Ajuda com dúvidas de piano

    Autor Mensagem
    brunosol
    Veterano
    # ago/12


    Eu tô começando a aprender piano com uma amiga, e ela me enviou algumas perguntas a partir desta partitura: http://www.cifraclub.com.br/contrib/partituras/breathe-no-more_1180834 253.pdf

    O que eu queria era saber se acertei as que eu fiz e uma ajudinha pra eu entender uma questão que eu não soube responder. Se alguém puder me auxiliar aí, ficaria muito grato..
    Valeu !

    1- Qual o tom da musica?
    R: Ré

    2- Que notas seriam sustenidas nesse tom ?
    R: (ESSA EU NÃO SEI)

    3- Quais são as notas do segundo compasso?
    R: Sol, mi, si, fa.

    4- Qual é a função da clave de sol
    R: indica as vozes femininas na pentagrama e deve ser tocada com a mão direita.

    5- Qual é a função da clave de fá
    R: já fá indica as vozes masculinas e deve ser tocada com a mão esquerda.

    6 - O que é um acorde ?
    acorde é tocar duas ou mais notas ao mesmo tempo

    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu na0 sei partitura mais p0ss0 ajudar
    veja t0m de ré

    D E F# G A Bm C# D

    TRIADE DE RÉ QUER DIZER AC0RDE F0RMAD0 P0R 3 N0TAS: D F# A
    VEJA VC F0RMA A TRIADE C0M A 1ª 3ª E 5ª N0TA DA escaIa de ré veja vide0s n0 y0utube pra aprender p0xa a eta 0 d0 meu n0teb00k na0 ta funci0nand0 t0 usand0 0 nume0 zer0 rs aguem tem uma s0Iuca0 pra iss0?

    jrguedes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    cara... tente dar uma olhada contando as notas (linha e espaço de cada clave), pois tem algumas respostas equivocadas.
    Outra coisa, a clave de sol é realmente usada com a mão direita, mas nem sempre é usada pelas vozes femininas. se vc tiver um quarteto masculino as vozes mais agudas, por exemplo, estarão na clave de sol, no caso os tenores.

    Com relacao às notas sustenidos basta olhar em cima de qual linha ou espaço ela está situada.

    OBS.: Nao acho conveniente lhe dar a resposta, somente dicas de como encontrá-las :D

    soruji
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu na0 sei partitura mais p0ss0 ajudar
    veja t0m de ré

    D E F# G A Bm C# D


    Houve um pequeno equivoco aqui.

    Se formos falar de escala de Ré (notas), temos:

    D - E - F# - G - A - B - C# - D

    Se formos falar dos acordes que compõem o tom de Ré, temos:

    D - Em - F#m - G - A - Bm - C#m7(b5) - D

    ricardo_ssa
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara para descobrir o tom da musica é muito simples...existe duas formas práticas para isso...a primeira é vc observar a armadura de clave. a armadura de clave é aquele conjunto de sustenidos ou bemois q ficam no inicio da pauta. Quando for sustenidos, vc irá subir um semitom apartir do ultimo sustenido colocado na armadura. No caso desssa partitura, o ultimo sustenido está localizado na nota C#, sendo assim o tom da música poderá ser D. No entanto, todos sabemos q toda escala maior tem sua relativa menor. Para saber qual é a relativa menor de uma escala maior basta vc encontrar a sexta maior da nota em questão. A sexta maior de D é B. Sendo assim o tom da música poderá ser ou D ou Bm, ja que as duas possuem escalas similares, embora com algumas diferenças. Como saber qual o tom da musica então? Observe por toda a pauta se vc encontra um acidente, um sustenido alem daqueles colocados na armadura de clave. Caso vc encontre algum acidente, é um grande indicio de que o tom da musica é Bm. Por fim, para tirar todas as duvidas, vc pode olhar a ultima nota da musica. Toda música, com raríssimas exceções, sempre terminará com a nota do tom. tanto no acorde quanto na melodia. Essa música termina na nota B, então o tom da música será Bm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com dúvidas de piano