Problema com o Roland RD-700NX

Autor Mensagem
PianoMan
Veterano
# set/12


Olá pessoal, é meu primeiro post no fórum, e já gostaria de começar com uma dúvida a respeito do Roland RD-700NX.

Já faz um tempo que estou procurando por um piano digital que tenha ação de piano, um bom mecanismo, um bom timbre, que seja stage piano e que proporcione a experiência mais próxima de um piano acústico.

Depois de algumas pesquisas, eu cheguei ao RD-700NX, que foi o que eu mais me identifiquei.

Ainda não tive a oportunidade de testar, mas pelos demos que vi, fiquei bastante impressionado com os pianos e com as features...

Bem, vamos ao problema. Recentemente, através de fóruns internacionais e principalmente pelo youtube, (vejam esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kNNGiJjPEI4) eu descubri um problema bastante chato no RD-700NX, que foi definido pelos gringos como: "Note Stealing Effect", que é basicamente um corte no som quando se toca passagens articuladas, notas cheias com os Supernatural Pianos, ou quando se coloca um backing track, o que faz o problema ficar pior.

Eu não sou nenhum expert, mas dando uma lida em alguns fóruns, a maioria diz que não se trata de um problema de polifonia e sim um problema no processador, quando se trata de notas tocadas com velocidade.

O que vocês acham desse problema?

Não tenho o teclado pra testar, ainda sou um possível comprador, por isso peço a ajuda de alguém que tenha o teclado, ou que tenha a possibilidade de testar, que teste pra mim e veja se o problema é mesmo real.

A propósito, a Roland fez um update que aliviou o problema, mas muitos usuários dizem que ainda sentem o problema, mesmo com o update.

Caso esse problema seja real, peço que me recomendem outros pianos digitais na mesma faixa de preço, com a mesma qualidade. O RD-700NX era meu sonho de consumo, mas agora fico com um pé atrás...

Obrigado pela atenção, espero respostas.

masterpro
Veterano
# set/12 · Editado por: masterpro
· votar


Olá PianoMan

Sim já tive a oportunidade de tocar nesse key e realmente me deparei com isso, é como se houvesse um corte sutil entre as transações de nota, não é sempre e também nao sei sem em todos os keys desse modelo ocorre isso...mas creio ser uma falha no processamento interno das notas ou algo do tipo...e é bem chato porque usei pra gravar umas faixas e isso aparecia na gravação...tive que refazer varias partes.
Recomendar eu recomendaria o Nord Stage...(sou suspeito pra falar de Nord's hehe) questão de timbre e qualidade de acabamento e componentes nada se compara...ou até o Nord Piano.
Tem também os CP da Yamaha que são muitos bacanas, na verdade eu sou mais eles do que os RD's mas aí é gosto mesmo...

PianoMan
Veterano
# set/12
· votar


Sim já tive a oportunidade de tocar nesse key e realmente me deparei com isso, é como se houvesse um corte sutil entre as transações de nota...

Nossa, então o problema é real, pra mim que vou começar a tocar piano clássico não tem nem como eu pegar um piano desse...Pagar 8k num piano e vim com defeito é froids...

Recomendar eu recomendaria o Nord Stage...(sou suspeito pra falar de Nord's hehe) questão de timbre e qualidade de acabamento e componentes nada se compara...ou até o Nord Piano.

Vou dar uma olhada nos Nords, mas eles são bons em simular um piano? Quero algo bem próximo de um piano acústico...

Tem também os CP da Yamaha que são muitos bacanas, na verdade eu sou mais eles do que os RD's mas aí é gosto mesmo...

Vou começar a considerar eles também, principalmente o CP-5.

PS: o RD-700NX seria uma excelente, mas esse problema arruina tudo.. :/

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan
Se vai comecar a estudar classico, tente um piano acustico, vale a pena. Por uns 12-15 mil se compra um Yamaha de armario.

Toco piano classico ha uns 12 anos e sei das limitacoes dos teclados atuais nesse quesito. No piano classico, nao importa apenas acertar as notas....existe toda uma dinamica entre como tocar cada nota, cada ornamento, etc. faz toda diferenca.

PianoMan
Veterano
# set/12 · Editado por: PianoMan
· votar


Se vai comecar a estudar classico, tente um piano acustico, vale a pena. Por uns 12-15 mil se compra um Yamaha de armario.

Toco piano classico ha uns 12 anos e sei das limitacoes dos teclados atuais nesse quesito. No piano classico, nao importa apenas acertar as notas....existe toda uma dinamica entre como tocar cada nota, cada ornamento, etc. faz toda diferenca.


Também percebi as limitações dos pianos digitais, não se consegue nada realista se não pagar no mínimo 13k ( V-piano e outros) ...

A questão toda é que não tenho esse dinheiro pra pegar um acústico, e realmente gostaria muito das vantagens que um piano digital oferece, como usar fones de ouvido, praticar a hora que quiser, portabilidade...

Você que tem experiência com pianos a 12 anos não recomendaria um piano digital que se aproxime o máximo da experiência de se tocar um piano acústico, e que custe no máximo 8.000?

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan
Cara, honestamente, nenhum deles se aproxima. Um monte de gente aqui vai querer me crucificar, mas realmente nada chega perto. Vejo tambem essas vantagens que voce falou, que existem.

O maior problema dos teclados e que o som nao corresponde a forma como se percute a tecl de um piano, o que faz diferenca no acustico e no estudo do classico. De qualquer forma, considerando esses pianos caros, nessa faixa de preco, vale a pena considerar um CP-5 mesmo, ou o Nord Piano (imagino mais caro e dificil de testar). Tem a opcao do SV-1, mas ao meu ver nem tem comparacao com esses dois (embora seja um teclado excelente).

Algumas pessoas podem indicar um RD-700GX, modelo anterior ao seu, mas vai ter o mesmo problema com a polifonia.

PianoMan
Veterano
# set/12
· votar


silvG8

Estou seriamente considerando comprar um piano acústico! Mas antes de pensar nisso, o que você acha dos modelos clavinova da Yamaha? Ou mesmo os pianos digitais da kawai (MP6 - MP10)?

expedifer
Veterano
# set/12 · Editado por: expedifer
· votar


PianoMan
No video só consegui ver problema do audio e nada com o piano. Num acústico não terá o audio, é claro. Portanto, se não quer/ligar pro audio, fique com esse NX, que os novos aparentemente não tem mais esse problema. A linha FP da Roland é excelente também nos pianos e estão nessa faixa de preço. Falo dessa linha pois na minha opinião tem o melhore sistema de teclas do mercado. Mas gosto é gosto....

masterpro
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan

vou dar uma olhada nos Nords, mas eles são bons em simular um piano? Quero algo bem próximo de um piano acústico...

Os Nords são instrumentos dedicados, são feitos especificamente para simular pianos acusticos, elétricos, clavinets, CP80 e afins...depende o modelo
O Nord piano é o mais próximo que ja cheguei de um piano de cauda...To pra adquirir um Electro 3 HP que possui a mesma sample library.

Estou seriamente considerando comprar um piano acústico! Mas antes de pensar nisso, o que você acha dos modelos clavinova da Yamaha? Ou mesmo os pianos digitais da kawai (MP6 - MP10)?

Clavinova...bom eu não curto mas tem quem goste rsrs
Os Kawai sim também possuem ótimos pianos, ótima ação de teclas, eu prefiro o Nord Piano mas tem Kawai muito mais em conta e bem equivalentes (aí cai o gosto pessoal)

expedifer
A linha FP da Roland é excelente também nos pianos e estão nessa faixa de preço.

De acordo

PianoMan
Veterano
# set/12
· votar


masterpro

O Nord piano é o mais próximo que ja cheguei de um piano de cauda

Bom saber, o Nord piano é o próximo na minha lista de testes. Eu estava pensando em procurar modelos de piano vertical como o Yamaha U1/U3 ou o Kaway K-3, mas esses não saem por menos de 15k.

masterpro
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan

Eu estava pensando em procurar modelos de piano vertical como o Yamaha U1/U3 ou o Kaway K-3, mas esses não saem por menos de 15k.

É então...por melhor que seja um piano digital nunca será igual ao "feeling" de um acustico. E existe um preço por isso rsrs
Eu falei do Nord Piano porque tenho minha queda pelos Nords e você disse querer uma linha "stage"...senão poderiamos abrir pra um P155 por exemplo que é excelente em termos de mecanismo de teclas e timbre.

PianoMan
Veterano
# set/12
· votar


É então...por melhor que seja um piano digital nunca será igual ao "feeling" de um acustico. E existe um preço por isso rsrs

Realmente...Acho que vou ter que esperar um tempo, juntar mais dinheiro e ai sim partir pra um piano acústico, até porque quero seriamente aprender piano clássico...e pra ter toda dinâmica que esse estilo exige é necessário um instrumento de porte...Pianos digitais ainda não chegam ao nível da experiência que é tocar um piano acústico, acho que tenho que superar isso, rsrs.

expedifer
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan
até porque quero seriamente aprender piano clássico

Sinceramente não conheço ninguém que ANTES de aprender a tocar piano, compra um piano acústico já de cara. Pra ter uma ideia: tenho um amigo que treina aulas de piano em casa com um PSR-E333 e na escola, tem aulas com um piano de vertical. Me disse duas coisas: vai ver se é esse mesmo seu "futuro" e que não pretende esperar juntar grana (agora) pra ter essas aulas. Lhe respondi: parabéns pela ideia e planejamento.

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


PianoMan
Eu tive primeiro o piano e nunca foi um problema. Aqui em casa todos fizeram aula (eu, irmã, mãe) e somente eu continuei tocando. Se não gostar de um teclado de R$8000-9000 vai ficar com um grande elefante branco, difícil de revender e depreciado. O piano sempre servirá alguém... se não a você, aos seus filhos, etc. Além disso, serve como um acessório de decoração... hehehe!

Boa sorte com o acústico, será muito feliz!

expedifer
Veterano
# set/12
· votar


Se não gostar de um teclado de R$8000-9000 vai ficar com um grande elefante branco, difícil de revender e depreciado....
...Além disso, serve como um acessório de decoração...


É por isso que eu "gosto" daqui...sempre me divertindo!

silvG8
Veterano
# set/12 · Editado por: silvG8
· votar


expedifer
Pra mim o palhaço era você... abração!! :)

É por isso que eu "gosto" daqui...sempre me divertindo!
Por que não some daqui???



Liga pra esse camarada não PianoMan... vive falando um monte de merda por aqui e já me mandou uma mensagem em privado bem malcriada. É um menino que mal sabe o que está falando. Vive endeusando um teclado antigo e difícil de encontrar, falando sobre "pianos sampleados" e tudo mais e que provavelmente não encosta em um piano acústico. Todas as dicas que dei estão vindo de alguém que tem de tudo, piano e teclados caros, ganhados e não comprados, mas que tenho oportunidade de usar todos os dias e tenho bastante experiência para comparar. Toco PIANO CLÁSSICO e nenhum teclado jamais me satisfez nesse quesito, e tenho certeza que isso jamais acontecerá. Se você tem grana pra gastar, compre um piano acústico. Teclado é pra músico popular...... (não que este seja um músico ruim!!! longe disso!)

perkyba
Veterano
# set/12
· votar


Acho que posso ajudar:
Eu acabo de vender um Yamaha acústico de armário porque eu tenho sérios problemas de espaço e não posso tocar em qualquer horário porque moro em apartamento e o barulho incomoda. Minha formação é de piano clássico e eu estou bem acostumado ao toque dos acústicos. Realmente a simulação do mecanismo de um piano acústico não é fácil de encontrar, você só vai achar alguma coisa realmente convincente nos pianos digitais top da Roland ou da Yamaha (que são os mais famosos, mas existem outras marcas boas também), ou seja, tem que desembolsar ao menos uns 6000 reais, que é o que custa o Roland FP 7F que eu testei ontem na Teodoro.
Agora vamos lá: se você já toca e quer trabalhar a sua técnica, aí você deve comprar um acústico usado bom, tipo Yamaha de armário ou outras marcas também. Por uns 9 ou 10 mil você acha (tenho muitos contatos de lojas e comerciantes de pianos com que conversei quando vendi o meu, a uma semana). O único problema é o espaço e a portabilidade. Se você não estiver preocupado com isso, vai atrás que é o melhor pra você.
Se você ainda não sabe nada e vai começar a aprender, acho que pode começar com um digital. O timbre não difere de um acústico, pelo contrário, é muito melhor do que o de armário, pois foi sampleado de um piano acústico de concerto top, de marca top também. O que pode pegar um pouco é o mecanismo das teclas, mas entre os pianos acústicos TAMBÉM existem diferenças. Alguns são mais leves, outros mais pesados, mais duros, mais suaves, etc. Os pianos de cauda têm mecanismos mais pesados dos que os de armário, e as marcas também possuem mecanismos diferentes, portanto com toques diferentes. Até você chegar ao ponto de descobrir uma falha no mecanismo de um piano digital, já deve ter estudado muito. São poucas as peças que não podem ser executadas num digital, normalmente as que exigem mais técnica e portanto as que você vai estudar mais lá na frente. Quando chegar essa hora, aí você pode se preocupar em trocar o piano digital por um de armário. Mas no começo você pode economizar tempo e espaço, além de uma graninha.
Mas isso tudo é minha opinião. Vale ouvir os outros amigos aqui do fórum pra trocarmos experiências e resolvermos as coisas de maneira mais inteligente possível.
Abraços a todos.

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


perkyba
Gosto quando uma pessoa coloca um comentário de forma inteligente, sem sarcasmo e com uma opinião honesta, baseada na experiência.

Concordo que o digital possui uma boa sonoridade, mas com aproximadamente 14 anos de contato com um piano acústico, tendo aulas semanais particulares (eu e professora), tenho experiência para dizer que o digital não permite um estudo adequado do piano clássico. Tive contato com vários instrumentos top, como RD-700GX, Fantom-G8, Yamaha S90ES/XS, clavinovas de todos os tipos, vários FP, e afirmo que NENHUM é igual ou reproduz o que um acústico faz, nem mesmo as imensas bibliotecas de samples de 20GB ou mais(algo inexistente nos teclados atuais). Pessoalmente conseguiria mostrar isso de forma muito mais clara...

Pode ser que você tenha gostado do digital por apresentar um som "mais limpo", mas na verdade isso pode estar relacionado à sua técnica ao piano, e não ao piano em si. Todas as demais vantagens realmente existem. Acho que a colocação de espaço e mobilidade são especialmente válidas, mas a verdade é que um bom piano digital costuma ser bem pesado e grande, sendo extremamente difícil para transportar.

Me desculpem pelo desentendimento constante com o expedifer. É algo que tentarei minimizar sempre que possível.

Berg Varela
Veterano
# out/12
· votar


Até você chegar ao ponto de descobrir uma falha no mecanismo de um piano digital, já deve ter estudado muito

Cara vc disse tudo.aqui no conservatório em que estudei,um RD-700NX,S90ES-XS é muito melhor que vários pianos de cauda e armário mal conservado,desafinados e jogados ao Léo que eu estudei.

Sei que a realidade ai em São Paulo deva ser outra, conservatórios com instrumentos belíssimos,mas não tive essas sorte e poder aquisitivo de estudar em uns desses estabelecimentos.

Berg Varela
Veterano
# out/12 · Editado por: Berg Varela
· votar


post duplo

perkyba
Veterano
# out/12
· votar


Olá Berg Varela,
É verdade, a manutenção de um piano de cauda (ou mesmo de armário) é cara. Para se manter ao pé da letra você precisa afinar duas vezes por ano se o instrumento tiver um uso pesado. E isso custa caro e não é todo lugar que pode manter esse tipo de despesa. Aí acontece o que você falou, os pianos acabam por ficar maltratados e se deterioram com o tempo.
Os pianos digitais vieram para minimizar esse problema e, no meu entender, cumprem com perfeição essa tarefa. Os digitais top são muito próximos dos acústicos, no que diz respeito à mecânica das teclas. Dos que eu conheço, os Roland da série FP (7F e 4F) e os da linha RD (300NX e 700NX) são muito bons nisso. E o Yamaha P155 (o 95 eu não experimentei) também.
Mas o que vale mesmo é a gente experimentar cada um deles e ver com qual a gente se sente melhor. O que é ruim para uns pode ser bom para outros.
Agora se você for milionário, pode comprar um Stenway de cauda. E me convidar pra tocar de vez em quando...rsrsrs
Abraços a todos.

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


Cara, honestamente, nenhum deles se aproxima. Um monte de gente aqui vai querer me crucificar, mas realmente nada chega perto. Vejo tambem essas vantagens que voce falou, que existem.

O maior problema dos teclados e que o som nao corresponde a forma como se percute a tecl de um piano, o que faz diferenca no acustico e no estudo do classico. De qualquer forma, considerando esses pianos caros, nessa faixa de preco, vale a pena considerar um CP-5 mesmo, ou o Nord Piano (imagino mais caro e dificil de testar). Tem a opcao do SV-1, mas ao meu ver nem tem comparacao com esses dois (embora seja um teclado excelente).

Algumas pessoas podem indicar um RD-700GX, modelo anterior ao seu, mas vai ter o mesmo problema com a polifonia.

Cara, honestamente, nenhum deles se aproxima. Um monte de gente aqui vai querer me crucificar, mas realmente nada chega perto. Vejo tambem essas vantagens que voce falou, que existem.

O maior problema dos teclados e que o som nao corresponde a forma como se percute a tecl de um piano, o que faz diferenca no acustico e no estudo do classico. De qualquer forma, considerando esses pianos caros, nessa faixa de preco, vale a pena considerar um CP-5 mesmo, ou o Nord Piano (imagino mais caro e dificil de testar). Tem a opcao do SV-1, mas ao meu ver nem tem comparacao com esses dois (embora seja um teclado excelente).

Algumas pessoas podem indicar um RD-700GX, modelo anterior ao seu, mas vai ter o mesmo problema com a polifonia.


é claro q se aproxima...os pianos hoje estão muito bons...

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


O que vocês acham desse problema?

caramba..fiquei triste agora..sempre paguei pau pra este piano..será q é tão visivel assim?

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


de acabamento e componentes nada se compara...ou até o Nord Piano.

mas as teclas são um lixo, e se vc ligar em um equipamento ruim o som fica uma droga..

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


Estou seriamente considerando comprar um piano acústico! Mas antes de pensar nisso, o que você acha dos modelos clavinova da Yamaha? Ou mesmo os pianos digitais da kawai (MP6 - MP10)?


cara...acho q é questão de gosto...vc está falando de mecanismo ou timbres? de mecanismo o melhor entre eles é o kawai mp11...timbre também é bom...

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar



Sinceramente não conheço ninguém que ANTES de aprender a tocar piano, compra um piano acústico já de cara


eu já..tinham 2 na minha casa quando comecei a aprender....rsrs

piano digital
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: piano digital
· votar


Agora se você for milionário, pode comprar um Stenway de cauda. E me convidar pra tocar de vez em quando...rsrsrs
Abraços a todos.


rsrs...verdade...steinway detona...nada como ter um piano digital q vc naum precisa afinar nunca e pode levar ele em qualquer lugar a hora q quiser....mas se tivesse um acústico para estudar seria melhor...vc nunca sabe quando vai precisar tocar em um acústico por ai e vai sentir dificuldades com o peso das teclas...

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


Sei que a realidade ai em São Paulo deva ser outra, conservatórios com instrumentos belíssimos,mas não tive essas sorte e poder aquisitivo de estudar em uns desses estabelecimentos.

cara...depende do lugar..sou de sp e já toquei em cada coisa q vou te falar...toquei em um steinway que estava desafinado e achei uma droga..mas toquei também num kawai 1/4 q foi o melhor piano q ja toquei na vida..super afinado som belissimo...

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


Você que tem experiência com pianos a 12 anos não recomendaria um piano digital que se aproxime o máximo da experiência de se tocar um piano acústico, e que custe no máximo 8.000?

jovem...vai fundo no digital...va na loja e teste o piano...meu amigo tem um rd 700 e o dele nunca deu pau...ele custa entre 5 e 9 mil...toco piano a 25 anos e posso te dizer vc vai aprender do mesmo jeito e ficar até mais feliz porque seu piano naum vai desafinar nunca e vai ter vários outros timbres pra brincar...sem falar q pode levar ele a qualquer lugar que precisar ...

piano digital
Membro Novato
# jan/16
· votar


Bom saber, o Nord piano é o próximo na minha lista de testes. Eu estava pensando em procurar modelos de piano vertical como o Yamaha U1/U3 ou o Kaway K-3, mas esses não saem por menos de 15k.]

o mecanismo da tecla do nord é um lixo cara...os kawai detonam...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com o Roland RD-700NX