que de férias por uma dificuldade tanto da professora quanto minha), e eventualmente tenho tempo para me sentar e dedicar no estudo do piano.

O investimento não é barato. Gasto, na melhor das hipóteses, R$200 mensais com aulas (se fizer um número reduzido de aulas com uma professora que faz um preço camarada para mim porque é paciente da minha mãe) e existe um gasto eventual com afinações, que custam em torno de R$250 aqui no meu Estado. Não sei te dizer se isso é semelhante em outros estados, mas percebe-se um alto gasto.

Estou satisfeito? COM TODA CERTEZA. Ter o piano em casa facilita muito a vida, e tocar sempre no seu piano, onde existe uma adaptação ao instrumento, facilita bastante o desenvolvimento técnico.

Como piano não é apenas técnica, atualmente estou num estágio de apenas desenvolver a forma correta de articular certas passagens de uma música, assim como aperfeiçoar cada música tocada em termos de expressão musical. Acho que pra todo o desenvolvimento, um bom professor (eu particularmente adoro lidar com professoras - acho que mulher tem mais paciência e geralmente são melhores para ensinar).

Quanto ao aluguel de pianos para estudo, é meio relativo a vantagem ou não. Tudo vai depender do preço e também se existe a possibilidade de estar sempre com o mesmo piano. Não sei se entendi bem, mas imagino que o piano fique na sua casa, certo? Se não for assim, simplesmente não vale a pena... pra ir tocar fora de casa é complicado - o lado positivo é criar a obrigatoriedade de tocar diariamente. Nos EUA isso funciona muito bem! A Steinway de NY por exemplo, possui um sistema de aluguel mensal onde o piano é transportado para a casa do músico por preços bem camaradas (U$120-150). Lá, vale a pena! :)

Interessante ver um tópico diferente por aqui... some não!

Abraço!!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Edson Caetano

Eu nao preciso me preocupar com espaço, barulho aos vizinhos, nao tenho cupim aqui, alias cabe certinho dentro do home Studio, seria uma ótima ter um piano por um tempo

eu acho que não deveríamos nos preocupar com espaço, mas com qualidade de um modo geral ... :)

Viu que eles cobram a parte a afinação anual, ou seja incluído no pacote apenas se tiver manutenções mensais necessárias

sim eu vi ... mas uma afinação por ano ... talvez não seja tão ruim assim, quando eu mantinha meus instrumentos trimestralmente em luthier para ajustes ia uma grana forte (360 pilas por trimestre fora a troca mensal de encordoamento), isso q eram 2 guitarras e 1 violão.

Seria bom saber a marca do piano, vi que eles tem umas pontas de estoque por 3500 a 4000, se eles mandarem estes, e cobrarem o aluguel de uns 350,00 aí não vale a pena, melhor comprar

veja, período de aluguel mínimo de 6 meses ... acho que é o período mais que suficiente para "vc" sentir ou não agrado pelo instrumento e sair sem dor de cabeça! hehehe

Mas nada de especular, amanha ligo e descobrimos o esquema

sim ... vou fazer isso tb para compararmos as informações ... vc tem facebook?

Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
Tenho facebook sim, estou lá na página do Dionatan, mortíferos e tecladistas, pode ser um caminho fácil de localizar...

.....

Uma coisa no piano que eu considero muito, basta sentar e tocar, acabou a energia, continuo tocando, encheu o saco, é só levantar... Esta praticidade é imbatível

Outra, nunca vi nenhum digital que batesse o acústico do conservatório que fazia aulas, ou seja, um aluguel me interessa muito, a compra também, mas aí eu quero um mais bacana e caro, por isso fica em stand by os planos

Quem sabe não são estes 6 meses, um ano com um piano de estudo dentro de casa, não me desperte novos sentimentos nas teclas, porque não sei se sabe estou pegando pesado nos estudos de guitarra e contra baixo

Mas é isso aí, amanha vamos trocar figurinhas do serviço

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


silvG8

Gostei desse último comentário seu...

muito obrigado, eu não consegui segurar os dedos ...

Quanto ao aluguel de pianos para estudo, é meio relativo a vantagem ou não
justamente, este espaço é para discutirmos essa relatividade!!! :)

Tudo vai depender do preço e também se existe a possibilidade de estar sempre com o mesmo piano.

pelo que entendi, uma vez que o piano está em sua casa ele fica até vc não o querer mais.

Não sei se entendi bem, mas imagino que o piano fique na sua casa, certo?

ou em lugar que atenda a minha necessidade.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Edson Caetano

estou lá na página do Dionatan,

vou procurar ...(edit) facin de encontrar ... amarrando a touca!! hahaha :)

Outra, nunca vi nenhum digital que batesse o acústico do conservatório que fazia aulas

nunca vi um conservatório sério que não tivesse um piano acústico!!

não sei se sabe estou pegando pesado nos estudos de guitarra e contra baixo

meio que enjoei de guitarra ... todo mundo toca!! hahaha

amanha vamos trocar figurinhas do serviço

ancioso! :)

catamilho
Veterano
# out/12
· votar


BLACKMORE
Peço que neste tópico, mesmo que não seja do agrado dos usuários, que seja discutido sobre o aluguel de pianos para estudo, vantagens de estudar em um acústico, necessidades e cuidados a serem tomados ... mas sempre para piano acústico e não comparado com instrumento digital.

Você esta coberto de razão.

Por ser uma conversa picada sem o time do interlocutor, a gente pode às vezes se perder do fio da meada e desvirtuar o cerne da questão.

Sem perceber polui seu tópico estendendo uma comparação inoportuna.

Vou passar a me policiar mais neste sentido para não repetir a falha em outra ocasião.

Abraços a todos.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

dia puxado!! não cheguei em casa a tempo de ligar na Casa Levy ... :(
vc conseguiu?

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Algum colega do fórum conhece a Casa Levi de Pianos?
conheço de nome, sei que é muito antiga e tradicional e nunca li falarem mal

Algum colega do fórum sabia desta modalidade de comércio e estudo?
já ouvi falar, não lembro se deles ou alguma outra empresa ou de algum afinador que tem oficina de piano que faz esse serviço
já vi também de aluguem de teclado no mesmo esquema mas acho que foge do tópico agora

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
Me enrolei ontem tambem, mandei e-mail pelo celular, mas sem resposta, aproveitando, vou tentar agora a ligação

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


tuuu ..............tuuu ............. tuuu ....... Casa Levy Bom dia!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

Liguei lá bixo ... e a princípio parece ser interessante o aluguel :-)
Pensando que no final do aluguel o instrumento e a grana vão embora, eu acho que vle a pena para não ter a dor de cabeça de ter que vender, de buscar afinador ou qqer outro tipo de manutenção ou detalhes para não comprar gato por lebre ...
Logicamente, dependendo do nível de instrumento que vc vá comprar, não vale ficar com um piano alugado por mais de 6 meses.

-Período mínimo: 6 meses com pagamento adiantado de 3 meses;
-Entregam e retiram na casa do locatário sem taxa extra;
-Após os 6 meses o aluguel é mensal, podendo a partir de então ser encerrado a qualquer momento sem cobrança de multa;
-Quem mora em apartamento ou sobrado cobram um extra por andar de R$20,00 se tiver que subir escadas;
-Há uma lissta de espera de aproximadamente 30 dias;
-Somente duas marcas para aluguel ... Fritz Dobber e Schwartzmann como dito sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento;
-Infelizmente não tem como escolher o piano como diz no site devido a disponibilidade;

Bom é isso ... eu penso que vale a experiência.
Boa sorte a quem quiser (assim como eu) se aventurar a estudar em um instrumento acústico!

Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_
E o principal... $$$ hehe

Meu e-mail nâo retornaram

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

nem 10 conto por dia!! :)

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


_BLACKMORE_

pelo que li no site eles dão afinação na entrega e a cada 6 meses, é isso?

mandei afinar o piano meu essa semana e fiz as cotações e todas na media de 250 a 300 por aqui
então pelo preço pacote, você economiza de 500 a 600 no ano por não ter que pagar afinação o que vai dar 2 meses de aluguel

outra coisa que parece interessante é a opção de compra
cada mensalidade paga de aluguel equivale a 1% de desconto na compra de um piano, até o máximo de 20%
se eu resolver comprar um piano novo após esses 20 meses eu pego boa parte da grana de volta no desconto

_BLACKMORE_
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista

pelo que li no site eles dão afinação na entrega e a cada 6 meses, é isso?
eu entendi que a afinação anual é cobrada ( http://www.casalevydepianos.com.br/aluguel-de-piano-para-estudo )

outra coisa que parece interessante é a opção de compra
esta eu não vi, mas confesso que também achei interessante. :-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudando piano acústico - como investir no aprendizado?