teclados existe o "melhor" ? ou é questão de gosto?

    Autor Mensagem
    guibarcelos
    Veterano
    # set/12


    sei muito bem que não da pra comparar um PSR com um kronos..mas comparando teclados de faixa de preço similares existe o que seja MELHOR? ou teclados/timbres é mais gosto pessoal? é possível estar satisfeito com um teclado considerado inferior e não ter GAS de querer o a algo mais novo/o melhor/o mais caro? ou o mundo consumista onde vivemos não nos deixa mais estar satisfeito com o que temos/podemos pagar...? é possível alguém estar plenamente satisfeito com timbres de algum teclado mais barato ou sempre buscará o teclado TOP? bom pessoal é isso...queria saber a opinião de todos..abraço...

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    guibarcelos
    Claro que é possível estar satisfeito com algo mais simples, sempre, SEMPRE, vai existir algo melhor, algo superior, seja um top, um novo lançamento, uma raridade... Tudo só depende da pessoa, estar satisfeito com o que se tem disponível

    E em teclados do mesmo nível, é difícil haver uma unanimidade, qual é o melhor, porque tem sempre fãs de marca, tem o valor envolvido, as características únicas e preferencias de cada um

    Mas é isso aí, seja feliz com o que você tem, em todas as coisas, se não meu amigo, tu vai ficar louco

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    guibarcelos

    Sou guitarrista, mas acho que o que vou dizer vale para todos os instrumentos, principalmente os elétricos e eletrônicos que sofrem maiores alterações diretas por conta de tecnologia.

    Rick Wakeman e Keith Emerson, entre outros, são grandes ícones dos anos 70, certo?

    Colocando de lado o conceito "vintage" e as características que marcaram os sons/timbres daquele tempo, incluindo aí as limitações, os teclados daquela época eram melhores que os de hoje?

    Obviamente que não! Mas mesmo assim, os caras fizeram trabalhos incríveis porque tocavam muito e, como quase todos daquele tempo, tinham que ter uma dedicação imensa em usar seus "ouvidos" para regular seus equipos, extrair o melhor deles, tirar leite de pedra. Issa dava ao músico um noção muito grande de como encontrar os timbres, além de um conhecimento muito grande sobre seu equipamento.

    Hoje, existem instrumentos com qualidade de som e fidelidade absurdas, o músico baixa na internet presets "Som Rick Wakeman", tudo mastigado.

    Um bom músico precisa de um bom instrumento, o melhor que puder ter dos que mais lhe agradam. Precisa conhecer seu equipamento e sobretudo ter bom gosto...

    O resto, é balela de vendedor e de gente "fanática" por esta ou aquela marca, porque assistiu um vídeo no YouTube.

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Amigo sei que vc ta numa grande duvida em adquirir um teclado,eu também as vezes fico assim,pois um teclado para alguns é um bem que é muito caro e temos medo de investir num equipamento que possa nos decepcionar algum dia.

    Sobre sua pergunta se que existe o melhor,é muito vaga,vou te dar um exemplo.

    Quando eu estudava piano no conservatório,havia vários pianos,tanto de cauda e de armário,todos com uma sonoridade diferente,até os da mesma marca tinha som com harmônicos e cores diferentes.

    Então como vamos distinguir o que é o som de um piano acústico se todos tem uma sonoridade diferente,isso vale para os acordeons também,tem um amigo meu com o mesmo acordeon,só muda a cor mas tem um som diferente,nem melhor e nem pior.só diferente.

    O que eu quero dizer com isso é que timbre não é só questão de gosto,tem muitas variáveis como o estilo que estar sendo tocado,a mixagem,a pegada,a técnica para aparecer bem o timbre na musica.

    Tinha um PSR-510 e um pianista famoso daqui deu uma canja com o piano dele na época,parecia que o cara tava tocando em outro instrumento na época,e ai, o instrumento era o mesmo,o timbre também,mas o som mudou totalmente,pois a técnica é que foi o diferencial,ai foi que fui estudar.

    Um TOP não vai fazer vc tocar melhor,apenas provar para alguns que vc tem mais dinheiro ou coragem pra investir num equipamento desses.

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Voltando sobre os sons dos pianos acústicos do conservatório,no meu ponto de vista é que o som do piano do KRONOS,MOTIF,FANTOM,KURZWEIL,não são melhor ou pior entre si, são diferentes com cada uma com sua particularidade,e nem é questão de gosto e sim é que eles foram sampleados assim e ficaram com esse som que agradaram os engenheiros,técnicos e músicos desenvolvedores e ficaram cada um com a sua sonoridade.

    Basta vc ouvir e aplicar esses timbres em suas composições ou bandas.

    Compre o melhor teclado que seu dinheiro puder comprar,mas tenha na cabeça que sempre vai,ficar te faltando algo.

    Esquece esses jargões que inventaram aqui,que o piano da KORG é ruim,,que o KRONOS e o KROME consertou os pianos da KORG.que os Fantom G não aparece nos PAs,mas as SRXs são boas mas o fantom-G é feito das SRXs,e ai como é que o teclado é ruim.O INTEGRA-7 é bom,pois tem todas as SRXs,mas os FANTOM e JUNOS que usa as SRXs não são,que o MOTIF é lento e etc.......

    Tem muito blá-blá,confie no seu ouvido,vá lá na loja e toque como se fosse seu e sinta a pegada do instrumento.gostou,tem o dinheiro,leve e vá tocar e se concentre mais na técnicas,pois o teclado são a extensão de nossas mãos.

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Para mim a escolha do melhor teclado tem 3 quesitos:
    1- O que tem as melhores teclas, todo mundo sabe o que é, peso, etc.
    2- O que tem o som melhor, mais parecido com o instrumento real que eu preciso imitar, bom , se for um synth pra mim ficar inventando sons ai invento sons com outros aparatos, dou uma de Hermeto (não preciso synth pra isso).
    3- e o mais importante, aperto um so botão e ja vem o som, não precisa nem tela de não sei quantas polegadas.
    Tenho aqui privia 330, tem sei la uns dez pianos diferentes (perdi a conta exata por não usa-lo assim como perdi a tesao por ele). Queria que tivesse um piano só, so um igual ao do nord que toquei na loja, não adianta 10. Mas cade dinheiro pra comprar o nord. (um mini cauda é que seria o ideal mas nem sonho). Ou seja o barato e caro faz diferença.
    Essa coisa de computador, não sei quantas placas e cabos e pluga aqui e pluga ali, não é pra mim, não que não intenda o processo, mas isso é função de tecnico, não de pianista (e olha que não so la grande coisa no piano).

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    macaco veio
    Visão de pianista Hehe, então você não quer o melhor teclado, e sim o melhor piano, com esta visão, já deixa passar equipamentos que eu consideraria melhor hehehe

    É impossível qualificar isso, com instrumentos de mesmo nível, apenas quando as diferenças são brutais aí sim

    Nos 3 itens discordo
    1 - e teclas pesadas são as melhores por que? Para tocar piano, e as leves então não prestam...
    2 - ter o som mais parecido com o real, vai estudar o real, o teclado tem tudo para a gente criar os nossos sons, e que fazem toda a diferença
    3 - ter fácil uso, instalação ou configuração não faz o equipamento melhor, é só uma característica que procura

    Mas o debate não tem fim, só escrevi para ficar claro que a opinião de todos são diferentes, e nunca vai haver um consenso ou unanimidade, porque cada um procura uma característica diferente, cada um tem um perfil diferente

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Edson Caetano
    Cada um tem uma visão diferente, é claro mas alguns pontos são comuns, quando digo melhores teclas não quer dizer que as leves não prestam (talvez as muito leves) porque pesadas demais não são melhores (o privia por exemplo são pesadas demais), mas convenhamos, tecladistas e pianistas tem suas preferencias mas todos nos sabemos distinguir perfeitamente teclas ruins (ala PSR).
    Criar nossos sons me soa mais como Sonoplastia (é aquele cara que fica colocando sons, efeitos etc em filmes), enfim na concepção de que tudo é musica então ta valendo.
    uso facil, se tem um teclado que precisa apertar um único botão umas dez vezes, ou uns dez botões pra se chegar no som que se quer não me parece ser apenas um caracteristica. Me parece muito mais uma jogada do fabricante pra valorizar o produto, dou um exemplo: Um teclado tem apenas um botão de chorus (apertou deu chorus no som), o outro tem dez modificações pra se apertar e se chegar no mesmo chorus, este último faz valorizar o produto, no entanto a coisa é so uma, um simples chorus. Outro exemplo esta no privia 330, tem la rock piano, pop piano, num sei o que piano, é o mesmo piano so equalizaram mais agudo um pouquinho.
    Enfim, tem gente que gosta de coisa complicada, e pro fabricante e´tudo que eles querem.

    catamilho
    Veterano
    # set/12 · Editado por: catamilho
    · votar


    Eu acho que no inicio (meu caso) reza o bom censo, nem o mais barato nem o mais caro, deve ter recurso para você aprender ter noção de onde pode chegar e ter certa qualidade para não reprimir o talento que você possa vir a desenvolver em médio prazo.

    Como meu primeiro teclado atirei no MOX8, a meu ver tem tudo na casa dos 70% em recursos e qualidade, sons, teclas e possibilidades de gravação.

    Para o inicio achei caro demais, mas nada que 12x no cartão não desse jeito.

    Já tem 13 meses que comprei e ainda estou nos preâmbulos do danado.

    Mais cedo ou mais tarde chego la.

    O importante a meu ver não é qual teclado, o negocio é realmente o quanto se gosta de fuçar e inventar.

    Abraços a todos.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Sim, sempre vai existir algo melhor.
    O importante é buscar a qualidade já na primeira aquisição.
    Bons timbres resistem ao tempo.
    Pois não é toda hora que se inventam novos instrumentos, tirando fora os sintetizadores e pads.
    O que faz a diferença é a evolução dos samplers, que a cada nova geração tem o som mais realístico mas nunca vão substituir os instrumentos reais.
    Mas por outro lado os efeitos que mascaram o som, as vezes parecem melhor que o real (ilusão auditiva) pois ficam com mais peso, mas isto já é um outro tema.
    Por exemplo no caso do violoncelo, muitos instrumentos virtuais ou teclados tem um excelente qualidade, e um peso muito superior a um instrumento real.
    Tem muitas músicas do novo Estilo de Música para Cinema, tipo Épico, que soam bem forte , coisa que até nenhuma orquestra real consegue fazer, acredito que com o piano o mesmo acontece.
    E o volume acaba ficando mais alto, e até a música clássica (pseudo) tá entrando no loudness war.

    É difícil conter a GAS no mundo consumista que vivemos.
    Tem sempre muitas novidades num intervalo de tempo cada vez menor.
    Os modelos de teclados atuais tem uma vida curta de fabricação, mal passa 4 anos e já é substituído por um novo.
    É incrível o movimento de mercadorias a nível mundial, chega ser insano, o certo seria as fábricas ficarem mais perto dos consumidores, e hoje esta o inverso.
    Esta insanidade na produção vai acabar com os recursos do planeta.

    MetalKey
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acredito que o importante é você estar satisfeito com o que tem e tirar o melhor que ele pode oferecer. O dia que ele não puder oferecer o que você procura, então pode ser a hora de comerçar a procurar outro equipamento. Por exemplo:
    Você precisa controlar a rotação da leslie de um órgão ou um timbre com portamento, então um Ymaha MM6 jamais lhe atenderá.
    Você não gosta de teclas pequenas, então um Juno GI ou Juno DI não servirá.
    Preciso disparar um determinado trecho de música ou uma amostra de áudio por meio do acionamento de uma tecla, logo precisará de um teclado sampler.
    Gosto de montar minhas idéias de arranjos no diretamente no teclado, logo precisarei te um key que tenha sequencer.

    Então insisto, o teclado ideal é aquele que atende suas necessidades e muitas vezes este equipamento não é um top de linha.

    kokada
    Veterano
    # set/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Essa pergunta acho que deveria ser feita assim:
    1 - Existe o melhor teclado de todos?
    2 - Qual o melhor teclado para mim?

    A partir daí:

    Eu acho que o melhor existe dentro de cada marca, e não entre as marcas. Porque toda marca tem o seu TOP - marca é gosto do cliente, e gosto não se discute, se lamenta! E mesmo dentro de cada marca, existe o top dentro das categorias dos seus respectivos teclados: arranjador, workstation, sintetizador ou piano digital.

    Exemplo:
    Yamaha
    Arranjador: Tyros 4 é melhor que qualquer PSR.
    Workstation: Motif XF é melhor que um MM ou MOX .
    Piano Digital: P155 melhor que P95.

    Pras outras marcas segue o mesmo raciocínio.

    Ao comprar um teclado, é a mesma coisa que um computador: quanto mais novo, processador melhor, mais memória RAM, melhor placa de vídeo ele tiver, e qualidade nos componentes, melhor será. Mas tb deve-se levar em conta o que o usuário vai usar... rimou... se ele comprar uma máquina emperequetada, e for usar só pra navegar em sites da internet, é um desperdício. Mas isso não quer dizer que o micro não seja o melhor. É o melhor sim. Ele só não vai estar usando todos os recursos que poderia usar, isso pra mim é desperdício de dinheiro. Posso estar falando besteira, mas hoje é 2a feira e tô com deprê + mau humor.

    guibarcelos
    vc tá com a síndrome do teclado perfeito. Ainda bem que o dimdim é do seu pai, pelo menos vc não compra por impulso que nem eu rs Eu compro pq fico de saco cheio de pedir pros vendedores deixar testar, depois vou trocando de teclado conforme a necessidade. Burro assim.

    guibarcelos
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MetalKey
    E kokada
    vcs foram perfeitos no raciocínio de vcs rsrs...

    kokada
    Veterano
    # set/12
    · votar


    guiiiiiiiii
    compra logo o seu X50!!!!!

    guibarcelos
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kokada
    cara queria euuu...heheheh

    pelo andar da carroagem acho que meu pai só vai comprar em janeiro...ele ainda ta pagando meu baixo,meu sax e 2 celulares que tirei esse ano mais não fiquei com nenhum rsrsrsrsrs

    é triste..talvez quando eu for comprar o X50 já tenha saído de linha...se isso acontecer vou pegar um juno Di mesmo rsrsrsrsrs

    é triste!

    kokada
    Veterano
    # set/12
    · votar


    guibarcelos
    talvez quando eu for comprar o X50 já tenha saído de linha
    melhor pra vc se isso acontecer, compra um usado - saindo de linha o preço baixa ainda mais!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kkkkkkkkkkkk

    pelo jeito...
    toca sax é?

    guibarcelos
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kokada
    compro usado nem a pau...hehehehe só novo, se
    não for ele vai ser outro...

    Tears Of Fire
    to tentando faz um ano tocar sax hehehe...tem que ter um professor..sozinho é muito complicado...

    waltercruz
    Veterano
    # set/12
    · votar


    existe o melhor que vc pode pagar para a aplicação que vc quer usar, escolhido segundo critérios alguns objetivos e outros subjetivos.

    expedifer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kokada
    Eu acho que o melhor existe dentro de cada marca, e não entre as marcas

    Mandando bem, heim!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teclados existe o "melhor" ? ou é questão de gosto?