Livros 'L. Fletcher' e 'Meu piano é divertido' são indicados para adultos? (um p

    Autor Mensagem
    ReFDG
    Veterano
    # ago/12


    Pessoal, desculpa pelo texto extenso que é minha pergunta, mas estou com uma dúvida que - sem querer ser chata - precisaria de uma <b>resposta urgente</b>, já que estou em vias de cancelar minha matrícula em um conservatório.

    Comecei a estudar piano em novembro de 2010 e tive aulas com uma professora que usou comigo os livros leila fletcher volume 1 e 2, além do "F. Beyer Escola preparatória do piano" e da 'técnica dos 5 dedos'.

    MINHA INTENÇÃO É TOCAR CLÁSSICO E TER COMPLETO DOMÍNIO, INCLUSIVE POSTURAL E ACOMPANHAR O METRÔNOMO.

    Porém, em julho de 2011 tive um problema no punho direito e por recomendação médica eu deveria me afastar do piano por 1 ano.

    Então, em julho de 2012 (há 1 mês), decidi, em vez de voltar às aulas com minha antiga professora, me matricular em um conservatório. Os livros usados são L. fletcher 1 e 2 e "meu piano é divertido 2". Ela não usa o "F.Beyer". Ela disse que em 1 mês vai passar todas as lições desses livros e vai passar às peças. Estou um pouco confusa achando que ela está correndo demais e tb não estou contente com algumas coisas que acontecem no conservatório em si.

    Então, ontem conversei com outro professor de piano de outra escola de musica livre, que me disse que estudar nesses livro que ele chamou de infantil <b>eu serei motivo de chacota</b>, além de ficar mecanizada no piano, e jamais conseguir tocar sem ler partituras. A proposta que ele tem é a de que eu já comece na primeira aula a compor minhas próprias musiquinhas (como as do início do leila fletcher e piano divertido) para eu ir treinando o ouvido. Também já vai iniciar com peças eruditas, as mais fáceis. Disse ainda que vai marcar bem o tempo no metrônomo e que vou aprender a ler as partituras com as duas mãos juntas e sempre começando pela clave de Fá ("de baixo para cima").

    Minha dúvida basicamente é a seguinte: Será que com esses métodos ficarei mecanizada? Será que esses livros não são realmente os mais indicados? O raciocínio dele está correto?

    Às vezes acho que o melhor seria voltar para a primeira professora, que além de usar os livrinhos "infantis" usa o Beyer.

    Tb achei estranho que nenhum deles mencionou hanon, embora eu vi que está no programa do conservatório!!

    Me ajuda, please :-)

    pianista1minuto
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ReFDG
    Boa tarde.

    Todos esses livros são ótimos, ele tem uma abordagem mais simples, e é perfeito pra quem esta começando no piano ou para que esta começando a ler partituras. Eu toco piano a 2 anos, mas só agora que entrei na aula, estamos usando o ''Bona'', mas meu professor deixou esse livro(Meu piano é divertido) comigo para eu ir tirando umas duvidas com ele e o achei perfeito.
    Pense.. Se um homem quer aprender a ler, vc nao vai dar Don Casmurro (machado de Assis) para ele né? vai trabalhar com um livro para criança que ja são feitos para a nossa iniciaçao na leitura.

    Eu e meu professor estamos trabalhando duramente encima de ''Czerny'' se vc acha esta perdendo tempo, pode pedir a sua professora para que ela possa te trabalhar com ele para vc. Foi um Pianista didatico, é famoso pelo seu grande numero de estudos deixados, mas ja vou te avisando.. Czerny trabalha com a INDEPENDENCIA dos dedos de forma extrema. Ele criou musicas que desenvolve a independencia, que se praticadas bastante, a curto prazo vc ja vai sentir uma grande diferença por da destreza que ele desenvolve.

    Hanon , é uma serie de estudos que vão desenvolver a sua agilidade.
    Isso é coisa pra se pegar depois de um certo tempo quando vc nao tiver nada pra fazer ashuashuashu
    o maior erro do musico é querer achar que agilidade é mais importante que independencia, os seus professores vao trabalhar a sua independencia primeiro e depois, se precisar, a sua agilidade. Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cada professor tem um método, díficil dizer quem está certo

    Fiz muitos anos de aulas particulares, quando entrei no conservatório, fiz praticamente 3 anos em 1, foi corrido pra caramba, é normal correr até o professor, acertar o seu real nível e domínio do instrumento

    Não tem jeito, conservatório tem provas semestrais, não sabe, não segue adiante, não tem como ser empurrado, a professora com certeza deve estar tentando ver do que você é capaz

    Tenha paciencia, por desencargo, busque informaçoes na região sobre a qualidade do conservatório, mas normalmente por serem mais tradicionais e conservadores, seus metódos podem parecer antiquados ao nosso ritmo atual, minha professora (tinha uma idade bem avançada) me dava reguadas para marcar o ritmo ou corrigir postura hehe

    ps... legal treinar o ouvido compondo, mas eu acho que vai ser muito díficil para quem está começando... e vai te jogar muito para o lado popular, que normalmente os professores livres seguem

    Hanon não é livro obrigatório, existem dezenas de livros de técnica, ainda melhores...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    como disseram os livros são bons, o fato de serem de longa data já dá um respeito a eles o que é diferente de revista de banca que aparece e some e ninguem que toca por ai diz que aprendeu por elas


    Os livros usados são L. fletcher 1 e 2 e "meu piano é divertido 2
    Ela disse que em 1 mês vai passar todas as lições desses livros e vai passar às peças
    como você já fez aula entendo que ela vai usar esse método pra dar um "esquenta" pra depois pegar coisas mais adultas
    também é dificil encontrar livros para piano focados em adultos, todos tem um ar infantil, esse do piano divertido no 1º vol tem músiquinhas como nome de [i]"o cavalinho, a papagaio, Mí o novo amigo"[/i]
    o sengundo também vai na onda " margaridas, os tamanquinhos, mas do meio para o final tem peças do "F. Beyer" e algumas adaptações de outros
    então você vai tocar Beyer de uma forma ou de outra

    --------------------------------------------------------------
    MINHA INTENÇÃO É TOCAR CLÁSSICO E TER COMPLETO DOMÍNIO
    ontem conversei com outro professor de piano de outra escola de musica livre, que me disse que estudar nesses livro que ele chamou de infantil
    o livro é infantil, estude as músicas e desencane dos nomes e desenhos dele, como disse é só um mês
    o primeiro volume você faz tranquilo em uma aula e meia se ainda lembra como tocar


    além de ficar mecanizada no piano, e jamais conseguir tocar sem ler partituras
    isso é de cada um, conseguir tocar sem partituras, ser "mecanizado" qual o sentido da palavra?, conheço gente que toca só de ouvido e toca "mecanizado"
    entendo que tocar "mecanizado" é passar reto na dinamica e ralentandos, isso tá tudo escrito na partitura é só respeitar e pegar seu modo de tocar
    então tocar mecanizado não está relacionado a partitura ou método A ou B senão todo pianista erudito tocador de bach seria mecânico


    Tb achei estranho que nenhum deles mencionou hanon
    hanon é bom, mas por fóruns ai existem uma mania de esculhambar hanon, geralmente de quem nunca entendeu o seu porque ou nunca estudou
    também é algo que dá pra treinar sem o livro
    como boa parte dele é só sobe e desce com um desenho de um compasso, é facil pegar o desenho de cabeça e ir subindo de tecla em tecla

    ----------------------------------------------------
    é a de que eu já comece na primeira aula a compor minhas próprias musiquinhas

    compor eu acho que é algo igual a escrever um livro
    tem que saber ler, ler muito e depois de assimilar trocentas ideias você escreve o teu livro

    compor uma música sem saber onde ficam as notas, sem saber o que está tocando eu acho meio estranho, talvez só sirva para gastar parte da aula, ou valorizar auto estima
    professor começar a mostrar como é a estrutura de uma música e em cima disso pedir para você criar algo, ai sim eu acho válido

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ReFDG

    Concordo com o fernando tecladista, Edson Caetano e o pianista1minuto.

    Ok, há escolas e escolas. Vai também de perfil, tem gente que prefere professores mais rígidos, tradicionais, outros gostam de construir algo no inicio. Vai de perfil.
    Agora, esses livros vão te introduzir a pauta, as claves, a leitura, que desses livros dá para ser num andamento lento e treinando leitura, enquanto você vai estudando outros livros com o Czerny. O melhor para quem está começando é o "Primeiro mestre de Piano" (que é inclusive baixável na internet). Tem estudos bem progressivos... os primeiros são bem bobinhos, mas vai chegando ali pelo vinte/trinta... a coisa começa até introduzir um acompanhamento mais característico de sonatas e sonatinas... vai trabalhando a harmonia característica do período romantico... E outro livro que eu acho mto legal... e que não é nenhum pouco infantil é o Burgmuller - 25 peças fáceis. São bem melodiosos, nem parecem "estudos" embora aqui sejam usados como estudos pelo Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (Uberaba - MG). Vai dando noticias para nós de como está sendo os teus estudos... e vai compartilhando. Toda experiência é sempre válida. E ps.: se teve problemas no punho, já procurou uma fisioterapia para cuidar? O que foi? Sindrome do Tunel do Carpo? Fratura de algum osso do carpo? Abraço.

    macaco veio
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sinceramente, leila fletcher nem pra criança esse livro presta, as crianças que eu ensino são mais inteligentes que esse livro, Meu piano é divertido é mais bem feito que L Fletcher. Penso como o professor que lhe disse para começar com as proprias musiquinhas pra desenvolver o ouvido e não ficar agarrada so na partitura, apesar que ele começa com a clave de fa, eu começo com a de sol mesmo. Esqueça Bona e Hanon, isso é muito chato pra aprendiz. Eu sugeriria o Suzuki piano School 1 e 2, não tem lição chata

    ReFDG
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A TODOS,

    Nossa! Muito obrigada pelas respostas. Todas são ótimas e se complementam. Votei em todas como "boas".

    De fato, eu nunca vi problema em aprender em livros 'infantis', já que para aprender a ler e escrever todo mundo começou pelo "Caminho Suave" (rs), mas o professor que criticou o método foi bastante enfático e disse que COM ESSES LIVROS EU NÃO APRENDERIA A "LER" PARTITURAS E SIM A "DECORAR". E foi essa afirmação que me assustou. Eu, particularmente, tenho um verdadeiro carinho pelos meus livrinhos. Acredito que um dia irei olhar para eles com saudade do tempo em que estava 'engatinhando' ao piano.

    Mesmo assim achei-o um pouco arrogante em criticar vários pianistas.

    Abraços
    ;-)

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ReFDG

    Uai, a minha mãe também está estudando, só que teclado... ela faz livros de piano para aprender a ler... fez o Primeiro volume do Bastien, que é super infantil... e logo logo entrará no Czerny. Para não criar o hábito de decorar e sim ler, comece a pegar a partitura e tocar num andamento beeeeeeeeeeem devagar e vai lendo com calma, tenta observar o motivo da peça... assim vai se treinando leitura na pauta. Talvez o SilvG8 e o Edson Caetanotenha alguma dica melhor (que eu também sou iniciante nessa de estudar o piano piano, só com um ano a mais... não conheço muito da didática o que é melhor). Sei que comigo foi assim: Antonio Adolfo ainda na época que eu fazia teclado... e depois eu entrei no Czerny quando fazia teclado... depois quando comecei a fazer piano, continuei no Czerny, conheci o Hanon, o Berens, e o Cramer (embora Cramer eu definitivamente não faça ainda, é muito puxado) para trabalhar independência dos dedos... mecanismo... Fui fazendo as peças do Bela Bartok (que são leitura bem fácil... o primeiro volume é mto bom para quem está começando e já te introduz a uma sonoridade mais dissonante que é comum em peças eruditas modernas tipo Osvaldo Lacerda). Espero que você cresça bastante e vá dividindo conosco. Abraço.

    meiamakk
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Olha sou professora formada em conservatorio, toco desde os 5 anos de idade, me formei com 21 anos e agora tenho 29. Como comecei criança, usei os Leila Fletcher, usei todos os volumes do A Dose do Dia, Duas mãozinhas no teclado, O sonho Dourado, etc. Falando bem sinceramente, o professor que disse que vc ia tocar "mecânica" esta querendo te ganhar como cliente, realmente não tem idéia do que esta falando. Se o seu objetivo é mesmo tocar peças classicas, os exercícios são seus melhores amigos. Além de dominar a leitura e toda a teoria (toda mesmo, e o bona é um livro muito bom de teoria), suas mãos precisam de agilidade, independencia e flexibilidade. Vc pode tentar tocar bach sem ter feito exercicios e ver a dificuldade de passagens de dedos pra quem não se exercitou com escalas por exemplo. Se o seu objetivo é tocar peças que ouve em cds de musica classica (que são as mais dificeis de executar), e qquer outro arranjo encrito pra piano que vc quiser, volte para o conservatório e siga o programa. O Hanon é um dos melhores livros, é usado do primeiro ao oitavo ano se não me engano. o burgmuller é bom tb. De exercícios: B. Cesi, Pozzoli, Hanon, Czerny,Gurlitt. O pequeno livro de Ana Magdalena Bach (esposa de Bach que agrupou essas composições mais faceis), Bach 23 peças faceis, seguindo para Bach invenções a duas vozes. Enfim, o conservatorio vai preparar vc para, a cada ano pegar peças mais dificeis e toca-las com facilidade, pois seus dedos ja estarão habituados aos movimentos. Quando se dá aula pra crianças, pela idade sabemos que ritmo devemos seguir. Com adultos temos que ler o aluno, ver o ritmo dele e acompanhar, mesmo assim sem pular nenhuma etapa. E sempre primeiro estude com as mãos separadas, contando o compasso em voz alta de preferência. Depois junte, e por último use o pedal. Espero ter ajudado.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    eu iniciei na adolescência com meu piano é divertido, leila Fletcher e os do Mário Mascarenhas. Sem dúvida o mais podre é esse meu piano é divertido, realmente motivo pra chacota. Por outro lado, como já disseram, não se dá um calhamaço de João Ubaldo a um analfabeto, criança ou velho. Começa-se com o básico de soletrar, geralmente publicações infantis. O mesmo para partituras.

    Esses são as coisas que nos empurram quando somos novatos, mas a verdade é que praticamente tudo de proveitoso em Leila Fletcher e Mário Mascarenhas para iniciantes e intermediários se encontram no domínio público: em Czerny (o maior pedagogo do piano), Bach (pequenos prelúdios, minuetos e polonaise), Burgmuller e seu imortal op100, Schumann em seu influente Álbum para a Juventude, Gurlitt em seu facsimile de Schumann e nas sonatinas de Clementi e Beethoven.


    Você quer trilhar os clássicos? Então memorização de partitura é a única alternativa viável. Esqueça a opinião do fanfarrão, que tem cara de jazzista improvisador. Ninguém vai a uma sala de concerto clássico pra ouvir seu improviso meiaboca sobre um tema de Beethoven, vão lá para ouvir as obras monumentais do repertório.

    meiamakk
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Exatamente pianoid. Uma sala de concerto é pra quem sabe tocar, não improvisar.
    E muito bem lembrado a memorização: qquer musica só sairá perfeita quando vc não precisar olhar mais na partitura. Decorada, começando de qualquer parte ( as vezes é dificil começar no meio), sem nenhuma duvida ou hesitação, com a partitura fechada, se possível com distrações ou tentando conversar com alguém enquanto toca...rs Qdo tocar assim aí vc estará pronta pra tocar essa musica em qquer lugar. Não se preocupe se vc não tem facilidade para decorar, pq vc terá que repetir tantas vezes pra sair perfeito que quando menos perceber já não estará olhando a partitura em algumas partes, e assim será até não precisar mais olhar. Mesmo depois de decorada as vezes da um branco, e temos q pegar a partitura pra tirar alguma duvida, ou ter certeza de um acorde. Isso acontece com todo mundo, não desanime. Cuidado com a postura, muito estudo pode causar dores se vc não estiver na posição correta. Abraços.

    Afranioff
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Exatamente pianoid. Uma sala de concerto é pra quem sabe tocar, não improvisar.
    E muito bem lembrado a memorização: qquer musica só sairá perfeita quando vc não precisar olhar mais na partitura. Decorada, começando de qualquer parte ( as vezes é dificil começar no meio), sem nenhuma duvida ou hesitação, com a partitura fechada, se possível com distrações ou tentando conversar com alguém enquanto toca...rs Qdo tocar assim aí vc estará pronta pra tocar essa musica em qquer lugar. Não se preocupe se vc não tem facilidade para decorar, pq vc terá que repetir tantas vezes pra sair perfeito que quando menos perceber já não estará olhando a partitura em algumas partes, e assim será até não precisar mais olhar. Mesmo depois de decorada as vezes da um branco, e temos q pegar a partitura pra tirar alguma duvida, ou ter certeza de um acorde. Isso acontece com todo mundo, não desanime. Cuidado com a postura, muito estudo pode causar dores se vc não estiver na posição correta. Abraços.


    Eu acho que as vezes fica difícil decorar uma música que voce aprende na partitura, porque a gente acaba ficando bitolado ou dependente de acompanhar o que se está executando com medo de errar. Nesse seu ponto de vista o músico já terá que ter uns 4 anos de piano ou seja muito viciado mesmo pra conseguir tocar uma sonata, tranquilo, relaxado e com tudo decorado e autoconfiante de que não vai errar nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros 'L. Fletcher' e 'Meu piano é divertido' são indicados para adultos? (um p