Como conectar o Yamaha PSR E-423 na mesa de Som?

    Autor Mensagem
    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal, sou novo aqui no fórum cifraclub e preciso de uma ajuda. É que vou comprar um yamaha psr e423 e gostaria de saber como conectá-lo corretamente numa mesa de som?

    Já procurei essa informação na internet e vi que algumas pessoas disseram que deve-se fazer um cabo Y e usar 2 canais da mesa e dividir os "pan" em left e right. Eu baixei o manual do teclado e da mesa (que é uma Ciclotron ambw 12 efp). Nesses manuais eu vi que a saída de phones/output do teclado é balanceada e que a entrada da mesa (entradas "line") também são balanceadas.

    Logo está a minha dúvida: fazer um cabo Y (usando 2 canais da mesa) ou um cabo P10-P10 balanceado (usando apenas 1 canal)?

    Qual tipo de ligação dá mais qualidade no som?

    Valeu aí pessoal... fico aguardando as respostas!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SoaresAriga
    Se o teu som for stereo, dois cabos p10/p10
    Se o teu som for mono, um cabo p10/p10

    Simples assim

    Cabo y é para usar a saída de fone

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Edson, obrigado pela resposta.

    Acontece que esse teclado só tem apenas a saída "phones/output", ou seja é apenas 1 saída para usar ou um fone ou um cabo para o som.

    Por se tratar de ser uma saída desse tipo (e por eu já ter conferido essa informação) estamos falando de uma saída que é p10 e balanceada (ou estéreo) também.

    A ligação do meu equipamento de som é: mesa --> equalizador --> Amplificador --> Caixas de som. Com essa aparelhagem (e por se tratar de uma confíguração bem básica), eu não sei dizer se é estéreo ou mono. A única diferenciação se dá nos canais "left" e "right" da mesa, do equalizador e do amplificador...

    Fui numa loja hoje e fiz essa pergunta ao vendedor e ele falou que se eu usar um cabo p10-p10 balanceado ou um cabo Y eu estaria fazendo a mesma coisa de duas formas diferentes, seria como trocar 6 por meia dúzia!

    Ele (o vendedor) disse que com um cabo p10-p10 balanceado eu teria um som (para o teclado) estéreo, com qualidade, usando só um canal da mesa e com um "pan" no centro, levando o som estéreo do teclado para as duas saídas "left" e "right", enquanto que com um cabo Y eu estaria fazendo essa divisão do "pan" em cada canal, um canal jogando só pro "left" e o outro canal jogando só com "right".

    Apesar dessa explicação (de vendedor) eu não estou satisfeito.

    Preciso de mais opiniões.

    Mesmo assim agradeço sua ajuda Sr. Edson.

    Alguém mais tem alguma opinião?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SoaresAriga
    Não deveria mesmo estar satisfeito Hehe vendedor é fogo...

    Sua mesa tem provavelmente duas saídas para o amplificador, main out, se tiver duas caixas, seu pazinho aí é estéreo

    Então o melhor a se fazer, seria usar o cabo y, que vai dividir o sinal em l e r , porém seu teclado não tem recursos de Pan para justificar, então apenas uma cabo p10 já é suficiente mesmo... A mesa se encarrega de jogar o audio para os dois lados simulando o stereo

    Se a mesa nao tiver conexão balanceada todo o sistema fica desbalanceado

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. Edson Caetano,

    Olha, concordo contigo. É bem isso aí mesmo que você disse na 2ª postagem.

    Na verdade por eu não ser algo que se possa chamar de "músico" nem de "técnico de som" (apesar de desempenhar ambas funções na igreja e apesar de ser estudante de engenharia elétrica), etc... tem certos detalhes que me deixam com dúvidas.

    Essa dúvida surgiu principalmente porque eu sabia que podia usar um cabo p10 balanceado, mas vi no youtube o pessoal fazendo a demonstração do Yamaha PSR E-423 com uma ligação "cabo Y". Daí veio a dúvida.

    Eu acredito que muitas pessoas tinham essa mesma dúvida minha, mas, no meu caso, acho que, na vedade, ambas ligações funcionariam. Mas, por várias questões como: quantidade de metro de cabo usado, complexidade de ligação, quantidade de canais usados na mesa, custo (e esse pesa mais que todos), o cabo Y seria um tanto desnecessário pra mim. A menos que isso interferisse na qualidade de som produzida pelo teclado (o que não é o caso). Aí seria outra conversa.

    Mas certamente que no meu caso com cabo P10 balanceado vai (agora sem dúvidas) funcionar perfeitamente no meu equipamento.

    Obrigado novamente pela ajuda, muito boa mesmo.

    Até a próxima.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Nesses manuais eu vi que a saída de phones/output do teclado é balanceada
    deste PSR não é, alias de muito teclado não é

    não conheço essa ciclotron, mas pelo que li no manual de uma dessa série somente é balanceado o conector XRL (mic) a entrada de linha não é balanceada
    então pra não perder nada vai ter que usar dois canais da mesa como comentou no inicio

    -------------------------------------------

    Fui numa loja hoje e fiz essa pergunta ao vendedor e ele falou que se eu usar um cabo p10-p10 balanceado ou um cabo Y eu estaria fazendo a mesma coisa de duas formas diferentes, seria como trocar 6 por meia dúzia!

    Ele (o vendedor) disse que com um cabo p10-p10 balanceado eu teria um som (para o teclado) estéreo, com qualidade, usando só um canal da mesa e com um "pan" no centro, levando o som estéreo do teclado para as duas saídas "left" e "right", enquanto que com um cabo Y eu estaria fazendo essa divisão do "pan" em cada canal, um canal jogando só pro "left" e o outro canal jogando só com "right".


    a logica de pensamento dele até é aceitavel, mas não se vê mesas por ai com entrada P-10 stereo
    você encontra mesas com 2 entradas L e R no mesmo canal ou p-10 mono ou um par de RCA, como acontece nas behringer e yamahas MG que tem aqueles canais 9/10 11/12...
    nesse tipo de mesa, não precisa usar dois canais separados, então continua valendo o cabo em "Y" mas com uma ponta no L e outra no R do mesmo canal
    -----------------------------

    só pra não misturar as bolas
    conexão stereo e conexão balanceada até pode usar o mesmo tipo de cabo
    mas são conceitos diferentes
    a stereo trabalha com dois canais de audio diferentes passando pelo mesmo cabo fisico, mas cada sinal em sua via
    o que eu já usei muito mais para separar coisas, colocava piano todo em L strings todo em R e dois canais da mesa, nela eu tinha volume de strings mais pratico que +/- de cursor de menu

    o balanceado sua função é evitar interferencias, então se inverte a fase na saida de uma das vias, e quando chega na mesa ela reverte a fase
    o que foi interferencia pega pelo caminho do cabo nessa reversão elas se anulam

    esse tópico é bom pra tirar dúvidas sobre cabos em sí
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/239591/

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. Fernando Tecladista.

    Primeiramente é bom ter sua participação nesse debate e sua postagem foi ótima. Você conseguiu me deixar novamente com a dívida (kkkk...).

    Esse link do outro fórum sobre tipos de cabos é muito bom. Serviu pra esclarecer.

    Veja bem, o Yamaha PSR E-423 tem apenas uma única saída que serve pra ou fone ou saída pro som (como eu já postei).

    Nesse fórum dos cabos eu vi que existe a diferença entre mono, estéreo, balanceado e desbalanceado. Acho que pra esse teclado 423, a saída por ser "phone" ela já é estéreo, apesar de ser do tipo TRS (P10). Essa informação acabei de checar no fórum desse link.

    Pois bem, o lance na verdade é se eu devo usar um cabo Y e com isso ter uma ligação tipo estéreo e balanceada pro teclado ou ter um cabo P10, mono e balanceada!? Pois como eu vi no outro fórum o cabo pode ser mono balanceado e mono desbalanceado, e os cabos TRS (usados com cabos Santo Angelo estéreo, por exemplo) seriam mono (P10) e balanceados.

    A grosso modo, o fato de ser mono e estéreo seria porque o mono só utiliza 1 canal na mesa, e o estéreo usaria 2 canais (em mesas normais, sem canais expressamente estéreos com 2 entradas em cada canal, etc).

    Só pra constar a informação, resolvi retirar dos manuais as partes que falam sobre as entradas e saída.

    Na mesa Ciclotron AMBW 12 efp diz:

    "Apesar das entradas MIC e LINE serem balanceadas, aceitam também sinais de fontes não-balanceadas." (Retirado do manual da Ciclotron AMBW 12 efp).

    No teclado, temos:

    "A saída PHONES/OUTPUT também funciona como
    saída externa
    . É possível conectá-la a um amplificador
    de teclado, um sistema estéreo, um mixer, um
    gravador de fita ou outro dispositivo de áudio em
    nível de sinal de linha para enviar o sinal de saída
    do instrumento a esse dispositivo." (Retirado do manual do Yamaha PSR E-423).

    Então, a meu ver, tendo em vista a minha situação de aparelhagem e equipamentos, um cabo P10, TRS, mono e balanceado poderia resolver a problemática.

    Agora, se um tecladista experiente disser que um cabo Y, P10 estéreo-2xP10 mono, balanceado vai me fornecer um som mais apurado eu acredito sem problema.

    Só não posso ficar dependendo do que um simples vendedor diz porque todo bom vendedor só quer empurrar o produto pra ser vendido o mais rápido possível (coisa que eu não vou atrás).

    Logo, permanece a dúvida.

    Se alguém tiver mais alguma informação esclarecedora pode postar

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Primeiramente é bom ter sua participação nesse debate e sua postagem foi ótima. Você conseguiu me deixar novamente com a dívida* (kkkk...).

    Perdão... quis dizer dúvida*.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pois bem, o lance na verdade é se eu devo usar um cabo Y
    sim

    e com isso ter uma ligação tipo estéreo
    sim

    e balanceada pro teclado
    não, seu teclado não tem saida balanceada, ele não faz o processo que comentei sobre fase do sinal

    -----------------------------------------------
    nunca liguei um sinal stereo em uma entrada p-10 balanceada então não sei o que pode acontecer
    ou a mesa ignora um dos sinais
    ou o teclado fica "fanho" se a mesa entender que aquilo é um sinal com fase invertida, li em um outro fórum que a mesa vai cancelar tudo que for igual nas duas vias

    -------------------------------------
    também já vi muita gente usando o cabo p-10 mono e um canal de mesa e só, também já fiz isso, nada explode, nada queimou até hoje, o teclado deve ter algum circuito que protege contra isso, já esqueci meu cabo em Y em casa e tive que usar um normal, mas não fica bom, tem teclados onde o timbre de piano na parte grave sai mais pelo L e o agudo pelo R, nesse caso vou ouvir bem um dos lados do piano e o outro fica sumido


    Agora, se um tecladista experiente disser que um cabo Y, P10 estéreo-2xP10 mono, balanceado vai me fornecer um som mais apurado eu acredito sem problema.


    vai na fé, só lembrando que o sinal não é balanceado
    só chegar em uma eletronica e pedir "me faça um cabo em Y com um p-10 stereo de um lado abrindo para dois p-10 mono do outro lado"

    --------------------------------

    achei o manual da tua mesa
    lá também explica bem sobre tipos de sinais
    sinal balanceado faz diferença quando a distancia é grande, se você toca do lado da mesa de som, não faz diferença, se for em algum outro lugar onde a mesa fica longe, geralmente o tecnico de som já tem 2 "direct box" para balancear teu sinal, com dois cabos XRL que vai para a medusa

    mas se você for querer invertir tudo, comprar 2 direct, mais cabos XRL, mais outros cabos e tal..... vai dar uns 500 a brincadeira, compensava ter comprado um teclado melhor e ser feliz com um simples cabo p-10 ligado em uma saida: line L/mono

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rapaz...

    Tô vendo que a coisa é mais séria que eu imaginava...

    Sei que o 423 não é um teclado profissional, e tal... Gosto dele pelos recursos e por ser um teclado de melhor qualidade do que os de entrada da Yamaha.

    No meu caso, eu creio que não seria necessário outros investimentos como direct box (não por enquanto), pois todo equipamento fica tudo juntinho, todos os cabos que uso (violão e microfones) são de 5 metros, portanto usaria a mesma metragem de cabo para o teclado também.

    Portanto, estou percebendo que o cabo Y vai me dar um som estéreo e desbalanceado. Digo isso no meu caso, pois como o teclado não tem os 2 jacks para conexão estéreo balanceada, eu mesmo estaria tornando o teclado estéreo, porém desbalanceado, por meio desse cabo Y?!

    E se isso for verdade, eu teria mais resposta do teclado no som por esse cabo Y? Mais que o cabo P10-TRS-mono-balanceada?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SoaresAriga
    Porque não faz um teste com o cabo P10 que ja tem e veja o resultado... eu acho que se usar um cabo mono comum como o que você já tem, o som vai sair igual, tá certo que não é uma conexão L / mono... mas vale o teste

    Entendi o que o Fernando quiz dizer, acontece com o meu ipad, comprei um cabo p2 - p10 stereo, quando liga em uma entrada mono o som fica fanho mesmo, tem que enfiar só um pouquinho o cabo, que daí entra só uma fase e funciona normal

    É isso aí, como diz um grande produtor que eu sigo na net o Itaboray, testar seu equipamento não quebra... vai na fé

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. Edson Caetano,

    Veja, eu sei que mesmo se eu ligar um cabo de instrumentos P10 mono vai sair o som do teclado... Também já li em algum manual que essas entradas e/ou saídas, mesmo sendo P10 (TRS) balanceadas, quando usamos um cabo simples, acontece tipo uma conversão que, mesmo não sendo o cabo 100% ideal, há uma mudança de P10 mono balanceada pra P10 mono desbalanceada. Não sei como isso se dá detalhadamente, mas é tipo assim.

    Inclusive esse tipo de ligação, que a gente deixa o plug "incompleto" na entrada eu já fiz inclusive algumas vezes com uns microfones velhos, pra abrir mais o som e tal... Um cara disse que isso era pra deixar o microfone em "alta impedância", mas não sei se isso tava certo.

    Só que a minha dúvida é em relação à qual tipo de cabo seria mais correto pra o PSR E-423.

    Mesmo sabendo que o cabo Y, o cabo P10-TRS-mono-balanceado e o cabo P10 mono desbalanceado (tipo o que usa na guitarra), todos esses, se eu conectar no teclado ele vai funcionar, mas entre esses tipos de cabos, qual seria o mais aconselhável de todos?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mais ideal, o Fernando matou, é o y, agora mais barato e que funciona??

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Agora sim, gente...

    Se ouve uma concordância no tipo mais correto de conexão para o cabo Y está tudo certo!

    Agraceço a colaboração de todos os participante e se ainda houver mais alguma indagação à esse respeito, que acrescente uma nova postagem.

    Valeu!!!

    jones adorador
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ola pessoal meu nome é Thiago Amirm e pude observar a discursão de vcs sobre o assunto, pude tirar a conclusão que o cabo y é o ideal para o teclado psr-e423 pois eu possuo um psr-e413 quase igual ao 423 e comprei o cabo estereo , pensando eu que a mesa aceitava esse tipo de cabo e na realidade ela não aceita pois só libera uma das via de audio e o som de outros timbres do meu teclado ficaram tipo com defeito algumas notas sem pegar coisa que com o cabo mono não aconte não comprei esse cabo y ainda mais vou desmanchar uma das pontas do meu cabo stereo e vou mandar colocar dois plugs p-10 wleu galera abraços meu email é jonneboy1@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conectar o Yamaha PSR E-423 na mesa de Som?