Controlador MIDI para mais de um módulo

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # ago/12


    Caríssimos,
    Tenho no meu set um Alesis QS 7.1 que uso basicamente como controlador de um Motif ES Rack. O Alesis é bacana e tal, mas é limitado para uso como controlador. Por exemplo, não faz a troca de banco de timbres/combis. Até o X-50 que eu tenho controla melhor isso.
    Estou pensando em me desfazer do QS e buscar um controlador dedicado. Mas gostaria de deixar aberto as opções caso eu venha a adquirir outro módulo gostaria de usar o mesmo controlador.
    Vi que tem uns Roland aí (A70,A80,A90) que parecem ter essa facilidade. Mas é difícil de achar em bom estado e em um valor razoável.
    Vocês teriam aí alguma sugestão prá isso?

    André Luiz Keys
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A linha de pianos digitais Roland RD-700* tem 3 saídas MIDI

    É uma ótima opção..e ainda tem alguns timbres pras situações que não quiser levar o módulo.

    A outra opção é verificar se seu módulo não tem MIDI THRU.. com essa conexão da pra ligar mais equipamentos em cadeia

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    também tem aqueles trecos, eu não me lembro o nome, mas é como se funcionassem como um roteador midi...

    Regadas
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    André Luiz Keys?
    O MIDI THRU não serve para controle simultâneio? Não daria o opção de escolher qual módulo controlar individulamente, certo? Funciona como uma espécie de "ponte" entre os equipamento, não é isso?

    Tears Of Fire
    Seria algo similar a um seletor de entrada MIDI?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    é tipo isso brother
    http://www.m-audio.com/index.php?do=products.family&ID=midiinterfaces

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Regadas
    O Thru é extamente o midi In, ele segue o fluxo, para usar mais equipamentos, teoricamente pode cascatear tudo que precisar, sendo controlado pelo mesmo controlador

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano
    Certo, mas vamos supor a ligação
    CONTROLADOR MIDI OUT >>>> MIDI IN MOTIF

    MIDI THRU MOTIF >>>> KORG M3

    no caso acima, quando você altera algum parâmetro no controlador, ele vai alterar o parâmentro nos dois teclados seguintes não é? Um controlador nesta configuração consegue modificar individualmente cada um como o amigo Regadas precisa ??

    waltercruz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Hum... de repente vc pode pegar um controladaor que tenha saída MIDI USB.

    Ou um Midi Patchbay... ou midi router.

    http://www.emwbrasil.com.br/detalhes.asp?id=65&produto=1

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Regadas
    O MIDI THRU não serve para controle simultâneio? Não daria o opção de escolher qual módulo controlar individulamente, certo? Funciona como uma espécie de "ponte" entre os equipamento, não é isso?

    serve se o controlador mandar dois canais ao mesmo tempo
    manda o timbre A no ch 01 do módulo 01
    e o timbre B no ch 02 do módulo 02

    como todo controlador de hoje trabalha layers fica facil fazer

    André Luiz Keys
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    J.Dionatan
    no caso acima, quando você altera algum parâmetro no controlador, ele vai alterar o parâmentro nos dois teclados seguintes não é? Um controlador nesta configuração consegue modificar individualmente cada um como o amigo Regadas precisa ??

    Basta trabalhar com dois canais MIDI diferentes para cada equipamento da cadeia.

    Existem ainda filtros na parte de MIDI da maioria dos equipamentos, que permitem escolher quais comandos serão alterados via controlador.

    Regadas
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Entendi mais ou menos... Ou seja, não entendi nada! *rs
    Em outras palavras, é possível utilizar a saída MIDI THRU para controlar mais de um módulo, mas demanda um bom trabalho de configuração entre os canais uitlizados. A utilização de um midi router ou de um controlador que tivesse nativamente mais de uma saída midi facilitaria a situação. Correto?
    Me chamou atenção um detalhe na descrição do produto que o amigo waltercruz enviou: "Cada vez que utilizamos a saída MIDI THRU dos teclados e módulos o sinal MIDI é atrasado, causando diferenças de tempo entre os equipamentos."
    Isso é um fato real ou é cascata de vendedor?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ou de um controlador que tivesse nativamente mais de uma saída midi facilitaria a situação. Correto?

    depende "do módulo ou teclado"
    dos trecos que eu tenho aqui
    alguns trabalham só em um canal então é só colocar cada um com um diferente
    aqui eu consigo colocar o d-20 de 01 a 09, o DX no 11 o d-50 no 12... somente usando midi thru de um para outro sem misturar nada

    outros usam qualquer um dos 16 canais, mas eu tenho como configurar então dá pra deixar um "OFF" nos canais que eu não quero que toquem e idem no outro aparelho com os canais restantes pra não repetir
    meu g-1000 é assim, então ele recebe coisas pelos 16 canais, coloco um OFF por exemplo no canal 02, e tudo que passar nele o G-1000 ignora e vai para o proximo teclado

    outros trecos mais simples como uma batera dd-50 e um DJX ou outros que tem aqui, (com padrão GM)eles trabalham em 16 canais mas não tem mute/off de canal então qualquer coisa que chegar neles eles tocam, nessa é interessante eu ter algum controlador com 2 saidas pra mandar o que eu quero para cada um sem misturar

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Só uma pergunta

    Quais os equipamentos hoje que disponibilizam a conexão de multiplos equipamentos via midi USB, exemplo o Kronos, tem duas portas Midi USB to Device, mas com o uso de HUB pode ser extendido até 8 portas, e ele tem capacidade de controlar todos os 8 equipamentos sem nenhuma dificuldade, eu ainda vou alem, uso o Midi Din e o USB to Host controlando ele, minha vida com midi facilitou um bocado depois do K

    Mas antes já utilizava o cascateamento midi din via porta Thru, setando os canais midi corretamente, dava um trabalhão, mas virava bem

    Agora estas interfaces Midi, de 2, 3, 4 portas, não sei ao certo se funcionam simultaneamente, ou tem um seletor, como aqueles divisores RCA, que seleciona qual vai ficar ativo, veja bem isso

    Mas é isso, quem tem conhecimento de outros equipamentos com a característica que eu citei acima, o Motif por exemplo pode fazer isso?

    waltercruz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    "Cada vez que utilizamos a saída MIDI THRU dos teclados e módulos o sinal MIDI é atrasado, causando diferenças de tempo entre os equipamentos."

    Bom... Se vc for ligar dezenas de equipamento MIDI através de MIDI Thru, lá no último as coisas podem chegar um tiquinho atrasadas sim, mas poucos equipamentos, acho que não acontecerá isso não.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Agora estas interfaces Midi, de 2, 3, 4 portas, não sei ao certo se funcionam simultaneamente, ou tem um seletor, como aqueles divisores RCA, que seleciona qual vai ficar ativo, veja bem isso

    a UM-3g da roland você seleciona na daw, na janela do canal midi, tem algo assim:
    port-1 ch 01
    port-1 ch 02
    ...
    port1 ch 16
    port2 ch 01
    port2 ch 02
    como se fosse um treco só de 48 em sequencia

    ----------------------------
    "Cada vez que utilizamos a saída MIDI THRU dos teclados e módulos o sinal MIDI é atrasado, causando diferenças de tempo entre os equipamentos."

    não atraaaaaasa,
    o que percebi é que quando se liga muitos, já testei com 5 em série, e o sinal começa ficar falho, algumas notas não tocas, outras ficam presas....

    em um teclado sozinho o som da tecla já sai quando ela está na metade de sua descida, com muitos teclados em cascata, você escuta que o ultimo tocou quando sua mão chegou ao final da tecla, então dá aquela pequena latencia suportavel que muita gente se vira normalmente quando usa VST
    somente tocando você nem sente nada, é mais nitido se você fazer um teste por exemplo
    no controler tocar algo repetido e seco tipo um bumbo de batera marcando tempo, e todos os teclado com mesmo timbre de bumbo, vai ouvir o ultimo levemente atrasando, também toleravel, não chegar nem parecer delay

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador MIDI para mais de um módulo