Pedal de Volume

    Autor Mensagem
    rick.sam
    Veterano
    # jul/12


    Sou um tecladista que também gosto de tocar órgão e estou pensando em comprar um :

    Teclado Yamaha MM6 + Pedaleira PD-2 Tokai + Pedal de Volume (Expressão)

    Analisando o manual da pedaleira Tokai que dá para escolher o som a oitava e o canal em que ela vai atuar. Mas quando eu usar o pedal de expressão, será alterado o volume do teclado + pedaleira ou só do teclado ? Lembre-se que ambos poderão estar com instrumentos diferentes em canais diferentes.

    Outra dúvida , se eu estiver tocando com ritmo que utiliza o canal 10 , quando eu pisar no pedal de expressão , irá alterar o volume do teclado e também do ritmo ? Ou seja , com o pedal de expressão vai dar para simular um fade ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rick.sam
    Num MM6 não vai ter muita coisa para se definir, provavelmente o pedal de volume vai abaixar o canal global, independente do que estiver plugado e em que canal

    Em um teclado mais cheio de recursos, você pode indicar para o pedal de volume agir apenas em determinado canal

    Sugestão, se quer tocar órgão mesmo, fuja do MM6

    A DP-2 é algo que gostaria de comprar tambem, custa uns 1200 ainda, é isso?? Mas ela não tem som próprio, é só um controlador

    rick.sam
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Obrigado por responder Edison Caetano!

    Na verdade é isto que eu quero mesmo , que seja alterado todo o volume tanto do teclado quanto da pedaleira e ritmo.

    Outra coisa, quando pisa no pedal de volume é alterado qual parâmetro do canal ? o 7 (Volume) ou o 11 (Expressão) ? Repare que eles são parecidos mas não iguais. Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/General_MIDI

    o 7 (Volume) quando alterado no Cubase é como se estivesse mexendo no volume do canal, é como o volume de um rádio ou uma televisão

    o 11 (Expressão) na verdade ele deixa o som mais forte ou piano ou pianíssimo, quando está próximo de zero o som fica tão doce que quase não dá para ouvir, e próximo de 127 fica super estridente simulando um forte fortíssimo do instrumento.

    Então, no MM6 qual parâmetro é alterado o 7 ou 11 ?

    Você disse "se quer tocar órgão fuja do MM6" na verdade eu sou tecladista e gosto de sons de piano, strings e órgão. Eu pensei nesta combinação para poder tocar (além de órgão) piano mais um baixo no pé por exemplo. Mas porque você disse fuja do MM6 ? o som de órgão é tão ruim assim ? li no manual e vi que ele tem modulation e rotary speaker, mesmo usando estes recursos de órgão não fica legal ? E já que estamos falando de órgão , eu sou um músico que prefere órgão que pende para os sons pipe , church doce (exemplo Roland C330) . Já os que pendem muito para drawbar eu não curto muito não.

    E referente a PD-2. Ela não tem som próprio e é isto que eu gostei nela, por ela ser um controlador e assim conseguirei colocar nela qualquer som do teclado como Um baixo de órgão mas também conseguirei tocar piano no teclado e em alguns momentos da música colocar um Rabecão no pé. Ou até mesmo um violão ou guitarra na mão e Finger Bass no pé. Ou Eletric Piano na mão e Synth Bass no Pé.

    o que acha ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rick.sam
    Uma das minhas metas é comprar uma pedaleira midi, a DP2 me parece ser a opção mais barata, e de uma marca boa, a Tokai... o que quer é exatamente o que eu gostaria, mandar os baixos para o pé, dar uma de Geddy Lee e seu Tauros hehe, para órgão mesmo até falta pedais, uma oitava apenas é pouco, mas tambem já quebra o galho , excelente escolha

    Já o MM6 infelizmente, acho um synth muito fraco, esta categoria entry level, tem vários, e ele para mim é o pior, tambem com órgãos regulares, mas melhor que o MM6 está o Di... eu testaria se possível alem destes o PS60 e o novo da Casio, podem te agradar muito mais, o Di eu tenho certeza

    Estava anos atras em uma loja com MM6 e Di na mão, testei a tarde toda, a decisão foi unanime, no mesmo dia levei o Di hehehe

    Quanto a expressão normalmente é o Volume, mas deve ter algum lugar para alterar o parametro, aí já não sei mais a fundo

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    também tenho a DP-2 e gosto dela
    como ela é toda configuravel, canais, oitavas, acaba se adaptando pra qualquer teclado

    quando pisa no pedal de volume é alterado qual parâmetro do canal ? o 7 (Volume) ou o 11
    baixei o manual e não encontrei nada e não vi função nenhuma no edit ou utility,
    alguns teclados tem lá no menu: foot controller: all>upper>....

    eu sou um músico que prefere órgão que pende para os sons pipe , church doce (exemplo Roland C330)
    em pensaria neste, não sei se é neste modelo que tem lá alguns timbres de piano, strings.... para quebra galho

    e em alguns momentos da música colocar um Rabecão no pé
    e Finger Bass no pé
    isso é interessante, mas nessa hora você precisa escolher mesmo um teclado que tenha edição de timbre, não serve qualquer PSR, a pedaleira em sí vai funcionar em qualquer coisa com midi in, o problema e a articulação do timbre, como "pé não é dedo" fica um espaço entre um toque e outro
    nessa as vezes você precisa editar o release do timbre para ele suprir esse buraco entre duas notas, também dependendo do caso ter a função mono, para quando tocar algo mais ligado esse mesmo release não embolar tudo

    kokada
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Aproveitando o tópico que é sobre pedal de volume, como funciona ele?

    Eu tenho um bem velho, da Onerr, que tem 2 entradas IN e 2 OUT. Pra que serve tanta entrada e saída? Considerando que meu MOX só tem 1 entrada pra "Foot Controller".

    Eu queria usar ele pra controlar o volume de strings por exemplo...

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kokada
    O pedal de expressão que usamos funciona alterando informações midi, ligados em porta apropriada do teclado

    O seu pedal, e eu tenho um igual da oneal, simplesmente pega o sinal da saída l ou r se for stereo e diminui este volume, nada haver com midi

    O meu gerava ruídos, ao invés de usar 2 cabos tinha que usar 4, e o potenciometro nunca zerava o som integral, mas é uma alternativa, normalmente mais barato

    O meu de volume oneal custou 150,00, o de expressão Korg passou dos 250,00

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Duplicado

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano
    que tem 2 entradas IN e 2 OUT. Pra que serve tanta entrada e saída?
    teclado A na entrada e saida 1
    teclado B na entrada e saida 2
    o pedal "não" mistura dois teclados e manda por uma saida só

    O meu gerava ruídos, ao invés de usar 2 cabos tinha que usar 4, e o potenciometro nunca zerava o som integral, mas é uma alternativa, normalmente mais barato
    também já tive 3 deste, muito tempo atras, nunca zeravam, ficava algo em 10% o minimo, meu problema com eles foi sempre o mecanismo que sai do pedal e aciona o potenciomentro, parece que hoje o projeto é diferente dos que tive

    Eu queria usar ele pra controlar o volume de strings por exemplo...
    algo assim:
    piano no L e vai direto pro mixer
    strings no R e esse passa pelo pedal pra depois ir pro mixer em outro canal
    embora se você tiver um mixer só para você do seu lado, dá pra fazer essa mesma ligação direto sem pedal e ter o volume do strings em um canal separado, melhor do que ficar com + e - em tela de teclado

    kokada
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano
    fernando tecladista
    O pedal de expressão é diferente desse da Oneal que eu tenho então?

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kokada
    Sim, o pedal de expressão vai agir na área midi, pode assumir qualquer tipo de controle, pode simular um wha, pode aumentar e diminuir diversos parâmetros, e nao gera ruído, porque ele só envia comandos midi, o audio ainda é direto do teclado

    Este pedal, que aje na saída de som, é um recurso a mais, principalmente em teclados que não aceitam pedal de expressão

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fernando tecladista
    O meu também da sempre problema no mecanismo de acionamento, aquela cremalheira sempre se soltava da engrenagem, alias a engrenagem se soltava da cremalheira e o pedal parava de funcionar., aí ia eu lá tirar os 4 parafusos, encaixar o joguinho de peças e voltava a funfar

    Ainda uso este pedal, mas com outros instrumentos

    waltercruz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Yamaha FC-7, um verdadeiro tanque de guerra. Recomendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal de Volume