[dificuldade] sobre coordenação motora e memorização das notas

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# mai/12 · Editado por: Buja


Bom dia pessoal,

nunca me atrevi a frequentar e nem a sequer abrir um topico por aqui no forum de teclado, tanto porque nao sou tecladista. Estou muito longe disso.
Na verdade eu sou baixista e eventualmente guitarrista. Enfim...
Mas faz mais ou menos 1 ano comprei um tecladinho simples, um CSR 2177, aqueles que tem 100 ritmos e 100 vozes (lerolero danado), sem tecla sensitivas nem nada, mas é novinho, so pra aprender alguma coisa e nunca me dediquei de verdade. Confesso que voces sao herois porque instrumento de tecla é dificil pra cacete!

Vamos la a dificuldade:
Quero tocar musicas de teclado simples mesmo. Mas eu nao tenho a minima coordenacao pra fazer acordes e melodia ao mesmo tempo. É como o chaves no violao que so consegue fazer o acorde, ou tocar as cordas, nao consegue fazer os dois ao mesmo tempo. Eu nao consigo comandar a mao direita e esquerda separadamente, nao cerebro nao divide isso. Mas eu sei que tem jeito, afinal ta cheio de tecladista bom por aqui.
Eu sei ler partitura (razoavelmente) e consigo transpor nota a nota muitas musicas da guitarra para o teclado, mas o conceito é diferente.
Quando vou tocar, erro as teclas, tenho muita dificuldade em acertar os sustenidos, e quando vou acertar uma tecla acabo esbarrando em outra, e fazendo um som horrivel.
Com muita concentracao e bem devagar eu consigo acertar beleza, mas nao da 30 segundos de musica ja esqueço as notas e fico irritado.
Quando me concentro em executar a triade dos acordes (so sei fazer acorde usando tonica, terca e quinta, eventualmente a oitava pra dar um tchan), mas quando concentro na mao esquerda, perco completamente a mao direita. Quando executo bem a melodia, a mao esquerda se atrapaha nos acordes.
E quando eu pressiono as teclas com a mao esquerda pra fazer acordes, a mao direita pressiona tambem uma nota da melodia, mas as vezes, as vezes nada, quase sempre, precisamos mudar de acorde sem mudar a nota da melodia. É como se eu nao conseguisse colocar um pé na frente do outro pra andar, so conseguisse se fosse os dois juntos, dando pulinhos. Nao sei se estou me fazendo entender direito.

Vou gravar um video mais tarde quando chegar do trampo pra voces verem eu tocando e me apontar a caminho das pedras pq ta complicado mesmo.

Mas enfim, tem alguma dica desde ja pra ajudar a melhorar a coordenacao motora (me fazer acertar as teclas certinho, principalmente as sustenidas) e ajudar a memorizar a melodia?

Nao se enganem, meu nick ta membro novato ai mas eu ja participo dos foruns de guitarra e contra baixo faz tempo. Desculpem se a regra aqui é diferente e eu pequei em alguma coisa. Se puderem ajudar ou dar o caminho das pedras será muito bem vindo.

Agradeço a ajuda galera.

o/

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Buja
Pelo que eu entendi só vai faltar a pratica mesmo.
Por enquanto fica na esquerda só T 5 e 8, caso ainda esteja dificila vai na T 5 ou mesmo só T.
Isso é só pratica mesmo, eu me considero mesmo iniciante, mas com a pratica eu ja consigo trocar alguns baixos sem nem ver.

Obs.: Tá fazendo inversões na maõ direita? Se tiver já e melhor, que é menos movimento pra vc fazer, a MD fica "quase" estática.

Jube
Veterano
# mai/12
· votar


Sei como é jovem, comecei na guita e parti para as teclas depois, é questão de prática mesmo, uma musica boa pra começar é moby - why does my heart feel so bad, que usa as 2 mãos mas é bem tranquila e gostosa de tocar.

Buja
Veterano
# mai/12 · Editado por: Buja
· votar


fernandodi
É pratica mesmo ne cara?! Imaginava isso, so nao sabia que era tao dificil. É complicado tocar baixo a 13 anos e quando pego o teclado pareço um iniciante que nunca sequer tocou nada na vida, hehehe. Da uma sensacao de incapacidade.
Por enquanto fica na esquerda só T 5 e 8, caso ainda esteja dificila vai na T 5 ou mesmo só T.
Mas os acordes ficam muito indefinidos tocando so a tonica, nao fica nao? Por isso to esforçando em logo no inicio fazer a triade ou até a tetrade (quando o acorde exige uma 7ª por exemplo). O complicado é o B por exemplo:
http://farm8.staticflickr.com/7100/7262591792_788fd3e493.jpg
Que exige uma abertura grande de mao e duas notinhas pretas pra f*der mais ainda. Eu sempre erro ele!

Tá fazendo inversões na maõ direita? Se tiver já e melhor, que é menos movimento pra vc fazer, a MD fica "quase" estática.
Ajuda um acara ignorante aqui: como é fazer inversoes da mao direita? É tocar a quinta na nota mais grave? Viajei legal!

Jube
Ahhh voce é o cara que fez o mortal kombat com o Pe de Chinelo na guitarra ne...hehehe lembro bem!

Vou olhar essa musica ai pra comecar...valeu mesmo velho.
Eu estava tentando my immortal (que é simples mais confundivel) e courage do manowar. Vou passar o link das duas. Acha que da pra nivel iniciante?

Courage - Manowar (preste atencao no inicio da musica que é exatamente o que to tentando tocar)



My Immortal - Evanescence - Eu nao faço nem metade do que esse cara ta fazendo aqui....vou gravar o video com o que to fazendo assim que chegar em casa.





Na verdade eu quero mesmo tocar é esta musica, mas sei que isso nao é nivel pra mim ainda. Que triste, hehehe.



fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Na direita vai fazendo o acorde(tríade ou tetráde) e faz o T 5 8 na esquerda...
Só q as vezes depende de música pra música, mas eu geralmente faço assim.

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


na segunda musica o rapaz da direita faz T 5 8. Olha ai

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


A primeira musica, courage é dificil porque a mao direita "entrelaça" com a mao esquerda. O cara nao faz acorde numa oitava e melodia e outra...ele faz tudo junto na mesma oitava o que me faz crer que ou ele usa so uma mao pra solar a introducao inteira ou ele entrelaça as duas maos. F*da!


Na My Immortal, assim que gravar o video voces vao ver, eu nao faço T 5 8 na mao esquerda. So faço tonica. Assim é mais facil de fazer. O problema é errar as notas ou acertar duas ao mesmo tempo. Pratica mesmo ne!

Nessa ultima eu nem faço ideia do que o cara ta fazendo...da pra notar que ele faz T 5 8 na mao esquerda e na direita ele toca as notas, mas o complicado é a facilidade com que ele comanda as duas maos. Como eu disse, isso ai é pra faixa preta!

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal, eu nao to acreditando que eu to chorando pra tocar um teclado e existe o órgao, que tem 2 manuais e ainda tem notas pra tocar com os 2 pés...eu nao consigo dividir o cerebro em 2, e tem neguin ai que divide em 4.
O cara fala assim:
É um instrumento que é um "up" pra quem ja ta acostumado com teclado, piano. O.o

Da um pulinho na nos 3:13 que vai falar o que to falando.....


Nao é possivel !

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Caraca, a tia detona!!!

Buja
Veterano
# mai/12 · Editado por: Buja
· votar


fernandodi
Deve que ela toca orgao desde quando foi lançada a versao beta!

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


para pegar uma independencia legal com as mãos demora quanto tempo? e com as mãos e pés? consecultivos 1 e 3 anos?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
Tem gente que pega em um dia, tem gente que leva uma vida... Não é algo quantificável... Mas é treino, eu me formei em órgão, manjava muito, hoje 10 anos sem os pedais provavelmente já não estou mais condicionado a tocar com os pés, teria que começar tudo de novo

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Concordo de acordo plenamente, rsrs, que nao deve ser nada simples voltar a tocar com a mesma destreza. Mas quando se aprende algo complexo assim nao se esquece assim da noite para o dia nao cara. Voce teria que comecar tudo de novo velhao?

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Quando um cara já aprendeu alguma coisa a muito tempo, e só pegar firme por uns 2 anos que voce já vai estar como era.

fernandodi
Veterano
# mai/12 · Editado por: fernandodi
· votar


Foi mal problema na postagem. (repetida)

fernandodi
Veterano
# mai/12 · Editado por: fernandodi
· votar


Foi mal problema na postagem. (repetida)

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


é... o geito é treinar bastante...
o problema é a tentação de tirar algo...
mas eu resisto firme..kkk

--

só para não fazer um tópico, e tacar a pá em outro...
to querendo fazer aulas de música... queria saber cantar... mas também queria fazer aulas de teclado... meu irmão falou que se um pouquinho com a vóz, mesmo nas aulas de outros instrumentos... confirma isso?
vlw

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
Leia a sua ultima frase e traduza por favor hehehe

Mas, se for o que eu imaginei, aulas de voz ajudam a qualquer instrumento, na verdade qualquer musico, sabe em que... Afinação, em minhas aulas de percepção musical e mesmo nos treinos, uso muito o canto orfeonico, cantar as notas, cantar as esclas, perceber os intervalos é fundamental para treinar seu ouvido

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
tipo... quero saber se eu for estudar algum intrumento, se vou estudar voz tambem.. ta certo isso?

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Tears of Fire, depende de q tipo de curso vc vai fazer e onde.
Nas escolas de musica aqui em brasilia geralmente e so o instrumento, na opcao mais completa tenm instrumento e teoria e talz..
so q em um conservatorio onde eu fazia aula de violao tinha q fazer violao, percepcao musical e canto coral. Entao depende, e geralmente vai ser nao.

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


uhmm entendi...
vou dar uma olhada nas escolas daqui...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Na época do conservatório, tinha como disciplina obrigatória canto orfeonico, não tem nada haver com aula de canto, aprender suporte e tal, é aula para afinação, treinar percepção, ouvido

Professores particulares dificilmente passam esta matéria, afinal, muitas vezes os alunos querem é tocar musiquinhas, e ambos se acomodam, meu professor particular ensina, mas já passamos por isso hehe

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


uhm.. é... tenho que dar uma olhada nas escolas daqui mesmo...

Jube
Veterano
# mai/12
· votar


Buja
Fico feliz pela lembrança e espero que seja boa hehe. O lance é ir treinando e boa sorte com os estudos! No que precisar estamos ai.

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Jube
Valeu cara....ja gravei o video la em casa sobre as minhas dificuldades mas vou postar aqu mais tarde. Quando postar conto com sua ajuda pra acabar com meus errinhos! Valeu cara.

WillAkumA
Veterano
# mai/12
· votar


pow eu to numa situaçao parecida, ams por certo lado é pq eu meio q gosto de começar pelo dificil, to tnetando tirar esta musica:



nao, nao tenho pratica o bastante pra tocar ela ( pelo menos nao ainda mas qdo tirar, vou me sentir realizado e vai ser mais facil tirar outras nao tao difíceis

=D entao das duas a uma, ou to no caminho mais dificil e lento, ou no mais facil e rapido xD

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


mano, começa com um pouco de teoria... estuda as escalas, independencia e começa por algo mais fácil... com o tempo você tira essa (não faço ideia de qual sejá, na minha escola o Youtube é bloqueado...)

WillAkumA
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire

a sim eu vi um poco de teoria e tudo mais, eu to com a pauta dela, ta faltando conseguir combar agilidade com presisao ( a musica é the pharaoh sails to orion do nigthwish)

ahh obs: eu me dideco digamos 47% a ela o resto é pra teoria e outras musicas em geral, pq se nao eu acabo cansando xD

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


ah só...
é então com o tempo você tira...

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


WillAkumA
Essa eu nao tiro nunca :(

Pra te falar a verdade a minha vontade é tirar as musicas do children of bodom, mas covenhamos ne, deixa isso pros profissionais...fico feliz em tirar na guitarra ja!




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [dificuldade] sobre coordenação motora e memorização das notas