Como você decide que equipamento comprar?

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# ago/12
· votar


LeandroPeres

A minha cidade é pequena também !! Rio Grande - RS (interior gaúcho).
Aqui tem poucas lojas. 90% das coisas que eu tenho foram compradas na internet.

LeandroPeres
Veterano
# ago/12
· votar


Aqui tem poucas lojas. 90% das coisas que eu tenho foram compradas na internet.

El_Cabong

Eu sou de Rio Branco - Acre, mesmo morando no lado da Bolívia (onde há coisas com preços baixíssimos, parecido com o Paraguai) eu não compro por não ter garantia, e 100% do meu set foi comprado pela internet... hehe

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Pesquiso muito antes de comprar, pra não jogar dinheiro no lixo, já que não é fácil arrumar um dindim.hehehe vejo se eu preciso de tocar as funções que ele me proporcionará. é isso... não adianta ter um kronos se você vai ligá-lo e tocar apenas o Piano 001. hehehehe

guibarcelos
Veterano
# set/12
· votar


analisando a razão das minhas dúvidas... de qual teclado comprar e depois de tanto incomodar as pessoas aqui no fórum, tenho até vergonha...

mas me deparei com uma seguinte pergunta e gostaria de saber a opinião dos colegas aqui do Fórum...

quando decidimos comprar um novo teclado, e depois de estipularmos o preço a qual podemos pagar pelo teclado...

o que realmente importa?

1- comprar aquele que temos a CERTEZA que é o melhor da categoria a qual podemos pagar,reconhecido por nós mesmos, e por TODOS que ele é melhor , "muitooo" melhor que seus concorrentes de categoria, mas não nos agrada tanto, não nos deixaria feliz, mesmo sendo o MELHOR!

2- ou comprar aquele que nos encantou, mesmo sendo "muitoooo" inferior ao considerado melhor de sua categoria? (ex: categoria entry level que é a que estou pra adquirir um teclado).

qual vc acha que compensa mais? comprar aquele que Você(sí próprio) sabe que é o melhor teclado(naquilo que vc está disposto a gastar) ou comprar aquele que é inferior, mais simples,mais básico, porém é aquele que nos encanta, que nos fascina, que nos dá alegria só de pensar em tê-lo?

será que compensa sempre comprar o MELHOR? ou nem sempre o MELHOR é o que nos agrada e nos torna feliz?

não sei se alguém mais já passou por isso..mais queria saber a opinião de vocÊs...

Maestron
Veterano
# set/12
· votar


guibarcelos

Ué, essa pergunta tá muito óbvia, se você se encantou com um teclado, então não tem conversa, é esse e pronto. Do que adianta ter uma Ferrari se você gosta mesmo é de dirigir o seu Gol (numa comparação bem desproporcinal). Você vai possuir pra você ou pelos outros, rapaz?

Há um ano atrás eu arrancava os cabelos para decidir entre Kronos, Motif XF ou Fantom G... Logo descobri que o Kronos era tecnologicamente muito superior ao Motif e tinha muito mais recursos... Mas o Motif, seu som e alguns de seus recursos me encantou muito mais, então fui no Motif, obviamente.

guibarcelos
Veterano
# set/12
· votar


Maestron
obg cara...

e aí pessoal mais algum conselho?

manasses.ss
Veterano
# set/12 · Editado por: manasses.ss
· votar


Na minha opinião o grande problema em uma compra é o dinheiro, pois sem dúvida quanto mais caro melhor será, e o teclado é um equipamento que custa muito caro, em se comparando com outros instrumentos.
Eu particulamente observo, segunido a ordem de prioridades:
1º. Qual o máximo que eu posso gastar na compra, procurando os modelos que se encaixam nesse perfil financeiro.
2º. Escolho um teclado que tenha os timbres melhores na quilo que uso mais (no meu caso Pianos e Orgãos).
3º. Que tenha maior opções de edição de timbres e recursos para apresentação.
4º. Aquele que me agrada mais na aparencia física ( tamanho, designe e peso)
Observando essas observações não tem como se arrepender.

Adler3x3
Veterano
# set/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem é fácil dar conselhos.
Infelizmente só aprendemos de verdade errando.
Quem não erra?

Pontos de atenção:
01- GAS
Controle os seus impulsos não caia na tentação.
Considere o tempo que você vai dedicar a novidade.
02- Demonstrações
Lembre que todos os produtos oferecidos na Internet que tem demonstração de áudio soam sempre bem, pois foram gravados em estúdios com recursos sofisticados, e as aparências podem enganar.
Depois em casa não vão soar tão bem, e você pode se decepcionar.
Não se iluda.
03- Financeiro
A compra tem que estar de acordo com as suas possibilidades financeiras.
Cuidado com as compras a prazo, que embutem juros.
As ofertas que existem por aí de 10 x sem juros não existem, sempre tem juros incluídos. (O Brasil tem a taxa de juros mais alta do mundo)
Observe sempre a reputação do vendedor, cuidado com os preços muito abaixo do mercado.

04- Tamanho e peso
O equipamento tem que ter as medidas e peso de acordo com o espaço que você tem, tanto para uso em casa como para transporte no carro;

05- Qualidade das teclas
No mínimo deve ter teclas com sensibilidade (para iniciantes)
E o peso das teclas de acordo com o seu costume e prática de tocar.

06- Conexões
Possibilidades de fazer conexões com outros equipamentos,
Entradas e saídas midi, usb, cabos, microfones, monitor de vídeo, pedais etc.., uso como teclado controlador.
Observe pelas fotos todas as conexões possíveis tanto no painel dianteiro e principalmente no traseiro.

07- Garantia e Manutenção
A Garantia é importante, assim como o acesso a uma rede de manutenção com oficinas perto de onde você reside.

08- Timbres
Que tenha os timbres de seu agrado com possibilidades de edição, e adição de novos instrumentos.

09- Outros Recursos
Arranjos, Arpejos, Estilos e Acompanhamentos automáticos, Sequenciamento, processo de Gravação, Vocoder e muito mais.

10- Softwares inclusos
Hoje em dia qualquer teclado de nível médio vem com softwares para uso conjunto com o computador.
Considere isto, o valor agregado de um bom software, que dão descontos para futuros upgrades.
Lembre que o computador e o teclado fazem uma excelente parceria.
Ao adquirir um teclado considere em usar também softwares no microcomputador, as duas tecnologias se complementam, e você pode também adentrar ao mundo dos instrumentos virtuais. (DAW, VSTs, Hosts etc...)
Ou seja o mundo do Home Studio.
Muitos timbres de teclados podem ser editados pelo computador.

11 - Som próprio
Considere o uso, muitas vezes é melhor que o teclado tenha um sistema de alto falantes, caso contrário você vai ter que investir também em caixas externas e um bom headphone.

12- Acessórios
Não é só o teclado em si, tem pedais, placas de expansão, porta partituras é muito mais.
Tem a fonte (alimentação da energia), que nem sempre vem junto com o teclado. (e também custa dinheiro)
Vai precisar de um "Bag" para proteger o instrumento, cuja qualidade vai depender do valor investido.

13- Testes
Se possível visite uma Loja que tenha o produto em demonstração e toque e faça os seus testes pessoalmente.
Se não toca muito ou não entende nada dos novos teclados leve um amigo junto que tenha conhecimento e prática.

14- Manuais e Tutoriais
Hoje em dia a maioria dos teclados tem manuais que se pode fazer download no site do fabricante independente da compra.
Estude os manuais e faça um resumo das principais características.
Isto mesmo, antes de comprar leia os manuais, é aqui que estão todos os detalhes técnicos e o que realmente o teclado tem a oferecer.

15- Valor de Revenda
Pense no futuro, observe se a marca do teclado tem um bom mercado de revenda.
Cuide da GAS, não fique trocando de teclado a toda hora, pois você vai perder dinheiro.
As vezes é melhor ficar com o teclado do que revender por preço de banana.

16- Categoria
Cada marca de teclado tem uma linha de produtos, somente faça comparações entre instrumentos equivalentes.
Teclados TOP são somente para os mais experientes.
Não adianta comparar um Teclado TOP com um teclado médio ou iniciante.
O novo teclado tem que estar compatível com o seu nível tanto em experiência em lidar com aparelhos eletrônicos como também no nível musical.
Se você é iniciante nem pense em comprar o melhor teclado.
Não precisa ser o mais barato, mas também não deve ser muito caro para a primeira compra.
Se o teclado for para criança, tem que ser barato e resistente.
Depois com a experiência adquirida a compra de um novo teclado é inevitável e faz parte da evolução natural.
O primeiro teclado é sempre um compra complicada.

17- Check list
Faça uma lista numa espécie de planilha e anote as características, os prós e contras de cada teclado, e depois de analisar faça a melhor escolha de acordo com o seu momento tanto do lado financeiro como do lado musical.

18- Opiniões
Confira a opinião dos usuários do teclado que você tem em vista, observando o nível de satisfação.
Leia em sites de áudio os reviews do produto.
Lembre o melhor teclado é aquele que atende as suas necessidades, e não o teclado dos outros.

19- Novos lançamentos
Muitas vezes os teclados vem com problemas técnicos, observe o noticiário sobre eventuais problemas nos novos lançamentos.
Todo lançamento custa mais caro, as vezes é melhor aguardar alguns meses para efetivar a compra, e de novo temos que controlar a GAS.

20- Boa Sorte!

Devem existir mais pontos a considerar.

bravo57
Veterano
# set/12
· votar


Para decidir minhas compras, uso o seguinte método:

1- Analiso o que preciso: Piano digital, synth, PSR (para caso de pouco dinheiro mesmo)...

2- Analiso, testo, e pergunto sobre os modelos que me agradam na categoria escolhida

3- Analiso os preços de acordo com meu orçamento

4- Se tudo ok, compro.

Ps: Não vale nem um pouco a pena comprar um teclado por G.A.S ou deixar de comprar por comentários infundados e preconceituosos. O que é bom pra mim pode ser ruim pra vc e vice-versa.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


há quem decida assim ....

http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/580407_348176408606664_3 78748494_n.jpg

:)

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


_BLACKMORE_
melhor quadro impossivel hehehe

Pena que cai como guitarra... hehehe ops, agora estou tendo aulas de guitarra, só acertando meu perfil mesmo

Não quero ser musico profissional, gosto de mulheres, faceis de preferencia, e tomo muita cerveja = Guitarrista ? hehehe tecladista tambem é assim

que minha mulher não leia isso, se não vou queimar no inferno hehe

Maestron
Veterano
# set/12
· votar


_BLACKMORE_

Hahahaha... Muito bom... Gosto de cerveja, mas não tanto como o Edson, por isso parei no "piano"... (ainda bem que minha mulher não anda por aqui) hehehe...

E pena que não tem "teclado"..

guibarcelos
Veterano
# set/12
· votar


Edson Caetano
ta aprendendo guitarra mesmo cara? prefiro contra baixo hehehe

waltercruz
Veterano
# set/12
· votar


eu não consigo tocar bebendo.

bravo57
Veterano
# set/12
· votar


_BLACKMORE_
há quem decida assim ....


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Chorei de rir!

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


guibarcelos
Baixo já aprendi há muito tempo, até toquei em bandas, então resolvi abordar um pouquinho de guitarra...

Mas incrivel como você prefere alguma coisa, com seu nível de dúvida, me pergunto ainda se tem certeza qual instrumento musical tocar hehehe

waltercruz

Meu próximo teclado vai ter que ser reto como o nord, perfeito porta copos hehe que o diga o Casper... e acredita quando estou bebado toco milhoes de vezes melhor, pena que só eu acredito nisso hehehehehe

bravo57
Veterano
# set/12 · Editado por: bravo57
· votar


Edson Caetano
eu imagino como deve ser maneiro um copo de cerveja ou qualquer bebida derramando-se sobre um Nord... hehe; só de pensar dá tristeza.

Edit: Porque não pegar um PSR, tranformá-lo em controlador, arrancar um dos alto-falantes e adaptar um porta copos? Além de ser um projeto original, ainda fica muito bem no tópico de bizarrices com teclados; alem o baixo custo...

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


bravo57
Opa aí sim heim hehe, arranca aquela porcaria de falante, e faz duas convenientes baias para cerveja, uma para o copo e outra para a garrafa

Qualquer dia vou pegar um usadão para zoar ops tunar, de preferencia um PSR mesmo e ir ensaiar com ele hehe (com um belo modulo escondido e livre de banho de cerveja hehe

_BLACKMORE_
Veterano
# set/12
· votar


arranca aquela porcaria de falante, e faz duas convenientes baias para cerveja, uma para o copo e outra para a garrafa

eu colocaria uma para a cerveja e outra para os petiscos ... (azeitona, amendoin, doritos, churras!!)

bravo57
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano
_BLACKMORE_
Caraca... vou ser honesto que só hj vi essas respostas de vcs...

Putz... porta petiscos foi foda!
(azeitona, amendoin, doritos, churras!!)...

Tive que rir....

bravo57
Veterano
# out/12
· votar


E pera aeh... imagina só: Bêbado pra cacete, enfiando a mãozorra cheia de gordura de churrasco nas teclas ou os dedos todo lambuzado de DORITOS, caraca, o teclado vai ficar mais esculachado do que viatura de polícia do interior... KKKKKKK

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você decide que equipamento comprar?