Podem me ajudar com a execução desses timbres?

    Autor Mensagem
    fabioreinas
    Veterano
    # jun/12


    Galera. Estou aprendendo a tocar teclado agora na forma correta, com professor e tudo mais. Gostaria de saber ao certo quais notas devem ser tocadas nesses acordes, se puderem ajudar agradeço.

    Todo Azul do Mar[u][/u]

    Tom: A

    Introdução: E/A A D/A F#m7/9 D E E/A A D/A A/C# D7+ D/E

    E/A A(9) D/A F#m7/9
    Foi assim, como ver o mar
    C#m5+/7 D A/C# Bm7
    A primeira vez que os meus olhos se viram no seu
    E4/7 E
    olhar
    E/A A(9) D/A F#m7/9
    Não tive a intenção de me apaixonar
    C#m5+/7 D A/C# Bm7 E4/7 E
    Mera distração e já era momento de se gostar

    D7+ E/D A/C# D7+ A/E
    Quando eu dei por mim nem tentei fugir
    Bm C#/F F#m4/7 B4/7 B7 E E4/7 E
    Do visgo que me prendeu dentro do seu olhar
    D7+ E/D A/C# D7+ A/E
    Quando eu mergulhei no azul do mar
    Bm C#/F F#m4/7 B4/7 B7 E
    Sabia que era amor e vinha pra ficar

    E/A A(9) D/A F#m7/9
    Daria prá pintar todo azul do mar

    C#m5+/7 D A/C# Bm7
    Dava prá encher o universo da vida que eu quis prá
    E4/7 E
    mim

    Minha dúvida é apenas com os acordes F#m7/9 e C#m5+/7

    Alguém pode me explicar o 7/9 ? Me perdi no Dó # com esse 5+/7

    Se alguém puder explicar o que quer dizer agradeço assim aprendo corretamente.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: J.Dionatan
    · votar


    Minha dúvida é apenas com os acordes F#m7/9 e C#m5+/7
    Alguém pode me explicar o 7/9 ?

    Isto significa que você vai adicionar ao acorde de Fá sustenido menor (Fá#- Lá - Dó#) a sétima menor e o nono grau desta escala (Mí e Sol# respectivamente)

    Me perdi no Dó #m com esse 5+/7

    Aqui também, além do acorde Dó sustenido menor (Dó# - Mí - Sol#) você terá a adição do 5º grau aumentado ( Fá) e da sétima menor (Sí).

    Tiago Correia
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    J.Dionatan

    C#m5+/7

    Aqui também, além do acorde Dó sustenido menor (Dó# - Mí - Sol#) você terá a adição do 5º grau aumentado ( Fá) e da sétima menor (Sí).

    Você não se enganou?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tiago Correia
    Ops, me enganeu sim. O 5º grau de C# é Sol#, portanto o quinto grau aumentado é Sol # # = LÁ

    Valeu.

    Shadad
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    J.Dionatan

    Aqui também, além do acorde Dó sustenido menor (Dó# - Mí - Sol#) você terá a adição do 5º grau aumentado ( Fá) e da sétima menor (Sí).

    Voce viajou aí. rsrsrsrsrsrsrs

    fabioreinas

    Amigo, a parada é a seguite: cifras achadas na internet nem sempre são 100% confiáveis, principalmente quando se trata de músicas com arranjos mais trabalhados harmonicamente. Se até em songbooks oficiais é comum encontrarmos erros, o que podemos dizer de sites onde qualquer mané pode enviar ou corrigir uma cifra?

    O C#m5+/7 é um exemplo claro de cifra equivocada. Esse acorde não existe!!!

    Além do erro que não obedece as regras da harmonia, existe também o erro ortográfico, onde símbolos (#, b, /, +, -) se misturam de forma aleatória sem seguir convenção de cifragem alguma, confundindo o músico que está lendo.

    Declaro publicamente que tenho ódio de coisas que são cifradas assim. Cifras equivocadas me atrapalharam muito quando eu era iniciante e ainda atrapalham iniciantes e pessoas experientes até hoje.

    Pois bem, voltando ao assunto, a cifragem correta para o C#m5+/7 seria Aadd9/C#, A9/C# ou até mesmo um A/C#. As notas que compõe o acorde são C#, E, A e B. O B só está presente no acorde por uma questão de arranjo, pode ser omitido sem descaracterizar o acorde.

    Quanto ao F#m7(9), é como o J.Dionatan disse. As notas que compõe o acorde são o arpejo da tétrade de fá sustenido menor (F#, A, C#, E) com adição de nona (G#). Ficaria F#, A, C#, E, G#.

    É isso.

    Uma dica pra ti: peça para o seu professor te dar uma aula sobre intervalos simples e compostos! Isso vai te ajudar muito no compreendimento das cifras.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Shadad
    Rsrs, eu inventei um fá não sei da onde, tentei corrigir depois mas se o acorde não existe toda a teoria que eu citei deve ser desconsiderada.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    J.Dionatan
    Shadad

    existindo ou não esse tipo de acorde, é o tipo de coisa que a gente precisa saber traduzir pra saber o que o cara que cifrou colocou lá

    C#m5+/7
    alguns tocarão como montando cada item do que pediu
    do#, mi (o m) o sol##(lá) que é o 5+ e o 7 que é o si
    que pode ser também esse

    Aadd9/C#

    ---------------------------------------------------

    como também já vi corrente teorica de que que essa coisa de X / Y também não existe, que também é uma forma de simplificar a cifra, nessa corrente se volta ao primeiro exemplo

    então como cada um diz uma coisa eu desencanei de ter uma linha de pensamento nesse assunto

    ------------------------------------------

    ou até mesmo um A/C#
    mas popularmente já vi muita cifra com o glichê:

    C#m | C#m5+ | C#m6 | C#m5+ que vejo muito mais pratico pra entender que "a 5ª anda" do que uma cifragem assim:
    C#m | A/C# | C#m6 | A/C# |

    Shadad
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    J.Dionatan
    fernando tecladista

    Acho que me expressei mal. Quando eu disse que o C#m5+/7 não existe, quis dizer que ele não existe no contexto ao qual foi aplicado. Essa cifra pode ser usada em outro contexto mas, nunca, jamais na tonalidade e no contexto que vimos na cifra que o nosso colega mostrou.

    C#m | C#m5+ | C#m6 | C#m5+

    Esse seria um exemplo perfeito de contexto onde o C#m5+/7 - ou C#m7(#5) para ser mais exato - poderia ser cifrado. Vide a música "É" (Gonzaguinha)!

    A harmonia funcional é basicamente isso. Entender o contexto da situação para poder dar os nomes corretos aos bois.

    existindo ou não esse tipo de acorde, é o tipo de coisa que a gente precisa saber traduzir pra saber o que o cara que cifrou colocou lá

    C#m5+/7
    alguns tocarão como montando cada item do que pediu
    do#, mi (o m) o sol##(lá) que é o 5+ e o 7 que é o si
    que pode ser também esse

    Aadd9/C#


    Tudo bem que devemos estar preparados para tudo, o C#m7(#5) e o Aadd9/C# possuem as mesmas notas e o "cifrador" conseguiu escrever os sons, mas quando grafamos sons para outras pessoas os reproduzirem devemos tomar algumas cautelas. Uma cifra deve ser uma coisa simples, precisa e direta, não deve abrir margem para erros de interpretação. Esse C#m5+/7, na minha opinião, só avacalha a leitura, principalmente pela forma como está grafado: m5+/7. Que raios é isso? Quem já toca a algum tempo consegue decifrar, mas para um iniciante isso deve parecer um palavrão.

    então como cada um diz uma coisa eu desencanei de ter uma linha de pensamento nesse assunto

    Li os livros de hamonia funcional da Berklee College of Music (4 volumes) e creio que já li a maioria das publicações brasileiras sobre harmonia funcional. Por essas publicações que costumo me guiar. Não observei muitas diferenças nas conveções de cifragem, talvez pelo fato da maioria dos autores brasileiros terem sido influenciados pela Berklee.

    fabioreinas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quem já toca a algum tempo consegue decifrar, mas para um iniciante isso deve parecer um palavrão.

    Shadad, meus parabéns pelas explicações. Vc conseguiu exclarecer muita coisa.

    Agradeço a todos que ajudaram, como podem ver, duas simples cifras as vezes confundem a cabeça até de quem já toca algum tempo. E como o shadad mesmo disse, as vezes esses montes de simbolos e sinais se torna confusa a interpretação das cifras, ainda mais para mim que estou começando agora.


    Shadad....fiquei com uma dúvida aqui em sua explicação, por favor só esclareça melhor.

    Pois bem, voltando ao assunto, a cifragem correta para o C#m5+/7 seria Aadd9/C#, A9/C# ou até mesmo um A/C#. As notas que compõe o acorde são C#, E, A e B.

    Aqui vc montou o acorde A9 na primeira Inversão correto? No caso o /C# vc tbém usou o dedo da mão direita? Porque pelo pouco que sei até agora, que é pouco mesmo, quando vejo uma cifra com "/'' normalmente a cifra que vem depois da barra é feita o Baixo com a mão esquerda.

    Ve se entendi bem: Usando a inversão no A9 vc praticamente já conseguiu o /C# dae na mão esquerda pode usar A mesmo Tônica , 3 e 5 correto?



    Agradeço mais uma vez a ajuda de todos e confesso que só nesse tópico aprendi muita coisa.

    Shadad
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    fabioreinas

    Aqui vc montou o acorde A9 na primeira Inversão correto?

    Isso mesmo.

    No caso o /C# vc tbém usou o dedo da mão direita? Porque pelo pouco que sei até agora, que é pouco mesmo, quando vejo uma cifra com "/'' normalmente a cifra que vem depois da barra é feita o Baixo com a mão esquerda.

    Ve se entendi bem: Usando a inversão no A9 vc praticamente já conseguiu o /C# dae na mão esquerda pode usar A mesmo Tônica , 3 e 5 correto?


    No caso do A9/C# ou Aadd9/C# o C# deve obrigatoriamente ser a nota mais grave do acorde, mas nada impede que essa nota seja repetida, tocada na mão direita, desde que a nota mais grave continue sendo o C#..

    Particularmente, não costumo dobrar o C# na mão direirta. Uma formação (voicing) que gosto de usar para o Aadd9/C# é a seguinte:

    Mão esquerda: C# ou C# + 8ª
    Mão direita: B E A (nessa mesma ordem, da nota mais grave para mais aguda.

    fabioreinas
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mão esquerda: C# ou C# + 8ª
    Mão direita: B E A (nessa mesma ordem, da nota mais grave para mais aguda.


    Agora entendi melhor. Quando vc tem um baixo que utiliza uma das notas que compõem a primeira cifra da mão direita vc praticamente faz uma junção com as mãos tirando a necessidade de e repetir a nota do baixo na mão direita.

    Mão direita ficou B E A que no caso o B é a nona e E e A parte da cifra de A9


    Poxa valew pela dica, agora vou começar a olhar melhor as cifras.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Podem me ajudar com a execução desses timbres?