Contribuições de Herbie Hancock,Chick Corea, Keith Jarret.

    Autor Mensagem
    soruji
    Veterano
    # jun/12


    Herbie Hancock,Chick Corea, Keith Jarret.

    Gosto muito do som deles. Foram caras que ajudaram a difundir melhor a figura dos teclados no jazz, fusion, enfim. Pra vocês, quais foram as maiores contribuições que esses tecladistas trouxeram pra sua época, tanto na questão musical, quanto na questão de "divulgar e/ou criar tendências"?

    waltercruz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bom, eu conheço pouquissimo do Herbie Hancock (talvez só a Cantaloupe Island) e do Keith Jarret conheço bem pouco tb (apenas o Koln Concert) mas já ouvi Chick Corea demais nessa vida.. ehhee

    Comecei ouvindo muito a Chick Corea Elektric Band, só fui ouvir ele tocando piano solo ou tocando com o grupo acústico bem depois.

    Uma característica distintiva dele pra mim é a aplicação de acordes e melodias quartais.Vc pode ver isso em muita coisa dele, por exemplo, nas músicas Sidewalk e Cool Weasel Boogie do Elektric Band I.

    Gosto muito da forma que ele aplica na criação de melodias tb, muitas vezes trazendo uma mudança inesperada no rumo da melodia. Vou dar um exemplo claro do que vejo como esse jeito original de compor melodias, no vídeo abaixo:



    Ao 1:19 tem uma frase descendente que eu sempre toquei errado (eu tirei essa música de ouvido qdo era adolescente, mas tirei errado).

    https://dl.dropbox.com/u/573540/Frase-ChickCorea.png

    Reparem como essa frase é simples, porém a sequência de notas (ao menos pra mim!) é inesperada. Aliás, ouçam esse disco do Chick Corea, Children Song's, vale muito a pena.

    Gosto muito dele tocando piano. O que começou a me incomodar com o passar do tempo foi a tortidão com que ele toca absolutamente tudo. (quer dizer, torto pra gente, pra ele deve ser a coisa mais normal do mundo). Ele é um cara que já passou por fases bem esquisitas na vida (na época da Elektric Band ele tava bem envolvido com a cientologia, e tinha um guru que opninava/ditava tudo o que ele devia fazer, o Scott Henderson saiu da banda por causa das loucuras que ele tinha, do tipo... todo mundo ir com roupa sei lá de qual cor pq aquela cor foi a cor que o guru lá tinha falado pra ele, etc). Eu acho inclusive que o processo de pensamento dele deve ser bem... torto.. ehhee

    Enfim, é isso. Fica a dica, se não ouvirem, ouçam as Children Songs.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    esses caras ai, acho interessante o nivel que eles ficaram com público
    tem muito músico bom mas sempre vejo isso:

    música popular / público simples <<<<< abismo >>>>>>>> jazz e erudito / publico altamente intelectual

    esses caras tem músicas de qualidade e conseguiram ter um publico seguidor diversificado

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Estive ouvindo um cd do Chick Corea com sua Eletric Band. Muito bom. Não venho acompanhando seu trabalho de agora ao piano, mas pelo pouco que vi, seu estilo está cada vez mais complexo. rsrsrs

    Quanto a Herbie Hancock, foi um cara que descobri nos teclados com todas aquelas psicodelias de sons e tudo mais, porém essa semana ouvi umas músicas dele em quinteto, com ele no piano acustico. Não tinha a noção no quão vasto é seu vocabulário jazzistíco. Aí eu estava pensando em algo bem curioso:

    Como sou novo, estou vivenciando um período mais brando de alguns músicos. Porque assim: ouvindo o George Benson de agora, ou até o Herbie de agora, eu fico pensando: nossa, não parecem ser tão excepcionais quanto dizem. Porém, pegando gravações mais antigas você consegue entender o porquê deles estabilizarem agora: eles tocavam demais no passado, muito mesmo. Hoje estou aprendendo a apreciar esses dois momentos na carreira de um músico. O próximo será B.B King.

    waltercruz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Preciso ouvir mais Herbie e Keith Jarret!
    Passei a adolescência toda ouvido a exaustão o Electric Band I e II.

    Um pianista recente que tenho ouvido muito e digo que sem dúvida vale a pena é o Esbjorn Svensson.

    carlcarl
    Veterano
    # out/12
    · votar


    o elo principal entre estes musicos é que eles tocaram na banda do Miles Davis antes de iniciarem as suas carreiras individuais. são excelentes pianistas e com estilos proprios.
    influenciaram muita gente pelo mundo afora.
    o unico do trio que ainda não tive a oportunidade de assistir ao vivo é o Keith Jarret.
    abç
    Carl

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu estou pensando em adquirir o DVD A Evening with Chick Corea and Harbie Hancock.
    Muito legal saber que os dois fizeram um dvd em duo. Dizem que é uma das melhores apresentações deles.

    carlcarl
    Veterano
    # out/12
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=05gtQRrsvmQ

    http://www.youtube.com/watch?v=kRo-qLOu2qM


    http://www.youtube.com/watch?v=VBTM6blPbUQ

    os tres tocando com Miles Davis

    soruji
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Poxa, o Miles lançou muita gente, né? Ele é um verdadeiro caça-talentos.

    Já que vi que o pessoal entrou na essência do Jazz, na opinião de vocês, quem dará continuidade ao legado de Davis? Claro que é muito pretenciosa a pergunta, mas digo em questão de estilo mesmo. Eu aposto todas as fichas no Chistian Scott.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    soruji
    a meu ver o Miles Davis não lançou ninguem,ele precisava de musicos talentosos,audaciosos,criativos para continuar inovando a musica dele.
    esta é a formula que todo grande artista emprega.
    por curiosidade os brasileiros Hermeto Pascoal e Airto Moreira tambem tocaram com o Miles.
    abç
    Carl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contribuições de Herbie Hancock,Chick Corea, Keith Jarret.