E o brinquedo novo é um

Autor Mensagem
Shadad
Veterano
# jun/12
· votar


Casper

A geração de som dos Dave Smith Instruments é 100% analógica?

silvG8
Veterano
# jun/12 · Editado por: silvG8
· votar


Edson Caetano
meu ouvido quase entrou em colapso
Eu ainda avisei!! Heheheheh!!

Tears Of Fire
Pronto, o véio Casper explicou tudo melhor do que eu poderia! :)
Quanto ao sintetizador, o Moog não é digital, assim como o Mopho também não é...

Casper
Rapaz, o efeito realmente é lindo de ouvir... realmente bom! Com toda certeza demonstro ele, pode ficar tranquilo. Ainda não tive como gravar nada porque perdi meu cabo de áudio! Vou ter que comprar outro agora... lá se vão uns R$60, fora presente de dia dos namorados.
Uma pergunta: minha namorada vai pros USA e estive pensando no que pedir... pensei em um delay analógico, mais precisamente o Memory Boy da EHX. Tem alguma outra sugestão? (pode ser inclusive de efeito diferente)

Maestron
Cara, o motivo de eu ter comprado um Moog é o filtro. Logicamente, o conjunto também tem uma forte influência, mas o Moog Ladder Filter realmente é especial. O som é impressionante! Além do tradicional filtro de 4 polos, no LP pode-se escolher entre 1,2,3 ou 4 polos.

Shadad
Resumidamente: não. Alguns poucos componentes são controlados digitalmente (até onde sei - posso estar enganado). Mas isso não interfere em nada no fator de que é um monstrinho! :)
O Casper pode te explicar melhor... o que sei é que ele usa osciladores híbridos (analógico/digital) e sub-osciladores provavelmente digitais. Correto Casper?

Shadad
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8

Se for isso mesmo, talvez essa seja essa a razão da saturação feia.

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Shadad
Provavelmente não... essa saturação acontece em outros equipamentos analógicos. Acho que é algo próprio da arquitetura do ladder filter. Como sou estudante de medicina, não faço idéia do real motivo. Hehehhe!

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que é algo próprio da arquitetura do ladder filter
tiha visto um rack com esse nome no site da Moog...
seria alguma especie de "efeito"? ou um sintetizador mais simples?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Não entendo nada de teclados mas.... que coisa linda!!!

Parabéns!

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
somos dois...kkkk

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Filtros modificam o som, fazem parte da síntese subtrativa, no caso a moog tem excelente e lendária qualidade

Casper
Veterano
# jun/12
· votar


Caro Shadad:

O Mopho é 100% analógico.
O controle de frequência do oscilador que é feito de modo
diferente do Moog. Vou explicar a diferença.

No Moog, o coração do oscilador é um capacitor, que carrega
e descarrega por um circuito que transforma tensão em frequência
(o famoso VCO). A "precisão" desse circuito que garante a
"afinação" do instrumento. Os primeiros sintetizadores, de vários
fabricantes, devido a tecnologia da época, sempre desafinavam,
porque o próprio circuito esquentava e mudava sozinho a
característica do oscilador. Por isso, era normal ter uma
pequena chave de fenda sobre os teclados para corrigir esse
comportamento, em situações ao vivo. Hoje, obviamente,
os circuitos são estáveis. O Moog, particularmente, é sólido
como uma rocha.

No Mopho (e em todos outros DSI), o oscilador também é feito
em torno de um capacitor. Mas, quem controla a carga e descarga
desse capacitor não é um VCO, como no Moog, é um microprocessador.
Ele monitora constantemente a carga e descarga, e esse conceito
é conhecido como DCO (Digitally Controlled Oscillator).
No fundo, penso eu, é um modo econômico de fazer um
oscilador analógico estável. Os sub-osciladores são derivados
da carga e descarga sesses capacitores, e são de oitavas travados
em oitavas fixas (1 oitava abaixo para o oscilador 1 e 2 oitavas
abaixo para o oscilador dois).

O restante do Mopho é analógico tradicional.

Caro silvG8:

Eu pensaria em um Eventide TimeFactor
ou um TC ND-1 Nova Delay. Eu uso delay sempre
sincronizado com o BPM, uso sempre uma tabela
qualquer como uma das abaixo:

http://www.gearslutz.com/board/so-much-gear-so-little-time/649146-prin table-delay-chart.html

Delay analógico é complicado para eu usar, por esse motivo.
Os dois de cima são interessantes, já usei o segundo. Recomendo.

Cleber Vaz
Veterano
# jun/12 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Tears Of Fire

ladder filter
tiha visto um rack com esse nome no site da Moog...
seria alguma especie de "efeito"? ou um sintetizador mais simples?


Esse é o nome oficial do filtro patenteado pelo Robert Moog, mesmo sendo comumente chamado de "moog filter".

O Termo ladder, como o nome sugere, faz referência à famosa escadinha de transistores.

[EDIT] Para ser mais exato, a expressão "ladder filter" já é simplificação de "Transistor Ladder Filter" que é a definição do filtro em questão.

silvG8

Só agora tive tempo de conferir o tópico.
Parabéns pela aquisição e felicidades com o brinquedo novo!!!

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


acabo de ver um vídeo... é uma espécie de Vocoder
você pega o audio e o modifica...parece legal :D
ai você pega um sample de uma (ou mais) onda(s)...e põe alguns desses ociladores... e você ganha sinth Moog!

Casper
Veterano
# jun/12
· votar


Caro Tears Of Fire:

ai você pega um sample de uma (ou mais) onda(s)...e põe alguns desses osciladores... e você ganha sinth Moog!

Vai sonhando...

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Casper
Show de bola a explicação.... fez mais sentido na minha cabeça. Vou dar uma pesquisada nos pedais. Vamos ver se fico com eles ou com o analógico mesmo.

Cleber Vaz
Obrigado cara! Estou curtindo pra caramba - nesses ultimos 2 dias não consegui usar praticamente nada e já bateu uma abstinência. :)

Tears Of Fire
A Moog Music possui alguns módulos, que variam bastante de preço. Existe o Voyager, Slim Phatty e Minitaur, que funcionam como sintetizadores. Além dos sintetizadores, existem os Moogerfoogers, que são pedais analógicos com as mais variadas finalidades. Dê uma pesquisada no site (moogmusic.com).

MauricioBahia
Muito obrigado cara! Realmente é um equipamento imponente de se ver e OUVIR. Vamos ver quando rola uma participação minha lá nas jams de guitarra Hehehehehh!

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Casper
Vai sonhando...
Hehehehhehhh! Hoje em dia te entendo!

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Cada vez que eu volto da aula de sintese, cada vez que leio e releio os manuais, as palavras dos caros colegas, Igor, Casper, Cleber, entre outros pros em analógicos, aumentam e muito a vontade de ter um brinquedinho desses...

Tá coçando, ta coçando hhehehehe...

Cara hoje eu criei com meu professor, sem pretenção alguma, em cima do synth básico do K o HD1, um Lead, só para ver até onde chegava, a partir de uma serra básica...

Como é lindo ver uma simples ondinha se transformar em um Lead feroz, ANIMAL, e nem foi preciso muito esforço, foram exatos 20 minutos, vi com meus próprios olhos hoje o real poder da sintese subtrativa e como é válido dominar esta técnica

Fiz um ADSR simples, com o Atack em 100% diminuindo totalmente com Release em 0%, coloquei um Overdrive e um Flanger no iFX, um Delay no mFX só isso de efeitos, aí fui para cima dos osciladores, copiei o 1 para o 2 mas dei um leve detune nele, e fiz um transpose uma quarta abaixo com o OSC2, no filtro elevei a ressonancia para 60% aí ficou chocante, uns ajustezinhos aqui, outro ali, pronto, um Lead totalmente usável, original, e legitimo, feito em 20 minutos, vou alimentar seu outro tópico com estas novas atividades hehe

Muito bom mesmo... mas me defini já, como aqui tenho já muitos VAs, vou comprar um analógico sim, mas este vai ter que ser de grife, portanto, estarei juntando moedinhas no meu cofrinho e certeza estar encarando um Moog, lá pro final do ano, ou começo de 2013... não tem jeito o VIRUS daa SINTESE tirou o MOPHO da minha criatividade, é Sintese na cabeça, sintese messssmo hehe

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Casper
kkkk
mas não da para fazer essa gambiarra?

silvG8
A Moog Music possui alguns módulos
eu to ligado... as vezes eu entro no site da empresa... tem umas coisas meio diferentes.. como esse Ladder Filter, aquele synth com duas hastes... uma guitarra bugada (o timbre dela não para!!! kkk)

Além dos sintetizadores, existem os Moogerfoogers
é algo interessante... quanto deve custar um negócio desse no Brasil?

Edson Caetano
Tá coçando, ta coçando
[2º sentido mode:on] uhmmm...[agr ta off]kk

em cima do synth básico do K o HD1
seria o Synth 1 esse?

Fiz um ADSR simples, com o Atack em 100% diminuindo totalmente com Release em 0%, coloquei um Overdrive e um Flanger no iFX, um Delay no mFX só isso de efeitos, aí fui para cima dos osciladores, copiei o 1 para o 2 mas dei um leve detune nele, e fiz um transpose uma quarta abaixo com o OSC2, no filtro elevei a ressonancia para 60% aí ficou chocante, uns ajustezinhos aqui, outro ali, pronto, um Lead totalmente usável, original, e legitimo, feito em 20 minutos, vou alimentar seu outro tópico com estas novas atividades hehe
que fera em mano... vamos ver o poder do seu Lead

Muito bom mesmo... mas me defini já, como aqui tenho já muitos VAs, vou comprar um analógico sim, mas este vai ter que ser de grife, portanto, estarei juntando moedinhas no meu cofrinho e certeza estar encarando um Moog, lá pro final do ano, ou começo de 2013
vi um review de um MiniMoog, acho que era o mais Top... puts... coisa linda de deus! não cheguei a entender direito para o que serve aquela telinha preta... mas o som é perfeito capaz de até desafinar como os reais analógicos..kkkk

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
1- HD-1 é uma engine do Kronos

2- vai ver sim, leads, pads, fica ligado

3- desafina como um analógico real??? O minimoog é um analógico, logo Real hehe

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/12
· votar


Algum de vocês pode me passar alguns circuitos dos osciladores de um moog? queria só como referencia pra depois tentar montar alguma coisa.
Ha muito tempo eu montei um tecladinho com 12 teclas,usei osciladores com porta NAND CD4093 e capacites,regulava a frequência por trimpots.ficou legalzinho mas parecia brinquedo chinês. auhhuauhahuaa

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
3- desafina como um analógico real??? O minimoog é um analógico, logo Real hehe
serio?!
pensava que as novas versões fossem tipo V.A.

Luiz_RibeiroSP
eu to ligado que em um lado do Moog Ladder Filter tem algo parecido com um cirquito...
mas aee, legal a sua ideia :D tinha epnsado em fazer algo assim.. mais virtualmente.. tipo um Kronos de PC...

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Moog nunca foi VA! É analógico de verdade!! :)
Tive VAs no passado e possuo um atualmente (V-Synth GT - na verdade não é apenas um VA, e sim uma ferramenta para manipulação do som) e posso afirmar: nada chega perto do som que se consegue de um analógico.

Não conheço nenhuma loja que venda Moogerfoogers por aqui. Sei que nos EUA, eles custam algo em torno de U$350 os mais baratos, custando até U$900 os mais sofisticados.....

Se quer algo semelhante a um Moog (mas que na verdade simula de forma bem ma-o-meno, hehe), é o VST da Arturia. Pode ser um bom começo...

Edson Caetano
Legal essa sua descoberta na síntese. Quando vemos os resultados aparecendo na nossa cara, nos empolgamos ainda mais! Uma vez vi um cara falando na internet sobre guitarra, dizendo que gosta do som cru e muitas vezes não utiliza efeitos. Hoje em dia me sinto cada vez mais assim com sintetizadores - quanto menos altero, mais o resultado me agrada - curto ouvir o sintetizador falando de verdade! :)

Fiquei extremamente satisfeito com a minha compra e fico bastante tranquilo em relação aos equipamentos que tenho..... sinto-me completo por ter tudo o que realmente precisava em minhas mãos, o GT e o LP.

Não posso dizer que não comprarei novos instrumentos nem nada do gênero, mas sei dizer que não deve ser num futuro próximo. Agora vou investir em equipamentos acessórios - pedais, amps, cabos, etc.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
é... é um belo de um set...
penso em ter algo parecido... penso em ter um Jupiter 50, um orgão de 2 pistas (é esse mesmo o nome?), um Rhodes (*-*) e uma montagem com um controller e um moog (usa-lo mais para leads).. bem... sonha não paga né? kkk

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


um orgão de 2 pistas (é esse mesmo o nome?)
não

cada teclado do orgão você chama de manual
então um orgão de 2 manuais

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


fernando tecladista
vlw ^^

Cleber Vaz
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Obrigado cara! Estou curtindo pra caramba - nesses ultimos 2 dias não consegui usar praticamente nada e já bateu uma abstinência. :)

Isso é um ótimo sinal :)

Cleber Vaz
Veterano
# jun/12
· votar


Casper
No Mopho (e em todos outros DSI), o oscilador também é feito
em torno de um capacitor. Mas, quem controla a carga e descarga
desse capacitor não é um VCO, como no Moog, é um microprocessador.


Amigo, preciso que me tires uma dúvida. O Mopho tem glide/portamento? Se tem, como soa? Na foto não consegui entender se não tem ou se tem mas sem um knob dedicado.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


Luiz_RibeiroSP
olha só cara..
achei um esquema eletrico do Dark Energy... não é um Moog, mas se eu entendi direito um vídeo em inglês, é analógico...

Casper
Veterano
# jun/12 · Editado por: Casper
· votar


Caro Cleber Vaz:

Coloquei no soundcloud como é o portamento
do Mopho. Na verdade, nesse aspecto o Mopho é
bem sofisticado. Os controles de glide são independentes por
oscilador, e pode-se controlar o glide para ser
fixo em tempo ou em rate, ou um de cada, ou qualquer
combinação possível. No teste abaixo, eu não toque em
nenhum momento no controle de bend, é puro portamento.
O Mopho tem quatro controles do usuário, que a cada programa
podem ser qualquer coisa. No exemplo abaixo, eu deixei-os como
controle de portamento, claro.

http://soundcloud.com/casperjam/mopho-dsi-glide-and-sat


Caro silvG8:

No arquivo acima, em 1:14s eu saturo o filtro.
Saturei mesmo, só para mostrar o som (desagradável).

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Casper
Depois vou dar uma escutada... descansar agora. Fiquei na rua o dia todo e quando cheguei fui gravar a jam. A semana vai ser longa......... heheheh!

silvG8
Veterano
# jun/12 · Editado por: silvG8
· votar


Casper
Ouvi o som... entendi o que você queria dizer. Parece que distorce muito ao invés de enriquecer o som. No LP o overload tem um efeito mais interessante de fato.

Maneiro o lance do glide separado para cada um dos osciladores (é isso mesmo?).



Galera, o review está praticamente pronto. O que falta no momento são as demonstrações de áudio. To tendo dificuldade para gravar porque estou sem um cabo de áudio e minha placa de áudio USB é através do V-Synth. Será que lanço o review sem o áudio e depois coloco em um tópico a parte?

Valeu!

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


acho melhor você comprar o cabo e gravar com audio o review...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E o brinquedo novo é um