Equipamento de som para teclado em cerimônia de casamentos

Autor Mensagem
kokada
Veterano
# mai/12 · Editado por: kokada


O que é preciso de equipamento de som, para tocar em cerimônias de casamento em igrejas?

Considerando uma igreja com capacidade pra umas 300 a 400 pessoas, que é a quantidade na média de convidados para um casamento...

Que seja leve de carregar(caixas passivas) e gastando em torno de uns R$ 1.500,00 ou menos no total... ô pobreza rs e que o som do teclado não fique xôxo...

Nao entendo nada de som, mas o que imagino seria só 1 mesa de som simples(amplificada?) + 2 caixas? Ou é melhor um amplificador à parte da mesa de som?

fábio_soul
Veterano
# mai/12
· votar


Cara, com essa grana é difícil montar um equipamento de som bom...

O legal para ficar compacto é utilizar caixas ativas, pois não precisa de potência, mas é praticamente impossível comprar duas caixas passivas com R$1.500,00. As mais baratas estão na faixa dos R$900,00, mas estas são um lixo em forma de caixa! São essas de marcas nacionais... Nunca compre uma caixa ativa por esse preço... rsrsrs

Sinceramente, não sei o que te sugerir. Talvez seja melhor esperar mais e conseguir ao menos uns R$2.500,00...

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


e se comprar uma caixa ativa com os 1500 e depois juntar grana para a .outra? eh melhor gastar em poucos elementos top do que gastar dinheiro v
com um monte de tralha dito semi pro

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


Considerando uma igreja com capacidade pra umas 300 a 400 pessoas

vai ser diferente uma igreja de 300 pessoas para uma festa de 300 pessoas, igreja você consegue fazer com menos equipamento que uma festa

eu veria uma ativa dessas nesse estilo destas daqui:
http://www.jblpro.com/catalog/support/getfile.aspx?doctype=3&docid=814
só não faço ideia do preço de uma

aqui eu tenho uma antera das antigas MA215 e dá bem pra igreja só com uma, mas é bom ter outra

André Luiz Keys
Veterano
# mai/12
· votar


Cara... usei por muito tempo pra esse mesmo trabalho caixas da RCF ART-310A. Digo que uma RCF dessa vale por 2 caixas "ruins"..

No Mercado Livre sempre tem.

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Sugiro para começar com pouca grana :

1)Caixa Behringer B-212D : R$ 900 no ML
2)Mesa Yamaha MG-802FX : R$ 650 http://www.studiosomjoao.com.br/ecommerce_site/produto_82933_1614_Mesa -Yamaha-MG82-CX%3Cbr-%3E%3Ch6%3EInstrumentos-Musicais-Audio-Profission al%3C-h6%3E

Quando estiver bem capitalizado , recomendo :

1)Mixer : Soundcraft MFX-12 ( R$ 1800) http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_B R&codigo_produto=2177&tipo_busca=palavra&tipo_busca1=expressa

2)Microfones : violinos/viola/cello, e contrabaixo : Superlux PRA-383A - condenser http://www.lumixpro.com.br/audio/microfones/instrumentos-107/microfone -p-instrumentos-pra383/

3)Flauta : Yamaha MC-7 com ST-9 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=htt p://www.justflutes.com/yamaha-mc7-pickup-microphone-product18753.html

4)Trompetes e trombones : JTS CX-508

5)Cantores e trompa : shure sm-58 ou sennheirser E-845S

6) percussão : SM-57 e superlux PRA-283H como overall

7)O contrabaixo acústico : instrumento crítico em captação. Uso captador piezo para ampificar o cubo para retorno e o Superlux PRA-383 só para mandar para o PA para dar um som mais real quando o arco é usado.

8)1 Equalizador 31 bandas.

9) DI - Whirlwind passivas .

10 ) Caixas Behringer B-215D ( muito cuidado com fornecimento de energia , pois a fonte chaveada reduz o peso mas é muito frágil)

Lembre-se de que existem caixas bem mais caras e melhores : RCF, JBL, Yamaha, Mackie , mas que quando se investe na ótica de um empreendedor , leva-se em conta o custo do investimento e retorno em médio prazo. E daí conforme vai aumentando o valor do cachê , melhora-se o equipamento.

Cobro entre R$ 2200-4500 cada casamento. Pago R$ 300/músico/cerimônia. Uso Caixas Behringer B-215D. B-212 D e B-210D, monitores Roland CM-30 e Mesa Soundcraft e o equipamento que citei acima.

Tiago Correia
Veterano
# mai/12
· votar


Rick PacVeterano

Sugestões TOPs hein!

kokada

Só acrescentando. Se vai focar esta área aconselho:

1. Juntar uma grana também para um Curso de Sonorização R$ 500,00 a 800,00 geralmente 3 a 4 meses.

Ou

2. Contar com um profissional para cuidar da Sonorização.

E sucesso nos negócios!

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/12
· votar


2. Contar com um profissional para cuidar da Sonorização.

tbm acho

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Tiago Correia
Piano ON GRACE
Me esqueci : pago R$ 150 para um operador de áudio, e , as vezes R$ 50 para carregador.
Trabalho há muito tempo ( 15 anos) com áudio de música clássica (gravação e sonorização) e procuro passar fragmentos do meu ainda pouco conhecimento para os profissionais que atuam comigo.
Fundamental saber o que se está fazendo para não ser conhecido como "The Feedback Man ".
Odeio quando me dizem : tira médio ... e nem sabem o que é região de frequências.

pomtwo
Veterano
# mai/12
· votar


como uma amigo falou ... procure pela art 310 excelente caixa ativa .... procure pelo representante no Brasil que ele te entrega em casa por um bom preço ....

meu acho que nao precisa de grandes coisas nao , ate porque musicas de casamento sao bem calminhas e nao exige um som muito potente ... ate por que a galera do fundao nao ta nem ai pro casamento, so querem saber eh dos quitutes ,,,, hehehehe { eu sou um desses }

ja te passaram mesa de som , alguem pode ate falar em sub, outro podem falar em varias coisas ... mas o que vc precisa mesmo eh um bom par de caixas leves , potentes e de boa qualidade .. so isso e mais nada
nada de mesa , nada de sub , nada de direct box ... apenas ligue seu teclado no line de uma caixa dessas e vc tera um resultado incrivel

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


pomtwo
meu acho que nao precisa de grandes coisas nao , ate porque musicas de casamento sao bem calminhas e nao exige um som muito potente ... ate por que a galera do fundao nao ta nem ai pro casamento, so querem saber eh dos quitutes ,,,, hehehehe { eu sou um desses }
Caramba , como é distante a sua idéia da realidade da música profissional para cerimônias de casamento ...rs Ainda mais você sendo do interior de SP onde tem grandes produções do gênero.

O mercado atual de cerimônias é muitíssimo restrito a trabalhos só de teclado a não ser em lugares muito carentes de músicos e/ou grana.. Certamente pedirão cantores , violinos, trompetes e flauta. Um mixer se faz necessário. E o músico só tem R$ 1500, abaixo do valor da ART 310 ( R$ 2000) que ainda assim possui falante de 10"- inadequado para trabalhar sozinho sem sub grave.
Mesmo assim não recomendo por conta do que já falei : custo de investimento e retorno a médio prazo, depreciação, dificuldade de manutenção. Meu amigo daqui de Niterói ficou 3 meses a espera de reparo de componente da RCF ART -312.
Não que a Behringer seja muito melhor neste aspecto, mas por ser mais popular se tem uma rede de oficinas autorizadas maior.

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


kokada

OBSERVE ESTAS DICAS :

1)Sempre se apresente de terno preto com camisa branca, aparência impecável :cabelo, barba e unhas pois você será bastante fotografado. As mulheres do grupo devem se apresentar de vestido longuete ou terninho, pretos. Por incrível que pareça é mais fácil ver cantora ou mulher flautista/violinista inadequadamente arrumada do que homem.
2)Assine um contrato de prestação de serviço( se quiser te envio uma cópia do meu) - dá segurança a quem te contrata.
3) Responda imediatamente os emails de clientes.
4) Faça um site com fotos, exemplos de áudio e links de vídeos para youtube.
5) Jamais converse com clientes com intimidade , mesmo que eles sugiram isto JAMAIS use gírias ou escreva emails usando abreviações tipo qqer, vc, etc. nem termine email com abraço, abs, bjs ou coisa do gênero, mas sim algo do tipo "Fico no aguardo da sua resposta" e coloque o seu nome.
6) Quando for escolher repertório tenha uma lista à mão e faça um formulário impresso e entregue para o cliente. Mesmo nestas reuniôes preliminares esteja bem vestido ( não precisa terno , é claro) e com aparência impecável. Seja objetivo e claro na exposição de idéias.
7) Mesmo que o repertório seja de músicas conhecidas, treine antes para evitar micos que poderão ser fartamente registrados nas filmadoras e celulares de convidados. Coisas bisonhas vão imediatamente para redes sociais
8) Aprenda a falar o nome correto dos compositores e interpretes das músicas, bem como o título da obra.
9) Cuidado com a estética do seu equipamento. Recolha bolsas e amarre os cabos de áudio e AC. Preste atenção :os profissionais de vídeo e foto são "experts' em tropeçar em cabos e desligar todo o equipamento. Já aconteceu comigo, rs

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Rick Pac
Excelente dicas. Quando eu atingir um potencial técnico suficiente pretendo entrar neste ramo.

mai.com
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal, bom dia.

Caro amigo Rick Pack...
Também trabalho em casamentos e afins, e gostaria de saber sobre estas caixas da Behringer.
Elas tem realmente boa qualidade de som? Pois hoje uso uma caixa Attack da qual não me agrado muito. Estive pensando em comprar uma destas behringer para fazer as cerimônias e também utilizar como retorno de palco. Você conhece algum destes modelos Behringer que dê uns 400 RMS sozinha (sem precisar conectar outra para baixar a impedância)?
No aguardo...

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


mai.com
Elas não são tão equilibradas quanto RCF ou Mackie , mas com um pequeno corte de agudos e graves , se consegue um bom resultado.
Mais uma vez repito : compre um AC tester e SEMPRE meça a corrente do lugar. Se ligar em 220V sendo a Caixa para 127V você queima a placa da fonte chaveada pois o fusível só atua depois do estrago feito.
São levíssimas.
O meu carro é um Corsa Classic e levo nele:
Mala : 2 caixas B-215D, 1 caixa Roland CM-30, 1 bolsa com cabos, 2 pedestais de microfone e o carrinho plataforma.
Banco traseiro : no chão : 2 tripés (Ultimate) de caixa bem leves e pequenos , estante do teclado e no banco o meu Fantom X7( colocado transversalmente ) e o MOX6 (em pé atrás do banco do motorista), 1 caixa Roland CM30 e uma caixa Behringer B-210. No banco da frente : outra caixa B-210D e bolsa de micofones e acessórios .
Quando o lugar é muito grande eu contrato uma equipe de sonorização que me leva 4 caixas RCF de 15" ( + sub JBL) e 4 RCF de 12" , Mixer 01V96, etc e me cobra R$ 1500, devidamente repassado no orçamento para o cliente. DIminui um pouco o meu lucro , mas garante a qualidade sem eu ter que investir em equipamento mais caro e maior que ficaria grande parte do tempo ocioso.
MAs o lance é ter um sisteminha que atenda 95% dos casos , Nos 5% restante o som é alugado pois são eventos comproduções bem mais caras.
NÃO VALE A PENA TER EQUIPAMNETO PARA ATENDER ESTES 5% - ALUGUE NESTES CASOS.

mai.com
Veterano
# mai/12
· votar


OK!!! Obrigado.

Estou pensando em comprar uma caixa da Behringer. O modelo dela é o B815neo. Ela tem uma boa potência trabalhando sozinha (aprox. 800RMS suportando picos de 1260 RMS). O que você me diz, já que já trabalha com esta marca? Seria um bom investimento? Como uso apenas uma caixa de som na igreja devido à praticidade (somos apenas eu e meu pai) prefiro algo com maior potência, mas que seja compacto. Mas não gostaria de abrir mão de qualidade sonora.
O que você me diz desta escolha? Conseguiria manter qualidade de som (apenas teclado e voz)?

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


mai.com
Não conheço a B815Neo.
Se possível trabalhe com duas menos potentes e não somente com uma grande para ter sempre alternativas no caso de uma das caixas pifar.
Como diz o velho ditado : quem tem 2, tem uma :; quem tem uma, nada tem.
Microfonias exageradas e repetidas podem gerar um processo indenizatório, Lembrem-se de que tudo está sendo registrado gerando provas irrefutáveis.
A extrema profissionalização da área de eventos levou também à uma cobraça maior. Por qualquer probleminha as noivas querem processar pois pagaram bem pelo serviço.
E não tiro a razão delas. Muito cuidado !
NO meu contrato prevê coisas óbvias tipo : não sou responsável pelo fornecimento de energia pois o contratante pode alegar que eu deveria levar gerador de emergência.
Ou que se for ao ar livre não sou responsável pela colocação de coberturas que impeçam a incidência de radiação solar ou chuva . Não sou responsável pela disponibilzação de lugares( sim , é isso mesmo , já trabalhei em lugares mínimos onde esqueceram de prever a acomodação dos 5 músicos, rsrsrs) e aassim por diante.

Então vejam : o dindim é bom mas NÃO É FÁCIL!!!! E as vezes são tantos pepinos a resolver que sinto saudade de quando trabalhava com canário onde era só chegar, tocar e receber, rsrsrs

kokada
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal, valeu pelas dicas!

E se for pra alugar som ao invés de sair investindo em equipamento próprio... vcs tem idéia de quanto o pessoal tá cobrando?

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


kokada
Depende o tamanho e característica do local, tamanho do grupo , etc ;.
No Rio entre R$ 350-1000, indoor, grupo entre 3-10 pessoas, 150-500 convidados.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Rick Pac
Eu também tenho uma CM-30, mas só uso em casa com os teclados. No seu caso, qual a utilidade dela dentro do P.A ??

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan
Duas CM-30 linkadas , uma em cada orelha- Excelente.
Detalhe : tenho 2 tripés para elas ;-p

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Detalhe : tenho 2 tripés para elas ;-p
Sério, conseguiu aonde?? Ou "mandou fazer"?

Ainda vou ter outra para fazer o stéreo link !!!!

pomtwo
Veterano
# mai/12
· votar


nao que minha visao seja pequena ... mas geralmente uma cerimonia de casamento se da em uma igreja .,, geralmente essa nem eh tao grande .. vamos colocar ai umas 500 pessoas em geral ... e como o topico se refere somente a teclado , entao vamos supor que o cara leve so um teclado pra fazer o evento ... esse teclado nao precisa mais do que duas entradas ... ou seja mixer ja eh indispensavel e tambem o sub por que geralmente se usa muito musicas executadas em piano e pra um piano o sub nao eh tao nescessario .... e tendo em vista que geralmente as igrejas ja possuem sistema de som ... se for bom nem precisa levar nada so o teclado .....agora supondo que o cara queira tocar tambem na festa de casamento , ai a conversa muda ... vai precisar de mais coisa mesmo ...

quanto as ART RCF sao caixas a 2000 reais ,... mas com a qualidade e poder sonoro que tem , nada no mercado hj , nesse preço tem a mesma qualidade ... o grave dela mesmo com falante de 10 sao grandiosissimamente bons o suficiente pra rolar um piano ... dentro de uma igreja ... quanto a manutençao , com certeza produtos nacionais e behringer tem mais facilidade ... porem uma caixa RCF em boas maos dura 10 anos sem manutençao e ja a behringer 5 ... sem contar que vc precisara de 2 behringuer pra se ter a mesma pressao sonora da RCF ... o que torna bem mais caro ....

agora amigo se for fazer a festa tambem ... com o seus 1500 conto nao da nem pra fazer cocegas infelizmente .... ai ja pense em torno de 10 conto pra frente .... mas se o caso eh so a igreja pra 500 pessoas com certeza duas ART da pra fazer o som

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


J.Dionatan
Comprei na Som Mexe com o Renato
Custaram cerca de R$ 120 cada há mais de um ano, pois possuem a base de ferro para dar mais estabilidade. E tem o controle de altura.

pomtwo
Os profissionais de vídeo sempre vem com os cabinhos para ligar no rec out do mixer. Sem mixer, ,mesmo simples, não dá : fica amador demais.

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan
Uma outra opção mais barata : compre pedestal de microfone de haste simples , sem ser do tipo "girafa" mas com a base sólida ( deve custar em torno de R$ 90 em Curitiba) e mandar fazer um adaptador-redutor da rosca.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Rick Pac
Interessante. Vou tentar isto. O problema é só o adaptador mesmo. Tem também uns pedetais que você parafuseia a caixa. Mas não queria danificar ela.

mai.com
Veterano
# mai/12
· votar


Bom dia, Pessoal!!!!
Hoje estou usando uma caixa multiuso da Attack (Modelo CM1515). Penso em trocá-la por uma SPM 1502A da Selenium. Vocês acham que seria uma boa troca em termos de qualidade? A caixa da attack que uso atualmente possui 150 RMS a da selenium possui 200RMS. É um pouco mais potente, mas minha maior preocupação é quanto à qualidade. Vou utilizar um mixer behringer 1202fx (que já vem com efeitos de voz imbutidos nele próprio). Vocês acham que eu conseguiria uma boa qualidade de som com esta configuração tocando em igrejas de até 250 pessoas? Lembrando que meu programa musical não é muito forçado. São cerimônias de casamento em que uso meu GW8 com ritmos e eu e meu pai cantamos. Nada que exija muito da caixa. Fico no aguardo.

mai.com
Veterano
# mai/12 · Editado por: mai.com
· votar


Pessoal, que me dizem a respeito da Behringer B315 NEO? E da Selenium que citei no Post acima?

kokada
Veterano
# mai/12 · Editado por: kokada
· votar


Esse sábado pude conferir em uma igreja, uma empresa usando uma caixa da RCF - só 1 mesmo. O vocal do tenor ficou super nítido, mas o timbre de piano do teclado sumia, ficava embolado, xoxo... e olha que a tecladista tocava muito.

No yamaha play now, gostei da nitidez do som das caixas Yamaha... muito bom! Mas o preço deve ser salgado! Mas é a nitidez de som que toco tecladista merece ter.

Outra coisa: reparei que os tecladistas nas cerimônias de casamento tocam de maneira bem "rude", meio que martelando o teclado, e só usam timbre de piano - nem timbre de órgão usavam. Acho agora que pode ser pra compensar o som abafado que sai nas caixas. Mas parece que isso tornou costume pra todos, porque esse sábado fui pesquisar numa igreja conhecida, e assisti umas 3 cerimônias pra ver o esquema de som/músicos/cachê etc. de empresas distintas. Nas 3 os tecladistas tocavam da mesma forma.

Daí a importância do equipamento de som - evita que o tecladista fique disputando o som com outros instrumentistas, pra ver quem aparece mais.

kokada
Veterano
# jul/12 · Editado por: kokada
· votar


Pessoal, o que vocês acham desse sistema portátil da JBL EON - o modelo 201p, que tem 300w no total, 150w pra cada caixa. Será que a potência dá conta pra fazer um acústico?

Achei show de bola:



Pergunto por esse sistema pq ele é BEM portátil mesmo, tem até um mixer embutido nele, e como minha irmã está nos EUA pensei em pedir pra ela trazer! rs isto é, se ela conseguir carregar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento de som para teclado em cerimônia de casamentos